UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Educação Ambiental

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31801

Período/Série:

10º

Turma:

GN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Gerusa Gonçalves Moura

Ano/Semestre:

 

Observações:

 

 

EMENTA

Epistemologia da Educação Ambiental e os antecedentes históricos. As relações entre a sociedade e a natureza. Educação Ambiental e ação transformadora. Educação no processo de gestão ambiental. Operacionalização das atividades em Educação Ambiental. Organização e orientação para a elaboração e apresentação de Projetos em Educação Ambiental.

JUSTIFICATIVA

A Educação Ambiental é um componente curricular obrigatório na formação no licenciado/bacharel, uma vez que permite, ao mesmo, adquirir competências próprias para entender a relação homem/natureza e propor ações que melhorem essa relação no espaço em que vivem. Nesse sentido, essa disciplina se justifica no contexto do Curso de Geografia, por proporcionar ao aluno, um conhecimento da epistemologia e aprofundar o seu entendimento sobre a relação homem e natureza a partir da construção de projetos de Educação Ambiental.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Propiciar ao acadêmico a integração de conhecimentos aptidões, valores, atitudes e ações para que possam atuar com responsabilidade em seu espaço de vivência.

Objetivos Específicos:

  • Apresentar os antecedentes históricos da Educação Ambiental.

  • Abordar a questão ambiental e seus desdobramentos educativos, contribuindo para capacitar aos acadêmicos para os desafios que hoje se apresentam na constituição das práticas de Educação Ambiental.

  • Utilizar metodologia de projetos de Educação Ambiental formal e não formal;

  • Analisar e criticar as práticas educativas, na dimensão ambiental, adotadas em escolas, empresas, associações de bairro e unidades de conservação.

  • Promover processos de educação ambiental voltados para valores humanísticos, conhecimentos, habilidade, atitudes e competências que contribuam para a participação cidadã na construção de sociedades sustentáveis.

 

PROGRAMA

1- A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

2- HISTÓRICO DAS CONFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

3- AS LEIS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

4 – A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE URBANO E RURAL

5 – VERTENTES CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

6. OS PROJETOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO

METODOLOGIA

O presente componente curricular será ministrado no formato presencial. A disciplina será desenvolvida em duas etapas, sendo uma etapa teórica, onde serão expostos os conteúdos de acordo com o programa acima. Além de uma parte prática, onde o aluno realizará atividades práticas (atividades escritas, visitas, entre outros), de acordo com os conteúdos tratados teoricamente em sala de aula.

Não serão aceitos alunos sem máscaras no interior da sala de aula, bem como nas atividades extra classe, quando planejados pelo professor.

Também será ofertada na disciplina 12 horas de atividades na modalidade assíncrona, conforme estabelecido na Resolução CONGRAD nº 25/2020. Nessa modalidade de ensino, o aluno deverá apresentar, de forma escrita, as análises dos textos solicitados e apresentados pelo professor na sala de aula.

Abaixo segue o quadro com o cronograma e detalhamento dos conteúdos, avaliação, modalidade de ensino da disciplina

PLANO DE ATIVIDADES

Data

Modalidade

Atividade

Pontuação

02/05

Presencial

(19:00h -22:30h)

. Apresentação e Discussão do Programa da Disciplina

 

09/05

Presencial

(19:00h -22:30h)

Tema 1: A Educação Ambiental e sua história

Construção do Texto sobre “A história da Educação Ambiental”. Valor: 15 pontos. Data entrega: 16/05/22

16/05

Presencial

(19:00h -22:30h)

Tema 2: A Educação Ambiental e seus eventos ambientais

Os alunos deverão preparar uma apresentação dos materiais lidos e escolher 1 evento para apresentar no dia 23/05/22.

23/05

Presencial

(19:00h -22:30h)

Tema 2: Apresentação dos eventos ambientais

Apresentação do seminário. Valor: 20 pontos

30/05

Presencial

(19:00h -10:30h)

Tema 2: Apresentação dos eventos ambientais

06/06

Presencial

(8:00h -11:30h)

Tema 3: As Leis e Políticas da Educação Ambiental

Construção de uma análise crítica sobre a temática discutida. Valor: 15 pontos. Data entrega: 13/06/22

13/06

Presencial

(8:00h -11:30h)

Tema 4: Educação Ambiental no ambiente urbano

 

20/06

Presencial

(8:00h -11:30h)

Tema 4: Educação Ambiental no ambiente rural

 

