UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História do Pensamento Geográfico

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31204

Período/Série:

Turma:

GM

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Vitor Koiti Miyazaki

Ano/Semestre:

2020/Período Letivo Especial - Etapa II

Observações:

40 vagas

 

EMENTA

Geografia pré-científica. Sistematização da Ciência Geográfica. Geografia Clássica. Geografia Quantitativa. Geografia Crítica. Geografia Humanista. Tendências contemporâneas da Geografia. Ciência geográfica no Brasil.

JUSTIFICATIVA

A disciplina trata de conteúdos fundamentais para a compreensão da emergência da Geografia como ciência moderna, assim como a influência das diferentes tendências teórico metodológicas sobre a Geografia, tanto de maneira geral quanto em relação à realidade brasileira para, a partir disso, refletir sobre o papel da Geografia no mundo contemporâneo. Portanto, constitui-se em disciplina fundamental para a formação do profissional em Geografia, tanto licenciado quanto bacharel.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o processo histórico de constituição do pensamento geográfico, suas bases teórico-metodológicas e as diferentes tendências para a análise geográfica a partir de seus principais autores.

Objetivos Específicos:

Entender os pressupostos referentes à sistematização da ciência geográfica;

Comparar e analisar as diferentes correntes teórico-metodológicas que sustentam o pensamento geográfico ao longo de seu devir histórico;

Discutir as tendências contemporâneas da Geografia;

Compreender os avanços e retrocessos da produção do pensamento geográfico brasileiro.

PROGRAMA

I - A GEOGRAFIA PRÉ-CIENTÍFICA

a) As origens e as características do conhecimento geográfico pré-científico.

II - GEOGRAFIA CLÁSSICA: CONTEXTO HISTÓRICO E PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

a) Sistematização da ciência geográfica: Alexandre Von Humboldt e Karl Ritter

b) Friedrich Ratzel e Paul Vidal de La Blache no âmbito do desenvolvimento da Geografia Moderna: “escola” alemã e “escola” francesa.

c) Influências do Anarquismo na Geografia: concepções de Elisée Reclus e Piotr Kropotkin.

III - PENSAMENTO GEOGRÁFICO NO SÉCULO XX: CONTEXTO HISTÓRICO E PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES.

a) Consolidação da Geografia Tradicional: Maximilien Sorre, Jean Brunhes.

b) Geografia Teorético-Quantitativa.

c) Geografia Crítica/Radical e a renovação da Geografia.

d) Geografia Humanista

IV - TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA GEOGRAFIA

a) Geografia Pós-moderna.

b) Geografia Libertária.

c) Geografia Decolonial.

V - CIÊNCIA GEOGRÁFICA NO BRASIL.

a) Formação do pensamento geográfico brasileiro.

b) Principais contribuições científicas da Geografia brasileira

METODOLOGIA

Este componente curricular será ministrado no formato remoto, no período letivo especial (2ª etapa), no âmbito das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (Resolução CONGRAD nº 7/2020).

Nesse contexto, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes plataformas/mídias:

- Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas e dialogadas através da plataforma Microsoft Teams. Caso haja problemas técnicos nesta plataforma, outros sistemas poderão ser adotados, desde que sejam acessíveis a todos os discentes.

- Modalidade assíncrona (off-line): Os materiais da disciplina (textos, videodocumentários, figuras, mapas, atividades, entre outros) serão disponibilizados por meio da plataforma Microsoft Teams e, eventualmente, serão utilizados materiais disponíveis de forma aberta ao público em plataformas de vídeos, figuras, mapas e dados em geral. Todas as comunicações, informes e divulgação da disciplina ocorrerão por meio da plataforma Microsoft Teams ou pelo e-mail institucional vitor.ufu@ufu.br

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, tanto na modalidade síncrona quanto assíncrona, a partir dos canais/plataformas descritos acima. Serão destinadas semanalmente 2 (duas) horas para atendimento na modalidade síncrona ao aluno (todas as segundas-feiras, das 18 às 20 horas). Ainda assim, outras datas e horários poderão ser agendados antecipadamente, de acordo com a demanda e disponibilidade dos discentes e do docente, bem como a utilização do e-mail e de outros canais de atendimento assíncrono disponíveis no Microsoft Teams.

