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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Visão geral da atuação técnica, social e ambiental dos estudantes, dos engenheiros e da engenharia. Ter conhecimento de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. Educação para as relações étnico-raciais. Introdução à metodologia cientifica.
JUSTIFICATIVA
Existe uma grande dificuldade dos estudantes ingressantes em entender a organização da Universidade Federal de Uberlândia, seja dos órgãos superiores ou do próprio Curso e da Faculdade na qual se insere. Nesta disciplina o estudante terá contato com profissionais das várias áreas da saúde e da própria área em que atuará, servindo como portal de entrada para a compreensão da profissão na qual atuará.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia Biomédica, da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Universidade Federal de Uberlândia, além de mostrar as vertentes da futura profissão. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: · Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes); · Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos, Colegiados); · Conhecer os conceitos básicos associados à Engenharia Biomédica; · Compreender a importância dos modelos abstratos, das simulações, das pesquisas e dos projetos na área da engenharia biomédica e da saúde; · Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros. · Ter conhecimento de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. · Compreender as relações étnico-raciais. |
PROGRAMA
1) A graduação em engenharia biomédica da UFU
a) Princípios e objetivos
b) Perfil do egresso
c) Estrutura curricular
d) Estrutura física
e) Regulamento (UFU e do Colegiado)
2) Palestras
a) Atuação do Conselho de Classe – CREA;
b) Comunicação profissional;
c) Efeito nocivo do uso de drogas;
d) Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº13.425 de 30 de março de 2017.
e) Palestras das áreas da Engenharia Biomédica
3) Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais
a) Conceitos: preconceito, discriminação e racismo
b) Tratamento da questão racial no cotidiano
c) Ética e Cidadania
d) Culturas afro-brasileira e indígena
e) Diversidade Regional e Local
METODOLOGIA
Técnicas de ensino:
Palestras, aulas expositivas, utilizando recursos áudio visuais e quadro negro.
Atividades em grupo: seminários, pesquisas e trabalhos.
Para a aquisição de conhecimento será utilizado a leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, plataformas sociais, pesquisas, estudos de caso, encontros semanais para discussões e apresentação de dúvidas.
Vídeos e arquivos disponibilizados nas Plataformas Moodle, Google Meet e Microsoft Teams.
Livros e artigos científicos;
Internet;
Bases de dados científicos;
Plataformas de longo alcance, Mídias sociais e serviços de e-mails.
Plataformas e mídias sociais
Microsoft Teams
Link para ingresso no Teams:
https://teams.microsoft.com/l/team/19%3alnRA1S9orUEF6XQ1LwNxG1bcO9anZrMaOfpjbkD-8_E1%40thread.tacv2/conversations?groupId=11956752-a500-44f2-8be8-0e9c452122d4&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451
Cronograma:
Data |
Conteúdo |
HA |
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Conteúdo Regular (16 semanas) |
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Aula 1 |
Recepção FEELT |
2 |
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Aula 2 |
Apresentação do Curso de Engenharia Biomédica |
2 |
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Aula 3 |
Palestra – Área da Engenharia Biomédica |
2 |
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Aula 4 |
Visita a biblioteca |
2 |
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Aula 5 |
Palestra – Educação Étnico-Racial |
2 |
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Aula 6 |
Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Biomédica |
2 |
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Aula 7 |
Palestra - Área da Engenharia Biomédica |
2 |
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Aula 8 |
Palestra - Área da Engenharia Biomédica |
2 |
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Aula 9 |
Palestra - Área da Engenharia Biomédica |
2 |
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Aula 10 |
Palestra - Área da Engenharia Biomédica |
2 |
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Aula 11 |
Palestra – Técnicas de Apresentação |
2 |
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Aula 12 |
Palestra - Prevenção às drogas |
2 |
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Aula 13 |
Palestra – Prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público |
2 |
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Aula 14 |
Seminário (apresentação de um livro) |
2 |
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24/04/2024 |
Palestra – Matrícula Avaliação Substitutiva* |
2 |
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30 |
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Trabalho Discente Efetivo - TDE |
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Atividade |
HA |
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Trabalho em grupo – Estudo, redação do artigo e preparação do Seminário |
6 |
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Total (TDE) |
6 |
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Carga Horária total da disciplina em horas-aula |
36 |
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26/04 a 8/05 |
Leitura das Normas de Graduação da UFU |
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HA – horas-aula (50 minutos)
Horário de atendimento
Terça-feira – 16:00hs – 17:00hs (Sala 3N317)
AVALIAÇÃO
Datas e horários:
Avaliação Substitutiva – será realizada no dia 24/04/2024, das 8:50hs às 10:40hs.
Validação da assiduidade dos discentes
· Presença nas atividades presenciais (Lista de chamada).
Avaliação de recuperação
Será realizada uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), o conteúdo desta atividade avaliativa será composto por todo o conteúdo ministrado durante o semestre letivo.
Notas atribuídas por atividade:
Atividade |
Valor |
1. Seminário* |
30 pontos |
2. Participação nos seminários |
35 pontos |
3. Participação nas aulas e palestras |
35 pontos |
5. Avaliação substitutiva** |
100 pontos |
*Seminário - Atrasos máximos permitidos de 10 minutos para início da exposição, após este tempo o grupo perderá 1 ponto por minuto de atraso. Após o início da apresentação, os membros do grupo que chegarem não poderão participar da exposição e perderão os pontos relativos à apresentação.
**Avaliação Substitutiva – a avaliação substitutiva será composta por todo o conteúdo das palestras ministradas na disciplina. O estudante que realizar a avaliação substitutiva terá como nota máxima 60 pontos. Assim, a nota final do estudante será da seguinte forma:
· Se a nota da Avaliação Substitutiva for igual ou maior que 60, a nota final do estudante será 60;
· Se a nota da Avaliação Substitutiva for menor que 60, a nota final do estudante será a maior nota entre a avaliação substitutiva e as avaliações anteriores.
BIBLIOGRAFIA
Básica
i. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Projeto político pedagógico do curso de Engenharia Biomédica. Uberlândia: UFU, 2013.
ii. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Guia acadêmico do curso de Engenharia Biomédica. Uberlândia: UFU, 2020.
iii. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES METODOLÓGICAS Elaboração de Estudos para Avaliação de Equipamentos médico-assistenciais. 1. ed. Brasília.
Complementar
I. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES METODOLÓGICAS elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. 1. ed. Brasilia, DF.
II. Artigos das bases CAPES. (https://www.periodicos.capes.gov.br/ )
III. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC 15 de 15 de Março de 2012. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências. Disponível em: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/legislacao/item/rdc-15-de-15-de-marco-de-2012.
IV. Schneider, Vania Elisabete; Stedile, Nilva Lúcia Rech. Resíduos de serviços de saúde: um olhar interdisciplinar sobre o fenômeno. 3. ed., ampl. e atual. – Caxias do Sul, Educs, 2015. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook_residuos.pdf.
V. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC 15 de 15 de Março de 2012. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências. Disponível em: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/legislacao/item/rdc-15-de-15-de-marco-de-2012.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Adriano Alves Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/01/2024, às 12:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5098571 e o código CRC 0E872CB6. |
Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 | SEI nº 5098571 |