UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado de Extensão do Instituto de Biotecnologia

Av. Pará, 1720, Bloco E, Sala 203 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38408-902
Telefone: - www.ibtec.ufu.br - ibtec@ufu.br
  

Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 5ª REUNIÃO [ORDINÁRIA] DE 2020 DO COLEGIADO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO DE BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Em 18 de dezembro de 2020, às nove horas, teve início a quinta reunião ordinária do Colegiado da Coordenação de Extensão do Instituto de Biotecnologia do ano em curso, sob a Presidência da Profª Ana Carolina Silva Siquieroli, estando presentes os membros citados no final desta Ata, por por videoconferência. Renata Roland Teixeira justificou a ausência. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Informes: sem informes. 2. Ordem do dia: 1. Apreciação e aprovação do Projeto de extensão "Projeto melhorando - Mandioca". Registro: 23047/2020. O projeto “Melhorando: mandioca”, busca, em parceria com produtores do Alto Paranaíba (município de Patos de Minas), identificar genótipos superiores de mandioca Manihot esculenta para cultivo na região. O trabalho será realizado de forma participativa, buscando a interação ensino-pesquisa-extensão, com a participação de professores/pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e produtores rurais. Serão avaliados oito clones de mandioca, cedidos pelo professor Dr. Élberis Pereira Botrel, do Departamento de Agricultura, da Universidade Federal de Lavras. Os materiais serão avaliados mediante o plantio junto aos agricultores, sendo comparados com materiais já cultivados pelos agricultores da região. Os experimentos serão realizados nas propriedades dos produtores parceiros, nas comunidades rurais de Alagoas e Baixadinha, no município de Patos de Minas. As avaliações serão feitas ao longo do ciclo da cultura, na colheita e quando da utilização das raízes. Durante este processo, serão discutidos com os agricultores aspectos de importância para o manejo e produção da mandioca, quando serão colocados os conhecimentos práticos (empíricos) e científicos em discussão, buscando ao desenvolvimento mútuo do conhecimento sobre a cultura da mandioca. Serão avaliadas características como, vigor porte da planta, precocidade, maior tolerância a estresses bióticos e abióticos, produtividade de raízes, teor de amido, entre outras. Os dados obtidos serão tabulados e submetidos à análise estatística. Os resultados serão apresentados e discutidos junto aos produtores. Os resultados serão também divulgados para os produtores da região, além de serem apresentados em eventos técnicos e/ou científicos em nível regional. Após apreciação o projeto foi aprovado por unanimidade. Às 9h32min foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Profa. Ana Carolina Silva Siquieroli, Presidente e pelos Membros do Colegiado da COEXT-IBTEC:

Prof.ª Dr.ª Paula Cristina Batista de Faria Gontijo (Membro, Docente IBTEC)

Prof. Dr. Rone Cardoso (Membro, Docente IBTEC)

Isadora Yano Correa Esselin (representante discente)


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Isadora Yano Correa Esselin, Membro de Colegiado, em 18/12/2020, às 09:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Paula Cristina Batista de Faria Gontijo, Membro de Colegiado, em 18/12/2020, às 09:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rone Cardoso, Membro de Colegiado, em 18/12/2020, às 09:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ana Carolina Silva Siquieroli, Presidente, em 18/12/2020, às 10:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2466773 e o código CRC 39DBBF6C.




Referência: Processo nº 23117.075798/2020-93 SEI nº 2466773