UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Odontologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Saúde Coletiva II

Unidade Ofertante:

Faculdade de Odontologia

Código:

FOUFU31307

Período/Série:

Turma:

A (Álex) e B (Jaqueline)

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Professora Coordenadora da Disciplina: 

Álex Moreira Herval

 

Professores que ministrarão a Disciplina:   

Álex Moreira Herval

Jaqueline Vilela Bulgareli

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

Histórico, formação e organização da Política Nacional de Saúde. Atenção Primária à Saúde. Diretrizes para estruturação da atenção em saúde bucal no Brasil. Modelo e Rede de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Educação em Direitos Humanos. O trabalho do cirurgião-dentista diante das principais políticas públicas e estatutos brasileiros. 

 

JUSTIFICATIVA

O Sistema Único de Saúde é um dos principais campos de atuação do egresso do curso de graduação em odontologia, sendo fundamental o conhecimento crítico-reflexivo da sua formação, estruturação e políticas vigentes. Além disso, a atuação do Sistema Único de Saúde exige um profissional de odontologia com conhecimentos, habilidades e atitudes que se diferenciam da formação tradicional pautada na Odontologia de Mercado. Assim, a disciplina introduz o discente na discussão de como a Odontologia está inserida no Sistema Único de Saúde e como a Saúde Coletiva pode auxiliar o cirurgião-dentista em uma atuação crítica e inovadora nos serviços públicos de saúde.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

1) Proporcionar aos acadêmicos de Odontologia o reconhecimento e reflexão sobre a política nacional de saúde e seus desdobramentos na saúde bucal coletiva.

2) Analisar e refletir sobre as questões emergentes que envolvem as políticas públicas, bem como as suas implicações na prática odontológica e na vida cotidiana dos sujeitos sociais.

PROGRAMA

1. História das Políticas Públicas de Saúde no Brasil.

2. Sistema Único de Saúde: princípios, diretrizes e competências.

3. Política Nacional de Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família.

4. Política Nacional de Saúde Bucal.

5. Redes de Atenção à Saúde: princípios, objetivos, elementos da rede.

6. Redes Prioritárias do Sistema Único de Saúde.

7. Política Nacional de Humanização.

8. Educação em Direitos humanos.

9. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, Estatuto da Criança e do Adolescente,

Estatuto da Juventude.

10. Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

11. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

12. Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência e Estatuto da Pessoa com Deficiência. 

13. Políca Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Estatuto do Idoso.

 

METODOLOGIA

A disciplina será composta atividades presenciais, somando momentos em que o discente participa das atividades diretamente conduzidas pelos docentes e atividades preparatórias sobre a orientação indireta do docente. Para realização da disciplina serão formadas Comunidades de Aprendizagem (A1, B1, A2, B2) que terão cronogramas de atividades diferenciados. 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

DIA

MÊS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES

12

01

Apresentação da Disciplina, acolhimento e formação das comunidades de aprendizagem

Acolhimento. Apresentação Disciplina. Ficha individual.

Formação Comunidades de Aprendizagem

Elaboração do Pacto Pedagógico

19

01

Sistemas Comparados de Atenção à Saúde e História das Políticas de Saúde no Brasil

Apresentação dos Mapas Conceituais dos Sistemas: EUA, Canada, Alemanha e Inglaterra; Vídeo História das Políticas de Saúde; Comparação com os sistemas

26

01

Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde e Política Nacional de Atenção Básica

Consolidação das resenhas feitas em duplas

Discussão do Artigo

02

02

Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) e Estatuto da Criança; do Adolescente (ECA); Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência

Discussão Brasil Sorridente

Abertura do Caso 1: Criança com Deficiência

09

02

Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde; Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais,

Abertura do Caso 2: Adolescente LGBTQIA+

23

02

Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde; Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais,

Abertura do Caso 2: Adolescente LGBTQIA+

01

03

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres; Política Nacional de Saúde Integral da População Negra; Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;

Abertura do Caso 3: Mulher Negra Trabalhadora

08

03

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres; Política Nacional de Saúde Integral da População Negra; Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;

Abertura do Caso 3: Mulher Negra Trabalhadora

15

03

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.

