UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

ATA DA 8ª REUNIÃO/2019 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE AMBIENTAL

 

Ao nono dia do mês de setembro do ano de dois mil e dezenove, reuniu-se às nove horas e trinta minutos, na sala de reuniões do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) no Campus Glória, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (COLPPGMQ) para a reunião. Estiveram presentes à reunião os membros do Colegiado, os docentes Adriane de Andrade Silva, Fábio Augusto do Amaral, Samara Carbone e Sheila Cristina Canobre; bem como representante discente Maiko de Ávila Cassiano. O professor Lucas Carvalho Basilio de Azevedo teve sua ausência justificada. A seguir, passou-se à apreciação dos pontos de pauta, a saber: 1. Aprovação da Ata da 2ª reunião extraordinária de 2019. Processo SEI N°: 23117.073283/2019-15. Como a ata da 2ª reunião extraordinária não ficou pronta a tempo da avaliação dos membros do Colegiado (antes da presente reunião), as análises serão feitas na reunião do mês de outubro. Assim, como as atas das 6ª e 7ª reuniões (Processos SEI Nº: 23117.050434/2019-67 e 23117.062059/2019-06 respectivamente) não foram aprovadas oficialmente, o Colegiado fez algumas ponderações sobre a escrita das mesmas. Após as correções sugeridas, tais atas foram aprovadas pelos presentes, sendo que na aprovação da ata da 7ª reunião houve uma abstenção. 2. Comunicações. 1) O professor Fábio informou que na última reunião do Conselho de Graduação da UFU (CONGRAD), foi ressaltada a necessidade da efetivação e registro da carga horária destinada às ações voltadas para a inclusão social. Nesse instante, a professora Adriane informou que, mesmo que esse tema ainda que não tenha sido tratado de forma mais incisiva no CONPEP, foi um dos itens discutidos na Reunião do Meio Termo, ocorrida na semana passada em Brasília com todos os programas de pós-graduação da área ambiental. Nesse sentido, a professora Adriane reforçou que a pós-graduação também deverá tratar da temática, uma vez que na reunião foi ressaltada a necessidade de registrar a carga horária destinada à inclusão social. Foi sugerido o repasse de um passo a passo para os docentes, de forma a instruí-los sobre o registro dessa carga horária no sistema, principalmente no SIEX. Sem tal registro, as ações não serão contabilizadas no sistema. 2) A professora Samara informou que o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Ambiental foi aprovado. Assim, tanto a professora Samara, quanto a professora Adriane informaram que o PPGMQ fará trabalhos em parceria com o PET da Engenharia Ambiental. 3) A professora Adriane informou que, em virtude da Reunião do Meio Termo, irá convocar os docentes e discentes do PPGMQ, ainda esse mês, para informar o que foi discutido em Brasília. A principal alteração será no Qualis das revistas científicas da área ambiental. Informou também que a internacionalização, a qualidade dos produtos gerados e a inclusão social ganharão o maior destaque nas próximas avaliações realizadas pela CAPES junto aos programas de pós-graduação (PPGs). Em reunião, foi reforçado que os programas estão sujeitos a mais restrições financeiras. Diante disso, não há renovação de bolsas, conforme foi divulgado em nota Oficial da CAPES repassada pela PROPP aos PPGs. Assim que os bolsistas terminarem seus trabalhos, não haverá cadastramento de novos bolsistas. Foi informado também que em breve haverá uma audiência pública em Brasília para discussão sobre o corte das bolsas nas pós-graduações das universidades públicas federais. A professora Adriane ressaltou que o aspecto bom das alterações se deu no sentido da qualidade dos produtos gerados serem enfatizadas nas futuras avaliações. 4) O discente Maiko solicitou a troca de representante discente no COLPPGMQ, pois pretende participar do CONICIAG. Assim, faz-se necessário que outro discente fique em seu lugar no COLPPGMQ. Segundo a professora Adriane, tal escolha poderá ocorrer na reunião geral que ocorrerá com os discentes e docentes do PPGMQ. 3. Ordem do dia: 3.1. Apreciação de aprovação ad referendum da homologação de ata de defesa de dissertação da discente ALINE CARNEIRO VELOSO. Após a apreciação dos documentos, o Colegiado foi de parecer favorável ao ad referendum dado pela Coordenadora.3.2. Apreciação de aprovação ad referendum da composição de banca de Qualificação da discente THAÍS MARTINS MARRAMA. