|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Materiais didáticos em Geografia: importância, tipos e temas. Recursos didáticos e o ensino de Geografia. Elaboração e divulgação do material produzido.
JUSTIFICATIVA
A utilização de materiais didático-pedagógicos tem facilitado o processo de ensino e aprendizagem, sendo considerado como um recurso bastante importante com capacidade de estimular o interesse do aluno pelo tema abordado na sala de aula, uma vez que possui como função auxiliar o professor no processo de construção do conhecimento do aluno. Por meio do material didático é possível trabalhar processos e conceitos, que muitas vezes são abstratos para os alunos, além disso o material didático tem como função primordial apoiar a atividade pedagógica de modo que o conteúdo abordado esteja relacionado a construção do conhecimento de forma sistematizada e de acordo com o planejamento pedagógico.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Proporcionar a elaboração de materiais didáticos das diferentes áreas de atuação da Geografia. |
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
1. A importância da produção de materiais didáticos no ensino de Geografia.
1.1. Tipos de recursos empregados na Geografia.
1.2. Temas geográficos que podem ser elaborados como material didático na Geografia.
2 - Recursos Didáticos e o Ensino de Geografia.
2.1 - Diagnóstico quanto ao uso de material didático nas escolas públicas.
2.2 – Escolha de materiais alternativos para a produção de materiais didáticos.
3 - Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de Geografia.
METODOLOGIA
- Aulas de orientação para instruir os discentes sobre a importância da elaboração de materiais didáticos lúdicos- pedagógicos;
- Discussão de textos importantes para subsidiar a elaboração de materiais didáticos;
- Uso dos materiais e equipamentos existentes no Laboratório PEDOGEO para apoiar as atividades práticas;
- Os textos estarão disponíveis na plataforma teams e os trabalhos serão anexados na mesma.
- Este componente curricular será ministrado no formato presencial.
- Todos os protocolos de segurança em vigência e recomendados pelo Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU deverão ser seguidos e respeitados, assim como a Portaria REITO nº287, de 03 de março de 2022, no que se refere à comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19.
- Nas aulas presenciais, os conteúdos previstos no programa da disciplina serão desenvolvidos a partir de aulas de orientação dialogadas, debates sobre os textos previamente definidos, discussões em grupo, além da participação dos alunos nos debates.
- ATENÇÃO: a leitura dos textos obrigatórios é FUNDAMENTAL para a disciplina.
Encontro/Aula |
Data |
Modalidade/Horário |
Atividade |
Local |
---|---|---|---|---|
01 |
02/05/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h Reunião de orientação |
- Apresentação da disciplina e definição dos instrumentos de avaliação. - Apresentação dos materiais de leitura. - Aula de introdução e apresentação do programa da disciplina |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
02 |
09/05/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h Reunião de orientação |
- A importância da produção de materiais didáticos no ensino de Geografia. -Tipos de recursos empregados na Geografia -Escolha de materiais alternativos para a produção de materiais didáticos |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
03 |
16/05/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h |
- Temas geográficos que podem ser elaborados como material didático na Geografia. |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
04 |
23/05/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h |
- Diagnóstico quanto ao uso de material didático nas escolas públicas. |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
05 |
30/05/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h |
- Elaboração e formas de divulgação do material didático para o ensino de Geografia. |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
06 |
06/06/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h |
-- Elaboração e formas de divulgação do material didático para o ensino de Geografia. |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
07 |
13/06/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h |
- Elaboração de material didático I |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
08 |
20/06/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h |
- Elaboração de material didático I |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
09 |
27/06/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h |
- Elaboração de material didático I |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
10 |
04/07/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h |
- Apresentação dos materiais didáticos |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
11 |
11/07/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h |
- Elaboração de material didático II |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
12 |
18/07/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h |
- Elaboração de material didático II |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
13 |
25/07/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h |
- Elaboração dos materiais didáticos II |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
14 |
01/08/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h |
- Apresentação dos materiais didáticos - Entrega das notas parciais |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
15 |
08/08/2022 |
Presencial 08:00 - 11:30h |
Entrega das Notas finais e Recuperação |
Laboratório PEDOGEO Bloco 1 J Sala 05 térreo |
16 |
02/05/2022 a 01/08/2022 |
Assincrona (12 horas) |
Leitura dos textos de apoio, debates sobre os temas e preparação dos materiais didáticos |
OBSERVAÇÃO: Além das aulas presenciais de orientação, teremos 12 horas de atividades na modalidade assíncrona, conforme estabelecido na Resolução CONGRAD nº 25/2020. Nessa modalidade, o aluno deverá desenvolver a leitura de textos, debates em grupos e preparação de atividades.
AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma individual e baseada nas seguintes estratégias:
Material didático elaborado I – será elaborado sob orientação da docente no Laboratório PEDOGEO. Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico. Avaliação individual contemplando todo o conteúdo ministrado, será disponibilizada em formulário específico através da plataforma Microsoft Teams, contendo as orientações de elaboração;Valor: 100,0 pontos e terá o peso 3 Período de entrega: a definir;
Material didático elaborado II– será elaborado sob orientação da docente no Laboratório PEDOGEO. Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico. Avaliação individual contemplando todo o conteúdo ministrado, será disponibilizada em formulário específico através da plataforma Microsoft Teams, contendo as orientações de elaboração; Valor: 100 pontos para cada estudo dirigido e terá peso 3 Data limite de entrega: a definir;
Trabalho Final - Avaliação individual contemplando os conceitos e ideias dos textos teóricos e metodológicos da disciplina, além das atividades práticas que serão desenvolvidas no Laboratório PEDOGEO e por meio da plataforma Microsoft Teams, com instruções de elaboração da atividade, para o preenchimento do formulário anexado na plataforma Microsoft Teams. Valor: 100 pontos para cada estudo dirigido e terá peso 4 Data limite de entrega: Entrega do artigo final - a definir
A nota final será calculada a partir do uso da média aritmética ponderada: Nota Final (NF)= Material didático I*3; Material didático II*3; Artigo Final*4/10
* As atividades avaliativas deverão ser realizadas e/ou entregues nas datas definidas abaixo. Estas datas poderão sofrer alterações de acordo com o andamento do cronograma e eventuais adequações que forem necessárias. Cabe ao aluno acompanhar as aulas e se manter informado sobre o andamento do cronograma e eventuais alterações nas datas.
** Não serão aceitas atividades avaliativas fora do prazo, salvo situações de força maior e que sejam devidamente justificadas.
***A assiduidade nas aulas (presença em todas as aulas) garantirá 5 pontos extras ao final do semestre.
**** Será ofertada uma Atividade de Recuperação (prova) para os discentes que tiverem 75% de frequência na disciplina, mas não alcançarem a nota mínima para aprovação (60 pontos). Esta prova de recuperação poderá substituir a nota da Prova 1 ou da Prova 2 (como disposto no Cronograma acima) e prevalecerá a maior nota.
BIBLIOGRAFIA
Básica
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2006.
CASTROGIOVANI, A.C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2008.
GIMENO SACRISTÁN, J. G. e GÓMEZ, I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997
LIBÂNEO, J. C. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas Exigências educacionais e profissão docente. 10. ed. São
Paulo: Cortez, 2007.
ROSSATO, M. S.; BELLANCA, E. T.; FACHINELLO, A; CÂNDIDO, L. A.; SILVA, C. R. da; SUERTEGARAY, D. M. A. Terra
Feições Ilustradas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
Complementar
ARROYO, M. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.
DEMO, P. Pesquisa: princípio cienơfico e educaƟvo. São Paulo: Cortez, 2006.
FAZENDA, I. C. A. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.
JUNIOR, D. G; FILHO, G, I. (Org.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Uberlândia: Autores Associados, 2005.
PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. FANCO, M. A. S. (Org.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Leda Correia Pedro Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/04/2022, às 17:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3530011 e o código CRC 40AB6D34. |
Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 | SEI nº 3530011 |