UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Formação do Espaço Brasileiro: Amazônia

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO032

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Roberto Loboda

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

O processo histórico de estruturação e diferenciação do espaço regional: as interações entre natureza e sociedade na Amazônia. A região Amazônica no contexto do século XX. Políticas públicas, grandes projetos e papéis das classes sociais e do Estado na ocupação da Amazônia no século XX. Dinâmica do espaço agrário amazônico. Dinâmica urbanização no espaço amazônico. Formação e especificidades dos espaços intraregionais da Amazônia. Amazônia no contexto contemporâneo do território brasileiro.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Formação do Espaço Brasileiro – Amazônia se justifica pelo fato de proporcionar aos discentes a fundamentação teórica, conceitual e prática para o estudo e a compreensão do processo de regionalização do Brasil. É subsidio para o conhecimento do processo de produção do espaço brasileiro na perspectiva da relação entre tempo e no espaço. Dessa forma, contribui no sentido de caracterização das diferenças e das potencialidades geoeconômicas, socais e culturais do país.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os processos naturais, sociais, econômicos, políticos e culturais que compõem a formação espacial da região Amazônica do Brasil, considerando-a como componente da totalidade do espaço e território brasileiro.

Objetivos Específicos:

  • Estudar as dinâmicas socioeconômicas e espaciais da Amazônia, considerando as inter-relações com a formação territorial brasileira e com a diferenciação regional do país.

  • Analisar os processos de formação territorial e socioespacial da Amazônia e suas relações com as especificidades fisiográficas regionais.

  • Analisar as políticas públicas direcionadas para a região Amazônica.

  • Entender as especificidades intraregionais da região Amazônica.

  • Discutir sobre o papel da região Amazônica no contexto contemporâneo do território brasileiro.

PROGRAMA

1. Estruturação e diferenciação do espaço regional: natureza e sociedade

1.1 - Delimitação e caracterização da região Amazônica brasileira.

1.2 - Aspectos fisiográficos da região Amazônica.

1.3 - Primórdios da formação econômico-social e espacial da Amazônia brasileira.

2. A região Amazônica no contexto do século XX

2.1 - Significado, ocupação, atores sociais, conflitos, papel e ações do Estado e atuação da iniciativa privada.

3. Políticas públicas, grandes projetos e papéis das classes sociais e do Estado na ocupação da Amazônia no século XX.

4. Dinâmica do espaço agrário amazônico

4.1 - Apropriação monopolista da terra.

4.2 - Colonização.

4.3 - Organização do espaço agrário.

4.4 - Conflitos e atores sociais.

5. Dinâmica urbanização no espaço amazônico

5.1 - A urbanização, a distribuição e a mobilidade espacial da população.

5.2 - Urbanização concentrada e formação da rede urbana.

5.3 - Urbanização com estratégia de ocupação.

6. Formação e especificidades dos espaços intraregionais da Amazônia.

7. Amazônia no contexto contemporâneo do território brasileiro.

7.1 - Amazônia e a divisão inter-regional do trabalho no Brasil.

7.2 - Economia, política, gestão e funções.

7.3 - Inserção no meio técnico-científico informacional.

7.5 - Biodiversidade e uso dos recursos naturais.

7.6 - Questões socioambientais.

 

METODOLOGIA

Procedimentos e estratégias a serem adotados para a disciplina Formação do Espaço Brasileiro - Amazônia:

O conteúdo programático da referida disciplina será ministrado de forma presencial.

A dinâmica da disciplina em questão levará em consideração todos os protocolos de segurança recomendados pelo Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU.

Cada temática referente as unidades do conteúdo programático serão introduzidas com aulas expositivas e dialogadas, tendo como recursos os textos propostos, lousa e datashow. Os textos referentes aos temas tratados serão objeto de leitura prévia e debate, assim como, para as atividades de discussão das propostas em grupos, por meio de exposição e debates (Os textos serão disponibilizados previamente em pasta da disciplina).

Serão realizados seminários a partir da discussão do conteúdo programático, com apresentação e debate. Outro artifício utilizado para estimular à escrita e reflexão dos discentes será o trabalho com documentários, com apresentação, discussão e resenhas.

A disciplina em questão será ministrada a partir da organização de três etapas sequenciais e que se complementam no intuito de contemplar o conteúdo programático. A organização da proposta vem encontro com a perspectiva de otimização dos conteúdos e sua direta relação com os instrumentos de verificação a serem adotados em cada etapa, quais sejam:

Etapa 1: abordagem geral sobre a disciplina, seus conteúdos e formas de avaliação. Nesta primeira etapa trabalharemos sobre os “aspectos históricos e de formação regional da Amazônia”. Nesta abordagem inicial da componente curricular será realizada uma discussão tratando da caracterização geral sobre a perspectiva regional no âmbito da geografia, a Amazônia histórica, considerando aspectos da ocupação territorial, fundamentados em Costa (2009) com os “apontamentos sobre a formação histórica da Amazônia”. Do ponto de vista da análise regional a reflexão estará pautada na proposta de Becker (2015), “As Amazônias: ensaios sobre geografia e sociedade na região amazônica”. A abordagem será complementada com o Documentário “Amazônia Desconhecida”.   

