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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Funções e portas lógicas, álgebra de Boole e simplificação de circuitos lógicos, projetos de circuitos lógicos, códigos, circuitos codificadores/decodificadores, circuitos aritméticos, circuitos multiplexadores e demultiplexadores fazem parte dos estudos abordados pela Eletrônica Digital combinacional. Os flip-flops iniciam os estudos a respeito dos circuitos digitais sequenciais, onde os registradores e contadores são temas abordados.
JUSTIFICATIVA
O termo digital tornou-se parte do vocabulário diário devido ao modo intenso pelo qual os circuitos digitais e as técnicas digitais passaram a ser amplamente utilizados em inúmeras aplicações. Desta forma, o aluno matriculado na disciplina Experimental de Eletrônica Digital comprovará na prática os princípios, conceitos e operações fundamentais comuns aos sistemas digitais, desde uma simples chave liga/desliga até o mais complexo computador.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Aplicações experimentais de sistemas digitais. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante será capaz de distinguir representações digitais e analógicas, projetar circuitos lógicos combinacionais e sequenciais otimizados visando um aprendizado que lhe permita entender as inovações tecnológicas da área de Eletrônica Digital. |
PROGRAMA
Funções e Portas Lógicas
- Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos lógicos usando portas lógicas básicas E, OU, NÃO, INVERSORA, OU-EXCLUSIVO, etc.
Álgebra de Boole e simplificação de circuitos lógicos
- Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos lógicos em versão complexa e, posteriormente, seus equivalentes simplificados por meio da álgebra Booleana.
Projetos de circuitos combinacionais
- Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos lógicos com o objetivo de resolver problemas diversos de ordem prática.
Circuitos codificadores e decodificadores
- Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos codificadores e decodificadores diversos (binário para decimal/hexadecimal, display de sete segmentos, etc.)
Circuitos aritméticos
- Projetar, simular e analisar o funcionamento de um circuito somador/subtrator completo de 4 bits
Flip-Flops, registradores e contadores
- Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos de memória (flip-flops), registradores (série e paralelo) e contadores diversos (assíncrono, síncrono, década, anel, etc.)
Circuitos Multiplexadores, demultiplexadores
- Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos multiplexadores e demultiplexadores
METODOLOGIA
Técnicas de ensino:
Aulas remotas ministradas na Plataforma Microsoft Teams ou Google Meet.
Leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, pesquisas, estudos de caso, encontros semanais para discussão de dúvidas.
Recursos didáticos:
Livros e artigos científicos;
Internet;
Bases de dados científicos;
Plataformas de longo alcance, Mídias sociais e serviços de e-mails.
Plataformas e mídias sociais
Microsoft Teams
Google Meet
Moodle
Mconf/RNP
Acesso a bibliografia:
Os estudantes terão acesso a bibliografia disponibilizada on-line pela biblioteca da UFU, periódicos que disponibilizam gratuitamente acesso à sua base de dados e links de livros gratuitos fornecidos pelas editoras.
Cronograma:
Período |
Conteúdo |
Atividades |
Horas |
Semana 1 |
Apresentação da disciplina |
Apresentação do professor e do plano de ensino |
2h |
Semana 2 |
Introdução ao simulador de circuitos lógicos |
Aula remota e entrega de exercício proposto Dúvidas e discussões |
2h |
Semana 3
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Portas lógicas I |
Aula remota e entrega de exercício proposto Dúvidas e discussões |
2h |
Semana 4 |
Portas lógicas II |
Aula remota e entrega de exercício proposto Dúvidas e discussões |
2h |
Semana 5 |
Simplificação por álgebra de Boole |
Aula remota e entrega de exercício proposto Dúvidas e discussões |
2h |
Semana 6
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Circuito Multiplexador |
Aula remota e entrega de exercício proposto Dúvidas e discussões |
2h |
Semana 7 |
Circuito Demultiplexador |
Aula remota e entrega de exercício proposto Dúvidas e discussões |
2h |
Semana 8 |
Circuito Somador/Subtrator |
Aula remota e entrega de exercício proposto Dúvidas e discussões |
2h |
Semana 9 |
Flip Flops |
Aula remota e entrega de exercício proposto Dúvidas e discussões |
2h |
Semana 10 |
Registradores |
Aula remota e entrega de exercício proposto Dúvidas e discussões |
2h |
Semana 11 |
Contadores |
Aula remota e entrega de exercício proposto Dúvidas e discussões |
2h |
Semana 12 |
Projeto em grupo |
Desenvolvimento do projeto |
2h |
Semana 13 |
Projeto em grupo |
Desenvolvimento do projeto |
2h |
Semana 14 |
Projeto em grupo |
Desenvolvimento do projeto |
2h |
Semana 15 |
Apresentação do projeto |
Entrega do projeto desenvolvido |
2h |
AVALIAÇÃO
- Avaliação 1 (individual): valor 50 pontos.
Referente aos exercícios propostos semanalmente.
- Avaliação 2 (projeto): valor 50 pontos.
Esta atividade será realizada somente em grupo. O tema será definido oportunamente em comum acordo entre o grupo de discentes e o docente.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Eduardo Lazaro Martins Naves, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/02/2021, às 21:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.005413/2021-10 | SEI nº 2563479 |