|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Redação autoral do trabalho de conclusão de curso que deverá conter no mínimo: problematização do objeto, discussão teórico-metodológica e bibliográfica, análise das fontes de pesquisa e adequação às normas da ABNT.
JUSTIFICATIVA
A redação de um trabalho monográfico é ferramenta importante na formação do historiador, seja no bacharelado, seja na licenciatura. É a partir do aprendizado do levantamento, pesquisa e análise de fontes históricas que o graduando torna-se pesquisador nos diversos ambientes profissionais após a conclusão do curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Apresentar o trabalho monográfico em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos, de discussão da bibliografia temática e da análise das fontes de pesquisa. |
Objetivos Específicos: |
- Escrever o trabalho de conclusão de curso desenvolvido nas disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I e II. - Analisar os temas e problemáticas encontradas nas fontes pesquisadas que podem ter desdobramentos em trabalhos posteriores. - Habilitar o egresso em suas futuras atuações nos diversos níveis de ensino. |
PROGRAMA
Unidade I – Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa em História.
Unidade II – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.
Unidade III – Formatação TCC e Preparação para defesa.
METODOLOGIA
A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso III será desenvolvida nas plataformas Moodle (https://www.moodle.ufu.br) e RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos-eduardo-moreira-de-araujo) em atividades síncronas e assíncronas, respectivamente. As atividades síncronas ocorrerão aos sábados das 14 horas às 15h30min. horas entre os dias 04/12/2021 e 02/04/2022 na plataforma RNP. Os atendimentos remotos individuais deverão ser agendados no e-mail: carloseduardo.araujo@ufu.br. Serão 15 (quinze) encontros síncronos de 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos cada. No primeiro encontro serão explicitados o conteúdo e formato do curso, a disponibilidade técnica necessária para o acompanhamento da disciplina e as formas de avaliação. As atividades assíncronas corresponderão a pesquisas na web de artigos acadêmicos e fontes digitais sobre a temática da pesquisa e a reescrita dos dois primeiros capítulos e a produção do terceiro capítulo, além da leitura de textos serão disponibilizados na plataforma Moodle. Os alunos deverão disponibilizar 2 (duas) horas e 30 (trinta) minutos para estas atividades assíncronas. O atendimento individual será realizado pela plataforma RNP MConf através de agendamento prévio por e-mail. Os discentes necessitam dos seguintes equipamentos para a realização das atividades: acesso à Internet; dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet ou notebook; domínio das plataformas MConf, Moodle, e possuir e-mail institucional.
AVALIAÇÃO
A nota final da disciplina será a média dos seguintes instrumentos avaliativos:
Avaliação 1: Revisão dos capítulos 1 e 2. Valor: 100 pontos. Data de entrega: 15/01/2022.
Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; articulação entre as questões principais dos textos levantados, utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas.
Avaliação 2: Entrega e defesa do TCC: 100 pontos. Valor: 100 pontos. Data de entrega: 26/03/2022.
Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas; articulação entre as questões principais dos textos levantados no debate historiográfico e as fontes selecionadas para análise.
A assiduidade dos discentes será apurada a partir da entrega das atividades assíncronas na plataforma Moodle e a participação nas atividades síncronas na plataforma RNP MConf através do recurso “salvar nomes dos participantes”.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru /SP: EDUSC, 2004.
DOSSE, François. A história. Bauru /SP, EDUSC, 2003.
FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru: EDUSC, 1998.
Complementar
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.
LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
OMNES, Roland. Filosofia da ciência contemporânea. São Paulo: Ed. UNESP, 1996.
VAINFAS, R. e CARDOSO, C. F. (orgs.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Moreira De Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/11/2021, às 23:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3166165 e o código CRC 7D9F9F73. |
Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 | SEI nº 3166165 |