UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Metodologia da Pesquisa em História e no Ensino de História

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

ICHPO32705

Período/Série:

7º (não consta na ficha da disciplina)

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45h

Prática:

15h

Total:

60h

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Walkiria Oliveira Silva

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

A pesquisa em História. A pesquisa no ensino de História. Elaboração de um projeto de pesquisa.

JUSTIFICATIVA

Apresentar e discutir as questões teóricas e metodológicas fundantes e fundamentais da elaboração de um projeto de pesquisa em História – relacionado às problemáticas conceituais da educação histórica – é o eixo articulador do curso que aqui se apresenta. Esse curso propõe promover uma discussão dialógica entre o construto conceitual básico da educação história e o da metodologia da pesquisa em História. Não se pretende entender a área de pesquisa em Ensino de História como distinta – ou mesmo separada – das demais temáticas de pesquisa em História. Pelo contrário, o intuito é destacar as peculiaridades do construto conceitual da área de Ensino de História a fim de entendê-los e analisá-los interconectados aos princípios da pesquisa histórica. Espera-se que este curso forneça à(o)s estudantes uma base teórica sólida a fim de que possam associá-la à interpretação do mundo contemporâneo e ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Estudar e dominar os processos de produção do conhecimento histórico.

Objetivos Específicos:

- Compreender os procedimentos da pesquisa em História e no ensino de História.

- Aprender a definir o tema, o problema, a metodologia, o corpus documental e os pressupostos teóricos para a elaboração de um projeto de pesquisa.

- Aprender a fazer levantamento bibliográfico e de fontes históricas.

- Dominar as regras da ABNT para a elaboração de pesquisa e trabalhos acadêmicos

PROGRAMA

Unidade I: Temporalidade, cultura histórica e as perguntas da(o)s historiadora(e)s:

-Tempo, temporalidade e pesquisa.

- Consciência e cultura históricas e o trabalho de pesquisa

- Como formular uma pergunta de pesquisa em História: fontes, pergunta e hipótese

Unidade II: Escrever, narrar e explicar: do projeto à pesquisa

- Linguagem e historicidade: o uso do conceitos na pesquisa histórica.

- As peculiaridades do método histórico e o projeto de pesquisa.

- Escrever, narrar é explicar: trançar os fios das tramas do projeto à pesquisa

 

METODOLOGIA

O curso se desenvolverá com aulas expositivas e articuladas à bibliografia do curso. A parte prática consistirá na elaboração, apresentação e escrita de um projeto de pesquisa pela(o)s aluna(o)s regularmente matriculada(o)s no curso. 

AVALIAÇÃO

Atividades de avaliação: A avaliação se dividirá em 3 etapas:

I – Participação nas discussões em sala de aula (30 pontos): Participação efetiva nas discussões promovidas em sala de aula, acompanhamento das leituras indicadas no cronograma do curso.

Critérios de correção: Capacidade de tecer reflexões relacionadas aos temas e à bibliografia do curso.

II – Apresentação de um projeto de pesquisa em grupo (30 pontos): Montar e apresentar um projeto de pesquisa na área de Ensino de História que contemple as discussões realizadas em sala de aula e em acordo com a bibliografia do curso. O tema é livre, mas deve ser articular às discussões teóricas do curso. As datas de apresentação serão organizadas mediante cronograma do curso a ser acertado com os e as discentes.

Critérios de correção: pertinência temática, adequação à bibliografia do curso, organização da apresentação.

III– Entrega de um projeto de pesquisa em grupo (40 pontos): O projeto apresentado será entregue em formato impresso, em acordo com as regras de formatação da ABNT, no dia da apresentação. O projeto deve conter entre 10 e 15 páginas e ser organizado nas seguintes partes: Capa, Resumo, Introdução, Justificativa, Objetivos, Metodologia, Cronograma, Bibliografia. Data de entrega: 09 de outubro de 2023.

Critérios de correção: pertinência temática, adequação à bibliografia do curso, uso da língua portuguesa, organização das partes do projeto.

Total das atividades avaliativas: 100 pontos

Atividade de recuperação: a atividade avaliativa de recuperação destina-se à(o)s discentes que não alcançarem a média mínima para a aprovação na disciplina (60 pontos), desde que tenham realizado todas as atividades avaliativas previstas para o semestre. A atividade de recuperação não será uma avaliação substitutiva. A atividade de recuperação consistirá em uma prova escrita sobre toda a matéria do semestre. Sua realização será presencial em sala de aula e sem consulta a qualquer tipo de material, seja ele impresso ou digital. A prova de recuperação terá o valor total do semestre: 100 pontos.

Frequência: a(o) discente deve frequentar 75% do curso. O controle da frequência será feito por chamada nominal na sala de aula. 

 

BIBLIOGRAFIA

A bibliografia do curso será disponibilizada - quando não disponível na biblioteca da unidade - pela docente que enviará um link de acesso para os e as discentes regularmente matriculados no curso.

 

Bibliografia Básica:

 

BLOCH, Marc.Apologia da História ou O Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense, 1982FARGE, Arlette.O Sabor do Arquivo. São Paulo: Edusp, 2017.

MARROU, H.-I.  Do Conhecimento Histórico. Lisboa: Editora Pedagógica Universitária, 1974.

PROUST, Antonie.Doze Lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

RÜSEN, Jörn.  Reconstrução do Passado. Brasília: Editora UnB, 2010.

Bibliografia Complementar:

 

DOSSE, François. A História à Prova do Tempo. São Paulo: Editora Unesp, 2001.DUMOULIN, Olivier. O Papel Social do Historiador. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

FLUSSER, Vilém. A Escrita. São Paulo: Annablume, 2010. 

HARTOG, François.  Regimes de Historicidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

HARTOG, François. Evidência da História: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

JAY, Martin. “Historical Explanation and the Event: Reflections on the Limits of Contextualism”. In: New Literary History. v. 42, n. 4 (periódico Capes).

KARLA, Anna. “Controversial Chronologies: the temporal demarcation of historic events”. In: History and Theory. 60, n.1, 2021 (periódico Capes)

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2011.

LE GOFF, Jacques. A História Deve ser Dividida em Pedaços? São Paulo: Unesp, 2015.

RÜSEN, Jörn.  Razão Histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. 

RÜSEN, Jörn.  In: Cultura Histórica, Formação e Identidade. Curitiba: WAS Edições, 2022.

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Walkiria Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/08/2023, às 12:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 SEI nº 4695292