UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado de Extensão do Instituto de Química

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Telefone: (34) 3239-4264 - diretoria@iqufu.ufu.br
  

Timbre

plano de extensão da unidade - pex

O PRESENTE PLANO TEM RESPALDO LEGAL NAS SEGUINTES NORMATIVAS:

 

Normativas:

1 - Resolução do Ministério da Educação-ME-Conselho Nacional de Educação-CNE-Câmara de Educação Superior-CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que regulamenta as atividades acadêmicas de extensão no currículo dos cursos de graduação;

2 - Resolução Plano Nacional de Educação através da Lei 13.005 de 25 de junho de 2014 que regulamenta as atividades de extensão dos cursos de graduação na forma de componente curricular que devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação;

3 - Resolução do Conselho Universitário da UFU – CONSUN de nº 25/2019 que trata dos objetivos da Extensão na UFU;

4 - Resolução do Conselho de Graduação – CONGRAD nº 13/2019 que Regulamenta a inserção das atividades de extensão nos Currículos dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia;

5 - Resolução do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - CONSEX de nº 10/2020 que dispõe sobre normas para organização, funcionamento, implementação e acompanhamento de atividades de Extensão Tecnológica na UFU;

6 -Resolução nº 39/2022 do CONGRAD/UFU que dispõe sobre a regulamentação e operacionalização das Atividades Curriculares de Extensão (ACE) nos PPCs articuladas com os PEX;

7 - Resolução do Conselho Universitário da UFU nº 10/2020 que trata da Extensão Tecnológica na UFU;

8 - Resolução do Conselho Diretor nº 08/2017 que dispõe sobre o relacionamento da Universidade com as fundações de apoio mediante a celebração de convênios ou contratos;

9 - Resolução nº 20/2021 do CONGRAD, que altera o parágrafo 3º do Art. 4º da Resolução Nº 13/2019 do Conselho de Graduação;

10 - Resolução nº 06/2020 do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (CONSEX) que prevê as linhas de extensão a serem atendidas;

11 - Resolução no.17/2019 do Conselho Universitário que cria  a Coordenação de Extensão do Instituto de Química (COEXT-IQ);

12 - Portaria DIRIQUFU Nº 17, de 06 de Abril de 2021, que trata da transição da Diretoria de Análises de Águas da Química (DIAAQ) para Central de Análises Químicas (CEAQ), órgão Complementar criado no CONSUN, e responsável por realizar análises químicas no IQUFU, com caráter extensionista;

 

IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE

Nome da Unidade:

INSTITUTO DE QUÍMICA

Cursos Oferecidos na Unidade

(Descrever todos os cursos oferecidos pela Unidade: ensino básico, técnico, graduação e pós-graduação)

Áreas do Conhecimento (CNPq)

BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL

Ciências Exatas e da Terra

LICENCIATURA EM QUÍMICA

Ciências Exatas e da Terra

PROGRAMA DE DOUTORADO ACADÊMICO EM QUÍMICA

Ciências Exatas e da Terra

PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM QUÍMICA

Ciências Exatas e da Terra

PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM BIOCOMBUSTÍVEL

Ciências Exatas e da Terra

PROGRAMA DE DOUTORADO ACADÊMICO EM BIOCOMBUSTÍVEL

Ciências Exatas e da Terra

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Ciências Exatas e da Terra

APRESENTAÇÃO GERAL DO PLANO DE EXTENSÃO DA UNIDADE - PEX

Apresentação geral da extensão na unidade:

O Plano de Extensão do Instituto de Química (PEX-IQ) é um documento orientador do desenvolvimento das ações extensionistas no IQUFU e que deverá atender os princípios básicos da extensão: aplicação, compartilhamento e produção de conhecimento em articulação do Instituto de Química com os diversos setores da sociedade. O PEX-IQ resulta da reflexão sobre a natureza e abrangência das ações extensionistas que já são ou que poderão ser desenvolvidas com o intuito de integrar vários setores da sociedade ao Instituto de Química. O PEX-IQ foi elaborado considerando a Resolução do Ministério da Educação-ME-Conselho Nacional de Educação-CNE-Câmara de Educação Superior-CES de nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Nela regulamentam-se as atividades de extensão dos cursos de graduação na forma de componente curricular que devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, conforme fundamentado no Plano Nacional de Educação através da Lei 13.005 de 25 de junho de 2014. Além disso, o PEX-IQ considerou a Resolução do Conselho Universitário da UFU – CONSUN de nº 25/2019 que dispõe sobre a Política de Extensão da UFU, a Resolução do Conselho de Graduação – CONGRAD nº 13/2019 que Regulamenta a inserção das atividades de extensão nos Currículos dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia e a Resolução do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - CONSEX de nº 10/2020 que dispõe sobre normas para organização, funcionamento, implementação e acompanhamento de atividades de Extensão Tecnológica na UFU, bem como pela Resolução nº 39/2022 do CONGRAD, que dispõe sobre a regulamentação e a operacionalização das Atividades Curriculares de Extensão (ACE) nos PPCs, em articulação com os Planos de Extensão das Unidades (PEX). Além disso, o PEX apresenta como a Extensão Tecnológica pode ser desenvolvida, baseada na Resolução do Conselho Universitário da UFU nº 10/2020 que dispõe sobre normas para organização, funcionamento, implementação e acompanhamento de atividades de Extensão Tecnológica na UFU e na Resolução do Conselho Diretor nº 08/2017, que dispõe sobre o relacionamento da Universidade com as fundações de apoio mediante a celebração de convênios ou contratos. Sendo assim o PEX-IQ foi idealizado pelo Colegiado de Extensão, articulando e organizando as diversas necessidades e ações que já foram ou poderão ser desenvolvidas pelos segmentos que compõem o IQ (graduação, pós-graduação, laboratório multiusuário, laboratório de análise, conselho da unidade e diretoria). Neste documento encontram-se os princípios, fundamentos e procedimentos planejados e organizados para o desenvolvimento da extensão pelo Instituto de Química. Sendo possível contar com: organização institucional da extensão, os objetivos, as diretrizes e os princípios da extensão, as linhas e modalidades de extensão a ser desenvolvidas, o método de autoavaliação das ações extensionistas, bem como as formas e vinculação de discentes e docentes na extensão e a curricularização das ações nos cursos de graduação. Somado a isso, este documento destaca ainda as parcerias já firmadas entre organizações sociais e o IQ, programas e projetos já consolidados e os setores da unidade acadêmica que podem promover a extensão.

Organização da extensão na unidade:

Considerando que a Extensão faz parte das atividades essenciais da Universidade, sua organização é necessária de forma que os objetivos e metas sejam alcançados. Sendo assim, no IQUFU a Extensão está organizada em:

 

1.    Recursos humanos

Conforme a Resolução 25/2019 do Conselho Universitário, as ações extensionistas podem ser propostas e coordenadas por servidores (docentes e técnicos administrativos), desde que em efetivo exercício. Dessa forma as atividades de extensão, quando propostas por docentes e técnicos, devem constar no plano de trabalho, como parte da carga horária regular e para fins de progressão ou promoção funcional. As atividades extensionistas, devem contemplar a participação de discentes de graduação, servidores, discentes da educação básica, discentes de pós-graduação e membros da sociedade externa. Considerando os discentes de graduação, de acordo com a Resolução 13/2019 do Conselho Universitário, a extensão é a atividade que se integra à matriz curricular dos cursos de graduação devendo compor, no mínimo, 10% (dez por cento) da carga horária dos cursos de graduação. As componentes curriculares de extensão deverão estar presentes no projeto pedagógico dos cursos de graduação em Química Licenciatura e Química Industrial. Os estudantes poderão participar de quaisquer atividades de extensão da UFU, respeitando as diretrizes do projeto pedagógico.