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Vanessa Andaló Mendes de Carvalho (Orientadora); Prof.ª Dr.ª Gleice Aparecida de Assis (Coorientadora - UFU); Prof. Dr. Bruno Sérgio Vieira (UFU); Prof. Dr. Bruno Nery Fernandes Vasconcelos (UFU); e Prof.ª Dr.ª Adriane Andrade Silva (UFU - Suplente). Processo SEI Nº: 23117.072972/2019-11. Após a análise documental, que consta no Processo SEI, o Colegiado foi de parecer favorável ao ad referendum dado pela Coordenadora. Nesse instante, a professora Adriane solicitou que a ata de qualificação da discente Thaís seja homologada junto das outras atas de qualificação que serão avaliadas posteriormente. Diante da proposta, todos os membros presentes foram favoráveis a inclusão da análise da ata da discente Tháis no item 3.11. 3.3. Apreciação de aprovação ad referendum da composição de banca de Qualificação da discente EMANUELLE ZORDAN DE MELO. Membros indicados: Prof. Dr. Claudionor Ribeiro da Silva (Orientador); Prof. Dr. Hudson de Paula Carvalho (UFU); Prof.ª Dr.ª Anne Caroline Malvestio (UFU); e Prof.ª Dr.ª Aracy Alves de Araújo (UFU - Suplente). Processo SEI Nº: 23117.073302/2019-11. Após a análise de documentos, o Colegiado foi de parecer favorável ao ad referendum dado pela Coordenadora. 3.4. Apreciação de aprovação ad referendum da composição de banca de Qualificação da discente JOSIANE DE SOUZA CALISTO. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Sheila Cristina Canobre (Orientadora); Prof.ª Dr.ª Sueli Moura Bertolino (UFU); Prof. Dr. Daniel Pasquini (UFU); e Prof.ª Dr.ª Nivia Maria Melo Coelho (UFU – Suplente). Processo SEI Nº: 23117.073980/2019-76. Após a análise documental, que consta no Processo SEI, o Colegiado foi de parecer favorável ao ad referendum dado pela Coordenadora. 3.5. Apreciação de aprovação ad referendum da composição de banca de Qualificação do discente LUCAS FERREIRA SANTOS. Membros indicados: Prof. Dr. Edgar Silveira Campos (Orientador); Prof. Dr. Lucas Carvalho Basílio de Azevedo (UFU); Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU); e Dr.ª Simone Cristina Braga Bertini (UFU – Suplente). Processo SEI Nº: 23117.078300/2019-19. Após a análise dos documentos contidos no Processo SEI, o Colegiado foi de parecer favorável ao ad referendum dado pela Coordenadora. 3.6. Apreciação de aprovação ad referendum da solicitação de recurso PROAP para auxílio de participação em evento da discente INGRID DA SILVA PACHECO. Processo SEI Nº: 23117.078305/2019-33. Após a explanação do tema, considerando ser relevante a concessão de tal recurso à discente, o Colegiado foi de parecer favorável ao ad referendum dado pela Coordenadora. 3.7. Apreciação de aprovação ad referendum da composição de banca de Defesa de Dissertação do discente RUDMIR ROGERIO DE CAMARGO FAXINA. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Sueli Moura Bertolino (Orientadora); Prof. Dr. Ednaldo Carvalho Guimarães (UFU); Prof.ª Dr.ª Natália Arias Galastri (FATEC JAHU); Prof. Dr. Lucas Carvalho Basílio de Azevedo (UFU – Suplente); e Prof.ª Dr.ª Marina Carboni (FATEC JAHU – Suplente). Processo SEI Nº: 23117.076916/2019-47. Após apresentação do item de pauta, o Colegiado foi de parecer favorável ao ad referendum dado pela Coordenadora. 3.8. Aprovação da solicitação de dilação de prazo para realização da Qualificação, bem como da documentação e indicação da banca do discente MAIKO DE ÁVILA CASSIANO. Membros indicados: Prof. Dr. Guilherme Resende Corrêa (Orientador); Prof. Dr. Bruno Nery Fernandes Vasconcelos (UFU); Prof. Dr. Enio Tarso de Souza Costa (UFU); e Prof.ª Dr.ª Aráina Hulmann Batista (UFU - Suplente). Processo SEI N°: 23117.076051/2019-19. Após a explanação desse item de pauta, com esclarecimentos dados pelo discente Maiko, o Colegiado foi de parecer favorável a solicitação de dilação prazo, bem como foi aprovada a indicação de banca proposta. 3.9. Aprovação da documentação e indicação da banca da discente PAULA GARCIA DE OLIVEIRA. Membros indicados: Prof. Dr. Fábio Augusto do Amaral (Orientador); Prof.ª Dr.