UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

PPGCC53

COMPONENTE CURRICULAR:

Estágio Docência II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis

SIGLA:

PPGCC

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

0 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Propiciar ao aluno conhecimento e experiência sobre o acompanhamento de orientações de trabalhos monográficos e de projetos de iniciação científica. Promover a possiblidade de conhecer e participar de grupos de pesquisa; conhecer a emissão de pareceres específicos para avaliações de artigos para periódicos e eventos científicos; participar do desenvolvimento de projetos de pesquisa para submissão a órgãos de fomento e/ou outras entidades.  As atividades são desenvolvidas com a presença do professor orientador do estágio docência.

Ementa

  1. Relatórios de pesquisa de trabalhos monográficos e de projetos de iniciação científica;

  2. Pareceres de avaliação de artigos científicos;

  3. Elaboração de projetos de pesquisa;

  4. Reuniões de grupos de pesquisa.

PROGRAMA

        1.  Relatórios de pesquisa de trabalhos monográficos e de projetos de iniciação científica

            1.1 Etapas e formatação dos relatórios de pesquisa (trabalhos monográficos e/ou iniciação científica)

 

        2.  Pareceres de avaliação de artigos científicos

            2.1. Princípios e regras de avaliação de artigos científicos

 

       3. Elaboração de Projetos de Pesquisa

            3.1. Etapas para elaboração de projetos de pesquisa

 

       4.  Reuniões de Grupos de Pesquisa

           4.1. Atividades desenvolvidas nos grupos de pesquisa

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2005.

 

DIAS, S.M.R.C.; PATRUS, R.; MAGALHÃES, Y.T. Quem ensina um professor a ser orientador? Proposta de um modelo de orientação de Monografias, Dissertações e Teses. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 12, n. 4, p. 697-721, 2011.

 

GALL, M. D.; GALL, J. P.; BORG, W. R. Educational research: an introduction. 8. ed. Pearson/ Allyn and Bacon, 2007.

 

MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

 

MIRANDA, G.J.; LEAL, E.A.; CASA NOVA, S.P.C. Revolucionando a Docência Universitária: Orientações, experiências e teoria para a prática docente em negócios. São Paulo: Atlas, 2018.

 

PAGLIARUSSI, M. S. Estrutura e redação de artigos em contabilidade e organizações. Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v. 11, n. 31, p. 4-10, 2018.

 

VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

 

ZUCOLOTTO, V. Escrita científica: produção de artigos de alto impacto. Material de curso. ZucoEscrita, 2018.

 

aprovação

 

Ricardo Rocha de Azevedo

Coordenador do Curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis

Lucimar Antônio Cabral de Ávila

Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ricardo Rocha de Azevedo, Coordenador(a), em 27/06/2022, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lucimar Antônio Cabral de Avila, Diretor(a), em 28/06/2022, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3696788 e o código CRC 22B39664.




Referência: Processo nº 23117.038606/2022-20 SEI nº 3696788