As atividades extensionistas cadastradas no Sistema de Informação de Extensão (SIEX), com envolvimento da comunidade externa à UFU, e coordenadas por docentes, técnicas- e técnicos-administrativos em Educação da UFU, poderão ser convalidadas como Atividade Curricular de Extensão (ACE) para a Graduação, conforme Resolução nº 20/2021 do CONGRAD, que altera o parágrafo 3º, do Art. 4º, da Resolução Nº 13/2019 do Conselho de Graduação.

Com respeito ao corpo discente dos cursos de pós-graduação, a CAPES entende que as atividades extensionistas também constituem quesito de avaliação, o que leva à organização de ações extensionistas que envolvam esse corpo discente. Nesse sentido, essas ações impactarão, com seu desenvolvimento, as pesquisas que são realizadas no IQUFU, perfazendo o ciclo virtuoso da Extensão, que seja, interação com a comunidade externa, melhoria da comunidade externa, impacto na produção de conhecimento dentro da Universidade.

 

2.    Espaço físico

Além de contar com o espaço de salas de aulas e anfiteatros oferecidos pela Prefeitura Universitária, o IQUFU conta com os seguintes espaços para realizar as ações extensionistas:

●               Laboratórios de graduação

●               Laboratórios de pesquisa

●               Laboratório multiusuário

●               Laboratório da Central de Análises Químicas

●               Sala de reuniões

●               Anfiteatro da pós graduação

 

3.    Registro da ação extensionista

As ações extensionistas deverão ser, obrigatoriamente, cadastradas no Sistema de Informação de Extensão (SIEX), Figuras 1-3. Sendo assim, alguns parâmetros das ações deverão ser previamente definidos para o cadastro. Para a escolha desses parâmetros, sugerimos que o proponente consulte a Resolução nº 06/2020 do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (CONSEX). Primeiramente, o proponente deverá escolher uma área de conhecimento, segundo CNPq, para a realização das ações extensionistas: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia/Tecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. Na sequência, o proponente deverá escolher uma das oito áreas temáticas principais: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.  Facultativamente, o proponente deverá escolher uma dentre as oito áreas temáticas acima citadas como área temática secundária. Por fim, o proponente deverá classificar a ação em uma linha de Extensão, conforme descrito no item 2 deste PEX.

Adicionalmente, visando trabalhar a Internacionalização da Extensão via Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)2, as ações extensionistas deverão ser classificadas em pelo menos um dos ODS descritos abaixo:

  • Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

  • Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

  • Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

  • Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

  • Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

  • Água potável e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos

  • Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

  • Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos

  • Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

  • Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

  • Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

  • Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

  • Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

  • Vida na água - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

  • Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

  • Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

  • Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Vale salientar que as modalidades “evento” e “curso” não carecem de aprovação da Pró-Reitoria, passando apenas pela avaliação e concessão de parecer por parte do Colegiado de Extensão do IQUFU. Note-se, no entanto, que, mesmo naquelas modalidades de atividades que não necessitam de aprovação da Pró-Reitoria, é importante manter bem definida e determinada sua caracterização extensionista, fornecendo as informações do modo mais completo e esclarecedor possível, de forma de manter a qualidade da produção da unidade nesse eixo.

As Figuras abaixo dão uma ideia geral do processo.

 

 Figura 1. Fluxograma das etapas prévias ao cadastro da ação no SIEX.

  

Figura 2. Fluxograma de cadastro e deferimento das ações de extensão com financiamento.

Figura 3. Fluxograma de cadastro e deferimento das ações de extensão sem financiamento.

 

4. Gestão

A Extensão no Instituto de Química (IQ) foi regulamentada através da criação da Coordenação de Extensão (COEXT-IQ) através da Resolução no.17/2019 do Conselho Universitário.  A COEXT-IQ é responsável pela gestão da extensão no IQUFU, sendo constituída por:

  • um coordenador; 

  • quatro representantes do corpo docente;

  • um representante do corpo discente;

  • um representante do corpo técnico.

Para coordenar as ações de extensão no Instituto de Química, o Colegiado de Extensão do IQ (COLEXT-IQ) será responsável por:

  • zelar pela qualidade e eficiência das ações de Extensão desenvolvidas;

  • coordenar, supervisionar e orientar as ações de Extensão em consonância com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis;

  • Avaliar e deferir as ações de Extensão realizadas;

  • Divulgar as ações de Extensão realizadas;

  • Realizar a autoavaliação da extensão

Objetivos da extensão na unidade:

As atividades de extensão devem ser direcionadas para que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa transforme a sociedade, não se limitando apenas à formação dos alunos regulares daquela instituição. As extensões universitárias têm por objetivo aliar a teoria à prática durante o ensino, e favorecer a interação e transformação da realidade social por meio da aplicação, compartilhamento e produção de conhecimento com a comunidade externa. Consequentemente, em um nível mais profundo de atendimento, tal interação dialógica Sociedade-Universidade também impactará na pesquisa que é realizada na Universidade, direcionando-a, em parte, para a solução de problemas locais e impactando, ainda mais, a Sociedade. Somado a isso, a Extensão Universitária pode ter um caráter tecnológico, em que as atividades desenvolvidas que integram o ensino e a extensão podem auxiliar no desenvolvimento, no aperfeiçoamento e na difusão de soluções científicas e tecnológicas que beneficiarão tanto a sociedade quanto o mercado.

Dentro deste contexto, e considerando os objetivos preconizados pela Resolução 25/2019 do CONSUN, os objetivos da Extensão na UFU são:

I – promover a relação Universidade/sociedade, articulando o ensino e a pesquisa, por meio da arte, da ciência, da tecnologia e da inovação;

II – dar reconhecimento da extensão como dimensão relevante da atuação universitária, conforme previsão no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI);

III – integrar temáticas de relevância social no processo de formação dos estudantes da Universidade;

IV – estimular atividades de extensão cujos desenvolvimentos impliquem em relações multi, inter e/ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da Universidade e da sociedade;

V – possibilitar novos meios e processos de produção, inovação e disponibilização de conhecimentos, permitindo a ampliação do acesso aos diferentes saberes-fazeres produzidos na Universidade e na sociedade e o desenvolvimento tecnológico, social e cultural do país;

VI – estimular as atividades voltadas para o desenvolvimento, a produção e a preservação cultural e artística, reconhecendo a sua relevância para a construção das identidades locais, bem como a importância das manifestações locais e regionais para o contexto nacional;

VII – tornar permanente a avaliação institucional das atividades de extensão universitária como um dos parâmetros de avaliação da própria Universidade;

VIII – valorizar os programas de extensão interinstitucionais, sob a forma de consórcios, redes e/ou parcerias;

IX – colaborar para a internacionalização da extensão;

X – estimular a pesquisa na Instituição; e

XI – contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país

 

Dentro deste contexto, os objetivos da Extensão no IQ são:

  • Articular o ensino e a pesquisa realizada às demandas da sociedade;

  • Incentivar, constantemente, o comprometimento da comunidade (docentes, técnicos e estudantes) com a Extensão;

  • Estabelecer a integração entre os saberes acadêmicos e populares, visando a produção e popularização de conhecimento;

  • Possibilitar o compartilhamento do ensino e das pesquisas desenvolvidos com todos os segmentos da sociedade;

