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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA INDÍGENA NO BRASIL |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Compreender o debate historiográfico acerca da História indígena;
Compreender as complexidades ético-culturais dos povos nativos antes do contato com o europeu;
Apresentar e discutir a construção do índio arqueológico ao índio colonial e do índio colonial ao índio nacional;
Compreender os processos de exogêneses, etnogênes e etnocídios;
Refletir sobre as formas de contatos, as alianças e resistências indígenas;
Entender as formas de protagonismo indígena na contemporaneidade.
Ementa
Diversidade e plurietnicidade entre os povos indígenas pré-cabralinos. Processos de exogêneses, etnogêneses e etnocídios. Do índio arqueológico ao índio colonial. Contatos, alianças e resistências indígenas. Do índio colonial ao índio nacional. Protagonismo indígena. Auto-reconhecimento e autoafirmação indígena. Do índio colonial ao índio urbano não aldeado.
PROGRAMA
UNIDADE 1 – O debate historiográfico sobre a História indígena no Brasil
1. 1 Diversidade e plurietnicidade entre os povos indígenas anteriores ao contato com o europeu;
1.2 Processos de exogêneses, etnogêneses e etnocídios.
1.3 Do índio arqueológico ao índio colonial
UNIDADE 2 - História indígena
2.1 Contatos, alianças e resistências indígenas
2.2 Do índio colonial ao índio nacional
2.3 Protagonismo indígena
UNIDADE 3 – O índio na contemporaneidade
3.1 Auto-reconhecimento e autoafirmação indígena
3.2 Do índio colonial ao índio urbano não aldeado
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). História dos índios do Brasil. São Paulo. Companhia das Letras,1998.
FERNANDES, Florestan. A função social da guerra na sociedade Tupinambá. 3. ed. São Paulo: Globo, 2006.
VAINFAS, Ronaldo. A heresia dos índios: catolicismo e rebeldia no Brasil colonial. São Paulo. Cia das Letras, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na história do Brasil. São Paulo, Editora da FGV. 2010.
KODAMA, Kaori. Os índios no império do Brasil: a etnografia do IHGB entre as décadas de 1840 e 1860. Rio de Janeiro; São Paulo: Ed. FIOCRUZ: EDUSP, 2009.
MONTEIRO, John M. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
PORRO, Antônio. Dicionário etno-histórico da Amazônia colonial. São Paulo: EDUSP, 2007.
RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254399 |