UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Odontologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Saúde Coletiva I

Unidade Ofertante:

Faculdade de Odontologia

Código:

FOUFU31103

Período/Série:

Turma:

A (Álex) e B (Paranhos)

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Professor Coordenador da Disciplina: 

Álex Moreira Herval

 

Professores que ministrarão a Disciplina:   

Álex Moreira Herval

Luiz Renato Paranhos

Ano/Semestre:

2024/1

Observações:

 

 

EMENTA

Estudo crítico-reflexivo da epidemiologia. Histórico da saúde coletiva. Compreensão do processo saúde-doença-cuidado. Principais índices e indicadores de Saúde. Delineamento dos estudos epidemiológicos. Contexto das transições demográficas, epidemiológicas e nutricionais. Epidemiologia direcionada à prática odontológica. Principais levantamentos epidemiológicos em saúde bucal do Brasil, região Sudeste e Minas Gerais. Educação em saúde e promoção em saúde bucal. Processo de comunicação nas ações de saúde. Princípios do processo ensino-aprendizagem. Práticas educacionais e comunicacionais na promoção da saúde. Níveis de prevenção. Prevenção dos principais agravos em saúde bucal. Flúor. 

 

JUSTIFICATIVA

A compreensão do processo saúde-doença é mutante ao longo do tempo, incorporando os conhecimentos acumulados na literatura. Nesse sentido, essa disciplina pauta-se na determinação social do processo saúde-doença-cuidado, enquanto paradigma em discussão na atualidade, para apresentar ao discente as doenças mais frequentes em saúde bucal, bem como os métodos de educação, prevenção e promoção da saúde adequados a esse conhecimento. 

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Aproximar o discente da epidemiologia geral e em saúde bucal por meio da compreensão dos agravos em saúde a partir da determinação social do processo saúde-doença-cuidado. Possibilitar a aproximação e vivência de ações educativas e preventivas em saúde bucal.

Objetivos Específicos:

  1. Compreender a epidemiologia geral, com ênfase na saúde bucal, sob a perspectiva dos determinantes sociais da saúde coletiva, as principais características da situação de saúde doença e da vigilância em saúde.

  2. Conhecer as ações preventivas individuais e coletivas, capacitando para a realização de promoção de saúde e prevenção de doenças bucais.

  3. Empregar métodos educativos para programas de orientação para higiene bucal, dieta e orientação do uso adequado do flúor.

  4. Orientar e prevenir as doenças e seus agravos através de medidas prevenvas e adequação de meio bucal (químico, mecânico e biológico).

  5. Capacitar para a Extensão em Promoção e prevenção em saúde bucal.

PROGRAMA

- Epidemiologia – conceitos e objetivos

- Componentes de uma investigação epidemiológica – mensuração (incidência, prevalência).

- Epidemiologia Descritiva e Analítica

- Diagnóstico de Saúde (demografia, perfil de morbidade, mortalidade e demanda por serviços de saúde)

- Principais índices e indicadores da situação de saúde geral e bucal

- Mortalidade e morbidade. Medidas. Fonte de dados. Tendências.

- Morbidade e Doenças de notificação compulsória.

- Usos de instrumentos dos diagnósticos de saúde.

- Levantamentos Epidemiológicos em Saúde Bucal

- Noções de Vigilância Epidemiológica

- Educação em saúde e Promoção em saúde bucal

- Processo de comunicação nas ações de saúde

- Princípios do processo ensino-aprendizagem

- Práticas educacionais e comunicacionais na promoção da saúde

- Níveis de prevenção

- Prevenção dos principais agravos em saúde bucal: Cárie dentária; Doença Periodontal; Câncer bucal; Má-oclusão e Trauma

- Uso racional do Flúor

- Sistemas de Informação em Saúde

 

METODOLOGIA

A disciplina será composta atividades presenciais, somando momentos em que o discente participa das atividades diretamente conduzidas pelos docentes e atividades preparatórias sobre a orientação indireta do docente. Para realização da disciplina serão formadas Comunidades de Aprendizagem (A1, B1, A2, B2) que terão cronogramas de atividades diferenciados. 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

DIA

MÊS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES SÍNCRONAS

DOCENTE

27

05

Apresentação da Disciplina, acolhimento e formação das comunidades de aprendizagem