  • Incentivar que os conhecimentos desenvolvidos contribuam para o desenvolvimento da consciência social e política, formando profissionais-cidadãos;

  • Auxiliar o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e a difusão de soluções científicas e tecnológicas através da sua disponibilização à sociedade e ao mercado, promovendo uma Extensão de caráter tecnológico;

  • Aliar a teoria à prática durante o ensino, contribuindo para formação discente IQUFU;

  • Possibilitar a organização de ações de extensão que possam ser desenvolvidas no âmbito dos componentes curriculares obrigatórios de extensão, garantindo a efetiva participação e, consequente formação, dos estudantes em atividades extensionistas;

  • Sensibilizar o estudante do curso de Química para intervenções na sociedade em problemáticas que envolvem Química;

 

Para que os objetivos da extensão do IQ sejam alcançados, o PEX-IQ dispõe das seguintes diretrizes:

  • Promover a integração das ações de Extensão;

  • Promover o desenvolvimento de ações extensionistas de caráter tecnológico;

  • Enumerar as áreas de ações extensionistas a serem desenvolvidas;

  • Orientar o registro das atividades de Extensão realizadas pela Unidade Acadêmica;

  • Propor ações de curricularização das ações extensionistas para que contribuam com, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos;

  • Propor os mecanismos de autoavaliação da extensão.

Linhas de extensão a serem atendidas:

(as atividades de extensão são organizadas pelas linhas descritas no quadro II do Anexo, da Resolução 06/2020 - CONSEX/UFU)

Conforme prevê a Resolução nº 6/2020 do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos 

Estudantis, as ações extensionistas são agrupadas em determinadas linhas de extensão alinhadas à uma área temática principal e, opcionalmente, em área temática secundária. As áreas temáticas podem ser: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. Dentro dessas áreas temáticas, as principais linhas de extensão desenvolvidas no IQ são:

  1. Artes integradas

  2. Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo)

  3. Comunicação estratégica

  4. Desenvolvimento de produtos

  5. Desenvolvimento regional

  6. Desenvolvimento rural e questão agrária

  7. Desenvolvimento tecnológico

  8. Direitos individuais e coletivos

  9. Educação profissional

  10. Empreendedorismo

  11. Endemias e epidemias

  12. Emprego e renda

  13. Espaços de ciência

  14. Fármacos e medicamentos

  15. Formação docente

  16. Inovação tecnológica

  17. Grupos sociais vulneráveis

  18. Jovens e adultos

  19. Línguas estrangeiras

  20. Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

  21. Mídias

  22. Música

  23. Propriedade intelectual e patentes

  24. Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares

  25. Questões ambientais

  26. Temas específicos

  27. Resíduos sólidos

Maiores detalhes sobre a descrição e atribuição de cada linha de Extensão encontram-se no Anexo I deste documento ou no Quadro II do Anexo, da Resolução 06/2020-CONSEX: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSEX-2020-6.pdf . Quando se tratar de uma atividade de Extensão Tecnológica, de acordo com a Resolução no.10/2020 do Conselho Universitário, estas deverão estar organizadas em uma das seguintes linhas: desenvolvimento tecnológico; desenvolvimento de produtos e subprodutos; empreendedorismo; inovação tecnológica; propriedade intelectual.

Modalidades de extensão a serem implementadas:

 ( X ) PROGRAMA - Conjunto de projetos de extensão ampliado, de caráter institucional, realizados com o mesmo objetivo e sob uma coordenação comum.

 ( X  ) PROJETO - Conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural, esportivo ou tecnológico, integrado às atividades de ensino e pesquisa, com objetivo específico e prazo determinado

 

 ( X ) CURSO - Conjunto articulado de atividades pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejado e organizado de maneira sistemática, com carga horária definida e processo de avaliação formal, reconhecido pela UPE, podendo ser classificado como de iniciação, atualização e classificação profissional. Uma atividade de disseminação de conhecimento.; 

 

 ( x ) OFICINA - Atividade pedagógica de caráter prático que visa a troca de saberes numa perspectiva de interação dialógica. Uma atividade centrada na construção coletiva do conhecimento.

 ( X ) EVENTO - Organização, promoção ou atuação em uma programação, implicando apresentação pública. Livre ou para clientela específica, de difusão de conhecimento, processo ou produtos culturais, científicos ou tecnológicos, desenvolvida ou reconhecida pela UFU em diferentes modalidades, tais como, fóruns, congressos, seminários, simpósios, musicais, teatro e outros.

 

 ( X ) PRESTAÇÃO DE SERVIÇO - Atividades de caráter permanente ou eventual, que compreendam a execução ou participação em serviços profissionais e se fundamentam em habilidades e conhecimentos de domínio da Universidade. Considera-se atividade de transferência do conhecimento gerado e instalado na UFU à comunidade, incluindo-se nesse conceito assessorias e consultorias, pesquisas encomendadas e atividades contratadas e financiadas por terceiros (comunidade ou empresa), e caracteriza-se por intangibilidade, inseparabilidade e não resulta na posse de um bem.

 

EVOLUÇÃO DA EXTENSÃO NA UNIDADE

Evolução da extensão na unidade:

O Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia constitui-se a partir de 1999, desde então o corpo docente tem se engajado em formar recursos humanos e realizar pesquisas científicas de qualidade para toda a comunidade. Além de aprofundamento no conhecimento científico, os corpos docente, técnico e discente, têm buscado, também, um maior diálogo com a comunidade externa à Universidade através de ações extensionistas. O histórico extensionista do IQUFU revela que o corpo docente está envolvido em diversos tipos de ações, que podem ser agrupadas em programas, projetos, cursos, eventos e prestações de serviços. Infelizmente, as ações extensionistas do IQUFU foram realizadas, por muitos anos, sem o devido registro ou formalização para a própria comunidade do IQ, devido à ausência de uma coordenação geral que estivesse em constante comunicação com a PROEX, e que organizasse essas ações, para que fossem devidamente registradas e conhecidas por todos. Estes registros passaram a ser feitos apenas a partir de 2010, por meio da plataforma SIEX. Com o intuito de mapear a evolução das extensões na unidade, foi feito um levantamento de dados na plataforma SIEX sobre todo histórico de ações extensionistas IQUFU e sua atuação nas diferentes modalidades, áreas de conhecimento, áreas temáticas e linhas de extensão. 

Os registros das ações no SIEX mostram que em 11 anos (2010-2021) foram 15 programas, 60 projetos, 21 cursos/oficinas, 53 eventos, 0 publicações e 0 prestações de serviços, totalizando 149 ações extensionistas realizadas sob análise da PROEX (Figura 4). Vale salientar que das 149 ações registradas nos 11 anos (2010-2021), 104 ações (70%) são referentes aos últimos 3 anos (2019-2021), período em que a COEXT-IQUFU foi consolidada no IQUFU (a partir de 2019). Isso não significa que anteriormente as ações extensionistas eram escassas no IQUFU, mas enfatiza que, por ter o Instituto de Química estabelecido a Coordenação de Extensão na Unidade, foi fundamental para alavancar a formalização/registro de projetos já existentes e incentivar a participação de docentes, técnicos e discentes em atividades extensionistas, fomentando assim, uma cultura extensionista.

 

Figura 4. Gráfico de barras mostrando o número de ações de extensão IQUFU registradas desde 2010, separadas por modalidades: programas, projetos, cursos/oficinas, eventos, publicações e prestação de serviços.

