UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Construção do Conhecimento em História

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO33201

Período/Série:

Turma:

Pedagogia/Integral

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 

Total:

60h

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Walkiria Oliveira Silva

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

e-mail da disciplina: cchufu2020@gmail.com

Quando necessários, atendimentos poderão ser previamente marcados pelo e-mail da disciplina

 

 

EMENTA

Concepções de História recorrentes no ensino na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Papel dessas disciplinas no currículo escolar. Diagnóstico e crítica da atual realidade do ensino e das pesquisas na área de História. Experiências e propostas metodológicas em debate e implementação. Temas recorrentes na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino de História. Elaboração de materiais didáticos.

 

JUSTIFICATIVA

Entender os princípios e os conceitos norteadores da educação histórica a fim de construir os conteúdos do ensino de História constitui o eixo articulador do curso a ser desenvolvido. Neste sentido, salienta-se a relação entre a formação histórica e o ensino escolar da disciplina História, centrada no desempenho da faculdade de pensar historicamente. Este curso problematiza questões ligadas ao ensino de história, seus conceitos, práticas e métodos e às construções identitárias mediante o ato humano de pensar historicamente. Conhecer a história do ensino de História no Brasil e sua relação com as fundamentações identitárias e o desenvolvimento do conhecimento histórico científico é também uma temática do curso. A proposta dessa disciplina vai ao encontro do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal ao enfatizar a construção conhecimento como ato cognitivo de agentes “fazedores de histórias” em um constante diálogo interdisciplinar.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os processos de ensinagem, bem como os conteúdos de História para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivos Específicos:

-Analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o ensino de História nos diferentes níveis de ensino.
-Articular a pesquisa e a reflexão sobre métodos e experiências didáticas de diferentes níveis e as realidades educacionais.-Analisar as propostas curriculares de História em ação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; refletir sobre a política de produção, os pressupostos teórico-metodológicos e os conteúdos dos livros didáticos de História.
-Debater e produzir propostas metodológicas e materiais pedagógicos que possam contribuir com o avanço das pesquisas e com a construção de práticas comprometidas com a formação de sujeitos conscientes do fazer e do saber histórico.
-Articular o conteúdo à temática do Ciclo 1: os sujeitos como fazedores de história.

PROGRAMA

Unidade I: Os fundamentos teóricos e metodológicos do conhecimento histórico científico para o ensino de História

 Nesta unidade serão abordadas as questões teóricas e epistemológicas acerca da (re)construção do passado. Nesse sentido serão discutidos os conceitos de consciência histórica, tempo, temporalidade,  historicidade, fonte, vestígio e testemunho.

Unidade II: História, Historiografia e Ensino de História

Compreender os impactos trazidos pelas transformações dos paradigmas historiográficos para o ensino escolar de História é também privilegiado nesta unidade, bem como a história do ensino de História no Brasil e a formação disciplinar do conhecimento histórico. Distinguir experiência histórica, história científica e historiografia.

Unidade III: Didática do Ensino de História: História para quê e para quem? 

Compreender a importância da prática docente e atrelá-la ao conceito de didática histórica como elemento imprescindível para a construção dos conteúdos para o ensino de História. Será tematizada a rede de conhecimentos/vivências prévia dos alunos que constitui a rede fatorial para a construção dos conteúdos para o ensino de História. Reflexões sobre livros e materiais didáticos interconectadas às discussões da unidade I e II estarão presentes nessa unidade.

Unidade IV: Desafios contemporâneos ao Ensino de História 


Nesta unidade será contemplada temáticas que tencionam o ensino de História na contemporaneidade: história pública digital, pedagogia decolonial, o atualismo como experiência da temporalidade contemporânea e suas implicações para o ensino de História.

METODOLOGIA

Encontros presenciais com aulas expositivas, apresentações de seminários e atividades em grupos, a fim de analisar e debater os conteúdos propostos para o semestre letivo com base na bibliografia do plano de curso.  No decorrer do curso diálogos com as artes visuais, o cinema e a literatura vão se integrar ao conteúdo a ser desenvolvido. 

A comunicação se dará pelo e-mail da disciplina: cchufu2020@gmail.com

 

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas:

1- 90 dias letivos com aulas presenciais: distribuídos em 15 encontros semanais.

2- 10 dias letivos: participação da(o)s discentes em atividades em grupo, atividades de recuperação, vista de prova.

 

AVALIAÇÃO

Seminário (40 pontos): Essa avaliação será organizada mediante o número total de discentes matriculados regularmente. No decorrer de cada aula, o(a)s aluno(a)s deverão apresentar os textos correspondentes ao dia da aula, conforme o cronograma. Esta apresentação deve salientar os principais pontos do texto e os caminhos argumentativos seguidos pelo(a) autor(a). Espera-se que esta apresentação não consista em uma descrição do texto.

Critérios para correção: análise da abordagem da bibliografia destinada ao seminário; material produzido para a apresentação e balanço crítico da bibliografia.

Arguição do Seminário (40 pontos): Para cada seminário haverá um grupo para arguir a(o)s colegas que apresentarem o seminário. Ao longo do semestre, toda(o)s a(o)s discentes deverão realizar ao menos um seminário e uma arguição. Essa avaliação deve gerar um diálogo crítico, analítico e reflexivo sobre o seminário (e sua bibliografia). 

Critérios para correção: competência para análise crítica do seminário e sua bibliografia; desenvolvimento de questões pertinentes.

Participação nas discussões e comprometimento com as leituras do cronograma (20 pontos): Participação nas discussões promovidas em sala de aula, acompanhamento das leituras em acordo com o cronograma do curso.

Critérios para correção: comprometimento com a leitura da bibliografia obrigatória do curso; participação problematizadora durante os encontros presenciais.

 

            Resumo das atividades avaliativas:

 

            Seminário: 40 pontos

            Arguição: 40 pontos

            Participação: 20 pontos

            Total: 100 pontos

Frequência: a(o)s discentes devem frequentar 75 porcento do curso. O controle será feito por chamada nominal em sala de aula. 

Atividade de recuperação: (Resolução CONGRAD no46/2022): a última semana do período letivo será destinada para a realização de uma atividade de recuperação. A(o) discente que tiver a frequência mínima exigida (75 porcento) e não alcançar a nota mínima para a aprovação ( 60 porcento do total de pontos distribuídos). A atividade de recuperação será a realização de uma prova escrita  que abarcará toda a matéria e bibliografia trabalhada em sala de aula.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

 

BITTENCOURT, C. (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.

FONSECA, T. N. L. História & ensino de história. Belo Horizonte: Autentica, 2004

 

Complementar:

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2004.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática do Ensino de História: Experiências, Reflexões e Aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.

Vídeos:

História por quê, para quê e para quem? 

https://www.youtube.com/watch?v=qHQ07wVpYSY

Revistas que podem ser consultadas para pesquisas:

Educar em Revista (UFPR): https://revistas.ufpr.br/educar

Revista Brasileira de História da Educação: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/index

Cadernos de História da Educação (UFU): http://www.seer.ufu.br/index.php/che

Revista Brasileira de História (ANPUH): https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102- 0188&lng=en&nrm=1

Revista Brasileira de Educação: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2478

Educação em Revista (UFMG): https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista

Revista de História (USP): http://www.revistas.usp.br/revhistoria/issue/view/11386

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Walkiria Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/04/2023, às 23:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4417886