Acolhimento. Apresentação Disciplina: plano de ensino; conteúdo; metodologia ativa; avaliação (ficha individual); Formação Comunidades de Aprendizagem

Álex e Paranhos

03

06

Processo saúde-doença-cuidado; saúde; e epidemiologia: conceitos e noções gerais

Processo saúde-doença-cuidado; saúde; e epidemiologia: conceitos e noções gerais

Álex e Paranhos

10

06

Epidemiologia Descritiva; Processo Epidêmico; e Transmissibilidade; Vigilância Epidemiológica

Discussão sobre os conceitos da epidemiologia e como se estrutura a vigilância em saúde

Abertura do Caso 1

Álex e Paranhos

17

06

Epidemiologia da Cárie dentária

Fechamento Caso 1; Abertura Caso 2

Álex e Paranhos

24

06

Epidemiologia da Cárie dentária

Fechamento Caso 1; Abertura Caso 2

Álex e Paranhos

01

07

Epidemiologia Fluorose Dentária

Fechamento Caso 2; Abertura Caso 3

Álex e Paranhos

08

07

Epidemiologia Fluorose Dentária

Fechamento Caso 2; Abertura Caso 3

Álex e Paranhos

29

07

Epidemiologia da Doença Periodontal

Fechamento Caso 3; Abertura Caso 4

Álex e Paranhos

05

08

Epidemiologia da Doença Periodontal

Fechamento Caso 3; Abertura Caso 4

Álex e Paranhos

12

08

Epidemiologia Má-oclusão

Fechamento Caso 4

Álex e Paranhos

19

08

Epidemiologia Má-oclusão

Fechamento Caso 4

Álex e Paranhos

26

08

Educação, Prevenção e Promoção da Saúde

Princípios da Educação em Saúde

Apresentação do Mapa

Discussão Promoção e Prevenção em Saúde

Álex e Paranhos

02

09

Educação, Prevenção e Promoção da Saúde

Princípios da Educação em Saúde

Educação em saúde: bases teórico metodológicas

Álex e Paranhos

09

09

Atividade Avaliativa Semestral

Team-based Learning

Álex e Paranhos

16

09

Atividade de Recuperação

Atividade de Recuperação

Álex e Paranhos

*Nota: O cronograma acima poderá sofrer alterações, durante seu curso, considerando ajustes que se fizerem necessários a sua oferta consolidada em 2 meses.

AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado ao longo de todo o curso (avaliação formativa), por meio da realização da entrega de resenhas, mapas conceituais, resolução dos casos epidemiológicos e demais ferramentas das metodologias ativas. Ao final, o aluno será avaliado pelo conjunto de atividades desenvolvidas durante a disciplina e avaliação final.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADE AVALIATIVA

PONTUAÇÃO

Processo saúde doença

Atividade: Obra de Arte e sua relação com o Conceito de Saúde

Data de entrega da atividade: 01/06/2024; Horário de entrega: Até 23h59 (Todas Comunidades)

8 pontos

Epidemiologia

Atividade: Reportagem e a explicação do Processo Epidemiológico

Data de entrega da atividade: 08/06/2024; Horário de entrega: Até 23h59 (Todas Comunidades)

8 pontos

Cárie Dental

 Atividade: resolução do caso 1

Data de entrega TURMA A1 e B1: 14/06/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA A2 e B2: 21/06/2024; Horário de entrega: Até 23h59

13 pontos

Fluorose

 Atividade: resolução do caso 2

Data de entrega TURMA A1 e B1: 29/06/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA A2 e B2: 05/07/2024; Horário de entrega: Até 23h59

13 pontos

Doença Periodontal

 Atividade: resolução do caso 3

Data de entrega TURMA A1 e B1: 26/07/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA A2 e B2: 02/08/2024; Horário de entrega: Até 23h59

13 pontos

Má-oclusão

 Atividade: resolução do caso 4

Data de entrega TURMA A1 e B1: 10/08/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA A2 e B2: 16/08/2024; Horário de entrega: Até 23h5

13 pontos

Promoção e Prevenção

Atividade: Mapa Conceitual

Data de entrega da atividade: 23/08/2024; Horário de entrega: Até 23h59 (Todas Comunidades)

8 pontos

Educação em Saúde

 Atividade: Resenha

Data de entrega da atividade: 30/08/2024; Horário de entrega: Até 23h59 (Todas Comunidades)

8 pontos

Avaliação Final

Atividade: Team Based Learning

Data da atividade: 09/09/2024 (Todas Comunidades)

16 pontos

Avaliação de Recuperação

Atividade: Apresentação dos Temas e Arguição

Data da atividade: 16/09/2024 (Todas Comunidades)

100 pontos

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal_sistema_unico_saude.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 56 p. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_fluoretos.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.

