UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

CARTOGRAFIA ESCOLAR

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

IGUFU31402

Período/Série:

4º período

Turma:

F

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

00

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

ALEX CRISTIANO DE SOUZA

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma F: Quinta-feira das 08 h às 11:30 h

 

EMENTA

Cartografia escolar e ensino de Geografia. Os atributos básicos do mapa (escala, projeção e simbologia). Elaboração de croquis e mapas temáticos. Entendimento dos produtos de sensoriamento remoto (imagens orbitais e fotografias aéreas). O mapa como resultado da interação entre processos históricos, econômicos, políticos, sociais e culturais. O mapa nos PCNs, CBC- MG e BNCC. A cartografia nos livros didáticos de Geografia da educação básica. Trabalho didático e pedagógico com Atlas. Práxis educativa e cotidiano escolar. Percepção, subjetividade e abstração do espaço a partir dos mapas mentais. Relações e articulações escalares. O mapa como linguagem (símbolos e legendas). Interpretação do espaço por meio de Localização e orientação. Pesquisa em cartografia escolar. Projeto de extensão para o ensino de Geografia com atividades de cartografia para a educação básica.

 

JUSTIFICATIVA

Conhecimentos cartográficos básicos são necessários a todos os cidadãos para que se possa compreender grande parte das informações relativas ao espaço geográfico, pensar esse espaço, desenvolver o raciocínio geográfico e exercer a cidadania com participação qualificada nas discussões e decisões envolvendo questões e problemas socioespaciais, ambientais e geopolíticos em diferentes escalas, bem como para resolver situações da vida cotidiana. Por isso a Cartografia é parte do currículo escolar de geografia da educação básica e, portanto, deve integrar a formação de professores na licenciatura em Geografia proporcionando fundamentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de práticas educativas específicas para os processos de ensino-aprendizagem dos mapas e pelos mapas em Geografia na escola com metodologias de ensino diversificadas e adequadas. É essa a razão e a função da Cartografia Escolar que a justificam como disciplina no curso de licenciatura em Geografia.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Estabelecer fundamentos e orientações teóricas, metodológicas e práticas para o desenvolvimento de atividades educativas de ensino-aprendizagem dos mapas e pelos mapas referenciados em estudos, pesquisas e propostas didáticas nos campos da Cartografia Escolar e do currículo da Geografia na educação básica.

Objetivos Específicos:

1. Identificar e analisar conteúdos e abordagens da Cartografia em documentos curriculares oficiais e publicações didáticas de geografia para os ensinos fundamental e médio.

2. Compreender e empregar fundamentos teórico-metodológicos estabelecidos pelos principais estudos, pesquisas e propostas didáticas em Cartografia Escolar para metodologias de ensino das representações cartográficas no currículo de Geografia da educação básica.

3. Desenvolver propostas didáticas com recursos, materiais e procedimentos metodológicos específicos e adequados para ensino-aprendizagem das e pelas representações cartográficas na abordagem de conteúdos curriculares de geografia na educação básica.

PROGRAMA

1. Fundamentos da Cartografia Escolar

1.1 A construção histórica, social e cultural do mapa como instrumento para pensar o espaço, dominar territórios, conhecer o mundo, viver nos lugares.

1.2 A psicogênese do espaço nas representações gráficas pelas crianças e a compreensão do mapa base: contribuições dos estudos piagetianos.

1.2.1 Bases para orientação e localização no espaço: noção de espaço, esquema corporal, lateralidade, eixos de coordenadas e coordenação de perspectivas.

1.2.2 Relações espaciais (topológicas, projetivas e euclidianas), função simbólica e os atributos fundamentais do mapa base nas representações gráficas de crianças e adolescentes: localização/orientação; perspectiva e projeção no plano; proporção e escala; simbologia e legenda; organização do espaço gráfico e convenções culturais.

1.3 Limites e crítica da epistemologia genética de Piaget e sua superação pela teoria histórico-cultural de Vigotski: implicações para o ensino-aprendizagem dos mapas.

1.3.1 O modelo epistemológico interacionista, o caráter natural, espontâneo e individual do desenvolvimento intelectual e a negação do ensino na teoria de Piaget.

