UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso III – TCC III

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

GHS037

Período/Série:

Turma:

SANDRA - III

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Sandra Alves Fiuza

Ano/Semestre:

2022 (2021-2)

Observações:

Pré-requisitos: Métodos e Técnicas de Pesquisa em História; TCC I; TCC II.

 

EMENTA

Redação autoral do trabalho de conclusão de curso que deverá conter no mínimo: problematização do objeto, discussão teórico-metodológica e bibliográfica, análise das fontes de pesquisa e adequação às normas da ABNT.

JUSTIFICATIVA

O conhecimento acerca da produção da pesquisa histórica é uma característica imprescindível para o acadêmico em História. O domínio teórico-metodológico possibilita aos alunos refletir sobre temas e problemáticas que podem ter desdobramentos em pesquisas posteriores. A redação final do Trabalho de Conclusão de Curso habilita o aluno a desenvolver um posicionamento crítico em relação à produção do conhecimento historiográfico.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar a redação final da monografia a partir do projeto de pesquisa aprovado nas disciplinas TCC I e TCC II.

Objetivos Específicos:

. Elaborar o roteiro para redação do TCC;

. Redigir os capítulos do TCC;

. Apresentar os resultados da pesquisa.

PROGRAMA

I – Orientação e acompanhamento da redação do trabalho de conclusão de curso.

II – Orientação e acompanhamento da revisão para versão final.

III – Apresentação e defesa do trabalho de conclusão de curso.

METODOLOGIA

O componente curricular TCC III será realizado por meio de reuniões periódicas com os alunos para orientações, apontamentos e correção dos textos produzidos.

AVALIAÇÃO

Datas

Forma

Critérios

Valor

10 AGO

Defesa da monografia

. Adequação às normas gramaticais e da escrita acadêmica (citações, paráfrases, referências de acordo com a ABNT);

. pertinência das questões da pesquisa;

. pertinência da fundamentação teórica em relação ao problema e à metodologia;

. conhecimento em relação ao tema da pesquisa;

. consistência na análise e interpretação dos documentos históricos.

100 pts.

 

TOTAL

100 pts.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

CERTEAU, Michel de. A operação historiográfica. In: A Escrita da História. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002, p. 65-119.

THOMPSON, Edward Palmer. A história vista de baixo. In: As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Ed. da Unicamp, 2001, p. 185-201.

Complementar

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

MARSON, Adalberto. Reflexões sobre o procedimento histórico. In: SILVA, Marcos A. (org.). Repensando a história. São Paulo/ANPUH: Marco Zero, 1984, p. 37-64.

THOMPSON, Alistair. Recompondo a memória: questões sobre a relação entre a história oral e as memórias. Projeto História. São Paulo, n. 15, p. 51-84, 1997. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11216/8224>. Acesso em 21 jun. 2021.

VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato, São Paulo, HUCITEC, 1997.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sandra Alves Fiuza, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/04/2022, às 01:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 SEI nº 3520276