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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI013 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DO BRASIL II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60H |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Discutir o processo e a memória da independência do Brasil, levando em conta os projetos emancipatórios em disputa e a crise do sistema colonial na América portuguesa. -Analisar a diversidade de projetos de sociedade/nação forjados no interior dos conflitos da sociedade monárquica brasileira.
Problematizar os aspectos da sociedade escravista, focalizando as diferentes formas de resistência escrava e a sua crise mais geral entre o fim do tráfico negreiro e o abolicionismo.
Interpretar as representações do Brasil no contexto da formação da nação, problematizando conceitos históricos tais como: civilização, povo, natureza, cidadania etc.
Ementa
O Brasil no século XIX: a crise do sistema colonial e o processo de emancipação política do Brasil; os projetos de nação e as disputas da sociedade monárquica; a sociedade escravista no século XIX e sua crise. As representações oitocentistas da nação brasileira. Estudo da historiografia sobre o tema.
PROGRAMA
I - O processo e a memória da independência do Brasil;
II - Os projetos de sociedade/nação forjados no interior dos conflitos da sociedade monárquica brasileira;
III - Aspectos da sociedade escravista: as diferentes formas de resistência escrava e a sua crise;
IV - As representações do Brasil no contexto da formação da nação.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AZEVEDO, C. M. Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites (século XIX). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
CHALHOUB, S. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
NABUCO, J. O abolicionismo. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1999.
REIS, J. J. Rebelião Escrava no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
SAINT-HILAIRE, A. Viagem pelo Distrito dos Diamantes e litoral do Brasil. São Paulo/Belo Horizonte: EDUSP/ITATIAIA, 1974.
SCHWARCZ, L. M. As Barbas do Imperador. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SOUZA, I. L. C. Pátria coroada. O Brasil como corpo político autônomo (1780-1831). São Paulo: UNESP, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DIAS, M. O. L. S. “Sociabilidades sem história: votantes pobres no Império, 1824 – 1881”. In: FREITAS, M. C. (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1997. pp. 57 – 72.
LISBOA, K. M.. A Nova Atlântida de Spix e Martius: natureza e civilização na Viagem pelo Brasil (1817 – 1820). São Paulo: FAPESP/HUCITEC, 1997.
MARSON, I. A. “O Império da revolução: matrizes interpretativas dos conflitos da sociedade monárquica”. In: FREITAS, M. C. (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1997. pp. 73 – 101.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 | SEI nº 1587577 |