Etapa 2: abordagem sobre os “aspectos físicos e humanos no processo de região e regionalização da Amazônia”. Nesta etapa será realizada uma discussão dialogada entre docente e discentes na perspectiva do entendimento das bases teóricas e conceituais que fundamentam o processo de regionalização da Amazônia. Enquanto base para tal será utilizada a abordagem realizada por Moreira (1960), “Amazônia, o conceito e a paisagem”, a partir da qual a região é caracterizada conceitualmente a partir da sua hidrografia, fitogeografia, zoogeografia, política e economia; e, por meio de sua paisagem, considerando a planície, o rio, a floresta, o clima e o homem. Nesta etapa será realizado um esforço de reelaboração dos conceitos e da paisagem amazônica, considerando a dinâmica atual da região. Tal abordagem será consolidada a partir da regionalização da Amazônia proposta por Becker (2009). Por fim, trataremos nesta etapa o processo de regionalização/urbanização a partir de discussão sobre “as cidades na floresta” e as “cidades da floresta”. Trindade Junior (2013).

Etapa 3: abordagem sobre “a Amazônia contemporânea: contexto político, econômico e cultural”. Nesta etapa será realizada uma abordagem sobre a atual dinâmica da região amazônica, para tanto, enfatizando os constantes conflitos e “r-existências” associadas aos “povos da floresta”, Porto-Gonçalves (2017). Trabalharemos também com a questão indígena, por meio “dos desafios e perspectivas”, Heck e Carvalho (2012). Nesta última etapa teremos também uma discussão coletiva a partir da apresentação e debate sobre os trabalhos realizados enquanto requisito parcial para a disciplina. A abordagem será complementada com o Documentário “Amazônia – a última fronteira”.

No quadro a seguir encontra-se de forma pormenorizada, as atividades a serem desenvolvidas ao longo da disciplina, considerando cada uma das etapas propostas:

 

Datas

Atividades

Modalidade - horário

 

27/09/2022

 

Apresentação e discussão do plano de curso: objetivos, conteúdo programático e formas de avaliação; contextualização geral da disciplina.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

03/10/2022

 

Abordagem introdutória sobre os aspectos teóricos e conceituais que definem a Região no contexto da Geografia e uma discussão introdutória sobre as diversas propostas de divisão regional do Brasil, com enfoque para a região norte.

 

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

10/10/2022

 

Abordagem sobre a formação histórica da Amazônia, suas fronteiras Internas, com ênfase para as alterações ambientais e sociais entre os séculos XVI e XX, além dos novos padrões de ocupação. Costa (2009).

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

17/10/2022

 

Abordagem sobre a ocupação territorial (economia de fronteira), além de uma discussão em torno dos aspectos que caracterizam a participação tardia da Amazônia na formação econômica do Brasil. Becker (2009)

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

24/10/2022

 

A Amazônia e o conceito - Abordagem sobre os conceitos: hidrográfico, fitogeográfico, zoogeográfico, político e econômico (aspectos físicos e humanos da Amazônia). Moreira (1960)

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

 

30/10/2022

 

A Amazônia e a Paisagem - Abordagem sobre a Paisagem: a planície, o rio, a floresta, o clima e o homem (aspectos físicos e humanos da Amazônia). Moreira (1960)

 

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

07/11/2022

 

Primeira avaliação escrita.

 

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

14/11/2022

Abordagem sobre a nova geografia Amazônica e a Regionalização como estratégia de desenvolvimento. Becker (2009)

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

21/11/2022

 

A nova geografia Amazônica com ênfase para a proposta de formação da regionalização e formação das três macrorregiões amazônicas. Becker (2009)

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

28/11/2022

 

O processo de urbanização da Amazônia: as cidades da floresta e as cidades na floresta - espaço, ambiente e urbanodiversidade na Amazônia brasileira. Trindade Junior (2013).

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

05/12/2022

 

Tensões territoriais na Amazônia: de conflitos e r-existências. Os povos da floresta e os movimentos sociais amazônicos. Porto Gonçalves (2017).

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

12/12/2022

 

Abordagem sobre a questão indígena na Amazônia - conquistas e desafios. Heck e Carvalho (2012).

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

19/12/2022

 

Segunda avaliação escrita.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

09/01/2022

 

Orientação, sistematização e organização (orientação e critérios de avaliação), para a atividade de seminários.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

16/01/2022

 

Apresentação das temáticas abordadas pelos discentes nos seminários.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

23/01/2022

 

Apresentação das temáticas abordadas pelos discentes nos seminários.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

30/01/2022

 

Aula conclusiva, avaliação de recuperação e entrega de resultados da disciplina.