ª Elaine Angélica Mundim Ribeiro (ESTES-UFU); e Prof. Dr. André Luiz de Oliveira (UFU); Prof. Dr. Daniel Pasquini (UFU – Suplente). Processo SEI N°: 23117.076125/2019-17. Diante de alguns esclarecimentos feitos pelo professor Fábio, o Colegiado aprovou a concessão de dilação de prazo para realização do exame de qualificação, mesmo sem a discente ter enviado oficialmente tal solicitação. Foi aprovada também a indicação de banca enviada pela discente. Mas, devido ao descumprimento do prazo para o envio da solicitação de dilação de prazo para qualificação, o Colegiado decidiu que a discente deve receber uma advertência. Nesse instante, a professora Adriane, solicitou que fosse concedido dilação de prazo para a qualificação do discente Marco Túlio Gonçalves de Paula que, por questões de licença médica, não poderá realizar seu exame no prazo aprovado. Foi informado que o laudo médico do discente ainda será encaminhado para a DIRAC. 3.10. Aprovação da documentação e indicação da banca da discente BRUNNA GODIM TEIXEIRA ARAÚJO ALVES. Membros indicados: Prof. Dr. Adão de Siqueira Ferreira (Orientador); Lucas Carvalho Basilio de Azevedo (UFU); Samara Carbone (UFU); e Prof.ª Dr.ª Aráina Hulmann Batista (UFU - Suplente). Processo SEI N°: 23117.076115/2019-81. Após apresentação do item de pauta, o Colegiado foi de parecer favorável a indicação de banca enviada pela discente. 3.11. Homologação das Atas de Qualificação dos discentes: EMANUELLE ZORDAN DE MELO (Processo SEI Nº: 23117.073302/2019-11); e JOSIANE DE SOUZA CALISTO (Processo SEI Nº: 23117.073980/2019-76); e THAÍS MARTINS MARRAMA (Processo SEI Nº: 23117.072972/2019-11). Após a análise dos documentos contidos no Processo SEI, o Colegiado resolveu homologar as atas de qualificação das discentes Emanuelle, Josiane e Thaís. 3.12. Homologação da Ata de Defesa de Dissertação do discente RUDMIR ROGERIO DE CAMARGO FAXINA. Processo SEI Nº: 23117.076929/2019-16. Após a análise do documento, o Colegiado homologou a ata de defesa do discente. 3.13. Solicitação de credenciamento da Prof.ª Anne Caroline Malvestio, Prof. Vander de Freitas Melo, Prof.ª Jeamyle Nilin; Prof. Drausio Moraes; Prof. João Bravo; Prof. Armando Gallo, Prof. Geraldo Mageste ao Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental. A professora Adriane, informou que a partir de hoje, considerando os itens tratados na Reunião do Meio Termo, o PPGMQ precisará reformular os critérios de credenciamento de docentes no programa. Foi notado que a área de georreferenciamento do PPGMQ é uma das mais fortes do programa. Foi ressaltado que o professor João Bravo já está colaborando com o PPGMQ nessa área, mas que tal parceria não está oficializada. Assim, a professora Adriane propôs que o docente possa ser credenciado como colaborador no quadro de docentes do programa. Na área de solos, o professor Vander pode contribuir muito com o PPGMQ, mas nesse primeiro momento recomenda que seu nome seja indicado como colaborador. No caso da professora Anne, o credenciamento faz-se necessário, pois a mesma trabalha com legislação ambiental, uma das áreas fracas do PPGMQ. Além disso, foi ressaltado que a mesma tem ministrado aulas em disciplinas do programa, mas assim como o professor João Bravo, tal parceria não está oficializada junto ao CONPEP. Como a professora Anne ainda não possui muitas produções, foi sugerido que a mesma poderá atuar como colaboradora no programa. Já o professor Drausio, devido a sua formação, trabalharia com manejo de fauna no PPGMQ. Ele é bolsista CAPES e pode contribuir muito com produções científicas. Devido a produção desse docente, foi sugerido que seu nome seja indicado como docente permanente do PPGMQ, podendo assim seus produtos serem contabilizados na próxima avaliação do programa. Considerando o que foi tratado na Reunião do Meio Termo, foi sugerido que a professora Jamily, o professor Armando Gallo e o professor Mageste sejam credenciados ao programa após o término do quadriênio. Nesse instante, foi sugerido que, esses três últimos docentes mencionados, sejam inseridos ao PPGMQ como parceiros em projetos realizados, dessa forma poderão se inteirar das pesquisas que estão sendo realizadas pelos docentes e discentes do programa. Assim, em um momento futuro, após estarem vinculados com os produtos gerados pelo PPGMQ, poderão ter seus nomes indicados para composição do quadro de docentes do programa. Foi ressaltado que todos os docentes mencionados, com indicação para serem cadastrados como colaboradores, atendem as exigências mínimas para credenciamento no programa. A professora Adriane informou que o PPGMQ deve enviar a relação de credenciamento para o CONPEP o mais rápido possível para que a comissão da UFU avalie as indicações feitas para que possam ser analisadas ainda esse ano em uma das reuniões do CONPEP. 