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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Introdução
Métodos eletroquímicos
Métodos ópticos
JUSTIFICATIVA
Nesta disciplina o discente aprenderá os conceitos básicos das técnicas eletroanalíticas e espectrométricas. Na parte prática, os experimentos realizados permitirão que os discentes aprendam como operar os instrumentos empregados nas técnicas citadas, estando em contato com o cotidiano de um laboratório de instrumentação para Química. Esta disciplina reúne e demonstra na prática conceitos vistos em diferentes disciplinas, tais como: Físico-Química, Química Orgânica e Inorgânica, além dos fundamentos e conceitos desenvolvidos nas disciplinas de Química Analítica Qualitativa e Quantitativa.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Aprendizado da metodologia analítica básica para capacitar o discente a selecionar a técnica mais adequada na resolução dos problemas reais de análise química |
Objetivos Específicos: |
Introduzir e desenvolver a aprendizagem das técnicas instrumentais (métodos eletroquímicos e ópticos) em química analítica. Capacitar o discente para a resolução de problemas quantitativos e qualitativos, visando qualificá-lo para resolução dos problemas do cotidiano. |
PROGRAMA
1. Introdução: Conceitos e princípios dos métodos de análise. Análise Instrumental x Análise convencional. Classificação dos Métodos Instrumentais - Métodos ópticos, eletroquímicos e cromatográficos.
2. Métodos Eletroquímicos: Fundamentos e classificação dos métodos eletroquímicos. Eletrogravimetria. Condutimetria. Potenciometria. Voltametria. Células eletroquímicas: potencial de eletrodo; potencial de célula; eletrodo Normal de Hidrogênio; equação de Nernst; relação entre potencial de célula e constante de equilíbrio. Potenciometria: fundamentos; eletrodos indicadores e de referência secundários; eletrodos de membrana e eletrodo de vidro; curva de calibração e titulações potenciométricas.
3. Métodos ópticos: Fundamentos e classificação dos métodos ópticos. Energia radiante: Características; Radiação eletromagnética e monocromática. Espectros atômicos e espectros moleculares; Classificação dos métodos ópticos. Espectrometria de Absorção Molecular: Fundamentos; Lei de Lambert-Beer; Desvios da lei de Beer; Equipamentos; curva de calibração. Fotometria de Chama: Fundamentos; espectros de emissão; propriedades da chama: características, fluxo de gases oxidantes, temperatura adequada; equipamentos; curva de calibração.
METODOLOGIA
Aulas expositivas empregando recursos audiovisuais principalmente datashow. Realização de experimentos didáticos envolvendo os conceitos teóricos abordados em sala de aula. Discussões previamente a realização dos experimentos de forma a estimular a participação e o pensamento crítico dos discentes sobre os conceitos químicos envolvidos nos experimentos a serem realizados.
AVALIAÇÃO
A avaliação envolverá:
- 3 provas teóricas, individuais e sem consulta, cujas notas serão atribuídas na escala de 0 a 100.
- Notas dos relatórios entregues semanalmente, os quais corresponderão ao relato, em modo e linguagem científicos, dos experimentos realizados na parte prática. As notas serão atribuídas na escala de 0 a 100.
- Notas de discussões semanais prévias aos experimentos realizadas em grupos. A nota da discussão corresponderá a, no máximo, 20 pontos no respectivo relatório. Grupos que obtiverem nota inferior a 15 pontos serão impedidos de iniciar o experimento e serão convidados a se retirar do laboratório para que, em local apropriado, consultem a bibliografia indicada a fim de encontrarem as respostas das questões não respondidas. Caso o grupo não retorne ao laboratório ou retorne sem que haja tempo hábil para a realização do experimento, será atribuída nota ZERO ao relatório correspondente.
A média final será calculada da seguinte forma:
Média final = [(0,7 x Média das notas das provas) + (0,3 x Média das notas de relatórios)]
O estudante deverá alcançar média final ≥ 60 e frequência maior igual a 75 % para ser APROVADO.
O estudante que obtiver média final menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, poderá realizar uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022). Neste caso, a nova média final do estudante será a média aritimética entre a média final anterior e a nota obtida na avaliação de recuperação. O conteúdo da atividade de recuperação englobará todo o conteúdo da disciplina. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. Persistindo a média final menor do que 60 pontos, o discente será reprovado.
BIBLIOGRAFIA
Básica
- SKOOG, D.A.; HOLLER, F.J.; CROUCH, S.R. Princípios de Análise Instrumental. 6a Edição. São Paulo: Bookman, 2009.
- SKOOG, D.A.; WEST, D.M.; HOLLER, F.J. Fundamentos de Química Analítica. 8ª Edição. São Paulo: Cengage Learning, 2006.
- HARRIS, D.C. Análise Química Quantitativa. 6ª Edição, Rio de Janeiro: LTC, 2005.
Complementar
- GONÇALVES, M.L.S.S. Métodos Instrumentais para Análise de Soluções. 4ª Edição. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.
- MENDHAM, J.; DENNEY, R.C.; BARNES, J.D.; THOMAS, M.J.K. VOGEL – Análise Química Quantitativa. 6ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
- EWING, G.W. Métodos Instrumentais de Análise Química – Volume I. São Paulo: Blucher, 1972, 11ª reimpressão – 2009.
- HARRIS, D.C. Explorando a Química Analítica. 4ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
- SAWYER, D.T.; HEINEMAN, W.R.; BEEBE, J.M. Chemistry Experiments for Instrumental Methods. Nova Iorque: John Wiley, 1984.Para enriquecimento dos estudos.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 | SEI nº 3859600 |