UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PROINTER I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas

Código:

31205

Período/Série:

Turma:

Matutino (GM)

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Leda Correia Pedro Miyazaki

Ano/Semestre:

2021/2°

Observações:

 

 

EMENTA

Materiais didáticos em Geografia: importância, tipos e temas. Recursos didáticos e o ensino de Geografia. Elaboração e divulgação do material produzido.

JUSTIFICATIVA

A utilização de materiais didático-pedagógicos tem facilitado o processo de ensino e aprendizagem, sendo considerado como um recurso bastante importante com capacidade de estimular o interesse do aluno pelo tema abordado na sala de aula, uma vez que possui como função auxiliar o professor no processo de construção do conhecimento do aluno. Por meio do material didático é possível trabalhar processos e conceitos, que muitas vezes são abstratos para os alunos, além disso o material didático tem como função primordial apoiar a atividade pedagógica de modo que o conteúdo abordado esteja relacionado a construção do conhecimento de forma sistematizada e de acordo com o planejamento pedagógico.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Proporcionar a elaboração de materiais didáticos das diferentes áreas de atuação da Geografia.

Objetivos Específicos:

  • Compreender a importância da produção, utilização e disseminação dos recursos didáticos na construção do conhecimento geográfico, sendo utilizado como um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem;

  • Estimular a criatividade na produção de recursos/materiais didáticos a partir da utilização de diferentes materiais;

  • Apreender conceitos e processos relacionados a Ciência Geográfica por meio da transposição do conhecimento científico materializados nos mais diferentes exemplos de materiais didáticos;

  • Desenvolver habilidades específicas no que tange a elaboração de um material didático;

  • Divulgar os materiais didáticos elaborados pelo discente;

PROGRAMA

1. A importância da produção de materiais didáticos no ensino de Geografia.

1.1. Tipos de recursos empregados na Geografia.

1.2. Temas geográficos que podem ser elaborados como material didático na Geografia.

2 - Recursos Didáticos e o Ensino de Geografia.

2.1 - Diagnóstico quanto ao uso de material didático nas escolas públicas.

2.2 – Escolha de materiais alternativos para a produção de materiais didáticos.

3 - Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de Geografia.

METODOLOGIA

- Aulas de orientação para instruir os discentes sobre a importância da elaboração de materiais didáticos lúdicos- pedagógicos;

- Discussão de textos importantes para subsidiar a elaboração de materiais didáticos;

- Uso dos materiais e equipamentos existentes no Laboratório PEDOGEO para apoiar as atividades práticas;

- Os textos estarão disponíveis na plataforma teams e os trabalhos serão anexados na mesma.

- Este componente curricular será ministrado no formato presencial.

- Todos os protocolos de segurança em vigência e recomendados pelo Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU deverão ser seguidos e respeitados, assim como a Portaria REITO nº287, de 03 de março de 2022, no que se refere à comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19.

- Nas aulas presenciais, os conteúdos previstos no programa da disciplina serão desenvolvidos a partir de aulas de orientação dialogadas, debates sobre os textos previamente definidos, discussões em grupo, além da participação dos alunos nos debates.

- ATENÇÃO: a leitura dos textos obrigatórios é FUNDAMENTAL para a disciplina.

Quadro 01. Cronograma das aulas

Encontro/Aula

Data

Modalidade/Horário

Atividade

Local 

01

02/05/2022

Presencial 08:00 - 11:30h 

Reunião de orientação 

- Apresentação da disciplina e definição dos instrumentos de avaliação.

- Apresentação dos materiais de leitura.

- Aula de introdução e apresentação do programa da disciplina

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

02

09/05/2022

Presencial 08:00 - 11:30h

Reunião de orientação 

- A importância da produção de materiais didáticos no ensino de Geografia. 

-Tipos de recursos empregados na Geografia

-Escolha de materiais alternativos para a produção de materiais didáticos

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

03

16/05/2022

Presencial 08:00 - 11:30h

- Temas geográficos que podem ser elaborados como material didático na Geografia.

