UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Prointer II - Educação Especial e Inclusão

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31304

Período/Série:

3

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Gerusa Gonçalves Moura

Ano/Semestre:

 

Observações:

 

 

EMENTA

A Educação Especial, a Inclusão e as questões ético-político-educacionais. O papel do docente no processo de inclusão escolar.

JUSTIFICATIVA

A Educação Especial e a Inclusão é um componente curricular obrigatório na formação no licenciado/bacharel, uma vez que permite, ao mesmo, adquirir competências próprias para trabalhar dentro de uma proposta de ensino aprendizagem inclusivo. Nesse sentido, essa disciplina se justifica no contexto do Curso de Geografia, por proporcionar ao aluno um conhecimento mais profundo da história da Educação Especial e da Inclusão implantada no Brasil, bem como as políticas públicas que versam sobre esse tema, a importância da formação do professor para a construção de um ensino inclusivo e as estratégias de ensino que podem ser utilizadas para proporcionar um ensino de qualidade aos alunos com necessidades educacionais especial.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o processo histórico da implantação da educação inclusiva no Brasil a partir dos princípios legais e filosóficos da educação especial, bem como as estratégias de ensino utilizadas no processo de aprendizagem inclusivo.

Objetivos Específicos:

- Analisar as políticas públicas educacionais voltadas para a educação especial numa perspectiva inclusiva.

- Identificar as mudanças educacionais no contexto histórico em relação à pessoa com necessidades educacionais especiais (as fases de exclusão, segregação, integração e inclusão).

- Reconhecer os principais entraves para a efetivação de políticas públicas de inclusão na área educacional brasileira.

 

- Identificar o papel do professor no processo de ensino aprendizagem dos alunos com necessidade educacionais especial.

 

PROGRAMA

1. A Educação Especial

1.1. O percurso histórico: da segregação à inclusão.

2. A Educação Inclusiva

2.1. A dimensão sociocultural e política.

2.2. As políticas de inclusão: implicações e contradições.

2.3. Os princípios e fundamentos para construção de uma escola inclusiva.

3. Educar na Diversidade

3.1. A igualdade e diferenças na escola

3.2. A formação de professores para a escola inclusiva: possibilidades e limitações

3.3. As adaptações curriculares: mudanças na organização pedagógica da escola

3.4. As práticas inclusivas de avaliação na sala de aula

4. O Atendimento Educacional Especializado

4.1. Conceituação

4.2. Os aspectos legais: Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96; Decreto nº 7.611/2011

5. Conhecendo algumas deficiências

5.1 Deficiência física

5.2 Deficiência visual,

5.3 Deficiência auditiva,

5.4 Deficiência intelectual

5.5 Transtornos Globais do Desenvolvimento: Síndrome do Autismo, Asperger e Rett

5.6 Transtorno Desintegrativo da Infância (Psicose Infantil)

5.7 Altas Habilidades/Superdotação

5.8. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

METODOLOGIA

Para o presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias: Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas através das plataformas Google Meet e Modalidade assíncrona (off-line): Google Classroom e email individuais e/ou da turma, como detalhado no quadro abaixo:

PLANO DE ATIVIDADES

Data

Modalidade

Atividade

Pontuação

Plataforma

01/03

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

 

. Apresentação e Discussão do Programa da Disciplina

. Discussão preliminar sobre a Educação Especial e Inclusiva

 

 

-

Google Meet

Link: https://meet.google.com/hvr-fkas-ozi

08/03

 

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

Tema 1: A Educação Especial: conceitos iniciais e o percurso histórico

Para tratar essa temática serão encaminhados slides, vídeo e textos que tratam da temática.

-

-

15/03

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

Atividade avaliativa sobre o Tema 1

Avaliação 1. Valor: 25,0 pontos.

O texto deverá ser enviado por e-mail: gerusaufu@gmail.com

22/03

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

 

Tema 2: A Educação Inclusiva e sua dimensão sociocultural e político.

Para tratar essa temática serão encaminhados slides, vídeo e textos que tratam da temática.

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29/03

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

 

Tema 2: As políticas de inclusão

Para tratar essa temática serão encaminhados slides, vídeo e textos que tratam da temática.

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05/04

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

 

Tema 2: Os fundamentos e princípios para a construção de uma escola inclusiva.

Para tratar essa temática serão encaminhados slides, vídeo e textos que tratam da temática.