1.3.2 Contribuições da teoria histórico-cultural: a relação ensino-aprendizagem-desenvolvimento intelectual e seu caráter sócio-histórico-cultural; o social, o individual, a apropriação, a objetivação, conservação e mudança nos processos de conhecimento e criação; conceitos cotidianos e científicos; e função e importância educação escolar.

1.3.2.1 Caráter socio-histórico-cultural dos mapas, dos desenhos, do grafismo, das técnicas e tecnologias: implicações para o ensino.

1.3.2.1 O mapa como memória externa, linguagem e instrumento do pensamento na mediação pedagógica para o desenvolvimento do conhecimento, do raciocínio e do olhar geográficos.

2. Cartografia no currículo de Geografia para a educação básica.

2.1 Tópicos relacionados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Referência de Minas Gerais.

2.2 A Cartografia nos atlas e livros didáticos de Geografia.

3. Recursos, materiais, metodologias e procedimentos didáticos para mediação pedagógica no ensino-aprendizagem dos mapas e pelos mapas

3.1 O lúdico, o ensino e a aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades, noções e conceitos relativos ao mapa base em atividades fundamentadas partindo do corpo e da sala de aula para o espaço do entorno e mais amplo: jogos, desenho, maquete, planta baixa, imagem de satélite e croqui.

3.2 Localização e orientação geográficas, projeções cartográficas, escala e fusos horários: atividades de observação, simulação e registros no espaço local, no globo terrestre, em outros modelos tridimensionais e em planisférios.

3.3 Representação cartográfica do relevo no ensino: curva de nível, carta topográfica e mapa hipsométrico a partir de atividades com maquete e outros modelos simples enfocando a relação entre morfologia, drenagem e conceitos associados na abordagem de conteúdos curriculares.

3.4 Cartografia temática: produção, leitura e interpretação de gráficos e mapas temáticos a partir da Semiologia Gráfica.

3.4.1 Poder e manipulação da cartografia temática para fins político-ideológicos.

4. Projetos de pesquisa e extensão em Cartografia Escolar

4.1 Principais pesquisas que alicerçaram a constituição dessa área no Brasil: temas e questões de ordem teórica, prática, metodológica e epistemológica.

4.2 Temas e questões para novas pesquisas na graduação e na pós-graduação.

4.3 Importância dos projetos de extensão em Cartografia Escolar: experiências e contribuições para a educação básica.

 

TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* ( X ) NÃO

 

 

METODOLOGIA

As aulas serão de tipo expositivas, dialogadas e com atividades teórico-práticas, utilizando-se recursos audiovisuais, demonstrações de materiais e procedimentos metodológicos para o ensino de conteúdos curriculares de Cartografia Escolar na educação básica e realização de trabalhos individualmente e em pequenos grupos. Os textos das referências básicas serão compartilhados em equipe própria na Plataforma Microsoft Teams para leituras prévias, atividades e exercícios como preparação para as aulas nas quais serão utilizados. Os trabalhos prévios com os textos das referências básicas constituirão parte principal das atividades consideradas para avaliação de desempenho na disciplina.

 

AVALIAÇÃO

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Prova escrita

Ao final do item 1 (Fev/Mar)

30

Exercícios e atividades

Ao longo do semestre

30

Trabalho final: elaboração de atividade de ensino para uma sequência didática 

Abril

30

Autoavaliação

Abril

10

Toda atividade avaliativa será comunicada com antecedência à turma, com as instruções para a realização e o período de realização e de entrega.

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Avaliação dissertativa

18/04/2024

100

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica   

ALMEIDA, R. D.; PICARELLI, Adriano. Planejando atividades de geografia. In: Ensinar e Aprender: reflexão e criação, v. 2. Secretaria da Educação do Estado do Paraná; Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Curitiba, SEE-PR/CENPEC, 1998, p. 64-72.

MARTINELLI, Marcelo. Curso de cartografia temática. São Paulo-SP: Contexto, 1991.

MIRANDA, Sérgio Luiz. A relação direções cardeais-esquema corporal no ensino de geografia: uma perspectiva histórica e afirmativa. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG), 9, Niterói-RJ, Universidade Federal Fluminense, 29 de outubro a 01 de novembro de 2007. Anais... Niterói-RJ: UFF, 2007.

