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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Estudo crítico-reflexivo da epidemiologia. Histórico da saúde coletiva. Compreensão do processo saúde-doença-cuidado. Principais índices e indicadores de Saúde. Delineamento dos estudos epidemiológicos. Contexto das transições demográficas, epidemiológicas e nutricionais. Epidemiologia direcionada à prática odontológica. Principais levantamentos epidemiológicos em saúde bucal do Brasil, região Sudeste e Minas Gerais. Educação em saúde e promoção em saúde bucal. Processo de comunicação nas ações de saúde. Princípios do processo ensino-aprendizagem. Práticas educacionais e comunicacionais na promoção da saúde. Níveis de prevenção. Prevenção dos principais agravos em saúde bucal. Flúor.
JUSTIFICATIVA
A compreensão do processo saúde-doença é mutante ao longo do tempo, incorporando os conhecimentos acumulados na literatura. Nesse sentido, essa disciplina pauta-se na determinação social do processo saúde-doença-cuidado, enquanto paradigma em discussão na atualidade, para apresentar ao discente as doenças mais frequentes em saúde bucal, bem como os métodos de educação, prevenção e promoção da saúde adequados a esse conhecimento.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Aproximar o discente da epidemiologia geral e em saúde bucal por meio da compreensão dos agravos em saúde a partir da determinação social do processo saúde-doença-cuidado. Possibilitar a aproximação e vivência de ações educativas e preventivas em saúde bucal. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
- Epidemiologia – conceitos e objetivos
- Componentes de uma investigação epidemiológica – mensuração (incidência, prevalência).
- Epidemiologia Descritiva e Analítica
- Diagnóstico de Saúde (demografia, perfil de morbidade, mortalidade e demanda por serviços de saúde)
- Principais índices e indicadores da situação de saúde geral e bucal
- Mortalidade e morbidade. Medidas. Fonte de dados. Tendências.
- Morbidade e Doenças de notificação compulsória.
- Usos de instrumentos dos diagnósticos de saúde.
- Levantamentos Epidemiológicos em Saúde Bucal
- Noções de Vigilância Epidemiológica
- Educação em saúde e Promoção em saúde bucal
- Processo de comunicação nas ações de saúde
- Princípios do processo ensino-aprendizagem
- Práticas educacionais e comunicacionais na promoção da saúde
- Níveis de prevenção
- Prevenção dos principais agravos em saúde bucal: Cárie dentária; Doença Periodontal; Câncer bucal; Má-oclusão e Trauma
- Uso racional do Flúor
- Sistemas de Informação em Saúde
METODOLOGIA
A disciplina será composta atividades presenciais, somando momentos em que o discente participa das atividades diretamente conduzidas pelos docentes e atividades preparatórias sobre a orientação indireta do docente. Para realização da disciplina serão formadas Comunidades de Aprendizagem (A1, B1, A2, B2) que terão cronogramas de atividades diferenciados.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
DIA |
MÊS |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADES SÍNCRONAS |
DOCENTE |
27 |
05 |
Apresentação da Disciplina, acolhimento e formação das comunidades de aprendizagem |
Acolhimento. Apresentação Disciplina: plano de ensino; conteúdo; metodologia ativa; avaliação (ficha individual); Formação Comunidades de Aprendizagem |
Álex e Paranhos |
03 |
06 |
Processo saúde-doença-cuidado; saúde; e epidemiologia: conceitos e noções gerais |
Processo saúde-doença-cuidado; saúde; e epidemiologia: conceitos e noções gerais |
Álex e Paranhos |
10 |
06 |
Epidemiologia Descritiva; Processo Epidêmico; e Transmissibilidade; Vigilância Epidemiológica |
Discussão sobre os conceitos da epidemiologia e como se estrutura a vigilância em saúde Abertura do Caso 1 |
Álex e Paranhos |
17 |
06 |
