UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Psicologia da Educação

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO39004

Período/Série:

Turma:

HN2021

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h/a

Prática:

 

Total:

60h/a

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Eduardo de Freitas Bernardes

Ano/Semestre:

2020/2

Observações:

Componente Curricular oferecido de acordo com as Resoluções 7/2020 e 15/2020 /CONGRAD

 

EMENTA

Introdução sobre as relações entre a Psicologia e a Educação. Concepções epistemológicas de base para as teorias psicológicas. Contribuições da Psicologia para compreensão dos processos de constituição do sujeito. As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Psicologia da Educação norteia-se pelo Projeto Político Pedagógico do curso de Geografia, no Perfil do egresso segundo a área de formação, que almeja dos/das formandos/as “a capacidade de compreender-se como ser histórico, com uma postura interdisciplinar, colaborando com a construção de uma sociedade inclusiva” (PROJETO POLÍTCO PEDAGÓGICO DO CURSO, 2007, p.11). Nesse sentido, os conhecimentos adquiridos na disciplina, considerando as teorias da psicologia que tratam de desenvolvimento humano e aprendizagem, e a análise dos aspectos psicológicos do processo ensino-aprendizagem, possibilitam compreender os fatores que favorecem e/ou dificultam a relação e interação professor-aluno e a construção do conhecimento pelos discentes. Isso requer que os/as alunos/as do curso percebam que o processo educacional envolve o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, afetivas e sociais dos/as educandos/as, respeitando-se as etapas do desenvolvimento humano, a capacidade de aquisição de conhecimentos e a relação do indivíduo com seu meio social e cultural.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Possibilitar aos alunos o conhecimento da Psicologia enquanto ciência e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, de modo a facilitar-lhes a aplicação prática, reflexiva e crítica destes conhecimentos adquiridos na sua atividade educativa.

Objetivos Específicos:

  • Conceituar a Psicologia e seu objeto de estudo, discutindo sobre sua importância para o entendimento da dimensão psicológica e da subjetividade do homem;

  • Identificar os conhecimentos psicológicos que auxiliem os alunos a compreenderem a complexidade psíquica que caracteriza o comportamento e as relações humanas envolvidas no processo de ensino.

  • Conhecer e refletir sobre as correntes teóricas da Psicologia e seus representantes, ressaltando seus aspectos mais importantes para a educação;

  • Compreender a possibilidade de aplicação, na educação, dos conceitos teóricos e práticos resultantes do estudo das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

 

PROGRAMA

UNIDADE I - A PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA

1.1  A Psicologia Científica: breve histórico da ciência psicológica.

1.2  As relações entre a Psicologia e a Educação.

1.3  A Psicologia do Desenvolvimento e suas contribuições.

1.4  A Psicologia da Aprendizagem e suas abordagens.

 

UNIDADE II - CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR

2.1  As diferentes concepções de desenvolvimento: Inatismo, Ambientalismo, Interacionismo.

2.2  Abordagem Comportamentalista: Skinner.

2.3  Abordagens Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon.

2.4  Abordagem Psicanalítica: Freud.

 

UNIDADE III - O INDIVÍDUO ENQUANTO SER EM TRANSFORMAÇÃO

3.1  Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais da criança.

3.2  Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adolescente.

3.3  Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adulto.

3.4  Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do idoso.

 

UNIDADE IV - AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS TEMÁTICAS DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL

4.1  Sofrimento e adoecimento psíquico no contexto escolar.

4.2  A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva.

4.3  O bullying no cotidiano escolar.

4.4  Disciplina e indisciplina na sala de aula.

4.5  A interação família-escola e os processos de socialização.

4.6  O fracasso escolar como realidade ou produção.

4.7  Patologização e medicalização no contexto escolar.

 

METODOLOGIA

Conforme a Resolução 7/2020 do Conselho de Graduação, a metodologia foi organizada da seguinte forma:

  1. Atividades síncronas: 2 h/a – 1h40minutos por semana

  1. Atividades assíncronas: 6h20minutos por semana

  1. As referências bibliográficas a serem utilizadas na disciplina serão disponibilizadas no ambiente virtual (www.moodle.ufu.br) ou (drive), assim como podem ser enviados por e-mail.

 

PROCEDIMENTOS

O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de atividades síncronas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) (www.moodle.ufu.br) e atividades assíncronas que serão desenvolvidas no Google Meet ou Zoom [1].

 

SEMANA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES SÍNCRONAS

ATIVIDADES ASSÍNCRONAS

PROCEDIMENTOS

Unidade I


A Psicologia enquanto Ciência

- Apresentação da proposta da disciplina e discussão com os/as estudantes sobre o conteúdo e a avaliação (divisão dos grupos de trabalho);


- Aula expositiva dialógica em linhas sobre a história da Psicologia e a origem da Psicologia da Educação;

- Participação no chat.