27/06

Presencial

(8:00h -11:30h)

Tema 5: As vertentes contemporâneas da Educação Ambiental

 

 

04/07

Presencial

(8:00h -11:30h)

Tema 6: Os projetos de Educação Ambiental: Elaboração, execução e avaliação

 

 

11/07

Presencial

(8:00h -11:30h)

Tema 6: Elaboração de um projeto de Educação Ambiental

Os discentes deverão fazer um levantamento dos problemas ambientais da cidade e região e propor um projeto de intervenção ou apresentar projetos que já estão sendo desenvolvidos na área para solucionar o problema ambiental destacado, de acordo com o roteiro proposto previamente pelo docente.

Valor: 30 pontos

18/07

Presencial

(8:00h -11:30h)

Tema 6: Elaboração de um projeto de Educação Ambiental

25/07

Presencial

(8:00h -11:30h)

Tema 6: Apresentação dos projetos de Educação Ambiental

Apresentação dos projetos. Valor: 10 pontos

 

01/08

Presencial

(8:00h -11:30h)

Tema 6: Apresentação dos projetos de Educação Ambiental

08/08

Presencial

(8:00h -11:30h)

Atividade de Recuperação e Encerramento da disciplina.

 

 

02/05 a 08/08

Assíncrona

(12 horas)

Elaboração de textos sobre materiais bibliográficos selecionados pelo docente para cada aluno/grupo.

Texto sobre a temática. Valor: 10 pontos. Data entrega: 01/08/22

 

Os textos, slides e atividades serão disponibilizados nos e-mails individuais cadastrados no Portal do aluno da UFU. Não serão aceitos outros e-mails.

O e-mail destinado ao envio de atividades/comunicações da disciplina é: educaambientalufu@gmail.com

O atendimento ao aluno será realizado na quarta feira, das 18:00 às 19:00, ou em outros horários combinados com o professor.

A presença do aluno será computada nas atividades presenciais semanalmente. Já nas atividades assíncronas serão computadas a partir da entrega das atividades nas datas estabelecidas previamente pelo professor.

A disciplina Educação Ambiental prevê carga horária prática, que será realizada a partir da elaboração de atividades e, caso seja possível, a partir de vistas a locais/instituições selecionados pelo docente. Em caso de não ocorrer as visitas, outras atividades serão propostas para compensar a carga horária e o conteúdo.

 

AVALIAÇÃO

A disciplina será avaliação a partir das atividades apresentadas pelos alunos, de acordo com as orientações propostas no quadro acima. Todas as atividades devem seguir as orientações que será repassada pelo docente e deverão seguir as normas da ABNT.

Não serão pontuadas atividades que não forem de autoria própria ou, quando fundamentada, deverá seguir as normas de citação da ABNT.

*** Os trabalhos entregues fora da data prevista não serão avaliados.

*** Os trabalhos com cópias de material da internet sem a devida citação terão sua nota anulada.

Será ofertada uma Atividade de Recuperação para os discentes que tiverem 75% de frequência na disciplina, mas não tiver alcançado a nota mínima para aprovação (60 pontos). A atividade poderá substituir a atividade proposta no Tema 1 ou no Tema 3 (como disposto no Cronograma acima) e prevalecerá a maior nota.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Educação ambiental. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2015.

LAYRARGUES, Philippe Pomier (Coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

MARCATTO, Celso. Educação Ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002. Disponível em: https://jbb.ibict.br/bitstream/1/494/1/Educacao_Ambiental_Conceitos_Principios.pdf

Complementar

RUSCHEINSKY. Aloísio. Educação Ambiental: abordagens múltiplas. 2.ed. ampl. rev. Porto Alegre: Penso, 2012. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=T_iAj1HPfeUC&oi=fnd&pg=PA5&dq=educa%C3%A7%C3%A3o+ambiental&ots=htp57jgmS0&sig=t8oyNlxhoiylwhvM_tPd2i2n2mY#v=onepage&q=educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental&f=false

SATO, Michele; CARVALHO, Isabel. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2004. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=eqz3taOyaH4C&oi=fnd&pg=PA17&dq=educa%C3%A7%C3%A3o+ambiental&ots=XmlVLfMcsA&sig=1mSj3l-pBmWiDy4kc7xoMnjCXDs#v=onepage&q=educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental&f=false

SORRENTINO, Marcos et. all. Educação Ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Gerusa Gonçalves Moura, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 23:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 SEI nº 3516315