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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 4C, Térreo , Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Conhecer os processos de construção e transmissão da ciência, tendo como referência os aspectos centrais da pesquisa científica, seu instrumental técnico e metodológico, que fazem parte da produção do trabalho científico, conforme as normas vigentes.
JUSTIFICATIVA
Proporcionar ao aluno do curso de Biomedicina o desenvolvimento do pensamento científico, como empregar a linguagem científica, interpretar projetos científicos, produzir projetos científicos, bem como, comunica-los de forma correta. Além disso, é importante destacar que a metodologia científica ajuda ao aluno e ao profissional manter- se atualizado através da correta interpretação de textos científicos e técnicos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Adquirir noções básicas sobre os principais pontos e etapas que devem ser observados para o desenvolvimento e a aplicação do método científico. |
Objetivos Específicos: |
Desenvolver condições de entendimento dos mecanismos básicos relacionados aos temas que auxiliam os alunos na formação de uma visão poliédrica que envolve a realização de um trabalho cientifico. |
PROGRAMA
1. Conceitos básicos e aplicados a Metodologia científica. O raciocínio, valores e linguagem científica;
2. As etapas de elaboração de um trabalho cientifico (projeto, poster, palestras e artigo científico);
3. Os Pré-requisitos lógicos do trabalho científico;
4. Determinação e delimitação do tema-problema do trabalho;
5. Levantamento da bibliografia. Leitura e documentação;
6. A formação das hipóteses;
7. A Montagem de plano de trabalho. A construção lógica do trabalho;
8. A escolha e indicação dos procedimentos metodológicos e técnicos;
9. O estabelecimento de um cronograma de trabalho;
10. Coletas de dados, as observações técnicas específicas da Biomedicina;
11. Analise dos resultados obtidos. A formação dos conceitos. A formação dos juízos. A elaboração dos conceitos. A elaboração dos raciocínios. As conclusões de maior relevância;
12. A divulgação dos resultados. Comunicação em eventos, por meios eletrônicos, em revistas especializadas, ou em veículos de ampla divulgação.
METODOLOGIA
O curso será ministrado através de aulas expositivas. Alguns tópicos serão abordados na forma de apresentações individuais e seminários, para estimular discussões entre os alunos. As aulas serão disponibilizadas uma semana antes pelo Moodle para todos os alunos bem como as atividades que devem ser entregues no decorrer do semestre. Os alunos durante o curso devem elaborar um pré--projeto de Pesquisa e etapas essenciais para a escrita do Artigo Científico. Os alunos serão divididos em turmas para melhor esclarecimento de duvidas quando consideradas necessárias.
A disciplina de Microbiologia será ofertada em um total de 9 semanas (de 22 de outubro a 19 de dezembro de 2020)
O objetivo das aulas síncronas será expor conteúdos, esclarecer as atividades assíncronas que a turma realizará ao longo da semana e esclarecer dúvidas das atividades realizadas na semana anterior.
6.1. AULAS SÍNCRONAS (Total de 18h):
Aulas expositivas teóricas (18h), com uso do powerpoint, ocorrerão em salas virtuais na plataforma Microsoft Teams®
Serão ministradas um total de 2h síncronas semanais as quartas feiras (8:00 as 10:00)
No Moodle será disponibilizado o cronograma detalhado da disciplina com as datas, conteúdos das aulas síncronas e assíncronas; serão disponibilizado aos alunos o material didático das aulas síncronas (slides)
6.2. ATIVIDADES ASSÍNCRONAS (Total de 54h):
As atividades assíncronas serão ministradas um total de 6 horas/semana (total 54h);
Serão disponibilizados todo o material pelo Moodle para que o aluno seja capaz de concluir todas as atividades propostas
AVALIAÇÃO
As avaliações serão quanto a presença e participação; entrega dos projetos desenvolvidos durante a disciplina e das atividades disponibilizadas após conclusão de cada tópico tais como resumos, poster e apresentação individual do artigo cientifico na área de pesquisa de cada aluno.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Eco , Umberto. Como se faz uma tese. 12a.ed.São Paulo, Editora Perspectiva, 1995. 170 p.
Jorge , M. T. e L. A. Ribeiro. Fundamentos paro o conhecimento cientifico . São Paulo, Editora Baliero , 1999, 106p.
Tápia, L. E. R. Elaboração de projetos de investigação científica: guia para pesquisadores em formação inicial e avançada. São Paulo, CID Editora, 1999, 57 P.
Complementar
- ABNT – http://www.abnt.org.br/normalizacao/lista-de-publicacoes/abnt
- Livro online Metodologia cientifica: https://portais.univasf.edu.br/noticias/univasf-publica-livro-digital-sobre-metodologia-cientifica-voltada-para-educacao-a-distancia/livro-de-metodologia-cientifica.pdf/view
- Livros online: https://formacademicospe.wordpress.com/2017/03/27/6-livros-de-metodologia-para-download/
- Oliveira –Junior , j. F. Grupos de reflexão no Brasil, São Paulo, Editora Cabral, 2002,107p.
- Severino, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho Cientifico. 19ª. Ed. São Paulo, Cortez Editora, 1993. 252.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Fernanda Maria Santiago, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/09/2020, às 12:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.051578/2020-74 | SEI nº 2259705 |