UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

GESTÃO AMBIENTAL I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO034

Período/Série:

7º Período

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Dra. Kátia Gisele de Oliveira Pereira

Ano/Semestre:

2021_ 1º Semestre

Observações:

 

 

EMENTA

Legislação Ambiental Brasileira. Políticas Públicas de Meio Ambiente. Sistema Nacional de Meio Ambiente, Instrumentos da PNMA, Zoneamento Ecológico Econômico. Legislação Ambiental Estadual. Legislação Ambiental Municipal. Elaboração de projeto de Unidade de Conservação (área de proteção ambiental).

JUSTIFICATIVA

A gestão ambiental tem como objetivo oferecer condições aos discentes de atuar como geógrafo no gerenciamento e conservação da dinâmica natural no ambiente urbano e rural, de forma crítica e comprometida com a ética e o uso eficiente dos recursos. A disciplina oferecerá aos discentes, condições de buscar referências nos acordos e debates globais sobre meio ambiente de forma a fomentar o debate e as práticas da gestão ambiental no âmbito local.

OBJETIVO

Objetivo Geral

Proporcionar ao aluno o conhecimento teórico-metodológico a respeito do Planejamento Ambiental com ênfase nas políticas de gestão ambiental e zoneamento ambiental, bem como aplicar os conhecimentos apreendidos nas distintas áreas da Geografia na elaboração de projetos de unidades de conservação (Área de Proteção Ambiental).

Objetivos Específicos:

PROGRAMA

Acordos internacionais

Legislação

Políticas Públicas

Sistema Nacional de Meio Ambiente: https://www.mma.gov.br/governanca-ambiental/sistema-nacional-do-meio-ambiente

Zoneamento

Criação e Gestão de Áreas de Proteção Ambiental-APAS

METODOLOGIA

A metodologia prevista para esta disciplina deverá atender a Resolução N. 07/2020, art. 6º e 7º principalmente. A presença será computada por chamada em aulas síncronas e mediante a entrega pontual das atividades assíncronas. Será disponibilizado pela professora, durante cada aula síncrona, uma lista de presença pelo bate-papo, em que cada aluno insere nome e e-mail e envia.

Não será permitido o registro das atividades de aulas síncronas, assim como, não serão permitidas a veiculação dos materiais disponibilizados para as aulas como: imagens, prints de telas, áudios e vídeos.

A disciplina de Gestão Ambiental I prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão pesquisas de estudo de caso de gestão ambiental e gestão de áreas de proteção permanente.

Para que a aula aconteça, o discente deverá acessar o link no Google Meet, para poder ter acesso a todos os materiais da disciplina, deverá acessar o Google sala de aula (classroom), segue as principais orientações para que o discente possa acompanhar as AARE e ter um bom rendimento:

A plataforma – Ambiente de SALA DE AULAS REMOTAS será: Google Meet – A primeira aula deverá ser acessada dia 29/11/2021 a partir das 8h0min no seguinte link: https://meet.google.com/sqe-rxpz-yfk e aguardar a permissão da professora para entrar na aula.

Horário de aulas Síncronas – Toda as Segundas-feiras no link da disciplina a partir das 8h00min às 11h30 (diurno), com intervalo – o que equivale a 4h/a de atividades síncronas semanais, totalizando 36 h/a em 9 semanas. As demais atividades ocorrerão de forma assíncronas.

Materiais para acompanhar as aulas – Para ter acesso, o discente deverá acessar o Google, depois acessar  (localizado nos 9 pontinhos localizados no topo direito da página),  o Google Sala de Aula, ir no sinal de mais (+), lá o discente irá optar por participar da turma pelo códigos3dq75n depois de cadastrado acessar aos materiais/textos pelo link de acesso:

Já na sala de aula de Gestão ambiental 1, abrir a pasta, ir para a aba atividades e, depois ir para a pasta de arquivo da sala de aula. Nesta sala aula virtual, o discente pode fazer o download dos materiais, enviar e receber e-mails da/para professora.