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

04

23/05/2022

Presencial 08:00 - 11:30h

- Diagnóstico quanto ao uso de material didático nas escolas públicas.

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

05

30/05/2022

Presencial 08:00 - 11:30h

- Elaboração e formas de divulgação do material didático para o ensino de Geografia.

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

06

06/06/2022

Presencial 08:00 - 11:30h

-- Elaboração e formas de divulgação do material didático para o ensino de Geografia.

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

07

13/06/2022

Presencial 08:00 - 11:30h

- Elaboração de material didático I

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

08

20/06/2022

Presencial 08:00 - 11:30h

- Elaboração de material didático I

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

09

27/06/2022

Presencial 08:00 - 11:30h

- Elaboração de material didático I

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

10

04/07/2022

Presencial 08:00 - 11:30h

- Apresentação dos materiais didáticos

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

11

11/07/2022

Presencial 08:00 - 11:30h

- Elaboração de material didático II

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

12

18/07/2022

Presencial 08:00 - 11:30h

- Elaboração de material didático II

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

13

25/07/2022

Presencial 08:00 - 11:30h

- Elaboração dos materiais didáticos II

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

14

01/08/2022

Presencial 08:00 - 11:30h

- Apresentação dos materiais didáticos

- Entrega das notas parciais

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

15

08/08/2022

Presencial 08:00 - 11:30h

Entrega das Notas finais e Recuperação

Laboratório PEDOGEO

Bloco 1 J

Sala 05 térreo

16

02/05/2022 a 01/08/2022

Assincrona (12 horas)

Leitura dos textos de apoio, debates sobre os temas e preparação dos materiais didáticos

 

OBSERVAÇÃO:  Além das aulas presenciais de orientação, teremos 12 horas de atividades na modalidade assíncrona, conforme estabelecido na Resolução CONGRAD nº 25/2020. Nessa modalidade, o aluno deverá desenvolver a leitura de textos, debates em grupos e preparação de atividades.

AVALIAÇÃO

A avaliação será de forma individual e baseada nas seguintes estratégias:

A nota final será calculada a partir do uso da média aritmética ponderada: Nota Final (NF)= Material didático I*3; Material didático II*3; Artigo Final*4/10

* As atividades avaliativas deverão ser realizadas e/ou entregues nas datas definidas abaixo. Estas datas poderão sofrer alterações de acordo com o andamento do cronograma e eventuais adequações que forem necessárias. Cabe ao aluno acompanhar as aulas e se manter informado sobre o andamento do cronograma e eventuais alterações nas datas.

** Não serão aceitas atividades avaliativas fora do prazo, salvo situações de força maior e que sejam devidamente justificadas.

***A assiduidade nas aulas (presença em todas as aulas) garantirá 5 pontos extras ao final do semestre.

**** Será ofertada uma Atividade de Recuperação (prova) para os discentes que tiverem 75% de frequência na disciplina, mas não alcançarem a nota mínima para aprovação (60 pontos). Esta prova de recuperação poderá substituir a nota da Prova 1 ou da Prova 2 (como disposto no Cronograma acima) e prevalecerá a maior nota.

BIBLIOGRAFIA

Básica

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2006.
CASTROGIOVANI, A.C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2008.
GIMENO SACRISTÁN, J. G. e GÓMEZ, I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997

LIBÂNEO, J. C. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas Exigências educacionais e profissão docente. 10. ed. São
Paulo: Cortez, 2007.
ROSSATO, M. S.; BELLANCA, E. T.; FACHINELLO, A; CÂNDIDO, L. A.; SILVA, C. R. da; SUERTEGARAY, D. M. A. Terra
Feições Ilustradas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

Complementar

ARROYO, M. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.
DEMO, P. Pesquisa: princípio cienơfico e educaƟvo. São Paulo: Cortez, 2006.
FAZENDA, I. C. A. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.
JUNIOR, D. G; FILHO, G, I. (Org.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Uberlândia: Autores Associados, 2005.
PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. FANCO, M. A. S. (Org.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Leda Correia Pedro Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/04/2022, às 17:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3530011 e o código CRC 40AB6D34.




Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 SEI nº 3530011