A disciplina História do Pensamento Geográfico não possui carga horária prática.

 

CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES NA MODALIDADE SÍNCRONA

Serão ministradas 27 (vinte e sete) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas utilizando plataforma Microsoft Teams;

As atividades síncronas serão realizadas às terças-feiras, da seguinte maneira:

- das 8h às 9:40h: aula expositiva, incluindo abertura para perguntas e realização de debates e;

- das 9:40 às 9:50h: intervalo

- das 9:50 às 10:40h: o docente ficará disponível on-line para debater e discutir sobre o conteúdo abordado, bem como para revisões, dúvidas e atendimento.

As atividades síncronas respeitarão o cronograma a seguir.

Cronograma – atividades síncronas:

Semana

Data

Horário

Atividade

Plataforma

1

27/10

08:00-08:50

08:50-09:40

09:50-10:40

Apresentação da disciplina e dos instrumentos de avaliação. Pressupostos para a análise da História do Pensamento Geográfico.

Microsoft Teams

2

03/11

08:00-08:50

08:50-09:40

09:50-10:40

Aula expositiva e dialogada: A institucionalização da Geografia Científica

Microsoft Teams

3

10/11

08:00-08:50

08:50-09:40

09:50-10:40

Aula expositiva e dialogada: A Antropogeografia e o determinismo

Microsoft Teams

4

17/11

08:00-08:50

08:50-09:40

09:50-10:40

Aula expositiva e dialogada: O possibilismo e a Geografia Humana

Microsoft Teams

5

24/11

08:00-08:50

08:50-09:40

09:50-10:40

Aula expositiva e dialogada: Para além do determinismo e do possibilismo: a diferenciação de áreas

Microsoft Teams

6

01/12

08:00-08:50

08:50-09:40

09:50-10:40

Aula expositiva e dialogada: A Geografia Pragmática

Microsoft Teams

7

08/12

08:00-08:50

08:50-09:40

09:50-10:40

Aula expositiva e dialogada: A Geografia Crítica

Microsoft Teams

8

15/12

08:00-08:50

08:50-09:40

09:50-10:40

Aula expositiva e dialogada: A Geografia Humanista

Microsoft Teams

9

22/12

08:00-08:50

08:50-09:40

09:50-10:40

Aula expositiva e dialogada: Caminhos contemporâneos e a Geografia brasileira

Microsoft Teams

Observações importantes:

1) O link de acesso às aulas (atividades síncronas) será https://tinyurl.com/y3ppl3cf. IMPORTANTE: pelo menos 24h antes da primeira aula, todos os alunos receberão em seus e-mails o link de acesso. Caso não recebam, deverá entrar em contato com o docente por meio do e-mail vitor.ufu@ufu.br. Em caso de problemas ou dificuldades de acesso na primeira aula, o aluno também deverá entrar em contato por e-mail.

2) Não será permitido o registro destas atividades e consequentemente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas (Art. 8º e Art. 9º, § 1º, da Resolução 07/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia.)

 

CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES NA MODALIDADE ASSÍNCRONA

Serão trabalhadas 33 (trinta e três) horas-aula na modalidade assíncrona, através de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente, tanto individualmente quanto em grupo.

Conforme já descrito anteriormente, o material necessário para as atividades assíncronas será disponibilizado por meio da plataforma Microsoft Teams.

A comunicação e o atendimento poderão ser realizados pelo e-mail vitor.ufu@ufu.br, bem como por meio de reuniões on-line que poderão ser agendados antecipadamente.

As atividades assíncronas respeitarão o cronograma a seguir.

Cronograma das atividades assíncronas:

Semana

Atividade/conteúdo

Plataforma de disponibilização de material e atendimento

1

Pressupostos para a análise da História do Pensamento Geográfico: leitura de texto e produção de resenha crítica.

