UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Teoria e Método em Geografia

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31105/(GGO003)

Período/Série:

 

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

-

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Roberto Loboda

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

 

 

EMENTA

O conhecimento como processo. Os diferentes tipos de conhecimento. O conhecimento científico. A Ciência Geográfica. Correntes teórico-metodológicas e a Geografia. Principais conceitos geográficos.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Teoria e Método em Geografia justifica-se pelo fato de proporcionar aos discentes a fundamentação teórica e conceitual enquanto aporte necessário para a compreensão da produção do conhecimento, do pensamento científico, além dos principais métodos filosóficos e teorias das ciências sociais. Dessa forma, contribui no sentido de subsidiar o processo de distinção dos diferentes métodos, teorias e concepções de mundo na relação com o tempo e o espaço. Por fim, propicia o discernimento do conteúdo ideológico do conteúdo teórico que caracterizam os diferentes métodos e sua relação com a ciência geográfica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender as bases epistemológicas da Geografia, apontando as implicações filosóficas de diversos métodos nesta ciência.

Objetivos Específicos:

Apreender a inter-relação ciência e método filosófico na perspectiva da Geografia.

Analisar as características e especificidades dos referenciais teóricos e metodológicos da Geografia.

PROGRAMA

1. O conhecimento como processo.

1.1. A construção do conhecimento.

1.2. Diferentes tipos de conhecimento: do senso comum ao conhecimento científico.

1.3. Principais elementos do conhecimento científico: paradigmas, métodos, leis, teorias, conceitos.

2. Correntes teórico-metodológicas e geografia.

2.1. Caracterização da Ciência geográfica.

2.2. Positivismo e Geografia.

2.3. Neopositivismo e Geografia.

2.4. Marxismo e Geografia.

2.5. Fenomenologia e Geografia.

3. Principais conceitos geográficos

3.1. Espaço Geográfico

3.2. Paisagem

3.3. Território

3.4. Lugar

3.5. Região

METODOLOGIA

Procedimentos e estratégias a serem adotados para o componente curricular:

O conteúdo programático da disciplina Teoria e Método em Geografia será ministrado de forma remota, tendo como embasamento os aspectos normativos do Conselho de Graduação UFU (Resoluções CONGRAD: nº 15/2011 e nº 25/2020). Serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona em que todos os alunos estarão simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor e assíncrona, por meio das quais serão contempladas atividades remotas off-line.

Para tal efeito, as atividades serão realizadas com a mediação dos recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), portanto, serão consideradas as seguintes mídias: Modalidade síncrona (on-line): aulas expositivas através das plataformas Google Meet, Microsoft Teams ou MConf-RNP; Modalidade assíncrona (off-line): pasta de armazenamento Google Drive.

Dessa forma, o feedback entre o docente e discentes ocorrerá de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou na modalidade assíncrona, por meio de e-mail: loboda@ufu.br - aplicativos de mensagens ou reuniões individuais através das plataformas Google Meet, Microsoft Teams ou MConf-RNP. Será utilizada para as aulas síncronas a plataforma Google Meet, no entanto, no caso de ocorrer algum problema de acessibilidade no decorrer do período, outra plataforma será utilizada.

A disciplina em questão será ministrada a partir da organização de três etapas, levando em consideração a distribuição do seu conteúdo programático. A subdivisão proposta vem encontro com a perspectiva de otimização dos conteúdos e sua direta relação com os instrumentos de verificação a serem adotados em cada etapa, quais sejam:

Etapa 1: Abordagem sobre o “Conhecimento enquanto processo”. Nesta abordagem inicial da disciplina será realizada uma discussão tratando das diferentes perspectivas de construção do conhecimento, do pensamento em movimento. Neste intento, perpassaremos pela caracterização dos diferentes tipos de conhecimento. Também estaremos dando ênfase nesta etapa à questão da ciência e da produção do conhecimento científico, sobretudo na abordagem sobre o método científico enquanto estratégia de busca pelo conhecimento. Trataremos ainda nesta fase sobre a questão do “método”, buscando estabelecer uma base teórica e filosófica no âmbito da ciência e, enfatizando, de forma mais específica, como tais bases fundamentam e dão sustentação para o conhecimento no âmbito da ciência geográfica.      