Abertura do Caso 4: Homem Privado de Liberdade

22

03

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem; Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional; Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa

Abertura do Caso 5: Homem Idoso em Situação de Violência

29

03

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem; Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional; Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa

Abertura do Caso 5: Homem Idoso em Situação de Violência

05

04

Finalização dos Casos

Comunidade 1 e 2 - Finalização dos Casos

12

04

Avaliação Semestral

Team Based Learning – Sistema de Questões do ENADE

19

   04                                                                             Avaliação de Recuperação                                                   Todo conteúdo

 

AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado ao longo de todo o curso (avaliação formativa), por meio da realização da entrega de resenhas, mapas conceituais, resolução dos casos epidemiológicos e demais ferramentas das metodologias ativas. Ao final, o aluno será avaliado pelo conjunto de atividades desenvolvidas durante a disciplina e avaliação final.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADE AVALIATIVA

PONTUAÇÃO

Sistemas Comparados de Saúde

Atividade: produção de slide (Todas Comunidades)

5 pontos

SUS

Atividade: produção de resenha (Todas Comunidades)

10 pontos

Brasil Sorridente

Atividade: produção de Mapa Conceitual (Todas Comunidades)

5 pontos

Saúde da Criança, ECA e Pessoas com Deficiência

Atividade assíncrona: resolução do caso 1

10 pontos

Saúde do Adolescentes e LGBTQIA+

 Atividade assíncrona: resolução do caso 2

10 pontos

Saúde da Mulher, População Negra e Saúde do Trabalhador

 Atividade assíncrona: resolução do caso 3

10 pontos

Saúde do Homem Privado de Liberdade

Atividade assíncrona: resolução do caso 4

10 pontos

Saúde do Homem Idoso Vítima de Violência

Atividade assíncrona: resolução do caso 5

10 pontos 

TBL

                               Todas as Comunidades

30 pontos

                       Avaliação de Recuperação  

100 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da Políca Nacional de Saúde Bucal. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: hp://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/ geral/diretrizes_da_polica_nacional_de_saude_bucal.pdf Acesso em: 24 jun. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE (Brasil). A gestão do SUS. Brasília, DF: CONASS, 2015. Disponível em: hps://www.conass.org.br/biblioteca/pdf/A-GESTAO-DO-SUS.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019. GIOVANELLA, L. et al. (org.). Polícas e sistema de saúde no Brasil. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012. PAIM, J. S. O que é SUS. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de Consolidação nº2. Capítulo 1 - Das Políticas de Saúde. Brasília: Diário Oficial da União. 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0002_03_10_2017.html

 

Complementar

BRASIL. Casa Civil. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Brasília, DF, 2003. Disponível em: hp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Políca Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travess e Transexuais. Brasília, DF, 2013. Disponível em: hp://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/polica_nacional_saude_lesbicas_gays.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.130, de 5 de agosto de 2015. Instui a Políca Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Brasília, DF, 2015. Disponível em: hp://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1130_05_08_2015.html. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012. Instui a Políca Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Brasília, DF, 2012. Disponível em: hp://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt1823_23_08_2012.html. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.528 de 19 de outubro de 2006. Aprova a Políca Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Brasília, DF, 2006. Disponível em: hp://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt2528_19_10_2006.html. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Disponível em: hp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Instui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das polícas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Brasília, DF, 1990. Disponível em: hp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Instui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF, 2015. Disponível em: hp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 24 jun. 2019.

CAYUELA, N. L. (org.). Larousse da terceira idade. São Paulo: Larousse, 2003. COHN, A. ( org.). Saúde da família e SUS: convergências e dissonâncias. Rio de Janeiro: Azougue, 2009. COMPARATO, F. K. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2007. TAVARES, J. F. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: Forense, 2013

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 

 
 
 
 

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Documento assinado eletronicamente por Jaqueline Vilela Bulgareli, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/12/2023, às 00:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.084300/2023-26 SEI nº 5032682