PELED-ELHANAN, Nurit. A geografia da hostilidade e da exclusão: uma análise multimodal. In: ______. Ideologia e propaganda na educação: a Palestina nos livros didáticos israelenses. Trad. de Arthur Renzo. 1.a ed. São Paulo: Boitempo; Editora Unifesp, 2019, cap. 2, p. 133-169.

SANTOS, Márcia M. Duarte. O uso do mapa no ensino-aprendizagem da geografia. Geografia, Rio Claro, v. 16, n. 1, p.1-22, abril 1991.

 

Complementar  

ALMEIDA, R. Doin de. Do desenho ao mapa. São Paul-SP: Contexto, 2001.

_______ (Org.). Cartografia escolar. São Paulo-SP: Contexto, 2007.

_______ (Org.). Novos rumos da cartografia escolar. São Paulo-SP: Contexto, 2011.

______; SANCHEZ, Miguel Cesar; PICARELLI, Adriano. Atividades Cartográficas. Col. 4 v. São Paulo-SP: Atual, 1995.

BERTIN, Jacques. Ver ou ler. Seleção de Textos, São Paulo, Associação dos Geógrafos Brasileiros, n. 18, Cartografia Temática, p. 45-58, maio 1988.

______; GIMENO, Roberto. A lição de cartografia na escola elementar. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 35-56, jan/jun.1982.

BRASIL (País). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Ensino Médio. Área de Ciências Humanas. Geografia. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2018.

BREDA, Thiara Vichiato. “Por que eu tenho que trabalhar lateralidade?”: experiências formativas com professoras dos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ciências). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências, Campinas, 2017.

DUARTE, Newton. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. Cad. CEDES, Campinas, v. 19, n. 44, p. 85-106, 1998.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas geográfico escolar. 8.a ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101627>. Acesso em 10/01/2024.

MINAS GERAIS. Secretaria de Educação. Currículo Referência de Minas Gerais. Ensino Fundamental. Área de Ciências Humanas. Geografia. Belo Horizonte-MG: Secretaria de Educação de Minas Gerais, 2018, p. 786-807.

______. Currículo Referência de Minas Gerais. Ensino Médio. Área de Ciências Humanas. Geografia Belo Horizonte-MG: Secretaria de Educação de Minas Gerais, 2021, p. 205-260.

MIRANDA, Sérgio Luiz. A noção de curva de nível no modelo tridimensional. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Rio Claro, 2001. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/95698/miranda_sl_me_rcla.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 25/05/2018.

NOGUEIRA, Amélia R. Batista. O mapa-mental: recurso didático para o estudo do lugar. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo U. (Orgs.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002, p. 125-131.

PIAGET, Jean e BARBÜEL (1993). A representação do espaço na criança. Trad. Bernardina M. de Albuquerque. Porto Alegre, Artes Médicas.

PINO, Angel. A categoria “espaço” em psicologia. In: MIGUEL, Antonio; ZAMBONI, Ernesta (Org.). Representações do espaço: multidisciplinaridade na educação. Campinas-SP: Autores Associados, 1996.

RICHTER, Denis. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

SILVA, P. A. da; ASCENÇÃO, V. de O. R.; VALADÃO, R. C.. Por uma construção do raciocínio geográfico para além do pensamento espacial (spatial thinking). In: Colóquio Internacional da Rede Latino-Americana de Investigadores de Didática de Geografia, 5º. Goiânia/Pirenópolis-GO, 5 a 8 de junho de 2018. Anais... Goiânia-GO: Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG), Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Universidade Federal de Goiás (UFG), 2018.

SILVA, Sílvia M. C. da. A constituição social do desenho da criança. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2002.

SIMIELLI, Maria Elena et al. Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 70, p. 5-21, 1993.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. Michael Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto, L. S. M. Bareto e S. C. Afeche. 6a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo-SP: Matins Fontes, 2000.

______. Imaginação e criatividade na Infância. Trad. de João Pedro Fróis. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024.

 


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Documento assinado eletronicamente por Alex Cristiano de Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/01/2024, às 15:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015338