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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Introdução sobre as relações entre a Psicologia e a Educação. Concepções epistemológicas de base para as teorias psicológicas. Contribuições da Psicologia para compreensão dos processos de constituição do sujeito. As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Psicologia da Educação norteia-se pelo Projeto Político Pedagógico do curso de Geografia, no Perfil do egresso segundo a área de formação, que almeja dos/das formandos/as “a capacidade de compreender-se como ser histórico, com uma postura interdisciplinar, colaborando com a construção de uma sociedade inclusiva” (PROJETO POLÍTCO PEDAGÓGICO DO CURSO, 2007, p.11). Nesse sentido, os conhecimentos adquiridos na disciplina, considerando as teorias da psicologia que tratam de desenvolvimento humano e aprendizagem, e a análise dos aspectos psicológicos do processo ensino-aprendizagem, possibilitam compreender os fatores que favorecem e/ou dificultam a relação e interação professor-aluno e a construção do conhecimento pelos discentes. Isso requer que os/as alunos/as do curso percebam que o processo educacional envolve o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, afetivas e sociais dos/as educandos/as, respeitando-se as etapas do desenvolvimento humano, a capacidade de aquisição de conhecimentos e a relação do indivíduo com seu meio social e cultural.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Possibilitar aos alunos o conhecimento da Psicologia enquanto ciência e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, de modo a facilitar-lhes a aplicação prática, reflexiva e crítica destes conhecimentos adquiridos na sua atividade educativa. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
UNIDADE I - A PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA
1.1 A Psicologia Científica: breve histórico da ciência psicológica.
1.2 As relações entre a Psicologia e a Educação.
1.3 A Psicologia do Desenvolvimento e suas contribuições.
1.4 A Psicologia da Aprendizagem e suas abordagens.
UNIDADE II - CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR
2.1 As diferentes concepções de desenvolvimento: Inatismo, Ambientalismo, Interacionismo.
2.2 Abordagem Comportamentalista: Skinner.
2.3 Abordagens Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon.
2.4 Abordagem Psicanalítica: Freud.
UNIDADE III - O INDIVÍDUO ENQUANTO SER EM TRANSFORMAÇÃO
3.1 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais da criança.
3.2 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adolescente.
3.3 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adulto.
3.4 Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do idoso.
UNIDADE IV - AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS TEMÁTICAS DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL
4.1 Sofrimento e adoecimento psíquico no contexto escolar.
4.2 A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva.
4.3 O bullying no cotidiano escolar.
4.4 Disciplina e indisciplina na sala de aula.
4.5 A interação família-escola e os processos de socialização.
4.6 O fracasso escolar como realidade ou produção.
4.7 Patologização e medicalização no contexto escolar.
METODOLOGIA
Conforme a Resolução 7/2020 do Conselho de Graduação, a metodologia foi organizada da seguinte forma:
Atividades síncronas: 2 h/a – 1h40minutos por semana
Horário das atividades: Quintas-feiras, das 19h às 20h40min.
Plataforma de T.I./software que será utilizada: Plataforma de T.I./software que será utilizada: Google Meet ou Zoom.
Atividades assíncronas: 6h20minutos por semana
Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: (www.moodle.ufu.br)
Endereço web de localização dos arquivos: (https://www.moodle.ufu.br/login/index.php)
As referências bibliográficas a serem utilizadas na disciplina serão disponibilizadas no ambiente virtual (www.moodle.ufu.br) ou (drive), assim como podem ser enviados por e-mail.
Material de apoio a ser utilizado: e-book, artigos, capítulos de livros e slides utilizados pelo professor nas aulas síncronas.
PROCEDIMENTOS
O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de atividades síncronas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) (www.moodle.ufu.br) e atividades assíncronas que serão desenvolvidas no Google Meet ou Zoom [1].
SEMANA |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADES SÍNCRONAS |
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS |
PROCEDIMENTOS |
1ª |
Unidade I
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- Apresentação da proposta da disciplina e discussão com os/as estudantes sobre o conteúdo e a avaliação (divisão dos grupos de trabalho);
- Participação no chat. Dia: 15/07/2021 |
Texto 1 - BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A Psicologia ou as psicologias. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002. (Capítulo 1 e 2). Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/bock_psicologias-umaintroduc3a7c3a3o-p.pdf |
Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar sobre a origem e a história da Psicologia e o surgimento da Psicologia da Educação. |
2ª |
Unidade II
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria walloniana.
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Texto 2 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento Os processos de aprendizagem nas Psicologias de Vygotsky e Wallon. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.115-129. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431616/2/Livro_Psicologia%20da%20Aprendizagem.pdf |
Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem walloniana. |
3ª |
Unidade II
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria freudiana.
