UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Introdução a Engenharia Biomédica

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT31106

Período/Série:

1

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Adriano Alves Pereira

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

O cronograma apresentado pode sofrer modificações devido a mudanças de datas solicitadas pelos palestrantes ou necessidades advindas da própria disciplina.

 

EMENTA

Visão geral da atuação técnica, social e ambiental dos estudantes, dos engenheiros e da engenharia. Ter conhecimento de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. Educação para as relações étnico-raciais. Introdução à metodologia cientifica.

JUSTIFICATIVA

Existe uma grande dificuldade dos estudantes ingressantes em entender a organização da Universidade Federal de Uberlândia, seja dos órgãos superiores ou do próprio Curso e da Faculdade na qual se insere. Nesta disciplina o estudante terá contato com profissionais das várias áreas da saúde e da própria área em que atuará, servindo como portal de entrada para a compreensão da profissão na qual atuará.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia Biomédica, da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Universidade Federal de Uberlândia, além de mostrar as vertentes da futura profissão.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

· Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes);

· Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos, Colegiados);

· Conhecer os conceitos básicos associados à Engenharia Biomédica;

· Compreender a importância dos modelos abstratos, das simulações, das pesquisas e dos projetos na área da engenharia biomédica e da saúde;

· Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros.

· Ter conhecimento de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

· Compreender as relações étnico-raciais.

PROGRAMA

1) A graduação em engenharia biomédica da UFU

a) Princípios e objetivos

b) Perfil do egresso

c) Estrutura curricular

d) Estrutura física

e) Regulamento (UFU e do Colegiado)

 

2) Palestras

a) Atuação do Conselho de Classe – CREA;

b) Comunicação profissional;

c) Efeito nocivo do uso de drogas;

d) Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº13.425 de 30 de março de 2017.

e) Palestras das áreas da Engenharia Biomédica

 

3) Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais

a) Conceitos: preconceito, discriminação e racismo

b) Tratamento da questão racial no cotidiano

c) Ética e Cidadania

d) Culturas afro-brasileira e indígena

e) Diversidade Regional e Local

METODOLOGIA

Técnicas de ensino:

 

Palestras, aulas expositivas, utilizando recursos áudio visuais e quadro negro.

Atividades em grupo: seminários, pesquisas e trabalhos.

Para a aquisição de conhecimento será utilizado a leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, plataformas sociais, pesquisas, estudos de caso, encontros semanais para discussões e apresentação de dúvidas.

Vídeos e arquivos disponibilizados nas Plataformas Moodle, Google Meet e Microsoft Teams.

 

Recursos didáticos:

 

Livros e artigos científicos;

Internet;

Bases de dados científicos;

Plataformas de longo alcance, Mídias sociais e serviços de e-mails.

 

Plataformas e mídias sociais

 

Microsoft Teams

 

Link para ingresso no Teams:

 

https://teams.microsoft.com/l/team/19%3alnRA1S9orUEF6XQ1LwNxG1bcO9anZrMaOfpjbkD-8_E1%40thread.tacv2/conversations?groupId=11956752-a500-44f2-8be8-0e9c452122d4&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451

 

Cronograma:

 

Data

Conteúdo

HA

Conteúdo Regular (16 semanas)

Aula 1

Recepção FEELT

2

Aula 2

Apresentação do Curso de Engenharia Biomédica

2

Aula 3

Palestra – Área da Engenharia Biomédica

2

Aula 4

Visita a biblioteca

2

Aula 5

Palestra – Educação Étnico-Racial

2

Aula 6

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Biomédica

2

Aula 7

Palestra - Área da Engenharia Biomédica

2

Aula 8

Palestra - Área da Engenharia Biomédica

2

Aula 9

Palestra - Área da Engenharia Biomédica

2

Aula 10

Palestra - Área da Engenharia Biomédica

2

Aula 11

Palestra – Técnicas de Apresentação

2

Aula 12

Palestra - Prevenção às drogas

2

Aula 13

Palestra – Prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público

2

Aula 14

Seminário (apresentação de um livro)

2

24/04/2024

Palestra – Matrícula

Avaliação Substitutiva*

2

Total do conteúdo regular (15 semanas – 90 dias)

30

Trabalho Discente Efetivo - TDE

Atividade

HA

Trabalho em grupo – Estudo, redação do artigo e preparação do Seminário

6

Total (TDE)

6

Carga Horária total da disciplina em horas-aula

36

Atividades Acadêmicas

26/04 a 8/05

Leitura das Normas de Graduação da UFU

       

HA – horas-aula (50 minutos)

 

Horário de atendimento

Terça-feira – 16:00hs – 17:00hs (Sala 3N317)

AVALIAÇÃO

Datas e horários:

Avaliação Substitutiva – será realizada no dia 24/04/2024, das 8:50hs às 10:40hs.

 

Validação da assiduidade dos discentes

· Presença nas atividades presenciais (Lista de chamada).

 

Avaliação de recuperação

 

Será realizada uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), o conteúdo desta atividade avaliativa será composto por todo o conteúdo ministrado durante o semestre letivo.

 

Notas atribuídas por atividade:

 

Atividade

Valor

1. Seminário*

30 pontos

2. Participação nos seminários

35 pontos

3. Participação nas aulas e palestras

35 pontos

5. Avaliação substitutiva**

100 pontos

*Seminário - Atrasos máximos permitidos de 10 minutos para início da exposição, após este tempo o grupo perderá 1 ponto por minuto de atraso. Após o início da apresentação, os membros do grupo que chegarem não poderão participar da exposição e perderão os pontos relativos à apresentação.

**Avaliação Substitutiva – a avaliação substitutiva será composta por todo o conteúdo das palestras ministradas na disciplina. O estudante que realizar a avaliação substitutiva terá como nota máxima 60 pontos. Assim, a nota final do estudante será da seguinte forma:

· Se a nota da Avaliação Substitutiva for igual ou maior que 60, a nota final do estudante será 60;

· Se a nota da Avaliação Substitutiva for menor que 60, a nota final do estudante será a maior nota entre a avaliação substitutiva e as avaliações anteriores.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

i. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Projeto político pedagógico do curso de Engenharia Biomédica. Uberlândia: UFU, 2013.

ii. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Guia acadêmico do curso de Engenharia Biomédica. Uberlândia: UFU, 2020.

iii. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES METODOLÓGICAS Elaboração de Estudos para Avaliação de Equipamentos médico-assistenciais. 1. ed. Brasília.

Complementar

I. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES METODOLÓGICAS elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. 1. ed. Brasilia, DF.

II. Artigos das bases CAPES. (https://www.periodicos.capes.gov.br/ )

III. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC 15 de 15 de Março de 2012. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências. Disponível em: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/legislacao/item/rdc-15-de-15-de-marco-de-2012.

IV. Schneider, Vania Elisabete; Stedile, Nilva Lúcia Rech. Resíduos de serviços de saúde: um olhar interdisciplinar sobre o fenômeno. 3. ed., ampl. e atual. – Caxias do Sul, Educs, 2015. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook_residuos.pdf.

V. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC 15 de 15 de Março de 2012. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências. Disponível em: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/legislacao/item/rdc-15-de-15-de-marco-de-2012.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Adriano Alves Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/01/2024, às 12:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 SEI nº 5098571