|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Teoria básica e aplicações à Engenharia Elétrica de sistemas digitais.
JUSTIFICATIVA
(Explicitar a importância dos conteúdos a serem trabalhados e sua articulação com o Projeto Pedagógico do Curso – PPC.)
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de: |
Objetivos Específicos: |
(Copiar da Ficha de Disciplina os objetivos propostos.) |
PROGRAMA
1. Introdução à representação numérica de dados
1.1. Grandezas analógicas versus grandezas digitais
1.2. Sistemas de numeração
2. Portas lógicas
2.1. Inversor
2.2. “OR” e “NOR”
2.3. “AND” e “NAND”
2.4. “Exclusive-OR”
2.5. Tecnologia de portas lógicas
3. Lógica combinacional
3.1. Tabela verdade
3.2. Álgebra booleana
3.3. Análise e síntese
3.4. Técnicas de minimização
3.5. Aplicações
4. Lógica sequencial
4.1. “Latches” e “Flip-flops”
4.2. Análise e síntese de circuitos sequenciais síncronos e assíncronos
4.3. Aplicações
5. Memórias
5.1. “Random Access Memory” (RAM – estática e dinâmica)
5.2. “Read Only Memory” (ROM)
5.3. “Programmable Memories” (PROM, EPROM, FLASH)
6. Conversão de dados
6.1. Conversores D/A
6.2. Conversores A/D
7. Introdução à logica programável
7.1. PLD - “Programmable Logical Devices”
7.2. CPLD - “Complex Programmable Logical Devices”
7.3. FPGA - “Field Programmable Gate Arrays”
7.4. Linguagem de descrição de “hardware”
7.5. Aplicações
METODOLOGIA
A plataforma para o desenvolvimento das atividades remotas poderá ser o Moodle/UFU, Microsoft Teams ou Google Classroom, sendo os encontros síncronos estabelecidos pela ferramenta de reuniões virtuais vinculada à plataforma(M-Conf,Skype,Google Meet). A adoção de uma plataforma será discutida e confirmada via email com os discentes na primeira semana de aula, a qual poderá ser alterada em comum acordo com os discentes, conforme o Art.7 da Resolução 07/2020 do CONGRAD.
Todas as tarefas serão propostas para os discente e recebidas destes via plataforma escolhida. Os materiais de apoio, como documentos e apresentações em pdf, links de videos no Youtube, etc, serão distribuídos também via plataforma.
As atividades síncronas, assíncronas e respectivas tarefas serão desenvolvidas conforme o cronograma apresentado abaixo, sendo que as tarefas devem ser postadas pelos discentes na plataforma até o último dia do período especificado no cronograma. Havendo qualquer problema para a execução da atividade, ou postagem desta, o discente deve fazer o registro do problema via email designado pelo professor.
ATIVIDADES SÍNCRONAS
Ordem | Data | Horário | Natureza | Atividade |
1 | 12/08/2020 | 7:10-8:50 | Síncrona | Apresentação do curso (dinâmica de utilização das ferramentas remotas, avaliação e bibliografia). Grandezas analógicas (contínuas) e grandezas digitais (discretas). Sistemas de numeração, definição de bit, necessidade de utilização do sistema binário e conveniência das bases octal e hexadecimal , conversão decimal-binário-octal-hexadecimal, tamanho de palavra, byte, word. Codificação de caracteres, BCD, ASCII. |
2 | 19/08/2020 | 7:10-8:50 | Síncrona | Breve apresentação com o resumo dos pontos importantes apresentado em material de apoio (vídeos, textos em pdf) seguida de diálogo com os discentes, visando sanar dúvidas nos seguintes tópicos: Lógica, funções lógicas, circuitos lógicos, portas lógicas, tabela verdade, descrição algébrica de circuitos lógicos, |
3 | 26/08/2020 | 7:10-8:50 | Síncrona | Breve apresentação com o resumo dos pontos importantes apresentado em material de apoio (vídeos, textos em pdf) seguida de díalogo com os discentes, visando sanar dúvidas nos seguintes tópicos: Álgebra de Boole (Postulados e Teoremas, Teorema de DeMorgan), universalidade das portas NAND e NOR, análise de circuitos lógicos, mapa de Karnaugh, soma de produtos e produto de somas, simplificação de circuitos lógicos. |
4 | 02/09/2020 | 7:10-8:50 | Síncrona | Aula expositivo-dialogada sobre todo o conteúdo relativo aos circuitos combinacionais |
5 | 09/09/2020 | 7:10-8:50 | Síncrona | Aula expositivo-dialogada sobre os aspectos tecnológicos dos circuitos lógicos, TTL, CMOS, VIH,VIL, VOH,VOL,IIH,IIL, IOH,IOL, fan-out, margem de rúido, tempo de propagação. |