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Texto 4 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicanálise e contextos de ensino e aprendizagem. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.53-67. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431616/2/Livro_Psicologia%20da%20Aprendizagem.pdf |
Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem freudiana. |
4ª |
Unidade II
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria skinneriana.
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Texto 6 - FONTANA, R.; CRUZ, N. A abordagem comportamentalista. In: ___. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. p. 24- 31. (Capítulo 03). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3117154/mod_resource/content/0/A%20Abordagem%20Comportamentalista.pdf - Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas) |
Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem comportamentalista, principalmente a teoria skinneriana. |
5ª |
Unidade II
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria skinneriana.
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Texto 6 - FONTANA, R.; CRUZ, N. A abordagem comportamentalista. In: ___. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. p. 24- 31. (Capítulo 03). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3117154/mod_resource/content/0/A%20Abordagem%20Comportamentalista.pdf
- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas) |
Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem comportamentalista, principalmente a teoria skinneriana. |
6ª |
Unidade II
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria piagetiana.
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Texto 8 - BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia do desenvolvimento. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 120-128. (Capítulo 7). (texto em pdf) - Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas) |
Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem piagetiana. |
7ª |
Unidade II
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria piagetiana.
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Texto 8 - BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia do desenvolvimento. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 120-128. (Capítulo 7). (texto em pdf) - Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas) |
Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem piagetiana. |
8ª |
Unidade II
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria vygotskyana.
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Texto 10 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento Os processos de aprendizagem nas Psicologias de Vygotsky e Wallon. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.103-114. |
Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem vygotskyana. |
9ª |
Unidade II
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria vygotskyana.
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Texto 10 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento Os processos de aprendizagem nas Psicologias de Vygotsky e Wallon. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.103-114. |
Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem vygotskyana. |
10ª |
PROVA |
Prova a ser realizada na plataforma Moodle - Dia: 23/09/2021 |
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11ª |
Unidade III
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- Discussão sobre os ensaios envolvendo: Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais das fases do desenvolvimento humano. |
Livro: PAPALIA, Diane E. et.al.. Desenvolvimento humano. 12. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2013. Disponível em: http://sandrachiabi.com/wp-content/uploads/2017/03/desenvolvimento-humano.pdf. Acesso em: 10 out. 2020. |
Estimular as/os estudantes para que analisem, reflitam e problematizem sobre as fases do desenvolvimento humano (infância, adolescência, adultez e velhice). |
12ª |
Unidade IV
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- Aula expositiva dialógica sobre sofrimento e adoecimento psíquico no contexto escolar |
CID, Maria Fernanda Barboza et al. Saúde mental infantil e contexto escolar: as percepções dos educadores. |
Estimular as/os estudantes para que analisem, reflitam e problematizem sobre aspectos relativos à Saúde Mental no contexto escolar. |
13ª |
Unidade IV
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- Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho: |
Estimular as/os estudantes para que analisem e problematizem os conteúdos discutidos nas aulas, com base na abordagem da Psicologia da Educação. |
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14ª |
Unidade IV |
- Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho: |
BANDEIRA, Cláudia de Moraes Bandeira; HULTZ, Claudio Simon. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Psicologia Escolar e Educacional. vol.16, no.1, Maringá Jan./June 2012. |
Estimular as/os estudantes para que analisem e problematizem os conteúdos discutidos nas aulas, com base na abordagem da Psicologia da Educação. |
15ª |
Unidade IV
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- Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho: |
MORGADO, Alice Murteira; DIAS, Maria da Luz Vale; PAIXÃO, Maria Paula. O desenvolvimento da socialização e o papel da família. Análise Psicológica, vol.31 no.2 Lisboa, jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312013000200002. Acesso em: 10 out. 2020. |
Estimular as/os estudantes para que analisem e problematizem os conteúdos discutidos nas aulas, com base na abordagem da Psicologia da Educação. |
[1] Alternativamente, poderão ser ministradas aulas através da plataforma conferência web RNP.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de modo processual, ao longo da disciplina, considerando-se 60 pontos como o mínimo necessário para a/o estudante ser aprovada/o, conforme Resolução n.º 15/2011, do Conselho de Graduação, que contém as Normas Gerais de Graduação.
