UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4395 - inhis@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Narrativa, imagem e a construção do fato histórico

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

PROFHIS17

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60 horas

Prática:

 

Total:

60 horas

Obrigatória:

( )

Optativa:

( x )

Professor(A):

Ana Paula Spini

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

 

 

EMENTA

Delimitação do campo de sentido de fato histórico: fato como narração, fato como condensação do tempo histórico. Conceituação de narrativa visual e os seus suportes. Mídia e a factualização da história, recursos para uma crítica e metodologias de análise. Estratégias de apresentação do fato histórico por meio de narrativas visuais.

JUSTIFICATIVA

 (Explicitar a importância dos conteúdos a serem trabalhados e sua articulação com a natureza do Mestrado Profissional em Ensino de História, que busca a formação continuada de professores de História da Educação Básica, com base na reflexão de questões voltadas aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo)

A disciplina propõe a reflexão sobre a importância das imagens na construção do fato histórico, no ensino de história e no conhecimento histórico. Considerando a centralidade da cultura da escrita tanto na pesquisa quanto no ensino de história, a disciplina justifica-se pela necessidade de aprender a ler imagens e as narrativas construídas na sua circulação em esferas cada vez mais amplas. Além de aprender a ler a disciplina se propões como espaço de experimentação para propostas de produção de narrativas visuais como estratégia de produção de saber escolar. 

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Refletir sobre as possibilidades de narrativas visuais na história

Objetivos Específicos:

- analisar as perspectivas recentes de estudo das imagens sob a perspectiva histórica

- analisar os conceitos de representação e visualidade 

- avaliar as possibilidades de utilização de imagens na produção do saber escolar e do conhecimento histórico

-experimentar dinâmicas com imagens nas aulas de história

PROGRAMA

 (O programa, organizado em unidades e subunidades ou eixos temáticos, deverá explicitar os conteúdos propostos de modo a se conhecer toda a matéria a ser desenvolvida na disciplina. É importante que se leve em conta as atividades síncronas e assíncronas)

Unidade I - História e Imagem:

- Historiografia recente

- Conceitos e metodologias de análise e leitura de imagens

 

Unidade II - Imagem como representação e História visual 

- Representação social

- Representação cultural

- Visualidade - cultura visual

 

Unidade III -  Imagem e Ensino de História

- Imagem e ensino de história - possibilidades

- Pesquisas sobre imagem e ensino de História realizadas no ProfHistória

 

METODOLOGIA

(Descrever a forma de organização das aulas ou como será desenvolvido o trabalho com os mestrandos. Em outras palavras, apresentar as técnicas de ensino que serão utilizadas (seminários, debates, painéis, estudos dirigidos, aulas expositivas, exposições dialogadas, desenvolvimento de pesquisas, demonstrações, oficinas, realização de experimentos, dinâmicas de grupo, exercícios etc.). Solicita-se o cronograma de desenvolvimento do conteúdo proposto, bem como os recursos didáticos. É importante que se leve em conta as atividades síncronas e assíncronas.

As aulas serão realizadas com o desenvolvimento de discussões da bibliografia indicada - exposições dialogadas nas quais alunos(as) são debatedores de textos escolhidos. Oficinas possibilitarão a discussão de metodologias de uso das imagens na sala de aula com o apoio das pesquisas realizadas no ProfHistória em fotografia, cinema, HQs e outras fontes imagéticas. 

AVALIAÇÃO

(Explicitar os instrumentos/formas avaliação a serem empregados: provas, estudos de casos, relatórios (de pesquisa, de experimentos, de visitas técnicas), elaboração de textos (individuais, em grupo), fichamentos, sínteses, apresentações orais, resenhas etc, os critérios a serem considerados e o valor atribuído a cada instrumento proposto).

Os(as) alunos(as) serão avaliados(as) considerando os seguintes tipos de trabalhos:

1) cada aluno(a) será debatedor(a) de 4 textos ao longo do semestre - 30 pontos

2) proposta  escrita de atividade  com imagem (pintura, fotografia, cinema etc)  30 pontos

3) aplicação da proposta de atividade 30 pontos

4) assiduidade e participação. 10 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

CHARTIER, Roger. A história Cultural: entre práticas e Representações. Lisboa: Editora Difel, 1990. (Introdução e capítulo IV)

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados,  São Paulo ,  v. 5, n. 11, p. 173-191,  Apr.  1991.

CUNHA, Bruno Ornelas da. Jogo urbano: história local no ensino de história. Dissertação de mestrado. ProfHistória. Niterói, 2016. 

JODELÈT, Denise. La representación social: fenómenos, concepto y teoría.  In> Psicología Social II. Pensamiento y vida social. Psicología social y problemas sociales.  Paidós, 1986.

KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.151-168, dez. 2008

LIMA, Jorge Ferreira. O indígena no livro didático: possibilidades e desafios no uso da linguagem imagética no ensino de história. Dissertação de mestrado. ProfHistória Araguaína, 2016

MAUAD, Ana Maria. Sobre as imagens na História: um balanço de conceitos e perspectivas. Revista Maracanan. Rio de Janeiro, vol. 12, n.14, p. 33-48, jan/jun 2016

MAUAD, Ana Maria. Como nascem as imagens? Um estudo de história visual. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 61, p. 105-132, jul./dez. 2014. Editora UFPR

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Rev. Bras. Hist. [online]. 2003, vol.23, n.45, pp.11-36.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A fotografia como documento - Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo, Rio de Janeiro, n. ja/ju 2003, p. 131-151, 2003.