E-mail da Sala de aula: labufu.geab@gmail.com

6.1 – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

No Cronograma abaixo contém as orientações para as atividades por semana, os temas, materiais que devem buscar para estudar, fazer as atividades (síncronas e assíncronas), as datas de entregas e a pontuação de cada atividade. Todos os textos da disciplina e de suporte que se encontram na bibliografia complementar se encontram em PDF na sala de aula virtual. A Bibliografia básica está presente na biblioteca do campus do pontal.

Dias da Semana

Tema da aula

Material de leitura

29/11/21

Introdução aspectos gerais da disciplina da G.A.

 

6/12/21

Visões de mundo e os resultados para a Gestão Ambiental

Pesquisa livre

e texto 1: FIDO e MOAT (visões de mundo)

13/12/21

Conferências mundiais sobre meio ambiente e a legislação brasileira

 

Estudo dirigido 1 - contém os links dos artigos para leitura.

20/12/21

Sustentabilidade

Assistir a entrevista do prof. (FEA/USP) José Eli da Veiga sobre: Desenvolvimento sustentável: uma utopia?

https://vimeo.com/213773884

10/01/22

Introdução ao Estudo das leis brasileiras

Consultar as leis e responder ao estudo dirigido2:

17/01/22

Explicar sobre os instrumentos e técnicas trazidas pelas leis

 

24/01/22

Políticas públicas X eficácia – Nacional e MG

Texto 2: Justiça ambiental, diversidade cultural e accountability - Desafios para a governança ambiental Andréa Zhouri

31/01/22

Zoneamento Ambiental

 

07/02/22

ZEE

ZEE

http://idesisema.meioambiente.mg.gov.br/

http://meioambiente.mg.gov.br/component/content/20?task=view

 

14/02/22

Tipos de Unidade de Conservação SNUC

Livro

Roteiro Metodológico para gestão de APA

21/02/22

Unidade de Conservação SNUC

 

07/03/22

Gestão no Brasil das UC’s

 

14/03/22

Orientação para as UC’s

 

21/03/22

Apresentação e Avaliação

 

28/03/22

Apresentação e Avaliação

 

AVALIAÇÃO

 

A atividades avaliativas para a disciplina estão dispostas por datas de entrega e distribuição dos pontos. O discente deverá elaborar as atividades de forma autoral, empregando o método científico, contendo: Introdução, desenvolvimento e conclusões, com citação da fonte das ideias apresentadas.

Dias da Semana

Avaliação e pontuação

Valor

  1.  

Apresentação da disciplina, do cronograma, dos mecanismos remotos para a condução das atividades

 

  1.  

Elaborar texto autoral sobre as visões de mundo e a questão ambiental e relacionar com a entrevista do Marcelo Vasconcelos Entrevista – O verdadeiro naturalista (https://www.youtube.com/watch?v=fq_X6XieDnM)

individual

10 pontos

  1.  

Conferências mundiais sobre meio ambiente – acordos e sustentabilidade -Seguir roteiro

individual

20 pontos

  1.  

 

 

  1.  

Indicar no estudo das leis os instrumentos de gestão ambiental

dupla 10 pontos

  1.  

 

 

  1.  

Discutir as implicações da dinâmica da governança mineira e nacional

10 pontos

  1.  

Tirar dúvidas e correção do Estudo dirigido 3 – ZEE – APA

 

individual

10 pontos

  1.  

 

 

  1.  

 

 

  1.  

 

 

  1.  

Revisão Teórica sobre Uc’s da sua pesquisa para correção

10 Pontos

  1.  

 

 

  1.  

Proposta de criação e gestão ambiental -

Dupla

30 pontos

  1.  

Proposta de criação e gestão ambiental -

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ROSS, J.S.L. Geomorfologia: Ambiente e Planejamento. São Paulo: Contexto, 2005.

PHILIPPI Jr, A. et. Al. Curso de Gestão Ambiental. São Carlos: RIMA, 2004.