Presencial

19:00 – 22:30hs

 

 

Ainda será disponibilizado um horário para atendimento aos discentes, além das aulas previstas neste plano de ensino, o qual ocorrerá nas sextas-feiras, das 17:00h até às 19:00h no Laboratório de Geografia Humana e Ensino - LAGHEN. Para os discentes que precisarem deste atendimento, os agendamentos poderão ser acordados com o docente durante as aulas ou via e-mail: loboda@ufu.br.

 

AVALIAÇÃO

As atividades de verificação da disciplina serão subdivididas da seguinte forma:

1) Avaliação escrita 1: prova dissertativa referente ao conteúdo da primeira etapa da disciplina – Data: 07/11/2022 (30 pontos).

2) Avaliação escrita 2: prova dissertativa referente ao conteúdo da segunda etapa da disciplina – Data: 19/12/2022 (30 pontos).

3) Elaboração de Resenha Crítica: Elaboração de texto abordando de forma específica alguma temática a ser buscada em referenciais teóricos sobre a região, matérias/reportagens jornalísticas, ou então de temática verificada na exposição do documentário a ser trabalhado/sugerido pelo docente ao logo da disciplina. No caso da opção em trabalhar com algum documentário, não se trata de um relatório da sua totalidade, mas sim, de aprofundar um recorte que o discente considerar relevante e de seu interesse, visualizado na obra fílmica. Os discentes devem utilizar na elaboração dessa atividade, toda a bagagem angariada no decorrer da disciplina, ou até o momento da atividade, considerando uma estrutura mínima: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Entrega: 16/01/2022 (10 pontos). Observação: não serão pontuadas resenhas que não forem de autoria própria; deverá seguir a normatização técnica estabelecida pela Associação Brasileira de Normatização Técnica (ABNT).

4) Apresentação de Seminário: realizado a partir de temas referentes ao conteúdo programático proposto pelo docente ou a serem definidos juntamente com os discentes, considerando interesses por temáticas diversas sobre a região amazônica. Atividade desenvolvida em grupos, dois grupos por aula, com apresentação e debate, com entrega de resumo esquemático da temática para o docente e colegas. Os critérios de avaliação serão os seguintes: novas informações sobre o conteúdo proposto; utilização de recursos didáticos (representações, dados e informações sobre o conteúdo); criatividade (organização e sistematização das informações); tempo (em média de 40 minutos); pontualidade; referências; resumo/síntese. Datas: 16/01 e 23/01/2023. (30 pontos).

Sendo, nota final: Avaliação Escrita 1 (30) + Avaliação Escrita 2 (30) + Resenha Crítica (10) + Apresentação de Seminário (30). Total: 100 pontos.

Atividade de Recuperação:

Levando em consideração a Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, em seu Antigo 141, as novas Normas da Graduação asseguram o direito à Atividade de Recuperação (2º/2021), para discentes que tiverem 75% de frequência na disciplina.

No caso da disciplina Formação do Espaço Brasileiro: Amazônia, a Atividade de Recuperação ocorrerá a partir da realização de uma prova escrita, a qual substituirá a menor nota obtida nas Avaliações Escritas 1 e 2. A verificação de aprendizagem de recuperação será aplicada na data de 30/01/2023, no horário da aula, não havendo a possibilidade da realização em outra data e horário.  

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

AB’SABER, A. N. A Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EDUSP, 1997.

CASTRO, I. E., GOMES, P. C.C., CORRÊA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

GONÇALVES, C. W. P. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.

 

Complementar

BECKER, B. K. As amazônias: ensaios sobre geografia e sociedade na região amazônica (V. 1. 2 e 3). GUIMARÃES, I., C. (ORG). 1.ed. Rio de Janeiro: Granoud, 2015.

BECKER. B. K. Amazônia: geopolítica na virada do milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

COSTA, S. K. Apontamentos sobre a formação histórica da Amazônia: uma abordagem continentalSérie e Estudos e Ensaios – Ciências Sociais. FLASCO Brasil. 2009.

GOMES, P. C. da C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, I. E.; ______; CORREA, R. L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, p. 49-76

HECK, E.; LOEBENS, F.; CARVALHO, P. D.. Amazônia Indígena: conquistas e desafios. In:  ESTUDOS AVANÇADOS 19 (53), 2002. p. 237 - 255.

MOREIRA. E. A Amazônia: o conceito e a paisagem. Nova Edição. Coleção Araújo Lima. Rio de Janeiro: Agência da SPVEA, 1960. p. 3 – 91.

PORTO-GONÇALVES. C. W. Amazônia: encruzilhada civilizatória, tensões territoriais em curso. 1.ed. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2017.

TRINDADE JUNIOR, S. C. da. Das “cidades na floresta” às “cidades da floresta”: espaço, ambiente e urbanodiversidade na Amazônia brasileira. In: Papers do NAEA 321, Dezembro de 2013.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Loboda, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/09/2022, às 16:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 SEI nº 3892074