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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
(x) |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Evolução histórica da compreensão das doenças. Formas de estudo das doenças. Padrões de resposta celular e intersticial às agressões. Inflamação. Reparo tecidual. Desordens hemodinâmicas. Distúrbios da proliferação e da diferenciação celulares. Patologia nutricional e ambiental. Patologia das doenças infecciosas.
JUSTIFICATIVA
A formação do Cirurgião-Dentista é idealizada para que o profissional possa promover a saúde e diagnosticar as doenças, intervir em sua evolução, mitigar seu dano e evitar novas manifestações. Para tanto, é absolutamente essencial o entendimento do processo saúde/doença, mediante a compreensão dos diversos atores e mecanismos de agressão e de defesa, desde as interações moleculares e celulares, passando pela manifestações clínicas das doenças no corpo humano, até as questões sociais e ambientais decorrentes ou intervenientes neste processo. Nesse contexto, a disciplina “Fundamentos de Patologia Geral” provê conhecimento fundamental e genérico a respeito de como as doenças aparecem, desenvolvem-se, e se expressam nos tecidos e no organismo. É, portanto, parte essencial da formação do futuro profissional da Odontologia, alinhando-se integralmente à evolução curricular do(a) estudante no curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Apresentar ao(à) estudante o conhecimento atual e essencial sobre os mecanismos gerais que levam ao desenvolvimento das doenças, com ênfase na interação entre as variadas formas de agressão e as respostas do organismo frente às mesmas. Dessa forma, espera-se que ao final da disciplina o(a) estudante consiga correlacionar achados clínicos com os princípios gerais de formação das doenças, de modo a facilitar o diagnóstico, tratamento, proservação e prevenção das doenças do aparelho estomatognático e de outros sistemas e aparelhos que sejam relevantes para a Odontologia. |
Objetivos Específicos: |
- Conhecer a interação entre as variadas formas de agressão e de resposta do organismo; - Correlacionar achados clínicos com os princípios gerais de formação das doenças; - Compreender e descrever os conceitos de homeostasia, agressão e doença, etiologia, patogênese e patofisiologia; - Discorrer sobre os padrões de resposta celular às agressões, as alterações circulatórias, os princípios da resposta inflamatória, e os distúrbios da proliferação e da diferenciação celular. |
PROGRAMA
Introdução ao estudo das doenças. Etiopatogênese geral das lesões. Padrões de resposta celular e intersticial às agressões. Inflamação e reparo. Desordens hemodinâmicas. Distúrbios da proliferação e da diferenciação celular. Patologia nutricional e ambiental. Patologia das doenças infecciosas.
METODOLOGIA
O conteúdo teórico será ministrado através de aulas expositivas sobre os itens do Programa. As aulas deverão ser necessariamente complementadas com leitura de textos de referência (aqueles indicados pelo Professor para cada aula e a literatura básica e complementar indicada neste Plano). O professor disponibilizará roteiros de aprendizado para orientação de estudos.
As aulas práticas ocorrerão toda a semana sempre após o conteúdo teórico. O professor mostrará as principais alterações patológicas presentes nas lâminas digitalizadas de casos diagnosticados no Laboratório de Patologia Bucal da FOUFU. Depois, os alunos deverão estudar as mesmas lâminas com uso de software Imagescope acompanhados dos roteiros práticos disponibilizados pelo Professor, o que poderá ser feito durante a aula ou em casa com o uso de um computador.
Como atividade extraclasse e buscando a consolidação do conhecimento prático, grupos de estudantes deverão elaborar um Portifólio Prático para cada aula prática, que consistirá em uma coleção de imagens histopatológicas que contemplem os processos patológicos estudados em cada tópico, acompanhado de uma breve descrição dos achados patológicos presentes em cada imagem escolhida pelo grupo. A quantidade de imagens em cada portifólio prático deverá ser o suficiente para contemplar todos os processos patológicos estudados em cada tópico. Para auxiliar os alunos, os seguintes sites poderão ser utilizados para esse propósito:
1. https://vmicro.iusm.iu.edu/603/iusm_toc.htm
2. https://www.pathology.med.umich.edu/apps/slides/search.php?collection=All&dxview=show
3. https://www.virtualpathology.leeds.ac.uk/slides/library/
Os portifólios deverão ser feitos no office e depois salvos em pdf e encaminhados para o e-mail do professor (paulo.faria@ufu.br). A descrição dos achados deverá ser feita sempre abaixo de cada imagem e com a identificação do principal processo patológico presente nela. Não será aceito portifólio prático entregue fora do prazo estabelecido no cronograma e, neste caso, será atribuído nota zero ao grupo.
O conteúdo da disciplina bem como a comunicação entre professor e aluno ocorrerá preferencialmente pelo Moodle. Para acessar a disciplina nessa plataforma, basta clicar no link https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=10493. A senha de autoinscrição é pato2023_02
A título de estágio curricular obrigatório, estudantes de pós-graduação stricto-sensu poderão atuar na disciplina, sempre mediante orientação e supervisão do Professor responsável pela disciplina, ministrando aulas, acompanhando avaliações, apoiando a realização das atividades de microscopia, auxiliando estudos, na elaboração dos portifólios práticos etc.
