UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4701/4702 - www.feelt.ufu.br - feelt@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

EXPERIMENTAL DE ELETRÔNICA DIGITAL

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT31504

Período/Série:

5o

Turma:

T1: Seg 07:10-08:50

T2: Seg 08:50-10:40

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Eduardo Lázaro Martins Naves

Ano/Semestre:

2020/1

Observações:

 

 

EMENTA

Funções e portas lógicas, álgebra de Boole e simplificação de circuitos lógicos, projetos de circuitos lógicos, códigos, circuitos codificadores/decodificadores, circuitos aritméticos, circuitos multiplexadores e demultiplexadores fazem parte dos estudos abordados pela Eletrônica Digital combinacional. Os flip-flops iniciam os estudos a respeito dos circuitos digitais sequenciais, onde os registradores e contadores são temas abordados.

JUSTIFICATIVA

O termo digital tornou-se parte do vocabulário diário devido ao modo intenso pelo qual os circuitos digitais e as técnicas digitais passaram a ser amplamente utilizados em inúmeras aplicações. Desta forma, o aluno matriculado na disciplina Experimental de Eletrônica Digital comprovará na prática os princípios, conceitos e operações fundamentais comuns aos sistemas digitais, desde uma simples chave liga/desliga até o mais complexo computador.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Aplicações experimentais de sistemas digitais.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante será capaz de distinguir representações digitais e analógicas, projetar circuitos lógicos combinacionais e sequenciais otimizados visando um aprendizado que lhe permita entender as inovações tecnológicas da área de Eletrônica Digital.

PROGRAMA

Funções e Portas Lógicas

- Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos lógicos usando portas lógicas básicas E, OU, NÃO, INVERSORA, OU-EXCLUSIVO, etc.

 

Álgebra de Boole e simplificação de circuitos lógicos

- Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos lógicos em versão complexa e, posteriormente, seus equivalentes simplificados por meio da álgebra Booleana.

 

Projetos de circuitos combinacionais

- Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos lógicos com o objetivo de resolver problemas diversos de ordem prática.

 

Circuitos codificadores e decodificadores

- Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos codificadores e decodificadores diversos (binário para decimal/hexadecimal, display de sete segmentos, etc.)

 

Circuitos aritméticos

- Projetar, simular e analisar o funcionamento de um circuito somador/subtrator completo de 4 bits

 

Flip-Flops, registradores e contadores

- Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos de memória (flip-flops), registradores (série e paralelo) e contadores diversos (assíncrono, síncrono, década, anel, etc.)

 

Circuitos Multiplexadores, demultiplexadores

- Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos multiplexadores e demultiplexadores  

METODOLOGIA

 

 

Técnicas de ensino:

Aulas remotas ministradas na Plataforma Microsoft Teams ou Google Meet.

Leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, pesquisas, estudos de caso, encontros semanais para discussão de dúvidas.

 

Recursos didáticos:

            Livros e artigos científicos;

            Internet;

            Bases de dados científicos;

            Plataformas de longo alcance, Mídias sociais e serviços de e-mails.

 

Plataformas e mídias sociais

            Microsoft Teams

             Google Meet

            Moodle

            Mconf/RNP

 

Acesso a bibliografia:

            Os estudantes terão acesso a bibliografia disponibilizada on-line pela biblioteca da UFU, periódicos que disponibilizam gratuitamente acesso à sua base de dados e links de livros gratuitos fornecidos pelas editoras.

 

Cronograma:

Período

Conteúdo

Atividades

Horas

Semana 1

Apresentação da disciplina

Apresentação do professor e do plano de ensino

2h

Semana 2

Introdução ao simulador de circuitos lógicos

Aula remota e entrega de exercício proposto

Dúvidas e discussões

2h

Semana 3

 

Portas lógicas I

Aula remota e entrega de exercício proposto

Dúvidas e discussões

2h

Semana 4

Portas lógicas II

Aula remota e entrega de exercício proposto

Dúvidas e discussões

2h

Semana 5

Simplificação por álgebra de Boole

Aula remota e entrega de exercício proposto

Dúvidas e discussões

2h

Semana 6

 

Circuito Multiplexador 

Aula remota e entrega de exercício proposto

Dúvidas e discussões

2h

Semana 7

Circuito Demultiplexador

Aula remota e entrega de exercício proposto

Dúvidas e discussões

2h

Semana 8

Circuito Somador/Subtrator

Aula remota e entrega de exercício proposto

Dúvidas e discussões

2h

Semana 9

Flip Flops

Aula remota e entrega de exercício proposto

Dúvidas e discussões

2h

Semana 10

Registradores

Aula remota e entrega de exercício proposto

Dúvidas e discussões

2h

Semana 11

Contadores

Aula remota e entrega de exercício proposto

Dúvidas e discussões

2h

Semana 12

Projeto em grupo

Desenvolvimento do projeto

2h

Semana 13

Projeto em grupo

Desenvolvimento do projeto

2h

Semana 14

Projeto em grupo

Desenvolvimento do projeto

2h

Semana 15

Apresentação do projeto

Entrega do projeto desenvolvido

2h

AVALIAÇÃO

- Avaliação 1 (individual): valor 50 pontos.

Referente aos exercícios propostos semanalmente.

 

- Avaliação 2 (projeto): valor 50 pontos.

Esta atividade será realizada somente em grupo. O tema será definido oportunamente em comum acordo entre o grupo de discentes e o docente.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. TOCCI, R. J.; WIDMER, N. S. Sistemas Digitais. Princípios e Aplicações. 8a Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2008.
  2. IDOETA, I. V.; CAPUANO, F. G. Elementos de Eletrônica Digital. 38a Edição. São Paulo: Érica, 2006.
  3. MALVINO, A. P.; LEACH, D. P. Eletrônica Digital: Princípios e Aplicações. São Paulo: McGraw-Hill, 1988.

Complementar

  1. MENDONÇA, A.; ZELENOVSKY, R. Eletrônica Digital: Curso Prático e Exercícios. Rio de Janeiro: MZ Ed., 2004.
  2. SHIBATA, W. M. Eletrônica Digital: Teoria e Experiência. São Paulo: Érica, 1989.
  3. TAUB, H. Circuitos Digitais e Microprocessadores. São Paulo: McGraw-Hill, 1984.
  4. TAUB, H. Digital Integrated Electronics. Tokyo: McGraw-Hill Kozakusha, 1977.
  5. SEDRA, A. S.; SMITH, K.C. Microeletrônica. São Paulo: Makron Books, 1995.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eduardo Lazaro Martins Naves, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/02/2021, às 21:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2563479 e o código CRC 967D528C.




Referência: Processo nº 23117.005413/2021-10 SEI nº 2563479