 

Ao se avaliar quais modalidades foram mais empregadas desde 2010 (Figura 5), nota-se que projetos e eventos são as modalidades que compõem 76% de todas as ações registradas. Isso mostra a necessidade de nossa Unidade buscar estratégias para melhorarmos nossa atuação em programas e cursos/oficinas, bem como intensificar prestações de serviços. Vale ressaltar que muitas ações ainda não foram registradas no SIEX pela comunidade do IQUFU, por motivos diversos.

 

Figura 5. Porcentagem da atuação do IQUFU nas diferentes modalidades de extensão durante os anos de 2010 a 2021.

 

Em termos de área do conhecimento, o IQUFU vem atuando majoritariamente na área de Ciências Exatas e da Terra (Figura 6), com participações eventuais em outras áreas como Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, e outras (Figura 6).

 

Figura 6. Porcentagem da atuação do IQUFU nas diferentes áreas do conhecimento durante os anos de 2010 a 2021.

 

Quanto às áreas temáticas principal e secundária, as ações extensionistas abrangem educação, comunicação, cultura, tecnologia e produção, meio ambiente, trabalho, saúde, direitos humanos e justiça. Nos últimos 3 anos, que contabilizam a maioria (70%) das ações, a área de educação tem sido prevalente dentre as áreas temáticas (Figura 7).

 

Figura 7.  Porcentagem da atuação do IQUFU nas diferentes áreas temáticas durante os anos de 2010 a 2021.

 

 

Com relação às linhas de extensão, as ações de extensão de nossa Unidade permeiam entre 23 linhas de extensão das 53 linhas descritas no Quadro II do Anexo, da Resolução 06/2020-CONSEX, indicando uma atuação ampla do IQUFU (Figura 8). 

 

Figura 8. Porcentagem da atuação IQUFU nas diferentes linhas de extensão durante os anos de 2010 a 2021.

 

Figura 9. Porcentagem das ações extensionistas do IQUFU com parcerias durante os anos de 2010 a 2021.

 

Os dados, descrevendo a evolução da extensão desenvolvidas no IQUFU, revelam que os docentes estão envolvidos em ações de diferentes áreas de conhecimento, áreas temáticas e linhas de extensão e com diversas parcerias (Figura 9). Entretanto, no que tange às modalidades, as ações têm se concentrado principalmente em projetos e eventos, deixando a desejar principalmente prestação de serviços. Além disso, até o momento no SIEX, o IQUFU não tem registros, ou não foram cadastradas, ações que atuem nas linhas de: (i) emprego e renda, (ii) inovação tecnológica, (iii) propriedade intelectual e patentes e (iv) resíduos sólidos. Portanto, estratégias que melhorem a distribuição das ações nas diferentes modalidades, bem como atuação em linhas de extensão com ênfase em extensão tecnológica, serão fatores a serem levados em consideração no planejamento de metas e estratégias para os próximos anos.   

Programas e projetos de extensão consolidados na unidade:

Nº Registro SIEX

Título da Atividade

Área Temática da Extensão

Linha de Extensão

Coordenador(a) Responsável

20471/2019; 

21428/2020;

23512/2021

Empresa Júnior de Soluções em

Química-QuímEJ

Educação

Empreendedorismo

João Flávio da Silveira Petruci (2019/2020);

Waldomiro Borges Neto (2021)

20874/2018;

21693/2019;

23373/2020; 

23387/2021

VisitaQUI

Comunicação 

Espaços de ciência

Rodrigo Alejandro Abarza Munoz

23022/2020;

 23296/2021

Programa interdisciplinar de formação e divulgação científica em Gastronomia Molecular

Educação

Espaços de ciência

Elaine Kikuti

23354/2021

A Gastronomia Molecular para divulgação científica interdisciplinar

Educação

Espaços de ciência

Elaine Kikuti

24189/2021

Química na Cozinha: Minha cozinha meu laboratório

Educação

Espaços de ciência

Elaine Kikuti

25284/2022

Minha cozinha, meu laboratório: há ciência em tudo o que comemos

Educação

Espaços de ciência

Elaine Kikuti

22732/2021;

22732/2022

Projeto Crespura: beleza negra sem química

Cultura

Espaços de ciência

Nicea Quintina Amauro

23348/2021;

23349/2021;

23350/2021;

23351/2021;

23352/2021;

23353/2021;

24339/2021;

24340/2021;

24346/2021;

24351/2021;

24356/2021;

24368/2021;

24488/2021;

25356/2021;

25357/2021

Conteúdos Niveladores de

Química, Física e Matemática

como parte do Programa Café na Química

Educação

Metodologias e

Estratégias de Ensino/Aprendizagem

Fábio Augusto do Amaral

25664/2022

Café na Química II

Educação 

Metodologias e

Estratégias de Ensino/Aprendizagem

Fábio Augusto do Amaral

Considerações sobre os Programas e Projetos Consolidados na Unidade:

Algumas atividades de extensão têm sido desenvolvidas no Instituto de Química com a participação dos alunos do Curso de Química Industrial e Licenciatura. Entre estas atividades, a Empresa Júnior do curso de Química (QuímEJ), VisitaQUI, Gastronomia Molecular, além da criação de eventos voltados para os discentes e comunidade externa, que incluem alunos da rede de ensino médio e técnico, além da participação de representantes de empresas da região do seguimento químico do Triângulo Mineiro. Nestes eventos incluem-se: a Semana da Química, Workshop da Pós-graduação (PPGQUI), Integra-QI, os Cursos Niveladores de Química, Física e Matemática, ofertados anualmente, Webtalks, palestras, rodas de conversas, 6 cursos online de diferentes temas relacionados a Gastronomia Molecular. Interação online com escola de educação básica com os conceitos de misturas homogêneas e coloidais aplicadas na gastronomia molecular. 

A DIAAQ oferece serviços à comunidade, atendendo diversos setores na cidade de Uberlândia e região, com análises que incluem controle de qualidade de águas, efluentes, além de análises de micro e macronutrientes em solos, fertilizantes e etc. De acordo com a PORTARIA DIRIQUFU Nº 17, DE 06 DE ABRIL DE 2021, recentemente houve a transição da Diretoria de Análises de Àguas da Química (DIAAQ) para Central de Análises Químicas (CEAQ), órgão Complementar criado no CONSUN, e responsável por realizar análises químicas com caráter extensionista, cuja missão é oferecer à sociedade acesso à expertise dos profissionais lotados no IQUFU.

Em relação à QuímEJ, fundada em 2017, oferece serviços de consultoria e soluções na área de Química para Uberlândia e região. A gestão da empresa é formada por alunos dos cursos de graduação do Instituto de Química, que têm a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico na prática, cultivar o espírito empreendedor, ter uma vivência empresarial durante a graduação, desenvolverem-se pessoal e profissionalmente. Além disso, contribuem para uma experiência extracurricular aos discentes e o desenvolvimento econômico da região, por meio da prestação de serviços de qualidade, impactando positivamente os negócios de micro e pequenos empresários. O Programa VisitaQUI é um programa de extensão voltado à divulgação científica em diferentes escolas de Ensino Médio em Uberlândia, com o intuito de integrar alunos de pós-graduação e de graduação dos cursos de Química em propor atividades variadas para divulgar suas pesquisas, sob coordenação de professores do Instituto de Química. Por isso, trata-se de uma ação estabelecida por meio de uma parceria entre escolas, que  abrem suas portas para que pesquisadores da UFU mostrem suas pesquisas e divulguem Ciência.

