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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Redação autoral do trabalho de conclusão de curso que deverá conter no mínimo: problematização do objeto, discussão teórico-metodológica e bibliográfica, análise das fontes de pesquisa e adequação às normas da ABNT.
JUSTIFICATIVA
O conhecimento acerca da produção da pesquisa histórica é uma característica imprescindível para o acadêmico em História. O domínio teórico-metodológico possibilita aos alunos refletir sobre temas e problemáticas que podem ter desdobramentos em pesquisas posteriores. A redação final do Trabalho de Conclusão de Curso habilita o aluno a desenvolver um posicionamento crítico em relação à produção do conhecimento historiográfico.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Apresentar a redação final da monografia a partir do projeto de pesquisa aprovado nas disciplinas TCC I e TCC II. |
Objetivos Específicos: |
. Elaborar o roteiro para redação do TCC; . Redigir os capítulos do TCC; . Apresentar os resultados da pesquisa. |
PROGRAMA
I – Orientação e acompanhamento da redação do trabalho de conclusão de curso.
II – Orientação e acompanhamento da revisão para versão final.
III – Apresentação e defesa do trabalho de conclusão de curso.
METODOLOGIA
O componente curricular TCC III será realizado por meio de reuniões periódicas com os alunos para orientações, apontamentos e correção dos textos produzidos.
AVALIAÇÃO
Datas |
Forma |
Critérios |
Valor |
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10 AGO |
Defesa da monografia |
. Adequação às normas gramaticais e da escrita acadêmica (citações, paráfrases, referências de acordo com a ABNT); . pertinência das questões da pesquisa; . pertinência da fundamentação teórica em relação ao problema e à metodologia; . conhecimento em relação ao tema da pesquisa; . consistência na análise e interpretação dos documentos históricos. |
100 pts. |
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TOTAL |
100 pts. |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
CERTEAU, Michel de. A operação historiográfica. In: A Escrita da História. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002, p. 65-119.
THOMPSON, Edward Palmer. A história vista de baixo. In: As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Ed. da Unicamp, 2001, p. 185-201.
Complementar
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
MARSON, Adalberto. Reflexões sobre o procedimento histórico. In: SILVA, Marcos A. (org.). Repensando a história. São Paulo/ANPUH: Marco Zero, 1984, p. 37-64.
THOMPSON, Alistair. Recompondo a memória: questões sobre a relação entre a história oral e as memórias. Projeto História. São Paulo, n. 15, p. 51-84, 1997. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11216/8224>. Acesso em 21 jun. 2021.
VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato, São Paulo, HUCITEC, 1997.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sandra Alves Fiuza, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/04/2022, às 01:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 | SEI nº 3520276 |