Minas Gerais. Secretaria de Estado de Saúde. Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde. Superintendência de Redes de Atenção à Saúde. Diretoria de Saúde Bucal. SB Minas Gerais: pesquisa das condições de saúde bucal da população mineira: resultados principais/ Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde. Superintendência de Redes de Atenção à Saúde. Diretoria de Saúde Bucal. - Belo Horizonte: SES-MG, 2013. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/images/documentos/SBMinas_Relatorio_Final.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da Políca Nacional de Saúde Bucal. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em:hp://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/diretrizes_da_polica_nacional_de_saude_bucal.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: hp://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_fluoretos.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: hp://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal_sistema_unico_saude.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019. KRIGER, L. ABOPREV: promoção de saúde bucal: paradigma, ciência, humanização. São Paulo: Artes Médicas, 2003. MEDRONHO, R. A. et al. (ed.). Epidemiologia. São Paulo: Atheneu, 2009. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde. Atenção em Saúde Bucal. Belo Horizonte: SAS/MG, 2006. Disponível em: hp://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/acon/95-atencao-a-saude-bucal. Acesso em: 3 jul. 2019. PEREIRA, A. C. Odontologia em saúde coleva: planejando ações e promovendo saúde. São Paulo: Artes Médicas, 2003. PEREIRA, A. C. (org.). Gestão pública em saúde. Águas de São Pedro: Livronovo, 2016. ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia & saúde. Rio de Janeiro: MEDSI, 2013.

 

Complementar

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 56 p.: il. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes//cartas_promocao.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_brasil _sorridente.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.

 Brasil. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde / Ministério da Saúde. – 3. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 28 p. Disponível em http://www.conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/AF_Carta_Usuarios_Saude_site.pdf

GOMES, Luciano Bezerra; MERHY, Emerson Elias. Compreendendo a educação popular em saúde: um estudo na literatura brasileira. Cadernos de Saúde Pública, v. 27, p. 7-18, 2011. https://www.scielosp.org/article/csp/2011.v27n1/7-18/pt/

MIALHE, Fábio Luiz; SILVA, Cristiane Maria da Costa. A educação em saúde e suas representações entre alunos de um curso de odontologia. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 1555-1561, 2011. https://www.scielosp.org/article/csc/2011.v16suppl1/1555-1561/pt/

GONTIJO, Liliane Pereira Tannus et al. Aceitabilidade das metodologias ativas de ensino aprendizagem entre discentes de odontologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 4, 2020. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13693

BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KJELLSTROM, T. Epidemiologia básica. São Paulo: Santos, 2010. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Projeto SB Brasil 2010: pesquisa nacional de saúde bucal: resultados principais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: hp://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019. DIAS, A. A. Saúde bucal coleva. São Paulo: Santos, 2006. FEJERSKOV, O.; KIDD, E. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. São Paulo: Santos, 2011. FLETCHER, R. H.; FLETCHER, S. W.; WAGNER, E. H. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. Porto Alegre: Artmed, 1996. FONSECA, V. Aprender a aprender: a educalidade congniva. Porto Alegre:Artes Médicas, 1998. MURRAY, J. J. O uso correto de fluoretos na saúde pública. São Paulo: Santos, 1992. PENTEADO, H. D. (org.). Pedagogia da comunicação: teorias e prácas. São Paulo: Cortez, 1998. PEREIRA, A. C. (org.). Guia práco da gestão pública em saúde. Piracicaba: ADM Gestão em Educação em Saúde, 2017. ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia & saúde. Rio de Janeiro: MEDSI, 2013.

ALMEIDA FILHO, N.; BARRETO, M. L. Epidemiologia & saúde: fundamentos, métodos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 

 
 
 
 

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Documento assinado eletronicamente por Alex Moreira Herval, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/04/2024, às 18:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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