UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

PROCESSAMENTO DIGITAL E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DE SENSORIAMENTO REMOTO APLICADOS À GEOLOGIA

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA 

SIGLA:

IGUFU

CH TOTAL TEÓRICA:

15 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

 45 horas

 

OBJETIVOS

Geral:  Disciplina obrigatória e pertencente ao núcleo de formação básica do’ curso de bacharel em geologia e ministrada no sexto período. É uma disciplina essencial à formação do geólogo que aborda temas que irão servir de base para o entendimento dos princípios teóricos e práticos do processamento e interpretação geológica de dados gerados a partir do sensoriamento remoto espectral e de radar. Visa a preparação de base de dados na etapa pré-campo dos mapeamentos geológicos e temáticos. Levar o aluno ao pleno entendimento, do ponto de vista teórico e prático, das técnicas e metodologias utilizadas no processamento digital e interpretação de imagens de sensoriamento remoto aplicado a geologia.

Específicos: Explicar os princípios físicos que interferem na obtenção de dados de sensoriamento remoto.  Características básicas dos dados adquiridos frente ao comportamento dos alvos presentes na paisagem; os principais sistemas sensores ora disponíveis e a importância da utilização.  Conhecer os elementos envolvidos na fase de aquisição de dados de sensoriamento remoto. Entender de que forma as imagens de satélite são obtidas. Conhecer o comportamento espectral dos minerais/rochas, solos, vegetação e água, quando da interação com a radiação eletromagnética.  Conhecer os sistemas sensores ora disponíveis, bem como as características de cada um deles. Realizar o processamento digital e interpretar imagens de sensoriamento remoto de forma a obter informações de caráter geológico.

Ementa

Ementa: Introdução ao sensoriamento remoto; Princípios físicos do sensoriamento remoto; Faixas espectrais e comportamento espectral de alvos na superfície terrestre; Sistemas sensores multiespectrais, hiperespectrais e radar; Introdução aos tipos de sistemas de posicionamento global e ao sistema de informações geográficas; Processamento digital e interpretação geológica de imagens espectrais, radar e modelo digital de elevação oriundas do sensoriamento remoto; Aplicações do sensoriamento remoto. Disciplina com carga horária total de 45 horas distribuídas em: (i) 15 horas em aulas teóricas em sala de aula; (ii) 15 horas em aulas práticas em sala de aula e laboratório; e (iii) 15 horas em aulas práticas em trabalho de campo.

PROGRAMA

  1. Introdução: Definições; Desenvolvimento do Sensoriamento Remoto; Princípios Fundamentais; Vantagens e Desafios; Tipos de Dados do Sensoriamento Remoto.

  2. Princípios Físicos em Sensoriamento Remoto: A radiação Eletromagnética; Leis da Radiação; Conceitos Fundamentais; Efeitos Atmosféricos.

  3. Faixas Espectrais: Raios Cósmicos, Raios Gama, Raio-X, Ultravioleta, Espectro Visível, Infravermelho, Micro-ondas (Radar), Rádio e Frequência Extremamente Baixa.

  4. Comportamento Espectral de Alvos na Superfície Terrestre: Conceitos Gerais; Comportamento Espectral na Faixa de Micro-ondas; Radiação Eletromagnética na Região do Infravermelho Termal; Comportamento Espectral dos Alvos Naturais: Minerais; Rochas; Solos; Vegetação; Água; Meio Urbano, Rural e Região Costeira.

  5. Sistemas Sensores Espectrais e Radar: Definições; Conceitos Fundamentais; Características Gerais; Resolução Temporal, Espacial, Espectral e Radiométrica; Formas de Aquisição de Dados; Classificação e Características dos Sistemas Sensores; Tipos, Característica e Exemplos de Sensores Aplicados à Geociências com Ênfase à Geologia.

  6. Sistemas de Posicionamento Global: Componentes do Sistema; Funcionamento; Fontes de Erro; Precisão no Posicionamento; Métodos de Posicionamento; Tipos e Aplicações; Perspectivas Futuras.