O Programa interdisciplinar de formação e divulgação científica em Gastronomia Molecular é um programa de extensão baseado em uma visão não compartimentada da ciência envolvendo os alimentos e os processos que os transformam em produtos gastronômicos, tanto para uso doméstico como também no intuito de serem utilizados em saberes científicos, para promoção de bem-estar e aumento de renda. As ações extensionistas deste programa têm atingido a comunidade em geral de vários estados brasileiros e do exterior, entre eles estudantes e professores do ensino médio, graduação, profissionais na área de gastronomia, donas de casa e tal alcance é fruto do trabalho de 35 pessoas entre colaboradores externos e internos da UFU e equipe executora composta de e foram emitidos mais de 250 certificados.

O Programa Café na Química, consolidado no IQUFU em 2020, tem promovido eventos e ações regulares de caráter pedagógico, além de oferecer Cursos Niveladores de Química, Física e Matemática semestralmente, de modo que mais de 1000 pessoas de diferentes partes do Brasil foram diretamente alcançadas.

O programa Café na Química tem proporcionado a articulação entre pesquisa, ensino e extensão no IQUFU, envolvendo temáticas multidisciplinares de interesse tanto da comunidade interna quanto da comunidade externa. Nos últimos anos tem havido um aumento expressivo das ações extensionistas de prestação de serviços, sem, contudo, que tenha havido um aumento proporcional dos registros dessas ações. Nesse sentido, foi criado o Programa Permanente de Extensão Tecnológica - ProPeExTeQui (registro SIEX 24529). Esse programa foi concebido segundo a Resolução CONSEX 10/2020, que trata da Extensão Tecnológica, e servirá como arcabouço legal para todas as ações de prestação de serviço a serem propostas no âmbito do IQUFU.                        

SETORES DE EXECUÇÃO DA EXTENSÃO

Descrição dos setores de execução da extensão:

                  

A extensão no Instituto de Química poderá ser executada nos seguintes setores:

  • Empresa Júnior (QUIMEJ);

  • Central de Análises;

  • Laboratório Multiusuário do IQUFU (LAMIQ);

  • Programas de pós-graduação vinculados ao Instituto de Química (PPGQUI, PPGBIOCOMB; PPGMQMG);

  • Cursos de graduação: Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Industrial

  • Laboratórios de Pesquisa - campi Santa Mônica, Monte Carmelo e Patos de Minas

  • Laboratório de Hialoquímica - campus Santa Mônica                             

FORMAS DE VINCULAÇÃO ESTUDANTIL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Vinculação Estudantil:

No âmbito da graduação a vinculação estudantil se dará através do modelo de curricularização, definido pela Resolução nº 39/2022 do CONGRAD, que dispõe sobre a regulamentação e operacionalização das Atividades Curriculares de Extensão (ACE) nos PPCs em articulação com os Planos de Extensão das Unidades (PEX). O IQ conta com dois cursos de graduação, Bacharelado e Licenciatura, e ambos deverão apresentar no mínimo 10% de sua carga horária em atividades de Extensão, o que traz desafios diferentes para cada curso. Os estudantes se vincularão a atividades de Extensão propostas pelo corpo docente e técnico do IQ tendo como base esse documento. No caso do corpo discente da pós-graduação, tendo em vista que a execução de atividades de Extensão agora faz parte do processo de avaliação dos programas de pós-graduação, espera-se uma maior participação.                                          

Planejamento - Metas e Estratégias:

Considerando que o IQ tem uma natural vocação para a realização de ações extensionistas e que o envolvimento dos corpos docente, discente e técnico é fundamental para desenvolver todo o potencial de realização, o quadro abaixo traz um conjunto de ações que deverão ser desenvolvidas ao longo de um período de 5 anos.

 

Quadro 1. Ações, metas e indicadores para evolução da Extensão no IQUFU.

Objetivo 

Meta

Estratégia

Indicador

1. Melhorar a qualidade das modalidades de Extensão

1.1. Ofertar cursos rápidos sobre escrita de projetos de Extensão;

1.1 Trazer integrantes da PROEXC para ministrar escolas rápidas de escrita

1.1. Número de cursos ofertados por semestre

1.2. Vincular projetos a programas;

1.2 Veicular informações sobre a importância dessa vinculação

1.2. Percentual de ações vinculadas a programas existentes

1.3. Criar programas de Extensão

1.3 Realizar levantamento interno na COEXT sobre as linhas temáticas principais das ações extensionistas desenvolvidas na unidade para identificar aquelas que podem ser agrupadas

1.3. Percentual de programas criados por ano

2. Aumentar a quantidade de produtos de Extensão

 

 

2.1. Aumentar a quantidade de publicações

2.1 Realizar encontros com a comunidade do IQ para demonstrar a importância dessas publicações

2.1. Número de artigos publicados anualmente

2.2. Aumentar a quantidade de vídeos sobre Extensão

2.2 Criar um grupo de trabalho de edição de vídeos

2.2. Produzir 2 vídeos semestrais sobre Extensão

2.3 Alimentar a página do IQ sobre a Extensão

2.3 Criar um grupo de trabalho responsável pela página.

2.3. Número de postagens na página da Extensão

3. Aumentar a divulgação da Extensão no IQ

 

3.1. Criar prêmios de Extensão

3.1 Trabalhar juntamente com a Direção, coordenações de cursos e agentes externos para viabilizar a criação de premiações

3.1. Percentual de ações premiadas

3.2. Veicular propaganda das ações na UFU

3.2 Criar canal de comunicação entre a COEXT-IQ e os setores de comunicação da UFU

3.2. Percentual de ações na mídia

4. Obter recursos para a Extensão

 

 

 

4.1. Prospecção de Editais internos de fomento

4.1 Oferecer treinamento para a secretaria da Extensão na busca de Editais de fomento

4.1. Percentual de projetos concorrentes a Editais internos 

4.2. Buscar parcerias com setor produtivo

4.2 Utilizar do Programa de Extensão Tecnológica para prospectar parcerias

4.2. Número de ações com apoio externo

4.3. Prospecção de Editais externos de fomento

4.3 Oferecer treinamento para a secretaria da Extensão na busca de Editais de fomento

4.3. Percentual de ações da Unidade inscritas em Editais externos

4.4. Vinculação de recursos da Unidade para a Extensão

4.4 Trabalhar junto à Direção da Unidade para vincular recursos oriundos do orçamento para realização de ações de Extensão.

4.4 Percentual do orçamento da Unidade vinculada para Extensão

5. Integrar a Extensão do IQ à de outras unidades acadêmicas

5.1 Criar ações inter-unidades

5.1 Levantar unidades acadêmicas com possíveis parcerias estratégicas

5.1 Número de ações inter-unidades cadastradas pelo IQUFU e número de ações cadastradas por outras unidades com participação do IQUFU

6. Aumentar a quantidade de ações de Extensão

6.1 Criar mecanismos de valorização das ações de Extensão no IQUFU

6.1 Trabalhar junto ao Conselho da Unidade para que seja alterado o peso das ações de Extensão na planilha de atividades que a Unidade utiliza.