Epidemiologia da Cárie dentária |
Fechamento Caso 1; Abertura Caso 2 |
Álex e Paranhos |
24 |
06 |
Epidemiologia da Cárie dentária |
Fechamento Caso 1; Abertura Caso 2 |
Álex e Paranhos |
01 |
07 |
Epidemiologia Fluorose Dentária |
Fechamento Caso 2; Abertura Caso 3 |
Álex e Paranhos |
08 |
07 |
Epidemiologia Fluorose Dentária |
Fechamento Caso 2; Abertura Caso 3 |
Álex e Paranhos |
29 |
07 |
Epidemiologia da Doença Periodontal |
Fechamento Caso 3; Abertura Caso 4 |
Álex e Paranhos |
05 |
08 |
Epidemiologia da Doença Periodontal |
Fechamento Caso 3; Abertura Caso 4 |
Álex e Paranhos |
12 |
08 |
Epidemiologia Má-oclusão |
Fechamento Caso 4 |
Álex e Paranhos |
19 |
08 |
Epidemiologia Má-oclusão |
Fechamento Caso 4 |
Álex e Paranhos |
26 |
08 |
Educação, Prevenção e Promoção da Saúde Princípios da Educação em Saúde |
Apresentação do Mapa Discussão Promoção e Prevenção em Saúde |
Álex e Paranhos |
02 |
09 |
Educação, Prevenção e Promoção da Saúde Princípios da Educação em Saúde |
Educação em saúde: bases teórico metodológicas |
Álex e Paranhos |
09 |
09 |
Atividade Avaliativa Semestral |
Team-based Learning |
Álex e Paranhos |
16 |
09 |
Atividade de Recuperação |
Atividade de Recuperação |
Álex e Paranhos |
*Nota: O cronograma acima poderá sofrer alterações, durante seu curso, considerando ajustes que se fizerem necessários a sua oferta consolidada em 2 meses.
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado ao longo de todo o curso (avaliação formativa), por meio da realização da entrega de resenhas, mapas conceituais, resolução dos casos epidemiológicos e demais ferramentas das metodologias ativas. Ao final, o aluno será avaliado pelo conjunto de atividades desenvolvidas durante a disciplina e avaliação final.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADE AVALIATIVA |
PONTUAÇÃO |
Processo saúde doença |
Atividade: Obra de Arte e sua relação com o Conceito de Saúde Data de entrega da atividade: 01/06/2024; Horário de entrega: Até 23h59 (Todas Comunidades) |
8 pontos |
Epidemiologia |
Atividade: Reportagem e a explicação do Processo Epidemiológico Data de entrega da atividade: 08/06/2024; Horário de entrega: Até 23h59 (Todas Comunidades) |
8 pontos |
Cárie Dental |
Atividade: resolução do caso 1 Data de entrega TURMA A1 e B1: 14/06/2024; Horário de entrega: Até 23h59 Data de entrega TURMA A2 e B2: 21/06/2024; Horário de entrega: Até 23h59 |
13 pontos |
Fluorose |
Atividade: resolução do caso 2 Data de entrega TURMA A1 e B1: 29/06/2024; Horário de entrega: Até 23h59 Data de entrega TURMA A2 e B2: 05/07/2024; Horário de entrega: Até 23h59 |
13 pontos |
Doença Periodontal |
Atividade: resolução do caso 3 Data de entrega TURMA A1 e B1: 26/07/2024; Horário de entrega: Até 23h59 Data de entrega TURMA A2 e B2: 02/08/2024; Horário de entrega: Até 23h59 |
13 pontos |
Má-oclusão |
Atividade: resolução do caso 4 Data de entrega TURMA A1 e B1: 10/08/2024; Horário de entrega: Até 23h59 Data de entrega TURMA A2 e B2: 16/08/2024; Horário de entrega: Até 23h5 |
13 pontos |
Promoção e Prevenção |
Atividade: Mapa Conceitual Data de entrega da atividade: 23/08/2024; Horário de entrega: Até 23h59 (Todas Comunidades) |
8 pontos |
Educação em Saúde |
Atividade: Resenha Data de entrega da atividade: 30/08/2024; Horário de entrega: Até 23h59 (Todas Comunidades) |
8 pontos |
Avaliação Final |
Atividade: Team Based Learning Data da atividade: 09/09/2024 (Todas Comunidades) |
16 pontos |
Avaliação de Recuperação |
Atividade: Apresentação dos Temas e Arguição Data da atividade: 16/09/2024 (Todas Comunidades) |
100 pontos |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal_sistema_unico_saude.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 56 p. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_fluoretos.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.
