UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Física I

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP32304

Período/Série:

Quarto

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Antonio Justino Ruas Madureira

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

 

 

EMENTA

Movimento em uma e em duas dimensões. Força e Movimento. Trabalho e Energia. Lei da Conservação da Energia. Sistemas de Partículas. Colisões. Movimento de Rotação. Rolamento, torque e momento angular.

JUSTIFICATIVA

No processo de construção do aprendizado do aluno, é de vital importância que o mesmo tenha capacidade de reconhecer e identificar modelos teóricos. A disciplina Física I dá aos alunos a possibilidade de estudarem fenômenos físicos descritos pela mecânica clássica (Newtoniana).

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final da disciplina o estudante será capaz de analisar os fenômenos naturais relativos a movimento, de maneira conceitual. Determinar o domínio de validade destes modelos a partir de um estudo quantitativo. Reconhecer grandezas fundamentais e suas relações.

Objetivos Específicos:

Generalizar estas relações e aplicá-las na resolução de problemas. Resolver os problemas básicos mais simples propostos pela mecânica clássica. Descrever e aplicar as leis de conservação da energia e momento linear. Descrever equações de movimento de rotação e translação de corpos rígidos.

PROGRAMA

1. MOVIMENTO RETILÍNEO

1.1 Posição e deslocamento.

1.2 Velocidade e aceleração.

1.3 Equações do movimento com aceleração constante

1.4 Queda livre.

2. MOVIMENTO NUM PLANO

2.1 Movimento em três dimensões.

2.2 Onde se localiza a partícula?

2.3 Qual é a velocidade da partícula?

2.4 Qual é a aceleração da partícula?

2.5 Movimento de um projétil.

2.6 Análise qualitativa e quantitativa do movimento de um projétil.

2.7 Movimento circular uniforme.

2.8 Movimento relativo em uma dimensão.

2.9 Movimento relativo em duas dimensões.

3. FORÇA E MOVIMENTO – I

3.1 Por que uma partícula altera a sua velocidade?

3.2 Primeira lei de Newton.

3.3 Força.

3.4 Massa.

3.5 Segunda lei de Newton.

3.6 Terceira lei de Newton.

3.7 Massa e peso.

3.8 Aplicações das leis de Newton.

4. FORÇA E MOVIMENTO – II

4.1 Atrito.

4.2 As leis do atrito.

4.3 Força de arraste e velocidade terminal.

4.4 Movimento circular uniforme.

5. TRABALHO E ENERGIA

5.1 Conceito de trabalho.

5.2 Trabalho: movimento em uma dimensão com uma força constante.

5.3 Trabalho: Movimento em uma dimensão com uma força variável.

5.4 Trabalho realizado por uma mola.

5.5 Relação trabalho e energia.

5.6 Potência.

6. LEI DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA

6.1 Leis de conservação.

6.2 Tipos de Energia.

6.3 Energia mecânica.

6.4 Forças conservativas e forças não conservativas.

6.5 A lei da conservação da energia.

7. SISTEMAS DE PARTÍCULAS

7.1 Um ponto especial: o centro de massa.

7.2 A segunda Lei de Newton para um sistema de partículas.

7.3 Momento linear.

7.4 O momento linear de um sistema de partículas.

7.5 Conservação do momento linear.

8. COLISÕES

8.1 Momento linear.

8.2 Colisões elásticas em uma dimensão.

8.3 Colisões inelásticas em uma dimensão.

8.4 Colisões em duas dimensões.

9. MOVIMENTO DE ROTAÇÃO

9.1 As grandezas físicas importantes no movimento de rotação.

9.2 Rotação com aceleração angular constante.

9.3 As grandezas lineares e as grandezas angulares.

9.4 Energia cinética na rotação.

9.5 Definição e determinação de momento de inércia.

9.6 Torque.

9.7 Segunda Lei de Newton na rotação.

9.8 Trabalho, potência e o teorema da transformação do trabalho.

10. ROLAMENTO, TORQUE E MOMENTO ANGULAR

10.1 Rolamento.

10.2 Momento angular.

10.3 O momento angular de um corpo rígido que gira em torno de um eixo fixo.

10.4 Conservação do momento angular.

 

METODOLOGIA

Serão ministradas 62 horas-aulas (50 minutos cada) expositivas presenciais da teoria utilizando notas de aulas, com a participação efetiva dos alunos. Haverá também 10 horas-aulas (50 minutos cada) assíncronas onde os alunos trabalharão a resolução de listas de exercícios.

 

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados através de três provas dissertativas individuais e sem consultas. A Nota Média será a média aritmética das três provas. Se esta Nota Média for maior ou igual a 60, esta será a Nota Final do aluno. O aluno que tiver Nota Média menor que 60 poderá fazer um Exame, que será uma prova dissertativa individual, sem consulta, versando sobre todo o conteúdo da disciplina. Neste caso, a Nota Final do aluno será dada pela média aritmética entre a Nota Média e o Exame.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física, vol. 1, 8. Ed. Rio de

Janeiro: LTC, 2009. Nota: A Biblioteca do Campus do Pontal possui exemplares da 4. Ed. e da 7. Ed.

[2] HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K.S. Física 1, 5. Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2003.

[3] NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, vol 1. 4. Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

Complementar

[4] FINN, E. J.; ALONSO, M. Física: um curso universitário, vol 1. 2. Ed. São Paulo: Edgar Blücher,

2009.

[5] CHAVES, A. Física Básica, vol. 1. São Paulo: Reichmann, 2007.

[6] SEARS, F.; ZEMANSKY, M.W. Física I, vol 1. 12. Ed. São Paulo: Pearson, 2012.

[7] TIPLER, P. A.; MOSCA, G.. Física para cientistas e engenheiros, vol 1. 5. Ed. Rio de Janeiro:

LTC, 2006.

[8] GOLDSTEIN, H. Classical Mechanics, 3. Ed. San Francisco: Addison Wesley, 2002.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antonio Justino Ruas Madureira, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/04/2022, às 09:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.024402/2022-10 SEI nº 3516935