6.1 Número de procedimentos administrativos criados no IQUFU para dar apoio a ações extensionistas

7. Aumentar o número da participação de estudantes da graduação e da pós-graduação

 

 

7.1 Conseguir que, no mínimo, 50% dos alunos de pós-graduação estejam envolvidos em ações extensionistas

7.1 Valorizar a participação em ações de extensão nos editais de seleção para ingresso na pós-graduação/bolsa

7.1 Percentual de editais lançados nos quais as ações extensionistas sejam consideradas.

7.2 Sistematização das Atividades Curriculares de Extensão (ACEs) com as ações extensionistas

7.2 Criar ações extensionistas vinculadas a disciplinas específicas da pós-graduação

7.2 Número de ações extensionistas nascidas de disciplinas da pós-graduação.

 

7.3 Atualização do Projeto Pedagógico dos cursos de graduação do IQUFU para corroborar com as ações extensionistas desenvolvidas pelos discentes

7.3 Percentual de alunos que realizaram ações extensionistas e se vincularam às ACEs.

 

Quanto às modalidades, é importante observar a variação do peso de cada uma na obtenção de pontuação por parte da unidade acadêmica, impactando na produção em Extensão, que é tomada em consideração para a distribuição de recurso às unidades a partir da Matriz Orçamentária da UFU. As atividades de maior pontuação são, em ordem decrescente: programa com financiamento; programa sem financiamento; projeto com financiamento externo; projeto com financiamento interno; projeto sem financiamento; curso acima de 30h; curso de até 30h; evento acima de 8h; evento até 8h. Encontre a pontuação completa na tabela A-3 da Resolução da Matriz Orçamentária PROPLAD/UFU, RESOLUÇÃO SEI Nº 06/2018, DO CONDIR.                                              

 

Fomento da Extensão da Unidade:

O modelo de financiamento das ações extensionistas propostas pelo IQUFU segue o disposto no Capítulo VI da Resolução 25/2019, do Conselho Universitário. Esse capítulo e os artigos que o compõem trata, especificamente, do financiamento das Extensões. Especificamente, no caso do IQUFU, os recursos advirão de verbas do Tesouro Nacional, da remuneração da prestação de serviços, como proposto no Programa Permanente de Extensão Tecnológica e em outras ações do mesmo cunho e, finalmente, de editais específicos para os quais concorrerão às propostas feitas pelos docentes e técnicos do IQUFU.                                                                            

1- Descrever as formas de vinculação dos estudantes de graduação e de pós-graduação na extensão, incluindo mecanismos de indução que promovam a indissociabilidade de extensão com ensino e pesquisa. Para as Unidades Especiais de Ensino, estas poderão prever a participação de estudantes da educação básica em ações de extensão, conforme abrangência das linhas de extensão e modalidades previstas.

AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO NA UNIDADE

Mecanismos de avaliação da extensão na unidade:

As atividades de Extensão são parte fundamental da formação do corpo discente, bem como é uma oportunidade formidável para uma interação direta e rápida com a comunidade externa, criando um movimento de troca de informações, experiências e perspectivas. Por outro lado, para que esse movimento possa ter sua amplitude maximizada, é necessário que exista uma forma de avaliá-lo. A avaliação da Extensão no IQUFU será realizada anualmente, por parte da COEXT-IQ e comporá um relatório que será disponibilizado na página do IQUFU na internet. Para a composição deste relatório serão levados em consideração os Indicadores Quantitativos elencados abaixo.                             

                       

Fluxo de avaliação:

Considerando a importância da auto avaliação da Extensão na Unidade, é importante que exista um fluxo de avaliação, Figura 10, que deve ser observado constantemente para que as metas, objetivos e estratégias possam ser continuamente avaliadas e correções eventuais possam ser implementadas.

 

Figura 10. Fluxo de auto avaliação na unidade.

                                              

Indicadores de avaliação:

Dentre os indicadores quantitativos serão observados os seguintes aspectos, mas não exclusivamente, visto que a inserção de novos indicadores pode se fazer necessária ao longo do processo de avaliação:

  1. linhas de pesquisas mais exploradas;

  2. Modalidades mais desenvolvidas;

  3. setores do Instituto de Química que mais se destacaram;

  4. percentual de participação dos alunos (graduação e pós-graduação), docentes e técnicos;

  5. grau de participação da extensão no orçamento anual do IQUFU;

  6. número de bolsistas e voluntários;

  7. ações com e sem financiamento;

  8. produtos oriundos das ações: artigos, vídeos, cartilhas, palestras, etc;

  9. parcerias dentro e fora da Universidade; 

  10. parcerias externas à Universidade (parcerias com entes públicos ou privados);

Juntamente com a avaliação quantitativa, a Extensão no IQUFU também será avaliada de forma qualitativa, que envolverá dois momentos distintos: inicialmente serão colhidos (sempre que possível do ponto de vista operacional e legal), depoimentos e entrevistas na comunidade que recebe a ação extensionista. Desse modo será possível mapear o impacto que a referida ação teve sobre a comunidade, o que servirá para realizar melhorias em futuras ofertas da mesma ação. Essa avaliação qualitativa também será realizada com os executores discentes da ação, levando em consideração o impacto em sua formação pessoal e profissional que as ações extensionistas das quais tenha participado.                                         

PARCERIAS E RELAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS

Entidades Parceiras da Unidade

Responsáveis Pela Parceria na Unidade

i-Lions Club Uberlândia-Proformar: o Instituto de Química participa do Acordo de Cooperação Técnico-Científico de Extensão entre a Universidade Federal de Uberlândia e Lions/Proformar (SEI 23117.027474/2019-13), cadastrado no Sistema de Informação de Extensão (SIEX-UFU 20674)

Prof. Francisco José Tôrres de Aquino (membro no acordo de Cooperação/PROEXC N. 17, de 17 de maio de 2019); membro do colegiado de extensão (COEXT-IQUFU) e membro do Lions Clube Uberlândia Adolfo Alves da Silva (desde 2008);

ii-Rede Mineira de Química (sem cadastro no SIEX)

Prof. Wellington de Oliveira Cruz; representante em Uberlândia

iii-Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PMQMG) - 2020. (sem cadastro no SIEX)

Prof. Amanda Danuello Pivatto, portaria UFU-Reito N. 777, 17/09/2020; mandato de 02 anos.

iv- Escola Estadual Segismundo Pereira: SIEX 24189/2021, SIEX 25284/2022; Escola Estadual Américo Renê Giannetti UFS SIEX 25284/2022

Profa. Elaine Kikuti

Considerações sobre as Entidades Parceiras

O Proformar/Lions Club Adolfo Alves da Silva é um Projeto de Orientação e Formação de Adolescente, com sede na Avenida da Constelação, n. 324, Bairro Jardim Brasília, CEP 38401-478, Uberlândia-MG, recebendo subsídios financeiros da Prefeitura Municipal de Uberlândia para sua manutenção. O Lions Club Adolfo Alves da Silva de Uberlândia, filiado ao Lions Club International, ONG com mais de 100 anos de atividades de serviços para as comunidades, é o gestor do PROFORMAR, cujo presidente é membro nato do Lions Club Adolfo Alves da Silva. O Proformar/Lions Club Adolfo Alves da Silva já mantém parceria com o IQ, por meio de bolsas (02) de IC para a Comunidade.

O Programa de Pós-Graduação Multicentro em Minas Gerais (PPGMQ-MG) engloba 11 centros (Instituições de Ensino Superior-IES), sob a Coordenação rotativa entre os membros. Neste momento, este Programa encontra-se sob a Coordenação do Instituto de Química da UFU, o que estrategicamente pode ensejar ações a serem cotejadas no SIEX-UFU. Em relação à interação com a sociedade, o PPGMQ-MG conta com docentes permanentes muito engajados em diversos projetos e ações de extensão universitária. Entre eles cabe citar: 1- Instituto Sua Ciência (ISC); 2- PPGMQ-MG convida; 3- Instagram do Prof. Sérgio Scherrer Thomazi; 4- QuiMinas (Coordenado pela Profa. Amanda Danuello Pivatto, do IQ-UFU).

