UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

GGO031

Período/Série:

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

75

Total:

120

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Jeane Medeiros Silva

Ano/Semestre:

2º/2021

Observações:

Plano de ensino elaborado em acordo com a Resolução nº 25/2020 do CONGRAD, a Resolução nº 30/2022 do CONSUN, o Ofício Circular nº 19/2022/PROGRAD/REITO-UFU).

 

EMENTA

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental. O cotidiano escolar nos espaços educativos dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental. Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de Geografia.

JUSTIFICATIVA

Introduzir, por meio do Estágio vinculado institucionalmente, relações entre teoria e prática referentes ao Ensino Fundamental de Geografia – Anos Finais.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

· Analisar as propostas contidas na BNCC (6º ao 9º anos) do Ensino Fundamental, bem como as diretrizes Estaduais e Municipais para este mesmo nível;

· Analisar a proposta para o ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental, contemplada no Projeto Pedagógico da(s) escola(s);

· Acompanhar do cotidiano escolar do ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental;

· Diagnosticar a realidade escolar do ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

· Refletir sobre a prática docente no ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental e sua importância para a construção da cidadania.

Objetivos Específicos:

(Copiar da Ficha de Disciplina os objetivos propostos.)

PROGRAMA

1) A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental;

2) O cotidiano escolar nos espaços educativos dos anos finais do ensino fundamental;

3) Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia para o Ensino Fundamental.

METODOLOGIA

Aula expositivo-dialogada. Leitura, análise e discussão dos textos da bibliografia básica e complementar. Seminários. Dinâmicas de grupo. Seleção e organização de conteúdos e métodos de ensino. Escolha, organização e preparação de material para as atividades de intervenção escolar por meio de orientação direta, individual ou coletiva. Estudos em grupo de temas e questões relacionados ao estágio. Realização do estágio em instituição escolar formal do ensino fundamental de Geografia, com vinculação: observação e regência.

Os encontros (datas, horários e atividades) da disciplina se darão conforme descrito a seguir:

 

Semana

Datas

Horário

Conteúdo

04/maio

08:50-11:30

Apresentação do Plano de Curso.

Introdução aos Estágios e ao Estágio Supervisionado I

05/maio

 

Vinculação escolar (TCE)

11/maio

08:50-11:30

A produção do Relatório de Estágio Supervisionado

12/maio

 

Vinculação escolar (TCE)

18/maio

08:50-11:30

A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: conceitos fundamentais

19/maio

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

25/maio

08:50-11:30

A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: conceitos fundamentais

26/maio

17/maio

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

01/junho

08:50-11:30

A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: conceitos fundamentais

02/junho

31/maio

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

08/junho

08:50-11:30

A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: conceitos fundamentais

09/junho

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

15/junho

 

A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais do ensino fundamental: conceitos fundamentais

16/junho

-

Feriado Corpus Christi

22/junho

08:50-11:30

Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia para o Ensino Fundamental: BNCC

23/junho

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

29/junho

08:50-11:30

Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia para o Ensino Fundamental: BNCC

30/junho

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

10ª

06/julho

08:50-11:30

Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia para o Ensino Fundamental: BNCC

07/julho

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

11ª

13/julho

08:50-11:30

Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia para o Ensino Fundamental: BNCC

14/julho

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

12ª

20/julho

08:50-11:30

Avaliação escrita

21/julho

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

13ª

27/julho

08:50-11:30

O cotidiano escolar nos espaços educativos dos anos finais do ensino fundamental

Vista de Prova

28/julho

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

14ª

03/agosto

08:50-11:30

O cotidiano escolar nos espaços educativos dos anos finais do ensino fundamental

04/agosto

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

15ª

10/agosto

08:50-11:30

O cotidiano escolar nos espaços educativos dos anos finais do ensino fundamental

Entrega do Relatório Final

11/agosto

 

Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório

16ª

17/agosto

08:50-11:30

Encerramento da disciplina

18/agosto

 

Vista do Relatório

 

 

Atividade assíncrona 01

Entrega 08/junho

-

A atividade (orientações e materiais de base) será instruída no dia 11 de maio, sendo sua produção equivalente à frequência de uma semana letiva (teoria e prática).

Atividade assíncrona 02

Entrega 20/julho

-

A atividade (orientações e materiais de base) será instruída no dia 11 de maio, sendo sua produção equivalente à frequência de uma semana letiva (teoria e prática).

Atividade assíncrona 03

Entrega 20/julho

-

A atividade (orientações e materiais de base) será instruída no dia 11 de maio, sendo sua produção equivalente à frequência de uma semana letiva (prática).

 

A carga horária prática, por parte da discência, será exercida por meio de uma vinculação a escola credencianda pelo MEC (mediante Termo de Compromisso), onde o aluno fará presencialmente, observadas as inscrições sanitárias institucionais, análise diagnóstica das estruturas físicas, pedagógicas e administrativos do duncionamento escolar.

O atendimento ao aluno será as sextas-feiras, das 14:00 às 16:00 horas, considerado agendamento prévio.

A docente não autoriza gravação (áudio ou vídeo) das atividades conduzidas em sala. síncronas, nem em formato de áudio nem em formato de vídeo, tendo seus direitos autorais resguardados.

Plágio total ou parcial implica na anulação da nota da atividade avaliativa, sem oportunidade para refazer.

As normas da ABNT  devem ser seguidas. Sugere-se a consulta disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/459.

Esta disciplina não prevê recuperação.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua do desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes acerca da docência no Ensino de Geografia no Ensino Fundamental.

Avaliação Qualitativa: durante o semestre será observado o grau de interesse no cumprimento dos trabalhos propostos, participação efetiva nas aulas, leitura do material indicado, capacidade e interesse para exercitar a crítica e a autocrítica, como também a assiduidade, pontualidade e autoavaliação (esta inclusa nas Considerações Finais do Relatório de Estágio).

Documentação de Leitura e Compreensão de textos – 20 pts (agendamentos de entrega conforme o ritmo das leituras e discussões)

Seminário – 10 pts

Avaliação escrita – 20 pts

Relatório Final – 50 pts (Entregas parciais e final

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.

DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros, 2004.

PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

SPOSITO, Maria E. B. Livros didáticos de historia e geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.

VEIGA, Ilma P. A. et all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006.

Complementar

BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.

CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.

FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jeane Medeiros Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/04/2022, às 05:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3523861 e o código CRC 77D994D7.




Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 SEI nº 3523861