6 | 16/09/2020 | 7:10-8:50 | Síncrona | Aula expositivo-dialogada com o seguinte conteúdo: Introdução à lógica sequencial, Flip-flops, contadores síncronos e assíncronos. |
7 | 23/09/2020 | 7:10-8:50 | Síncrona | Aula expositivo-dialogada com o seguinte conteúdo: Máquinas de estados finitos (FSM) Mealy e Moore, projeto de FSM's. |
8 | 30/09/2020 | 7:10-8:50 | Síncrona | Aula dialogada para sanar dúvidas do conteúdo de lógica sequencial |
9 | 07/10/2020 | 7:10-8:50 | Síncrona | Aula dialogada para sanar dúvidas sobre o trabalho de FSM. |
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS
Ordem | Período | Duração prevista (minutos) | Natureza | Identificação da Tarefa | Atividade |
1 | 10/08/2020 a 14/08/2020 | 15 | Assíncrona | Assistir conjunto de vídeos sobre a Introdução à Eletrônica Digital e Sistemas de Numeração | |
2 | 10/08/2020 a 14/08/2020 | 120 | Assíncrona | 1 | Responder questionário sobre os vídeos e resolver a lista de exercícios sobre sistemas de numeração |
3 | 17/08/2020 a 28/08/2020 | 30 | Assíncrona | Assistir vídeos e ler documentos sobre Lógica, funções lógicas, circuitos lógicos, portas lógicas, tabela verdade, descrição algébrica de circuitos lógicos, Álgebra de Boole (Postulados e Teoremas, Teorema de DeMorgan), universalidade das portas NAND e NOR, análise de circuitos lógicos, mapa de Karnaugh, soma de produtos e produto de somas, simplificação de circuitos lógicos. | |
4 | 17/08/2020 a 28/08/2020 | 240 | Assíncrona | 2 | Responder questionário sobre os vídeos e resolver a lista de exercícios sobre Lógica, funções lógicas, circuitos lógicos, portas lógicas, tabela verdade, descrição algébrica de circuitos lógicos, Álgebra de Boole (Postulados e Teoremas, Teorema de DeMorgan), universalidade das portas NAND e NOR, análise de circuitos lógicos, mapa de Karnaugh, soma de produtos e produto de somas, simplificação de circuitos lógicos. |
5 | 01/09/2020 a 04/09/2020 | 15 | Assíncrona | Assitir vídeos e ler documentos sobre circuitos combinacionais. | |
6 | 01/09/2020 a 04/09/2020 | 90 | Assíncrona | 3 | Responder questionário sobre os vídeos e resolver a lista de exercícios sobre circuitos combinacionais |
7 | 08/09/2020 a 11/09/2020 | 15 | Assíncrona | Assistir vídeos e ler documentos sobre os aspectos tecnológicos dos circuitos lógicos, TTL, CMOS, VIH,VIL, VOH,VOL,IIH,IIL, IOH,IOL, fan-out, margem de rúido, tempo de propagação. | |
8 | 08/09/2020 a 11/09/2020 | 60 | Assíncrona | 4 | Responder questionário sobre os vídeos e resolver a lista de exercícios sobre os aspectos tecnológicos dos circuitos lógicos, TTL, CMOS, VIH,VIL, VOH,VOL,IIH,IIL, IOH,IOL, fan-out, margem de ruído, tempo de propagação. |
9 | 14/09/2020 a 18/09/2020 | 15 | Assíncrona | Assistir vídeos e ler documentos sobre: Introdução à lógica sequencial, Flip-flops, contadores síncronos e assíncronos. | |
10 | 14/09/2020 a 18/09/2020 | 60 | Assíncrona | 5 | Responder questionário sobre os vídeos e resolver a lista de exercícios sobre Introdução à lógica sequencial, Flip-flops, contadores síncronos e assíncronos. |
11 | 21/09/2020 a 09/10/2020 | 15 | Assíncrona | Assistir vídeos e ler documentos sobre: Máquinas de estados finitos (FSM) Mealy e Moore, projeto de FSM's. | |
12 | 21/09/2020 a 09/10/2020 | 240 | Assíncrona | 6 | Responder questionário sobre os vídeos e resolver a lista de exercícios sobre as Máquinas de estados finitos (FSM); elaborar e apresentar o projeto proposto sobre uma aplicação de FSM. |
AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina será realizada por atividades assíncronas especificadas como tarefas no cronograma apresentado na metodologia, as quais serão propostas via plataforma escolhida. A pontuação para cada tarefa é apresentada ta tabela abaixo:
Tarefa | Valor |
1 | 10 |
2 | 20 |
3 | 10 |
4 | 10 |
5 | 20 |
6 | 30 |
TOTAL | 100 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Ernane Antonio Alves Coelho, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/07/2020, às 13:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2140712 e o código CRC AE09DB5C. |
Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 | SEI nº 2140712 |