MOLINA, Ana Heloisa. Ensino de história e imagens: possibilidades de pesquisa. Domínios da imagem. Londrina, n. 1, vol. 1, 2007.

SANTIAGO JR., Francisco das Chagas Fernandes. Entre a representação e a visualidade: alguns dilemas da relação entre história e cinema. Domínios da Imagem. Londrina, ano 2, n. 3, 2008.

Complementar

CARDOSO, Ciro & MAUAD, Ana Maria. História e Imagem: o caso da fotografia e do cinema. In: Domínios da História. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1997, p. 401-417.

CIAVATTA, Maria. O Mundo do Trabalho: A Fotografia como Fonte Histórica (Rio de Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DP&A Editora/FAPERJ, 2002.

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. São Paulo: Editora Papirus, 2000.

FERREIRA, Jorge & SOARES, Mariza de Carvalho (org.). A História vai ao Cinema. Rio de Janeiro: Record, 2001.

FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

 MOCELLIN, Renato. Cinema e o Ensino de História. São Paulo: Nova Didática, 2002.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 

ANEXO I – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (16 semanas)

Atividades Síncronas (mínimo de 50%) - ocorrerão nos dias indicados, sempre das 14h30 às 16h30 na sala meet.google.com/gav-buhd-pva. Todos os textos estarão no Drive do Google atrelados ao Google Classroom.  Total da carga horária de atividades síncronas: 32 horas.

Atividades Assíncronas (máximo de 50%) - As atividades assíncornas compõem-se da leitura dos textos das aulas, preparação do debate de 4 textos pelos alunos, preparação da proposta de atividade com imagens na aula de história.  Total da carga horária para atividades assíncronas: 28 horas.

 

DATAS

ATIVIDADES – Explicitar plataforma de TI e softwares a serem utilizados.

12/03

 

Apresentação, avaliação e aprovação do Programa da Disciplina. 

19/03

 

 MAUAD, Ana Maria. Sobre as imagens na História: um balanço de conceitos e perspectivas. Revista Maracanan. Rio de Janeiro, vol. 12, n.14, p. 33-48, jan/jun 2016

Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/article/view/20858

 

26/03

 

KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.151-168, dez. 2008

09/04

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Rev. Bras. Hist. [online]. 2003, vol.23, n.45, pp.11-36.

 

Laboratório de análise de imagem e possibilidades de uso em sala de aula 

 

16/04

MAUAD, Ana Maria. Como nascem as imagens? Um estudo de história visual. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 61, p. 105-132, jul./dez. 2014. Editora UFPR

 

Laboratório de análise de imagem 

e possibilidades de uso em sala de aula 

 

23/04

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A fotografia como documento - Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo, Rio de Janeiro, n. ja/ju 2003, p. 131-151, 2003.

 

Laboratório de análise de imagem 

e possibilidades de uso em sala de aula 

 

30/04

SANTIAGO JR., Francisco das Chagas Fernandes. Entre a representação e a visualidade: alguns dilemas da relação entre história e cinema. Domínios da Imagem. Londrina, ano 2, n. 3, 2008.

 

CHARTIER, Roger. A história Cultural: entre práticas e Representações. Lisboa: Editora Difel, 1990. (Introdução e capítulo IV)

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados,  São Paulo ,  v. 5, n. 11, p. 173-191,  Apr.  1991. 

07/05

JODELÈT, Denise. La representación social: fenómenos, concepto y teoría.  In> Psicología Social II. Pensamiento y vida social. Psicología social y problemas sociales.  Paidós, 1986.

Laboratório de análise de imagem 

e possibilidades de uso em sala de aula

14/05

MOLINA, Ana Heloisa. Ensino de história e imagens: possibilidades de pesquisa. Domínios da imagem. Londrina, n. 1, vol. 1, 2007.

21/05

LIMA, Jorge Ferreira. O indígena no livro didático: possibilidades e desafios no uso da linguagem imagética no ensino de história. Dissertação de mestrado. ProfHistória Araguaína, 2016

28/05

CUNHA, Bruno Ornelas da. Jogo urbano: história local no ensino de história. Dissertação de mestrado. ProfHistória. Niterói, 2016. 

 

Oficina de aplicação da proposta de atividade didática - uso de fontes imagéticas em sala de aula - pintura

04/06

 

Oficina de aplicação da proposta de atividade didática - uso de fontes imagéticas em sala de aula - fotografia

11/06

Oficina de aplicação da proposta de atividade didática - uso de fontes imagéticas em sala de aula - cinema

18/06

Oficina de aplicação da proposta de atividade didática - uso de fontes imagéticas em sala de aula - cinema

25/06

Oficina de aplicação da proposta de atividade didática - uso de fontes imagéticas em sala de aula - cinema

02/07

fechamento do curso - avaliação geral

09/07

vista de resultados

 


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Documento assinado eletronicamente por Ana Paula Spini, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/04/2021, às 20:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriano Mendes da Fonseca, Membro de Colegiado, em 04/12/2021, às 11:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.076910/2020-11 SEI nº 2474762