|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: PPGCC53 |
COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Docência II |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis |
SIGLA: PPGCC |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Propiciar ao aluno conhecimento e experiência sobre o acompanhamento de orientações de trabalhos monográficos e de projetos de iniciação científica. Promover a possiblidade de conhecer e participar de grupos de pesquisa; conhecer a emissão de pareceres específicos para avaliações de artigos para periódicos e eventos científicos; participar do desenvolvimento de projetos de pesquisa para submissão a órgãos de fomento e/ou outras entidades. As atividades são desenvolvidas com a presença do professor orientador do estágio docência.
Ementa
Relatórios de pesquisa de trabalhos monográficos e de projetos de iniciação científica;
Pareceres de avaliação de artigos científicos;
Elaboração de projetos de pesquisa;
Reuniões de grupos de pesquisa.
PROGRAMA
1. Relatórios de pesquisa de trabalhos monográficos e de projetos de iniciação científica
1.1 Etapas e formatação dos relatórios de pesquisa (trabalhos monográficos e/ou iniciação científica)
2. Pareceres de avaliação de artigos científicos
2.1. Princípios e regras de avaliação de artigos científicos
3. Elaboração de Projetos de Pesquisa
3.1. Etapas para elaboração de projetos de pesquisa
4. Reuniões de Grupos de Pesquisa
4.1. Atividades desenvolvidas nos grupos de pesquisa
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2005.
DIAS, S.M.R.C.; PATRUS, R.; MAGALHÃES, Y.T. Quem ensina um professor a ser orientador? Proposta de um modelo de orientação de Monografias, Dissertações e Teses. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 12, n. 4, p. 697-721, 2011.
GALL, M. D.; GALL, J. P.; BORG, W. R. Educational research: an introduction. 8. ed. Pearson/ Allyn and Bacon, 2007.
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.
MIRANDA, G.J.; LEAL, E.A.; CASA NOVA, S.P.C. Revolucionando a Docência Universitária: Orientações, experiências e teoria para a prática docente em negócios. São Paulo: Atlas, 2018.
PAGLIARUSSI, M. S. Estrutura e redação de artigos em contabilidade e organizações. Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v. 11, n. 31, p. 4-10, 2018.
VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.
ZUCOLOTTO, V. Escrita científica: produção de artigos de alto impacto. Material de curso. ZucoEscrita, 2018.
aprovação
Ricardo Rocha de Azevedo Coordenador do Curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis |
Lucimar Antônio Cabral de Ávila Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis |
Documento assinado eletronicamente por Ricardo Rocha de Azevedo, Coordenador(a), em 27/06/2022, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Lucimar Antônio Cabral de Avila, Diretor(a), em 28/06/2022, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3696788 e o código CRC 22B39664. |
Referência: Processo nº 23117.038606/2022-20 | SEI nº 3696788 |