Aula virtual na plataforma Google Meet [1]

Dia: 15/07/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

Texto 1 - BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A Psicologia ou as psicologias. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002. (Capítulo 1 e 2). Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/bock_psicologias-umaintroduc3a7c3a3o-p.pdf
_ Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar sobre a origem e a história da Psicologia e o surgimento da Psicologia da Educação.

Unidade II


 Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem interacionista
Henri Wallon

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria walloniana.


- Participação no chat.

Aula virtual na plataforma Google Meet Dia: 22/07/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

Texto 2 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento Os processos de aprendizagem nas Psicologias de Vygotsky e Wallon. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.115-129. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431616/2/Livro_Psicologia%20da%20Aprendizagem.pdf

Texto 3 - DOURADO, Ione Collado Pacheco; PRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. Revista Acadêmica Augusto Guzzo. p.23-31. Henri Wallon: Psicologia e educação. Disponível em: 
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/download/110/128. Acesso em: 20 out. 2020.

Vídeo: Henri Wallon (Coleção Grandes Educadores). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ebt2iaiV9U8. Acesso em: 20 out. 2020.

 - Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem walloniana.

Unidade II


Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem psicanalítica
Sigmund Freud

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria freudiana.


- Participação no chat.

Aula virtual na plataforma Google Meet Dia: 29/07/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

Texto 4 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicanálise e contextos de ensino e aprendizagem. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.53-67. Disponível em https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431616/2/Livro_Psicologia%20da%20Aprendizagem.pdf

Texto 5 - SHIRAHIGE, Elena Etsuko; HIGA, Marília Matsuko. A contribuição da Psicanálise à Educação: In: CARRARA, Kester (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p.13-46. Disponível em: https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens.

 - Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem freudiana.

Unidade II


Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem comportamentalista - Skinner (1)

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria skinneriana.


- Participação no chat.

Aula virtual na plataforma Google Meet Dia: 05/08/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

Texto 6 - FONTANA, R.; CRUZ, N. A abordagem comportamentalista. In: ___. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. p. 24- 31. (Capítulo 03). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3117154/mod_resource/content/0/A%20Abordagem%20Comportamentalista.pdf

Texto 7 - SKINNER, B.F. A tecnologia do ensino. In: Tecnologia do ensino. São Paulo: EPU, 1975. p.57-88. Disponível em:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxwc2ljb2xvZ2lhYmVoYXZpb3Jpc3RhfGd4OjQ2OTQ3MTM1ZDU4MTNhMjI

- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem comportamentalista, principalmente a teoria skinneriana.

Unidade II


Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem comportamentalista - Skinner (2)

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria skinneriana.


- Participação no chat.

Aula virtual na plataforma Google Meet Dia: 12/08/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

Texto 6 - FONTANA, R.; CRUZ, N. A abordagem comportamentalista. In: ___. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. p. 24- 31. (Capítulo 03). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3117154/mod_resource/content/0/A%20Abordagem%20Comportamentalista.pdf

Texto 7 - SKINNER, B.F. A tecnologia do ensino. In: Tecnologia do ensino. São Paulo: EPU, 1975. p.57-88. Disponível em:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxwc2ljb2xvZ2lhYmVoYXZpb3Jpc3RhfGd4OjQ2OTQ3MTM1ZDU4MTNhMjI

 

- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem comportamentalista, principalmente a teoria skinneriana.

Unidade II


Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem interacionista
Jean Piaget (1)

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria piagetiana.


- Participação no chat.

Aula virtual na plataforma Google Meet Dia: 19/08/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

Texto 8 - BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia do desenvolvimento. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 120-128. (Capítulo 7). (texto em pdf)

Texto 9 - IMANISHI, Helena Amstalden; PASSARELLI, Vanessa Lopes dos Santos; LA TAILLE, Yves Joel Jean-Marie Rodolphe de. Moral no mundo adulto: a visão dos jovens sobre os adultos de hoje. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 743-762, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n4/a05v37n4.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

Vídeo: Lev Vygotsky (Coleção Grandes Educadores).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE
Acesso em: 10 out. 2020.

Texto complementar:
TAILLE, Yves de Rodolphe. Entrevista. Construir notícias, Edição 35. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/yves-de-la-taille/. Acesso em: 10 out. 2020.

- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem piagetiana.

Unidade II


Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem interacionista
Jean Piaget (2)

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria piagetiana.


- Participação no chat.

Aula virtual na plataforma Google Meet Dia: 26/08/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

Texto 8 - BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia do desenvolvimento. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 120-128. (Capítulo 7). (texto em pdf)

Texto 9 - IMANISHI, Helena Amstalden; PASSARELLI, Vanessa Lopes dos Santos; LA TAILLE, Yves Joel Jean-Marie Rodolphe de. Moral no mundo adulto: a visão dos jovens sobre os adultos de hoje. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 743-762, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n4/a05v37n4.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

Vídeo: Lev Vygotsky (Coleção Grandes Educadores).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE
Acesso em: 10 out. 2020.