O cronograma previsto da disciplina é o que segue e estará sujeito a alterações por fatores não previstos quando da sua elaboração:
Aula |
Data |
Tipo de Aula |
Conteúdo |
1 |
11/01 |
Teórica |
Apresentação da disciplina e do plano de ensino. Apresentação do software Imagescope e arquivos das aulas práticas. Introdução a Patologia, formas de estudo das doenças e etiopatogênese geral das lesões. |
2 |
18/01 |
Teórica e Prática |
Degenerações celulares. |
3 |
25/01 |
Teórica e Prática |
Transformações do interstício. |
4 |
01/02 |
Teórica e Prática |
Morte celular. Calcificações patológicas |
5 |
08/02 |
Teórica e Prática |
Pigmentações patológicas. |
6 |
15/02 |
Avaliação |
1ª Prova Teórica e Prática. Entrega de Portifólio Prático 1 |
7 |
22/02 |
Teórica e Prática |
Alterações hemostáticas |
8 |
29/02 |
Teórica e Prática |
Alterações circulatórias |
9 |
07/03 |
Teórica |
Inflamação - Conceitos e mecanismo geral |
- |
14/03 |
- |
VEM PARA UFU |
10 |
21/03 |
Teórica e Prática |
Inflamação - Evolução e padrões morfofuncionais. Conceitos Gerais de Reparo |
11 |
28/03 |
Avaliação |
2ª Prova Teórica e Prática. Entrega de Portifólio Prático 2 |
12 |
04/04 |
Teórica e Prática |
Distúrbios não-neoplásicos da proliferação e da diferenciação celulares |
13 |
11/04 |
Teórica e Prática |
Distúrbios neoplásicos da proliferação e da diferenciação celulares |
14 |
18/04 |
Teórica e Prática |
Distúrbios neoplásicos da proliferação e da diferenciação celulares. |
15 |
25/04 |
Avaliação |
3ª Prova Teórica e Prática. Entrega de Portifólio Prático 3 |
16 |
02/05 |
Avaliação |
Prova de Recuperação |
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO:
Serão três avaliações teórico-práticas e três referentes aos portifólios práticos.
As provas teórico-práticas terão questões de múltipla escolha e/ou discursivas. No caso da prova prática, imagens histológicas dos processos patológicos serão usadas e as perguntas elaboradas no sentido de identificar e/ou descrever o processo patológico presente na imagem.
As pontuações referentes a cada atividade avaliativa estão detalhadas abaixo:
Avaliação |
Data |
Conteúdo |
Pontuação |
1ª Prova Teórica e Prática |
15/02 |
Aulas 1, 2, 3, 4, 5 |
25 pontos |
2ª Prova Teórica e Prática |
28/03 |
Aulas 7, 8, 9, 10 |
25 pontos |
3ª Prova Teórica e Prática |
25/04 |
Aulas 12, 13, 14 |
20 pontos |
Portifólio Prático 1 |
15/02 |
Aulas 2, 3, 4, 5 |
10 pontos |
Portifólio Prático 2 |
28/03 |
Aulas 7, 8, 9, 10 |
10 pontos |
Portifólio Prático 3 |
25/04 |
Aulas 12, 13, 14 |
10 pontos |
Recuperação |
02/05 |
Aulas de 1 a 14 |
100 pontos |
Avaliação fora de época:
O aluno que perder as avaliações teórico-práticas terá direito a fazer as avaliações fora de época desde que os motivos alegados pelo estudante estejam enquadrados nas normas da graduação, conforme Seção II, Art. 137. Lembrando que essa solicitação deverá ser feita em até três dias úteis a contar a data de realização da atividade avaliativa e diretamente com professor, o qual terá dois dias úteis para responder à solicitação. Situações não enquadradas nas normas ou por motivo de força maior o aluno não puder interpor recurso junto ao professor no prazo estabelecido, poderá solicitar nova atividade avaliativa na coordenação do curso, conforme previsto nas normas da graduação, Seção II, Art. 140. O dia e horário de realização dessa prova será definida entre professor e aluno.
RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
De acordo com as normas da graduação (Seção III, Art. 141), haverá uma prova de recuperação aplicada ao final do curso. Para essa prova, todo o conteúdo teórico e prático do semestre será cobrado, perfazendo um total de 100 pontos. Os alunos elegíveis para realizarem essa prova são todos aqueles que atingirem pontuação inferior a 60 pontos e frequência mínima de 75%. Ela deverá ser feita de forma presencial.
Para os alunos que realizarem a recuperação, a nota final do aluno que atingir a pontuação maior que 60 pontos, a sua nota final será de 60 pontos. Caso o aluno não seja aprovado na recuperação, a nota final dele será a nota final obtida na disciplina ao longo do semestre.
BIBLIOGRAFIA
Todas as obras citadas estão disponíveis pelo sistema de livros digitais "Minha Biblioteca", disponibilizado pela UFU
Básica
BRASILEIRO-FILHO, G. Bogliolo: Patologia geral. 6ª edição. Grupo GEN, 2018.
KUMAR, V. et al. Patologia: bases patológicas das doenças. Grupo GEN, 2023.
NEVILLE, B. W. et al. Patologia oral e maxilofacial. 4ª edição. Grupo GEN, 2016.
Complementar
BRASILEIRO-FILHO, G. Bogliolo: Patologia. 10ª edição. Grupo GEN, 2021.
HANSEL, D. E. e DINTZIS, R. Z. Fundamentos de Rubin: Patologia. Grupo GEN, 2007.
REGEZI, J. A. et al. Patologia oral: correlações clinicopatológicas. 7ª edição. Grupo GEN, 2017.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sergio Vitorino Cardoso, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/12/2023, às 16:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.084300/2023-26 | SEI nº 5041137 |