 

Quadro 2. Alguns produtos de Extensão do PPGMQ-MG.

Atividade

Detalhes

Quadros de divulgação

QuiMulher; Minas do Brasil; Você Sabia?;   QuiMinas Indica;

Vídeos Informativos

“O que são vacinas?; “O que é graduação?”

Patentes depositadas

2020: 11; 2019: 13; 2018:14; 2017: 19 .

 

O Programa de interdisciplinar de formação e divulgação científica em Gastronomia Molecular registro no SIEX 23296/2021 tem como principal abordagem a interdisciplinaridade na formação e na divulgação científica para o desenvolvimento de canais de comunicação de saberes populares com as várias áreas acadêmicas para a democratização do conhecimento interdisciplinar utilizando a gastronomia que envolve ciência, saúde, gestão, empreendedorismo, mercado, marketing, economia, arte e cultura. A ideia principal é agregar ações e projetos que tenham como objetivos a formação e ou a divulgação científica com a visão não compartimentada da ciência envolvendo a comida, os processos que a transforma em produtos gastronômicos tanto para uso doméstico como também para ser transformado em uma fonte de renda. Além disso, com esta mesma visão é possível agregar projetos com finalidade de proporcionar a compreensão das diferentes áreas do conhecimento por meio de referências a sistemas construídos na realidade das pessoas e contribuir para a formação de alunos de graduação, profissionais e educadores. Este programa até o momento conta com o projeto registro no SIEX 24189/2021 Química na Cozinha: Minha cozinha meu laboratório no qual foi estabelecida uma parceria com a Escola Estadual Segismundo Pereira, e foi realizado um evento Química na Cozinha: Interação online com Escola Estadual Segismundo Pereira Registro no SIEX 24187/2021

Em continuidade a este projeto em 2022 foi aprovado no EDITAL PROEXC Nº 95/2021 PEIC 2022 PROGRAMA DE EXTENSÃO INTEGRAÇÃO UFU/COMUNIDADE (PEIC 2022) o projeto Minha cozinha, meu laboratório: há ciência em tudo o que comemos, registro no SIEX 25284/2022, com parceria com a Escola Estadual Segismundo Pereira, Escola Estadual Américo Renê Giannetti, na cidade de Uberlândia e UFS.

O Projeto SABORES, AROMAS, CORES E SABERES - UMA ABORDAGEM MOLECULAR, coordenado pelo Prof. Francisco José Tôrres de Aquino, Registro SIEX 25626/2022, visa despertar e informar ao público leigo e acadêmico os saberes químicos e fisiológicos sobre aromas, gostos e cores dos alimentos , numa abordagem molecular e é uma parceria com o Proformar/Lions Club Adolfo Alves da Silva.                               

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Extensão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPCs:

Considerando que extensão são atividades com caráter pedagógico que visam levar os estudantes a se relacionarem com diferentes grupamentos sociais, empresas, mercado, entidades públicas e privadas, o processo de curricularização implica em possibilitar que os estudantes tenham envolvimento efetivo na aplicação, compartilhamento e produção de conhecimentos junto à sociedade.

A Resolução CNE/CES nº 07/2018 regulamenta que as atividades acadêmicas de extensão devem ser atendidas por meio de criação de componentes curriculares de extensão no currículo dos cursos de graduação. Esses componentes devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular dos cursos de graduação, integralizando, assim, parte da matriz curricular dos cursos. Portanto, a curricularização da extensão no IQUFU deve ser prevista no Projeto Pedagógico dos Cursos – PPC, em articulação ao PEX da Unidade, e atendendo às áreas de grande pertinência social.

O Projeto Pedagógico do Curso de Química Industrial e Licenciatura deverão conter tópicos específicos intitulados “Atividades Curriculares de Extensão”, apresentando a concepção de extensão adotada pelo curso respeitando suas necessidades específicas, valendo-se das seguintes modalidades de extensão: I – programas; II – projetos; III – cursos e oficinas; IV – eventos; e V – prestação de serviços.

O componente curricular “Atividades Curriculares de Extensão”, como qualquer outro componente do currículo, deverá ter docente responsável com atribuição de carga horária bem como elaboração de fichas específicas constando ementa, objetivos e programa,  conforme modelo de fichas de componentes curriculares aprovado pelo Conselho de Graduação. Ressalte-se que a inserção da extensão não é a inserção de disciplinas, pois estas são igualmente às Atividades Curriculares de Extensão (ACE) componentes curriculares. Um e outro são distintos na forma, na organização, no acompanhamento, na gestão didático-pedagógica da ação e no modo de organização do tempo da atividade. O componente curricular de extensão tem características próprias, como o modo com que se realiza a ação, o registro em sistema específico, o acompanhamento contínuo da presença e do envolvimento do estudante, a presença da comunidade externa à universidade na ação, dentre outras. 

As atividades extensionistas cadastradas no Sistema de Informação de Extensão (SIEX), com envolvimento da comunidade externa à UFU, e coordenadas por docentes, técnicas e técnicos-administrativos em Educação da UFU poderão ser convalidadas como Atividade Curricular de Extensão (ACE) para a Graduação, conforme Resolução nº 20/2021 do CONGRAD, que altera o parágrafo 3º do Art. 4º, da Resolução Nº 13/2019 do Conselho de Graduação.

Extensão na pós-graduação e inserção social:

O Instituto de Química coordena três pós-graduações: Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUI, mestrado e doutorado acadêmico), Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis (PPBiocomb, mestrado e doutorado acadêmico) e Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM, mestrado profissional). 

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUI) é o programa de pós-graduação mais antigo do IQUFU, iniciado em 1998 apenas com o mestrado acadêmico e contemplando apenas docentes do Instituto de Química. Atualmente, o programa conta com o doutorado acadêmico e docentes de demais Unidades acadêmicas da UFU como Instituto de Biotecnologia e Instituto de Ciências Exatas do Pontal. A extensão no PPGQUI se mostra com caráter tecnológico, dado o número de patentes depositadas e concedidas, desenvolvimento de produto tecnológico e empresas incubadoras desenvolvidas. Esses dados podem ser conferidos no Quadro 03 abaixo. Entretanto, se faz necessário ressaltar que, a resolução que normatiza as atividades destacadas como extensão tecnológica é de 2020 (RESOLUÇÃO no.20/2020, DO CONSEX), e portanto, as atividades anteriores a essa data não foram registradas no SIEX.

 

Quadro 3. Atividade de extensão tecnológica do PPGQUI.

Atividade

Quantidade

Detalhes

Patentes concedidas

5

PI 08068682 - DETECTOR ELETROQUÍMICO EM FLUXO. depósito: 03/09/2008; concessão: 24/11/2020

PI 10028250 - PROCESSO DE OBTENÇÃO DE ACETATO DE CELULOSE A PARTIR DE CELULOSE DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS. depósito: 01/04/2010; concessão:13/10/2020

BR 10 2012 003901 0 - DISPOSITIVO ÓPTICO PARA DETECÇÃO DE MARCADOR ESPECÍFICO DE LESÃO CARDÍACA.            depósito:23/02/2012; concessão:03/03/2020

BR 10 2012 012879 9 - MÉTODO DE PREPARO DE FLOCOS DE PRATA. depósito:29/05/2012; concessão:09/07/2019

BR 10 2014 016900 8 - TRATAMENTO FOTODINÂMICO DE SEMENTES DE TOMATE NA INATIVAÇÃO DA BACTÉRIA XANTHOMONAS SPP. depósito:08/07/2014; concessão:08/12/2020

Patentes depositadas

34

2 (2009), 1 (2012), 2(2013), 3 (2014), 3(2015), 6 (2016), 4 (2017), 5 (2018), 7 (2019), 1 (2020).