Minas Gerais. Secretaria de Estado de Saúde. Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde. Superintendência de Redes de Atenção à Saúde. Diretoria de Saúde Bucal. SB Minas Gerais: pesquisa das condições de saúde bucal da população mineira: resultados principais/ Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde. Superintendência de Redes de Atenção à Saúde. Diretoria de Saúde Bucal. - Belo Horizonte: SES-MG, 2013. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/images/documentos/SBMinas_Relatorio_Final.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019
BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da Políca Nacional de Saúde Bucal. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em:hp://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/diretrizes_da_polica_nacional_de_saude_bucal.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: hp://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_fluoretos.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: hp://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal_sistema_unico_saude.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019. KRIGER, L. ABOPREV: promoção de saúde bucal: paradigma, ciência, humanização. São Paulo: Artes Médicas, 2003. MEDRONHO, R. A. et al. (ed.). Epidemiologia. São Paulo: Atheneu, 2009. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde. Atenção em Saúde Bucal. Belo Horizonte: SAS/MG, 2006. Disponível em: hp://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/acon/95-atencao-a-saude-bucal. Acesso em: 3 jul. 2019. PEREIRA, A. C. Odontologia em saúde coleva: planejando ações e promovendo saúde. São Paulo: Artes Médicas, 2003. PEREIRA, A. C. (org.). Gestão pública em saúde. Águas de São Pedro: Livronovo, 2016. ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia & saúde. Rio de Janeiro: MEDSI, 2013.
Complementar
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 56 p.: il. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes//cartas_promocao.pdf
BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_brasil _sorridente.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.
Brasil. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde / Ministério da Saúde. – 3. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 28 p. Disponível em http://www.conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/AF_Carta_Usuarios_Saude_site.pdf
GOMES, Luciano Bezerra; MERHY, Emerson Elias. Compreendendo a educação popular em saúde: um estudo na literatura brasileira. Cadernos de Saúde Pública, v. 27, p. 7-18, 2011. https://www.scielosp.org/article/csp/2011.v27n1/7-18/pt/
MIALHE, Fábio Luiz; SILVA, Cristiane Maria da Costa. A educação em saúde e suas representações entre alunos de um curso de odontologia. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 1555-1561, 2011. https://www.scielosp.org/article/csc/2011.v16suppl1/1555-1561/pt/
GONTIJO, Liliane Pereira Tannus et al. Aceitabilidade das metodologias ativas de ensino aprendizagem entre discentes de odontologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 4, 2020. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13693
BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KJELLSTROM, T. Epidemiologia básica. São Paulo: Santos, 2010. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Projeto SB Brasil 2010: pesquisa nacional de saúde bucal: resultados principais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: hp://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019. DIAS, A. A. Saúde bucal coleva. São Paulo: Santos, 2006. FEJERSKOV, O.; KIDD, E. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. São Paulo: Santos, 2011. FLETCHER, R. H.; FLETCHER, S. W.; WAGNER, E. H. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. Porto Alegre: Artmed, 1996. FONSECA, V. Aprender a aprender: a educalidade congniva. Porto Alegre:Artes Médicas, 1998. MURRAY, J. J. O uso correto de fluoretos na saúde pública. São Paulo: Santos, 1992. PENTEADO, H. D. (org.). Pedagogia da comunicação: teorias e prácas. São Paulo: Cortez, 1998. PEREIRA, A. C. (org.). Guia práco da gestão pública em saúde. Piracicaba: ADM Gestão em Educação em Saúde, 2017. ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia & saúde. Rio de Janeiro: MEDSI, 2013.
ALMEIDA FILHO, N.; BARRETO, M. L. Epidemiologia & saúde: fundamentos, métodos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alex Moreira Herval, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/04/2024, às 18:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.028848/2024-77 | SEI nº 5374521 |