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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
A pesquisa em História. A pesquisa no ensino de História. Elaboração de um projeto de pesquisa.
JUSTIFICATIVA
Apresentar e discutir as questões teóricas e metodológicas fundantes e fundamentais da elaboração de um projeto de pesquisa em História – relacionado às problemáticas conceituais da educação histórica – é o eixo articulador do curso que aqui se apresenta. Esse curso propõe promover uma discussão dialógica entre o construto conceitual básico da educação história e o da metodologia da pesquisa em História. Não se pretende entender a área de pesquisa em Ensino de História como distinta – ou mesmo separada – das demais temáticas de pesquisa em História. Pelo contrário, o intuito é destacar as peculiaridades do construto conceitual da área de Ensino de História a fim de entendê-los e analisá-los interconectados aos princípios da pesquisa histórica. Espera-se que este curso forneça à(o)s estudantes uma base teórica sólida a fim de que possam associá-la à interpretação do mundo contemporâneo e ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino.
OBJETIVO
Objetivo Geral:
- Estudar e dominar os processos de produção do conhecimento histórico.
Objetivos Específicos:
- Compreender os procedimentos da pesquisa em História e no ensino de História.
- Aprender a definir o tema, o problema, a metodologia, o corpus documental e os pressupostos teóricos para a elaboração de um projeto de pesquisa.
- Aprender a fazer levantamento bibliográfico e de fontes históricas.
- Dominar as regras da ABNT para a elaboração de pesquisa e trabalhos acadêmicos
PROGRAMA
Unidade I: Temporalidade, cultura histórica e as perguntas da(o)s historiadora(e)s:
-Tempo, temporalidade e pesquisa.
- Consciência e cultura históricas e o trabalho de pesquisa
- Como formular uma pergunta de pesquisa em História: fontes, pergunta e hipótese
Unidade II: Escrever, narrar e explicar: do projeto à pesquisa
- Linguagem e historicidade: o uso do conceitos na pesquisa histórica.
- As peculiaridades do método histórico e o projeto de pesquisa.
- Escrever, narrar é explicar: trançar os fios das tramas do projeto à pesquisa
METODOLOGIA
O curso se desenvolverá com aulas expositivas e articuladas à bibliografia do curso. A parte prática consistirá na elaboração, apresentação e escrita de um projeto de pesquisa pela(o)s aluna(o)s regularmente matriculada(o)s no curso.
AVALIAÇÃO
Atividades de avaliação: A avaliação se dividirá em 3 etapas:
I – Participação nas discussões em sala de aula (30 pontos): Participação efetiva nas discussões promovidas em sala de aula, acompanhamento das leituras indicadas no cronograma do curso.
Critérios de correção: Capacidade de tecer reflexões relacionadas aos temas e à bibliografia do curso.
II – Apresentação de um projeto de pesquisa em grupo (30 pontos): Montar e apresentar um projeto de pesquisa na área de Ensino de História que contemple as discussões realizadas em sala de aula e em acordo com a bibliografia do curso. O tema é livre, mas deve ser articular às discussões teóricas do curso. As datas de apresentação serão organizadas mediante cronograma do curso a ser acertado com os e as discentes.
Critérios de correção: pertinência temática, adequação à bibliografia do curso, organização da apresentação.
III– Entrega de um projeto de pesquisa em grupo (40 pontos): O projeto apresentado será entregue em formato impresso, em acordo com as regras de formatação da ABNT, no dia da apresentação. O projeto deve conter entre 10 e 15 páginas e ser organizado nas seguintes partes: Capa, Resumo, Introdução, Justificativa, Objetivos, Metodologia, Cronograma, Bibliografia. Data de entrega: 09 de outubro de 2023.
Critérios de correção: pertinência temática, adequação à bibliografia do curso, uso da língua portuguesa, organização das partes do projeto.
Total das atividades avaliativas: 100 pontos
Atividade de recuperação: a atividade avaliativa de recuperação destina-se à(o)s discentes que não alcançarem a média mínima para a aprovação na disciplina (60 pontos), desde que tenham realizado todas as atividades avaliativas previstas para o semestre. A atividade de recuperação não será uma avaliação substitutiva. A atividade de recuperação consistirá em uma prova escrita sobre toda a matéria do semestre. Sua realização será presencial em sala de aula e sem consulta a qualquer tipo de material, seja ele impresso ou digital. A prova de recuperação terá o valor total do semestre: 100 pontos.
Frequência: a(o) discente deve frequentar 75% do curso. O controle da frequência será feito por chamada nominal na sala de aula.
BIBLIOGRAFIA
A bibliografia do curso será disponibilizada - quando não disponível na biblioteca da unidade - pela docente que enviará um link de acesso para os e as discentes regularmente matriculados no curso.
Bibliografia Básica:
BLOCH, Marc.Apologia da História ou O Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense, 1982FARGE, Arlette.O Sabor do Arquivo. São Paulo: Edusp, 2017.
MARROU, H.-I. Do Conhecimento Histórico. Lisboa: Editora Pedagógica Universitária, 1974.
PROUST, Antonie.Doze Lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do Passado. Brasília: Editora UnB, 2010.
Bibliografia Complementar:
DOSSE, François. A História à Prova do Tempo. São Paulo: Editora Unesp, 2001.DUMOULIN, Olivier. O Papel Social do Historiador. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
FLUSSER, Vilém. A Escrita. São Paulo: Annablume, 2010.
HARTOG, François. Regimes de Historicidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
HARTOG, François. Evidência da História: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
JAY, Martin. “Historical Explanation and the Event: Reflections on the Limits of Contextualism”. In: New Literary History. v. 42, n. 4 (periódico Capes).
KARLA, Anna. “Controversial Chronologies: the temporal demarcation of historic events”. In: History and Theory. 60, n.1, 2021 (periódico Capes)
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2011.
LE GOFF, Jacques. A História Deve ser Dividida em Pedaços? São Paulo: Unesp, 2015.
RÜSEN, Jörn. Razão Histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
RÜSEN, Jörn. In: Cultura Histórica, Formação e Identidade. Curitiba: WAS Edições, 2022.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Walkiria Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/08/2023, às 12:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 | SEI nº 4695292 |