Como critérios serão considerados – 1) na atividade avaliativa (prova): capacidade de análise e síntese por parte da/o estudante, criticidade e conhecimento teórico sobre o tema, evidenciado nas respostas às questões, com base nas leituras dos textos e discussões realizadas em sala de aula. 2) em relação ao ensaio teórico: o nível de fundamentação nas reflexões sobre como a área do conhecimento em que atuarão (Geografia e História) pode contribuir para o desenvolvimento de determinada faixa etária (adolescência, adultez ou velhice), a ser definida por meio de sorteio. O texto deve conter de 8 a 10 páginas. 3) Com relação ao seminário, tendo em vista temáticas debatidas pela Psicologia da Educação: - A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva; O bullying no cotidiano escolar; Disciplina e indisciplina na sala de aula; A interação família-escola e os processos de socialização; O fracasso escolar como realidade ou produção; Patologização e medicalização no contexto escolar. Serão considerados: o domínio de conteúdo em relação ao tema apresentado, a capacidade de problematizar e analisar os temas à luz do referencial teórico estudado, e apresentar criticidade e profundidade nas reflexões. No caso das atividades assíncronas, não será permitida a realização e entrega fora do prazo estabelecido.
Com base nos critérios supracitados e, de acordo com o Artigo 7.º da Resolução 7/2020, apresenta-se o quadro a seguir, com as especificações dos procedimentos avaliativos a serem utilizados:
SEMANA |
UNIDADE |
ATIVIDADE AVALIATIVA |
PONTUAÇÃO |
23/09 |
Prova teórica |
Prova de múltipla escolha: abrangendo o conteúdo da 1ª a 9ª semana. Individualmente e sem consulta, os alunos vão realizar uma prova durante a aula síncrona. |
- Prova: 30,0 pontos (individual) Plataforma Moodle |
14 a 28/10 |
Seminário |
Seminário acadêmico envolvendo os temas propostos na disciplina.
Em grupos (quantidade a ser definida), os alunos deverão fazer uma apresentação, em forma de seminário, que aborde conceitos da disciplina (Unidade IV). |
- Seminário: 40,0 pontos (em grupo) Google Meet ou outra plataforma digital |
15/10 |
Ensaio acadêmico |
Ensaio da disciplina envolvendo o tema: "Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais das fases do desenvolvimento humano".
Em grupos (quantidade a ser definida), os alunos deverão realizar uma breve pesquisa bibliográfica sobre uma temática da disciplina, atentando-se a um modelo de tabela previamente fornecido. A faixa etária a ser investigada poderá ser definida pelos alunos ou por sorteio. Os alunos deverão também realizar uma apresentação da pesquisa bibliográfica. |
- Ensaio: 30,0 pontos (em grupo) Enviar arquivo para o email: bernardes76@ufu.br
Dicas sobre como escrever um ensaio. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/116800/ DICAS_SOBRE_COMO_ESCREVER_UM_ENSAIO.pdf Acesso em 21/05/2021
Ensaio acadêmico: orientações para realização da atividade |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2001. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxubHBzaTAxNHxneDo2N2IyYmIyNGQ4ODE5OTRi. Acesso em: 10 out. 2020.
FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. (Série Educador em Construção). Disponível em: http://files.psicologia-da- aprendizagem.webnode.com/200000002-1194f1291a/TEXTO%202%20-
%20psicologia%20e%20trabalho%20pedagogico%20roseli%20fontana%20e%20nazare%20(s%C3%A9ra%20utilizado%20o%20cap%2002%20ao%2004).pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
CARRARA, Kester (Org.). Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. Disponível em:
https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 10 out. 2020.
Complementar
CAVICCHIA, Durlei de Carvalho. O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Disponível em:
https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/224/1/01d11t01.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 21. ed. São Paulo: Summus, 1992. Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/piaget-vygotsky-wallon-teorias-psicogeneticas-em-discussao-1.pdf. Acesso em: 10 out. 2020. PAPALIA, Diane E. et.al.. Desenvolvimento humano. 8. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2006. Disponível em: http://sandrachiabi.com/wp-content/uploads/2017/03/desenvolvimento-humano.pdf . Acesso em: 10 out. 2020.
SANTOS, Carmem Sevilla Gonçalves dos. Fundamentos psicológicos da educação. João Pessoa: Moraes, 2017. Disponível em: http://biblioteca.virtual.ufpb.br/files/fundamentos_psicologicos_da_educaaao_1360073485.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
SENGER, Carine Maria; CASSANDRE, Márcio Paschoal. Aprendizagem e desenvolvimento humano: da agência da criança para a agência do adulto nos espaços da atividade do trabalho. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade. Disponível em:
http://www.revistashc.org/index.php/shc/article/view/16/2. Acesso em: 10 out. 2020.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Eduardo de Freitas Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/06/2021, às 06:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 | SEI nº 2854886 |