Texto complementar:
TAILLE, Yves de Rodolphe. Entrevista. Construir notícias, Edição 35. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/yves-de-la-taille/. Acesso em: 10 out. 2020.

- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem piagetiana.

Unidade II


Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem interacionista
Lev Vygotsky (1)

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria vygotskyana.


- Participação no chat.

Aula virtual na plataforma Google Meet Dia: 02/09/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

Texto 10 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento Os processos de aprendizagem nas Psicologias de Vygotsky e Wallon. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.103-114.

Texto 11 - MELLO, Suely Amaral. A Escola de Vygotsky. In: CARRARA, Kester (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p.135-155. Disponível em: https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 10 out. 2020.

Vídeo: Lev Vygotsky (Coleção Grandes Educadores).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE 
Acesso em: 20 out. 2020.

- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem vygotskyana.

Unidade II


Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem interacionista
Lev Vygotsky (2)

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria vygotskyana.


- Participação no chat.

Aula virtual na plataforma Google Meet Dia: 09/09/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

Texto 10 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento Os processos de aprendizagem nas Psicologias de Vygotsky e Wallon. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.103-114.

Texto 11 - MELLO, Suely Amaral. A Escola de Vygotsky. In: CARRARA, Kester (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p.135-155. Disponível em: https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 10 out. 2020.

Vídeo: Lev Vygotsky (Coleção Grandes Educadores).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE 
Acesso em: 20 out. 2020.

- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem vygotskyana.

10ª

PROVA

Prova a ser realizada na plataforma Moodle - Dia: 23/09/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

 

 

11ª

Unidade III 


O indivíduo enquanto ser em transformação

- Discussão sobre os ensaios envolvendo: Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais das fases do desenvolvimento humano.

Aula virtual na plataforma Google Meet Dia: 30/09/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

Livro: PAPALIA, Diane E. et.al.. Desenvolvimento humano. 12. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2013. Disponível em: http://sandrachiabi.com/wp-content/uploads/2017/03/desenvolvimento-humano.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

_ Elaboração dos ensaios e organização das apresentações.

Estimular as/os estudantes para que analisem, reflitam e problematizem sobre as fases do desenvolvimento humano (infância, adolescência, adultez e velhice).

12ª

Unidade IV 


As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

 - Aula expositiva dialógica sobre sofrimento e adoecimento psíquico no contexto escolar

Aula virtual na plataforma Google Meet Dia: 07/10/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

CID, Maria Fernanda Barboza et al. Saúde mental infantil e contexto escolar: as percepções dos educadores.
Disponível em https://www.scielo.br/j/pp/a/x46ycvnxT3msphKhJm4WyjF/?lang=pt Acesso em 22/05/2021.

Estimular as/os estudantes para que analisem, reflitam e problematizem sobre aspectos relativos à Saúde Mental no contexto escolar.

13ª

Unidade IV 


As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

- Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho:

4.1 - A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva
4.2 - A interação família-escola e os processos de socialização

Aula virtual na plataforma Google Meet Dia: 14/10/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

TASSONI, Elvira Cristina. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Anais... ANPED, 23 reuniao,  Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/2019t.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

Estimular as/os estudantes para que analisem e problematizem os conteúdos discutidos nas aulas, com base na abordagem da Psicologia da Educação.

14ª

Unidade IV

 
As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

- Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho:

4.3 - O bullying no cotidiano escolar
4.4 - Disciplina e indisciplina na sala de aula

Aula virtual na plataforma Google Meet Dia: 21/10/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

BANDEIRA, Cláudia de Moraes Bandeira; HULTZ, Claudio Simon. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Psicologia Escolar e Educacional. vol.16, no.1, Maringá Jan./June 2012.
Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572012000100004&script=sci_arttext. Acesso em: 10 out. 2020.

BOARINI, Maria Lucia. Indisciplina escolar: uma construção coletiva, Psicologia Escolar e Educacional. vol.17 no.1 Maringá, Junho 2013. Disponível em: https://w ww.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100013&lang=en.  Acesso em: 10 out. 2020.

Estimular as/os estudantes para que analisem e problematizem os conteúdos discutidos nas aulas, com base na abordagem da Psicologia da Educação.

15ª

Unidade IV 


As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

- Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho:

4.5 - O fracasso escolar como realidade ou produção
4.6 - Patologização e medicalização no contexto escolar

Aula virtual na plataforma Google Meet Dia: 28/10/2021
Horário: Início:19:00
Término: 20:40

MORGADO, Alice Murteira; DIAS, Maria da Luz Vale; PAIXÃO, Maria Paula. O desenvolvimento da socialização e o papel da família. Análise Psicológica, vol.31 no.2 Lisboa, jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312013000200002. Acesso em: 10 out. 2020.