Microsoft Teams e e-mail (vitor.ufu@ufu.br)

2

A institucionalização da Geografia Científica: leitura de texto e produção de resenha crítica.

3

A Antropogeografia e o determinismo: leitura de texto e produção de resenha crítica.

4

O possibilismo e a Geografia Humana: leitura de texto e produção de resenha crítica.

5

Revisão do conteúdo e preparação para a prova.

6

A Geografia Pragmática: leitura de texto e produção de resenha crítica.

7

A Geografia Crítica: leitura de texto e produção de resenha crítica.

8

A Geografia Humanista: leitura de texto e produção de resenha crítica.

9

Revisão do conteúdo, finalização e entrega da prova.

 

AVALIAÇÃO

Todas as atividades avaliativas deverão ser enviadas exclusivamente por meio da plataforma Microsoft Teams dentro dos prazos definidos antecipadamente.

A avaliação consistirá nas seguintes atividades:

1ª avaliação: 20 pontos - Data limite de entrega: 09/11/2020

Elaboração em dupla de uma resenha crítica a partir da leitura dos textos, agregando elementos tratados durante as duas primeiras aulas (27/10 e 03/11). A resenha deverá contemplar, em no máximo 2 laudas, os principais elementos contidos nos textos e tratados nas aulas, além de considerações próprias dos alunos a partir dos conteúdos abordados.

2ª avaliação: 20 pontos - Data limite de entrega: 23/11/2020

Elaboração em dupla de uma resenha crítica a partir da leitura dos textos, agregando elementos tratados durante a terceira e quarta aula (10 e 17/11). A resenha deverá contemplar, em no máximo 2 laudas, os principais elementos contidos nos textos e tratados nas aulas, além de considerações próprias dos alunos a partir dos conteúdos abordados.

3ª avaliação: 20 pontos - Data limite de entrega: 14/12/2020

Elaboração em dupla de uma resenha crítica a partir da leitura dos textos, agregando elementos tratados durante a sexta e sétima aula (01 e 08/12). A resenha deverá contemplar, em no máximo 2 laudas, os principais elementos contidos nos textos e tratados nas aulas, além de considerações próprias dos alunos a partir dos conteúdos abordados.

4ª avaliação: 40 pontos - Data limite de entrega: 22/12/2020

Prova individual, na modalidade assíncrona, contemplando questões gerais que tratam dos conteúdos vistos ao longo da disciplina, pautando-se nos textos e nas discussões realizadas em sala de aula. O aluno deverá demonstrar domínio do conteúdo, as principais ideias abordadas pelos autores dos textos e os temas mais relevantes tratados ao longo das aulas. Os alunos receberão as questões no dia 21/12/2020 e deverão responder e entregar até às 23:59h do dia 22/12/2020.

 

A validação da assiduidade dos discentes durante as atividades síncronas será realizada pelo preenchimento de formulário eletrônico de presença do Portal Docente. A assiduidade dos discentes nas atividades assíncronas levará em consideração a entrega das atividades avaliativas acima descritas.

Haverá atendimento pelo docente todas as segundas-feiras, das 17 às 20 horas, ou ainda, em outras datas e horários, de acordo com a demanda e disponibilidade dos discentes e alunos. O atendimento por e-mail também estará disponível conforme descrito anteriormente.

BIBLIOGRAFIA

Básica

LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 12. ed. Campinas: Papirus, 2006.

MORAES, A. C. R. de. Geografia: pequena história crítica. 17. ed. São Paulo: HUCITEC, 1999.

SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

Complementar

CASTRO, I. E. de C.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

HAESBAERT, R.; PEREIRA, S. N.; RIBEIRO, G. (Org.). Vidal, Vidais: textos de geografia humana, regional e política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

RECLUS, É. Da ação humana na geografia física: geografia comparada no espaço e no tempo. São Paulo: Imaginário: Expressão & Arte, 2010.

SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Ed. da UNESP, 2004.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Vitor Koiti Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/10/2020, às 00:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2303949 e o código CRC DE12790C.




Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 SEI nº 2303949