UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Hidrogeografia

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO)

Código:

GGO 03

Período/Série:

Turma:

gn

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Saul Moreira Silva

Ano/Semestre:

AARE 02/2020

Observações:

 

 

EMENTA

(Fundamentos de hidrogeografia. O ciclo hidrológico e o ciclo do deflúvio. Análise sistêmica de bacias hidrográficas. Regime fluvial. O sistema hidrográfico brasileiro. Água Subterrânea. Água enquanto recurso natural. Introdução a Legislação Brasileira de Recursos Hídricos.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina se justifica no contexto geral por levar em consideração que a água existente no planeta Terra – nos três estados físicos – encontra-se em constante circulação mantendo o ciclo hidrológico distribuído pela superfície, subsuperfície e pela atmosfera a mesma se torna um agente modelador do relevo e responsável pela manutenção das diversas formas de vida existente no planeta e pela distribuição da vida no mesmo.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Proporcionar ao aluno os conhecimentos básicos necessários que o permitam compreender os fundamentos de hidrogeografia: ciclo hidrológico, deflúvio, análise sistêmica de bacias hidrográficas, regime fluvial, o sistema hidrográfico brasileiro, água subterrânea, água enquanto recurso natural e a Legislação Brasileira de Recursos Hídricos.

PROGRAMA

  1. CICLO  HIDROLÓGICO E HIDROSFERA

    1. Definição e objeto de estudo da Hidrogeografia;
    2. Água no Planeta: ocorrência, distribuição geográfica e circulação;
    3. Os reservatórios naturais de água no mundo;
    4. Águas continentais;
  2. BACIAS HIDROGRÁFICAS

    1. As diferentes concepções de Bacia Hidrográfica;
    2. Tipos de Bacias Hidrográficas;
    3. Fatores físicos e antrópicos atuantes na Bacia Hidrográfica;
    4. Análise sistêmica de Bacias Hidrográficas;
      1. Geometria;
      2. Rede de drenagem;
      3. Relevo (geração de carta de declividade e perfil geomorfológico);
      4. Geologia;
      5. Solos;
      6. Vegetação.
  3. REGIME FLUVIAL

    1. Escoamento fluvial;
      1. As componentes do escoamento fluvial;
      2. As unidades de medição;
      3. As séries hidrológicas.
    2. Os elementos dos regimes fluviais;
      1. Vazão;
      2. As estiagens ;
      3. As cheias;
      4. A vazão sólida
    3. Dinâmica fluvial;
      1. Os processos fluviais;
      2. Os tipos de leitos fluviais
      3. ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
  4. Água subterrânea e o estrato geológico;

    1. Aquiferos
  5. ÁGUA ENQUANTO RECURSO

    1. Crise global da água;
    2. Modelagem e qualidade da água
    3. Contrastes regionais da disponibilidade da água (Brasil)
  6. LEGISLAÇÃO

    1. LEI 9433/97

METODOLOGIA

Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas na modalidade de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet “AO VIVO” sob a regência do professor). Serão realizadas atividades na modalidade de comunicação assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:

·   Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas através das plataformas Google Meet ou Webex Meet. (endereço: https://meet.google.com/aus-gbvo-cgb)

·   Modalidade assíncrona (off-line): Distribuição, informação, recepção e controle de atividades por meio do e-mail institucional do professor.

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota nos seguintes horários: 

·   Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Será ministrada 30 (trinta) horas-aula na modalidade síncrona.

As atividades síncronas serão realizadas às segundas-feiras, das 19h00min às 22h30min.

Não será permitido o registro destas atividades e consequente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas modalidade.

·   Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:

Serão ministradas 15 (quinze) horas-aula na modalidade assíncrona, através de vídeos disponíveis nos canais da UGB e SBG. Estes canais estão contidos na internet por meio da plataforma do YOUTUBE.

Serão ministradas 15 (quinze) horas-aula na modalidade assíncrona, através da realização individual discente de atividades práticas partindo de vídeos disponíveis no canal da UGB e SBG. Estes canais estão contidos na internet por meio da plataforma do YOUTUBE.

AVALIAÇÃO

Serão distribuídos 100 pontos na Seguinte forma:

Em hipótese alguma será realizada prova substitutiva (segunda chamada/segunda época/recuperação).

As avaliações serão de modo individual e baseadas nos seguintes critérios:

BIBLIOGRAFIA

Básica

CHRISTOFOLETTI, A. Modelagem de Sistemas Ambientais. São Paulo: Edgard Blucher, 1999.
CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blucher, 1980.
KENITIRO, S. Água. Ribeirão Preto – SP: Holos, 2006.

Complementar

VIEIRA, V. P. B. Análise de Risco em Recursos Hídricos: Fundamentos e Aplicações. Porto Alegre: ABRH, 2005.

MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Pereira.Indicadores ambientais e recursos hídricos: realidade e perspectiva para o Brasil a partir da experiência francesa. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

MACHADO, Carlos José Saldanha. Gestão de Águas Doces. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Saul Moreira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/10/2020, às 16:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 SEI nº 2303030