PINHEIRO, Silvia Nara Siqueira; COUTO, Maria Laura de Oliveira. Fracasso escolar: naturalização ou construção histórico-cultural?, Fractal, Revista de Psicologia, vol.32, no.1, Rio de Janeiro abr. 2020  Epub 09-Abr-2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922020000100082&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 10 out. 2020.

CHAGAS, Julia Chamusca; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Patologização e Medicalização da Educação Superior. Psicologia: Teoria e Pesquisa Vol. 32 n. esp., pp. 1-10. Disponível em:   https://www.scielo.br/pdf/ptp/v32nspe/1806-3446-ptp-32-spe-e32ne28.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

Estimular as/os estudantes para que analisem e problematizem os conteúdos discutidos nas aulas, com base na abordagem da Psicologia da Educação.

[1] Alternativamente, poderão ser ministradas aulas através da plataforma conferência web RNP.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de modo processual, ao longo da disciplina, considerando-se 60 pontos como o mínimo necessário para a/o estudante ser aprovada/o, conforme Resolução n.º 15/2011, do Conselho de Graduação, que contém as Normas Gerais de Graduação.

Como critérios serão considerados – 1) na atividade avaliativa (prova): capacidade de análise e síntese por parte da/o estudante, criticidade e conhecimento teórico sobre o tema, evidenciado nas respostas às questões, com base nas leituras dos textos e discussões realizadas em sala de aula. 2) em relação ao ensaio teórico: o nível de fundamentação nas reflexões sobre como a área do conhecimento em que atuarão (Geografia e História) pode contribuir para o desenvolvimento de determinada faixa etária (adolescência, adultez ou velhice), a ser definida por meio de sorteio. O texto deve conter de 8 a 10 páginas. 3) Com relação ao seminário, tendo em vista temáticas debatidas pela Psicologia da Educação: - A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva; O bullying no cotidiano escolar; Disciplina e indisciplina na sala de aula; A interação família-escola e os processos de socialização; O fracasso escolar como realidade ou produção; Patologização e medicalização no contexto escolar. Serão considerados: o domínio de conteúdo em relação ao tema apresentado, a capacidade de problematizar e analisar os temas à luz do referencial teórico estudado, e apresentar criticidade e profundidade nas reflexões. No caso das atividades assíncronas, não será permitida a realização e entrega fora do prazo estabelecido.

Com base nos critérios supracitados e, de acordo com o Artigo 7.º da Resolução 7/2020, apresenta-se o quadro a seguir, com as especificações dos procedimentos avaliativos a serem utilizados:

 

SEMANA

UNIDADE

ATIVIDADE AVALIATIVA

PONTUAÇÃO

23/09

Prova teórica

Prova de múltipla escolha: abrangendo o conteúdo da 1ª a 9ª semana.

Individualmente e sem consulta, os alunos vão realizar uma prova durante a aula síncrona.

- Prova: 30,0 pontos

(individual)

Plataforma Moodle

14 a 28/10

Seminário

Seminário acadêmico envolvendo os temas propostos na disciplina.

 

Em grupos (quantidade a ser definida), os alunos deverão fazer uma apresentação, em forma de seminário, que aborde conceitos da disciplina (Unidade IV).

- Seminário: 40,0 pontos

(em grupo)

Google Meet ou outra plataforma digital

15/10

Ensaio acadêmico

Ensaio da disciplina envolvendo o tema: "Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais das fases do desenvolvimento humano".

 

Em grupos (quantidade a ser definida), os alunos deverão realizar uma breve pesquisa bibliográfica sobre uma temática da disciplina, atentando-se a um modelo de tabela previamente fornecido. A faixa etária a ser investigada poderá ser definida pelos alunos ou por sorteio. Os alunos deverão também realizar uma apresentação da pesquisa bibliográfica.

- Ensaio: 30,0 pontos (em grupo)

Enviar arquivo para o email: bernardes76@ufu.br

 

Dicas sobre como escrever um ensaio. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/116800/

DICAS_SOBRE_COMO_ESCREVER_UM_ENSAIO.pdf Acesso em 21/05/2021

 

Ensaio acadêmico: orientações para realização da atividade

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

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Complementar

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SENGER, Carine Maria; CASSANDRE, Márcio Paschoal. Aprendizagem e desenvolvimento humano: da agência da criança para a agência do adulto nos espaços da atividade do trabalho. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade. Disponível em:

http://www.revistashc.org/index.php/shc/article/view/16/2. Acesso em: 10 out. 2020.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eduardo de Freitas Bernardes, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/06/2021, às 06:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2854886