UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História Contemporânea II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32602

Período/Série:

6.º

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Marco Antonio Cornacioni Sávio

Ano/Semestre:

2022-2(2023)

Observações:

 

 

EMENTA

A Revolução Russa e seus desdobramentos. O período entre Guerras e os regimes fascistas na Europa. A crise do capitalismo liberal. A Guerra Fria e o “século americano”. A cultura e a contracultura nos anos de 1960. A crise dos anos 1970 e a revolução Conservadora dos anos 1980. O colapso do socialismo soviético. Os anos 1990 e o neoliberalismo. O século XXI: a “Guerra ao Terror” e a crise ambiental.

JUSTIFICATIVA

O curso procura abordar os principais conflitos que moldaram o século XX dentro de um mundo bipolar, bem como a construção de uma sociedade globalizada pós-Queda do Muro de Berlim. A compreensão desses processos é de fundamental importância para a compreensão da dinâmica que levou à crise da hegemonia dos Estados Unidos e do chamado Ocidente e a ascensão das economias do Leste Asiático.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar um quadro geral do século XX como um período de conflito que opôs modelos concorrentes de organização político-social, até o mundo pós-Guerra Fria, onde novas formas de conflito e visões acerca do mundo se apresentam como desafios para as sociedades contemporâneas

Objetivos Específicos:

Abordar o nazifascismo e seus desdobramentos (séc. XX e XXI). Entender a dinâmica da economia capitalista contemporânea dentro dos marcos das grandes crises do capital. Compreender a ascensão das TCI’s como campo de reestruturação do poder no mundo contemporâneo e a estruturação das primeiras décadas do século XXI. Abordar a crise do processo de modernização e a crise ecológica global.

PROGRAMA

Módulo I – Conflitos e revoluções: a estruturação internacional no século XX.

  1. A Revolução Russa.

  2. O entre guerras: o Nazifascismo e a “decadência do Ocidente”.

  3. O mundo bipolar: URSS e EUA. A lógica da Guerra Fria e a construção do sistema de dissuasão.

  4. Os processos de descolonização e a decadência das potências europeias.

  5. Do crash ao “meio século americano”: os Estados Unidos no século XX.

 

Módulo II – Dos anos 80 ao século XXI: a nova globalização.

  1. A Revolução Conservadora dos anos 1980 e o Consenso de Washington.

  2. Japão, Coréia e China: a ascensão econômica do Oriente.

  3. A ascensão do discurso verde e a crise do clima. Da Cúpula do Mundo ao Pós-Kyoto.

  4. Da Nova Ordem Mundial à “Guerra ao Terror”: a crise do sistema internacional.

  5. Novas tecnologias da informação e crise da democracia.

METODOLOGIA

O curso será baseado em aulas expositivas, discussão de bibliografia e apresentação e análise de documentos de diferentes naturezas, com o desenvolvimento de exercícios de análise individual.

AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos na disciplina consistirá na apresentação de um seminário, entrega de relatório, além de uma prova escrita. O tema do seminário será livre, devendo ser comunicado previamente ao professor. A avaliação do seminário será individual e coletiva, sendo que a avaliação individual terá como base a entrega de um relatório sobre temática específica e a avalição coletiva terá como base o desenvolvimento da apresentação em sala. Cada uma dessas avaliações terá o valor de cinquenta (50) pontos, cuja soma comporá uma das notas finais, no total de cem (100) pontos. Por fim, será aplicada, no penúltimo encontro da disciplina, uma avaliação escrita. Essa avaliação consistirá em uma prova, que será disponibilizada após a terceira semana de curso, com três (03) questões. No dia da aplicação será sorteada uma das três questões, não sendo permitida a consulta a qualquer material. O valor dessa avaliação será de cem (100) pontos. A média resultante da somatória das notas obtidas ao longo do semestre comporá o resultado. Ao final do curso será realizada uma avaliação de recuperação, onde o aluno terá a chance de compor a nota mínima para a aprovação na disciplina. Os alunos chamados a realizarem a prova serão aqueles que obtiverem a nota média mínima de quarenta (40) pontos e inferior à nota média de sessenta (60) pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia sociedade e cultura. A sociedade em rede. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. O breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

JUDT, Tony. Pós-Guerra. Uma história da Europa desde 1945. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

Complementar

FISK, Robert. A grande guerra pela civilização. A conquista do Oriente Médio. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2006.

FRIEDMAN, Thomas L. O mundo é plano. O mundo globalizado no século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.

HARVEY, David. A condição pós-moderna. Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural 15. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

HOBSBAWM, Eric J. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

STIGLITZ, Joseph. O mundo em queda livre: os Estados Unidos, o mercado livre e o naufrágio da economia mundial. São Paulo: Cia. Das Letras, 2010.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marco Antonio Cornacioni Savio, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/02/2023, às 13:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 SEI nº 4239373