Empresas incubadas

2

 

Produto tecnológico

1

Nanobrax (início: 2006 término: 2012), Orbita (início 2009, término: 2018)

 

Além do caráter tecnológico da extensão do PPGQUI, este programa de pós-graduação criou em 2019 o programa de extensão VisitaQUI. Esse programa surgiu da necessidade de desenvolver atividades de extensão do PPGQUI voltadas à divulgação científica das pesquisas realizadas pelo programa para alunos do ensino médio de escolas públicas, em um primeiro momento, na cidade de Uberlândia. Em 2019 esse programa conseguiu desenvolver um projeto em duas escolas da rede pública. Em 2020 e 2021, com a pandemia, o projeto precisou se adequar às atividades remotas, então, diante dessa situação, o projeto ganhou uma nova roupagem e, além de atividades que atinjam apenas alunos do ensino médio, objetivou-se desenvolver atividades de divulgação científica para a comunidade em geral. Sendo assim, foi desenvolvido o projeto “Webtalks do PPGQUI”, constituído de eventos online e ao vivo, nos quais se discute ciência com pesquisadores do PPGQUI e externos à UFU. Um outro projeto foi desenvolvido em 2020 chamado de Fórum Bilateral Brasil-Moçambique. Este projeto foi composto de 5 eventos online com a participação de pesquisadores do PPGQUI e pesquisadores do Moçambique, com o intuito de divulgar o que alunos do Moçambique têm desenvolvido no PPGQUI e incentivar a vinda de outros participantes. O programa VisitaQui ainda contempla, dentro das suas atividades o “Workshop do PPGQUI”, evento anual com o objetivo reunir profissionais e pesquisadores da área de Química a fim de propiciar aos alunos dos cursos de graduação em Química Industrial e Licenciatura em Química e do curso de pós-graduação em Química o contato e compartilhamento de experiências e discussões sobre as perspectivas de ensino/pesquisa/extensão e inovação nas diversas áreas da química. Somado a isso, uma página em rede social do VisitaQUI (Facebook e Instagram) foi criada para promover a divulgação dos projetos do PPGQUI. Essa página é alimentada por conteúdos criados pelos alunos de pós-graduação. Para finalizar, um outro projeto vem sendo desenvolvido no programa VisitaQui, que é o QuiMinas, um projeto constituído de estudantes da graduação do IQUFU, do PPGQUI e do PPGMQ-MG, e de participantes externos à UFU e de diferentes áreas, que visa, através das redes sociais (Instagram e Facebook), incentivar meninas a entrarem na carreira de cientista. O Núcleo de Pesquisa em Compostos Bioativos (NOCBio), laboratório de pesquisa sob a coordenação do professor Marcos Pivatto e com colaboração dos professores Amanda Danuello Pivatto e Daniel Pasquini, todos docentes do PPGQUI, envolvendo técnicos, alunos de pós-graduação e graduação do IQ-UFU, desenvolve a Fabricação de Álcool em Gel, dentro do Projeto “UFU SOLIDÁRIA”, SIEX N. 22003, para atendimento às demandas de combate COVID-19, na cidade de Uberlândia.

O Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis (PPBiocomb) é um programa bi-institucional constituído por associação ampla entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

Quadro 4. Atividade de extensão tecnológica do PPGBiocomb.

ATIVIDADE

QUANTIDADE

DETALHE

IX ENCONTRO DA ESCOLA DE QUÍMICA VERDE

01

28 a 30 de agosto de 2019;

SIEX UFU N. 18724/19

PATENTES DEPOSITADAS

04

2017:01;218-01;2019:02

 

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) foi criado em 2013 e é administrado pelo consórcio formado pelo Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade de Matemática e pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal. Esse programa é destinado, prioritariamente, a professores da Educação Básica (Fundamental e Médio) das escolas públicas ou privadas, que sejam graduados em Ciências Biológicas, Física, Química ou Matemática.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerações Finais:

A construção do Plano de Extensão do Instituto de Química é uma oportunidade de se pensar a Extensão de forma contínua, integrada e em constante alteração. Sendo assim, muitos pontos antes pouco conhecidos foram devidamente explicados, setores que precisam de maior atenção foram reconhecidos, outros que são melhor estruturados foram identificados, dando oportunidade de se realizar um mapeamento completo e aprofundado da Extensão no âmbito do Instituto de Química. Percebeu-se que, a partir da criação da Coordenação de Extensão e do envolvimento do Colegiado de Extensão na propagação da importância das ações extensionistas para a melhoria da formação de toda a comunidade acadêmica do IQ, houve um aumento considerável do número de ações desenvolvidas. Por outro lado, também foram identificados pontos que precisam ser melhorados de forma considerável, o que demandará um envolvimento maior de toda a comunidade acadêmica do IQUFU, criando, assim, oportunidades para a melhoria constante da integração entre ensino-pesquisa-extensão no Instituto de Química da UFU.           

ELEMENTOS PÓS TEXTUAIS

Responsáveis pela construção do documento:

Coordenador de Extensão: Prof. Moacyr Comar Júnior

Colegiado de Extensão: Profa. Elaine Kikuti, Prof. Francisco José Torres de Aquino, Profa. Raquel Maria Ferreira de Sousa, Profa. Tayana Mazin Tsubone.        

Outras informações:

                                                 

REFERÊNCIAS

Bases legais, referências e normativas:

1Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Extensão Universitária: organização e sistematização; organizador: Edison José Corrêa. Coordenação Nacional do FORPROEX. Belo Horizonte: Coopmed, 2007; pg. 23-34.

2PLATAFORMA AGENDA 2030, 2021. A Integração dos ODS. Disponível em http://www.agenda2030.org.br/os_ods/. Acesso em 22 de julho de 2021.

UFU, Conselho Universitário, Resolução no. 25, de 22 de novembro de 2019. Disponível em: < http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSUN-2019-25.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2021.

UFU, Conselho Universitário, Resolução no. 10, de 18 de novembro de 2020. Disponível em: < http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSEX-2020-10.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2021.

UFU, Conselho Universitário, Resolução no. 17, de 18 de outubro de 2019. Disponível em: < http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSUN-2019-17.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2021.

UFU, Conselho Universitário, Resolução no. 13, de 18 de outubro de 2019. Disponível em: < http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONGRAD-2019-13.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2021.                                                

Anexos

 I - Digite aqui a descrição do documento (SEI nº ###

 II - Digite aqui a descrição do documento (SEI nº ###)  

 III - Digite aqui a descrição do documento (SEI nº ###)                                                                   

 

Bases legais para construção do PEX:

1 – Resolução nº 7/2018 – CNE/MEC

2 - Resolução nº 25/2019-CONSUN/UFU

3 – Resolução nº 13/2019 – CONGRAD/UFU

4 - Resolução nº 5/2020 – CONSEX/UFU

5 – Resolução nº 6/2020 – CONSEX/UFU


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Documento assinado eletronicamente por Raquel Maria Ferreira de Sousa, Assistente em Administração, em 04/10/2022, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Tayana Mazin Tsubone, Assistente em Administração, em 04/10/2022, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Francisco José Torres de Aquino, Assistente em Administração, em 05/10/2022, às 10:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Elaine Kikuti, Assistente em Administração, em 10/10/2022, às 21:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.033956/2022-08 SEI nº 3968864