3.14. Solicitação de aproveitamento de estudos dos discentes MAIKO DE ÁVILA CASSIANO, LUCAS FERREIRA SANTOS e TATIANA MAYUMI TAMURA. Foram apresentados os documentos dos discentes Maiko, Lucas e Tatiana. Diante da análise documental, o Colegiado foi de parecer favorável ao aproveitamento de estudos dos discentes solicitantes. 3.15. Solicitação de troca de orientador da discente LUDMILLA FERNANDA ARANTES MELO. Após a exposição do caso, o Colegiado foi de parecer favorável à solicitação feita pela discente. Nesse instante foi proposto que, para as próximas turmas, os candidatos dos processos seletivos, no ato de inscrição, não indiquem seus possíveis orientadores. Tais indicações devem ser feitas após a seleção. Assim, somente em uma aula inaugural (primeira aula no PPGMQ), após apresentação prévia dos orientadores do programa, os discentes ingressantes passariam a indicar os orientadores. Tal procedimento visa minimizar a possibilidade de haver trocas de orientadores no decorrer do curso. 3.16. Solicitação de coorientação de PAULA GARCIA DE OLIVEIRA, pela docente Sheila Cristina Canobre; Orientador: Prof. Dr. Fábio Augusto do Amaral. Após análise da solicitação, o Colegiado foi de parecer favorável à solicitação feita pela discente. 3.17. Solicitação de prazo para realização de exame de qualificação do discente ARTHUR CELESTINO SOARES. A professora Adriane apresentou a documentação do discente. Foi visto que o mesmo além de solicitar a dilação de prazo para a realização do exame de qualificação, fez também a indicação da banca. Assim, diante da documentação enviada, o Colegiado foi de parecer favorável à solicitação feita. 3.18. Avaliação dos Planos de Ensino – Turma 6. Foi observado que a maioria dos discentes da Turma 6 enviaram seus Planos de Ensino, contendo o planejamento das disciplinas que serão cursadas ao longo do curso. Todos os Planos de Ensino, entregues, foram aprovados. O Colegiado resolveu ainda que as discentes Ana Caroline Oliveira Nogueira e Wanessa Santos Moura deveriam receber advertências, pois as mesmas não entregaram seus planejamentos, conforme determinado em normativa vigente do PPGMQ. 3.19. Avaliação dos Relatórios de Desempenho das Turmas 5 e 6. Devido ao horário avançado e a extensa documentação a ser analisada, o Colegiado resolveu deixar esse item de pauta para análise na próxima reunião. Assim, resolveram analisar o próximo item de pauta, a seguir. 3.20. Alteração da Resolução SEI Nº 01 de 2018 do COLPPGMQ. Foi proposto pequenas alterações, sobretudo, no que diz respeito aos modelos dos Anexos I e II. Após a discussão sobre o tema e apresentação dos novos modelos, o Colegiado aprovou a Resolução SEI Nº 4/2019 do COLPPGMQ, que substitui a Resolução SEI Nº 01/2018 do COLPPGMQ. 3.21. Outros. Para a próxima reunião, foi proposto que o Regulamento do PPGMQ seja revisto. Nesse sentido, faz-se necessário que seja revista a necessidade da correção ortográfica feita por um profissional na área de letras; bem como sejam propostas novas exigências para estimular a produção científica e/ou participação em eventos científicos pelos discentes do PPGMQ. Sem que pudessem analisar mais nenhum item, devido ao horário avançado, a reunião foi dada por encerrada e eu, Marília Christina Arantes Melo, Secretária do PPGMQ, lavrei a presente ata que vai por mim assinada e depois de lida e aprovada, será assinada pelos demais membros do Colegiado. Uberlândia, 09 de setembro de 2019.

 

Adriane de Andrade Silva

Fábio Augusto do Amaral

Maiko de Ávila Cassiano

Samara Carbone

Sheila Cristina Canobre

Marília Christina Arantes Melo (Secretária do PPGMQ)


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Documento assinado eletronicamente por Marília Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 12/09/2019, às 08:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fabio Augusto do Amaral, Membro de Colegiado, em 11/11/2019, às 09:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 11/11/2019, às 09:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Samara Carbone, Membro de Colegiado, em 12/11/2019, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maiko de Ávila Cassiano, Membro de Colegiado, em 19/12/2019, às 13:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sheila Cristina Canobre, Membro de Colegiado, em 20/02/2020, às 14:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.079885/2019-86 SEI nº 1537816