  7. Introdução ao Sistema de Informações Geográficas (SIG): Conceitos Básicos; Escala; Entidades Espaciais; Componentes de um SIG; Recursos Computacionais; Banco de Dados em SIG; Estrutura de Dados; Aquisição de Dados; Produtos e Publicação de Dados SIG.

  8. Processamento Digital de Imagens Espectral: Fonte e Tipos de Dados; Registro (Georreferenciamento); Projeção; Reprojeção; Mosaico; Corte; Correções de Imagens; Operações Básicas; Composições Coloridas; Índice de Vegetação; Operações Aritméticas; Classificação de Imagem.

  9. Processamento Digital de Imagens de Radar de Sensoriamento Remoto: Fonte e Tipos de Dados; Correção de Imagens; Operações Básicas; Composições Coloridas; Filtros.

  10. Processamento Digital de Imagens de Modelo Digital de Elevação (MDE): Fonte e Tipos de Dados; Ortorretificação; Relevo Sombreado; Inclinação; Aspecto; Curvatura.

  11. Interpretação de Imagens de Sensoriamento Remoto: Interpretação dos Alvos Naturais; Interpretações Topográfica, Vegetacional, Litológicas, Geomorfológicas e Padrão Estrutural.

  12. Novos Desenvolvimentos Tecnológicos em Processamento Digital de Imagens de Sensoriamento Remoto: Introdução; Novas Missões e Sistemas; Novas Tecnológicas e Técnicas em Aquisição, Tratamento, Processamento e Interpretação de Dados em Sensoriamento Remoto; Novos Sistemas, Softwares e Aplicativos; Tendências Futuras da Tecnologia.

  13. Projeto de Processamento e Interpretação de Imagens de Sensoriamento Remoto Aplicado à Geologia: Desenvolvimento de Projeto Processamento e Interpretação de Imagens de Sensoriamento Remoto Integrado e Multidisciplinar Aplicado à Geologia com Desenvolvimento de Base de Dados, Relatório Técnico e Apresentação Oral.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. BLASCHKE, T; KUX, H. Sensoriamento remoto e SIG avançados: novos sistemas sensores, métodos inovadores. São Paulo: Oficina de Textos, 2005. 303 p.

  2. MOREIRA, M. A. Fundamentos do sensoriamento remoto e metodologias de aplicação. 4. ed. Ampliada e Atualizada. Viçosa, MG: UFV, 2011. 422 p.

  3. LILLESAND, T. M.; KIEFER, R. W.; CHIPMAN, J. W. Remote sensing and image interpretation. 7. ed. New York: J. Wiley & Sons, 2008. 720 p.

     

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. FLORENZANO, T. G. Iniciação em sensoriamento remoto. 3. ed. Ampliada e Atualizada. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 128 p.

  2. FITZ, P. R. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 160 p.

  3. JONES, H. G. Remote sensing of vegetation: principles, techniques, and applications. New York: Oxford University Press, 2010. 353 p.

  4. MIRANDA, J. I. Fundamentos de sistemas de informações geográficas. 2. ed. rev. e atual. Brasília, DF: EMBRAPA Informação Tecnológica, 2010. 433 p.

  5. PERSICO, R. Introduction to ground penetrating radar: inverse scattering and data processing. Hoboken: John Wiley & Sons: IEEE Press, 2014. E-Book. 218 p. ISBN 9781118835647. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/xpl/bkabstractplus.jsp?bkn=6836128. Acesso em: 26 ago. 2020.

     

aprovação

 

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia

Roberto Rosa

Diretor do Instituto de Geografia

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Coordenador(a), em 16/04/2021, às 09:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por William Rodrigues Ferreira, Diretor(a) substituto(a), em 30/04/2021, às 10:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2577879 e o código CRC 4F130E7A.




Referência: Processo nº 23117.009788/2021-41 SEI nº 2577879