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-

12/04

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

Atividade avaliativa sobre o Tema 2

Avaliação 2. Valor: 25,0 pontos.

O texto deverá ser enviado por e-mail: gerusaufu@gmail.com

19/04

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

 

Tema 3: A igualdade e as diferenças no contexto escola

Para tratar essa temática serão encaminhados slides, vídeo e textos que tratam da temática.

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-

26/04

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

 

Tema 3: A formação de professores para a Educação Inclusiva

Para tratar essa temática serão encaminhados slides, vídeo e textos que tratam da temática.

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-

03/05

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

 

Tema 3: O currículo, suas adaptações e o Atendimento Educacional Especializado

Para tratar essa temática serão encaminhados slides, vídeo e textos que tratam da temática.

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-

10/05

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

 

Tema 3: As estratégias educacionais e a avaliação na Educação Inclusiva

Para tratar essa temática serão encaminhados slides, vídeo e textos que tratam da temática.

-

 

-

17/05

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

Atividade Avaliativa do Tema 3

Avaliação 3. Valor: 25,0 pontos.

O texto deverá ser entregue por e-mail: gerusaufu@gmail.com

25/05

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

Tema 4: As deficiências – Apresentação de Seminários

Avaliação 4. Valor 25,0

O texto deverá ser entregue por e-mail: gerusaufu@gmail.com

31/05

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

Tema 4: As deficiências – Apresentação de Seminários

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07/06

Síncrona

(19:00h às 20:40h)4

Tema 4: As deficiências – Apresentação de Seminários

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15/06

Síncrona

(19:00h às 20:40h)

Encerramento da disciplina

-

-

 

Os textos, slides e atividades serão disponibilizados através do Google Classroom que será criado exclusivamente para a disciplina, bem como pelo e-mail gerusaufu@gmail.com.

As atividades síncronas serão realizadas às terças feiras das 19:00h às 20:40h, sendo que a assimilação e aplicação do conteúdo ensinado poderá ser realizado pelos alunos das 20:40 às 22:30h, sob a supervisão do professor, o qual estará disponível on-line para orientações.

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mail ou reuniões individuais através das plataformas Google Meet, em horários específicos a serem definidos pelo professor.

A presença do aluno será computada nas atividades síncronas a partir da participação nas aulas que será registrada pelo docente. Nas atividades assíncronas a presença será computada mediante a entrega das atividades nas datas estabelecidas no quadro acima.

A disciplina Iniciação ao Conhecimento Científico prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão debates, realização de exercícios e análises de textos.

AVALIAÇÃO

As avaliações serão realizadas nas aulas síncronas, cuja temática, pontuação e data de entrega estão descritas no quadro acima.

Todas as atividades devem seguir as orientações que será repassada pelo docente. |Poderão ser elaboradas de forma individual e em grupo, conforme as orientações do docente.

Não serão pontuadas atividades que não forem de autoria própria ou, quando fundamentada, deverá seguir as normas de citação da ABNT.

Não serão pontuadas atividades que não forem entregues na data estabelecida, conforme o quadro acima.

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Dulce Barros de. Formação de professores para a escola inclusiva. In: LISITA, Verbena M. S. S; PEIXOTO, Adão J. (orgs.). Formação de professores: políticas, concepções e perspectivas. Goiânia: Alternativa, 2001.

BIANCHETTI, Lucídio. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In: BIANCHETTI, Lucídio e FREIRE, Ida Mara (orgs.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1998.

BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Adaptações curriculares: estratégias para educação de alunos com necessidades educacionais especiais, Brasília, 1999.

BUENO, José Geraldo S. Educação especial brasileira: integração/ segregação do aluno deficiente. São Paulo: EDUC, 1993. (Série Hipótese).

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: sobre princípios, política e prática em educação especial. Disponível: www.mec.org.br. Acesso em: 12/06/2006.

FERREIRA, Windz B. Inclusão x Exclusão no Brasil: reflexões sobre a formação docente dez anos após Salamanca. In: RODRIGUES, David (org.). Inclusão e Educação: Doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Políticas de inclusão: escola-gestão da aprendizagem na diversidade. In: ROSA, Dalva E. Gonçalves; SOUZA, Vanilton Camilo (orgs.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Gerusa Gonçalves Moura, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/02/2021, às 22:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 SEI nº 2546507