SANTOS, FERREIRA, Rozely, Planejamento ambiental; teoria e prática. Oficina de Texto. São Paulo Manole, 2.004.

.

Complementar

AB'SABER, Aziz. Refletindo sobre questões ambientais: ecologia, psicologia e outras ciências. Psicol. USP, 2005, vol.16, nº. 1-2, p.19-34.

CAPOBIANCO, João Paulo. Biomas brasileiros. In CAMARGO, Aspásia, CAPOBIANCO, João Paulo, OLIVEIRA, José Antônio. Meio Ambiente Brasil: avanços e obstáculos pós Rio-92. São Paulo: Estação Liberdade: Instituto

FRANCIS, D. G. Evolução das ciências sociais: uma cartilha sobre a lógica dialética. Não publicado.

 

GUERRA, Antônio Jose Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista (orgs.). Avaliação e Perícia Ambiental. 2ª ed. Rio de Janeiro: Betrand Brasil, 2000.

GUERRA, Antônio Jose Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista. A questão ambiental. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 2.003.

GUSMÃO, Rivaldo Pinto de (coord.). Diagnóstico Brasil: a ocupação do território e o meio ambiente. Rio de Janeiro: IBGE. 1990.

IBAMA. GeoBrasil 2002: Perspectivas do meio ambiente no Brasil, cap 1. Brasília: IBAMA. Disponível em: http://www2.ibama.gov.br/~geobr/geo2002.htm

MELLO-THERY, Neli Ap. De e THERY, Hervé. Gestores e Gestão Ambiental nos Municípios brasileiros, In Cavalcante, Maria Madalena de Aguiar. (Org.). Gestão Ambiental: Desafios e Possibilidades. 1ed.Curitiba: Editora CVR, 2014, v., p. 9-34.

VEIGA, J. E. Desenvolvimento sustentável: uma utopia? Tv Cultura. 15/08/2006. Café Filosófico. Disponível em: <https://vimeo.com/213773884>. Acesso em: 12/01/2017.

ZHOURI, Andréa. Justiça ambiental, diversidade cultural e accountability: Desafios para a governança ambiental. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Anpocs. Vol. 23, nº 68. outubro.2008. www.redalyc.org.

IBAMA, Roteiro metodológico para a gestão de área de proteção ambiental, APA / Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Diretoria de Unidades de Conservação e Vida Silvestre. - Brasília: Ed. IBAMA, 2001. 240p

SACHS, Ignacy. A gestão da qualidade do meio ambiente e o planejamento do desenvolvimento: algumas sugestões para ação. In SACHS, Ignacy. Rumo à Ecossocioeconomia: Teoria e prática do desenvolvimento. São Paulo. Cortez Editora., 2007. PP.33-53.

IBGE. 2008. Indicadores de desenvolvimento sustentável. Disponível em:< http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/recursosnaturais/ids>. Acesso em: 12/01/2017.

STEINBERGER, Marília e AMADO, Theodelina Moreira. O espaço urbano no zoneamento ecológico-econômico: esboço metodológico. In STEINBERGER, Marília (org). Território e ambiente em políticas públicas territoriais. Brasília: Paralelo 15 e LGE Editora, 2006, pp. 151-186.

AB’SABER, A. Bases conceptuais e papel do conhecimento na previsão de impactos. In: AB’SABER, A. e MULLER-PLANTENBERG (orgs.). Previsão de impactos: o estudo do impacto ambiental no Leste, Oeste e Sul. Experiências no Brasil, na Rússia e na Alemanha. São Paulo: Editora USP, 2002. pp. 27-50.

SANTOS, Rosely Ferreira dos (Org.). Vulnerabilidade ambiental: desastres naturais ou fenômenos induzidos? Brasília: MMA, 2007. Pp. 23-38.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Katia Gisele De Oliveira Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/11/2021, às 16:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3147724 e o código CRC 2EB313B7.




Referência: Processo nº 23117.070712/2021-17 SEI nº 3147724