Etapa 2: Abordagem geral sobre a formação e constituição da “ciência geográfica”, tomando como base a organização e sistematização dos conhecimentos de cunho geográfico acumulados no tempo, além dos seus reflexos nas diferentes visões e concepções de mundo. Nesta etapa estaremos tratando da questão do “método” e sua influência enquanto fundamentação para a formação, consolidação das fases da nossa ciência geográfica. Para tanto, enfatizaremos as principais correntes filosóficas, as quais articuladas com a questão do método científico, caracterizam as fases da nossa ciência, seus paradigmas e diferentes concepções, considerando a relação entre tempo e espaço, natureza, sociedade e estado.    

Etapa 3: Abordagem sobre “Os conceitos básicos da ciência geográfica”. Nesta etapa será realizada uma abordagem sobre os principais conceitos e/ou categorias analíticas da geografia. Além da caracterização e de uma reflexão geral, estaremos organizando a turma em cinco grupos para a organização, sistematização e apresentação sobre cada um dos conceitos básicos da geografia: espaço geográfico, paisagem, região, território e lugar. A partir de uma discussão inicial, da relação dos mesmos com as respectivas fases da ciência geográfica, com o auxílio e orientação do docente, cada grupo irá organizar inicialmente um dossiê, ou seja, um levantamento de referenciais para a elaboração de um trabalho escrito sobre um dos conceitos básicos: principais abordagens, diferentes definições e concepções teóricas, além de trazer exemplos de caracterização, de aplicação do conceito a determinadas situações reais, para entendimento e compreensão de processos relacionados com questões da natureza e da sociedade, das relações socioespaciais cotidianas.

Ressalto que os referenciais teóricos básicos para trabalhar o conteúdo programático (bibliografia básica e complementar), assim como, sugestões e referenciais complementares, estarão disponíveis em pasta de armazenamento do google drive, as quais serão acessadas pelos discentes por meio de link de acesso.      

Considerando o disposto no Artigo 10º, parágrafo 7º da Resolução 25/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia, não será permitido qualquer forma de registros de vídeos e áudios, além do material didático, imagens e prints, utilizados pelo docente nas atividades didáticas.

Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Serão ministradas 45 (quarenta e cinco) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas, discussões em grupos das propostas, orientações sobre as atividades e avaliações, apresentação e discussão de documentários, utilizando as plataformas Google Meet, Microsoft Teams ou MConf-RNP. Enfatizo que caso surja algum problema com a plataforma proposta, trabalharemos com uma das outras possibilidades aqui elencadas para que as atividades sejam desenvolvidas.

As atividades síncronas serão realizadas às terças-feiras, das 19h00 às 21h40. Sendo que a assimilação e aplicação sobre o conteúdo trabalhado poderá ser realizado pelos alunos das 21h15 às 21h40, sob a supervisão do professor, o qual ficará disponível on-line para discussões/orientações e esclarecimento de possíveis dúvidas dos discentes.

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:

Serão ministradas 15 (quinze) horas-aula na modalidade assíncrona, as quais serão utilizadas pelos alunos, a partir da orientação, supervisão e verificação de Estudos Dirigidos e Trabalho Escrito, os quais serão elaborados pelos discentes no decorrer do período, utilizando-se para disponibilizar os documentos, pastas de armazenamento - Google Drive. A frequência dos discentes será feita a partir de registros no decorrer das aulas síncronas semanais por meio do portal do docente e da entrega das atividades realizadas assincronamente.

Ainda será disponibilizado um horário para atendimento aos discentes, além dos horários síncronos já previstos neste plano de ensino, os quais ocorrerão nas quintas-feiras, das 18:00h até às 20:00h. Para os discentes que precisarem deste atendimento, os agendamentos poderão ser acordados com o docente durante o encontro síncrono nas quintas-feiras ou via e-mail: loboda@ufu.br. O atendimento também ocorrerá de forma síncrona, com os discentes que necessitarem, por meio de plataforma - Google Meet, Microsoft Teams ou MConf-RNP.

Observação: para acessar o conteúdo da respectiva disciplina que estará disponível no período - propostas a serem trabalhadas, roteiros de verificação (estudos dirigidos), documentários, vídeos, dentre outras informações - os discentes deverão acessar o link:

https://drive.google.com/drive/folders/1d837hN22DG2RYaUWL8Rz4oekJ-rUHrCK?usp=sharing

Já, para ter acesso à sala por meio da plataforma Google Meet, no dia 30/11/2021, no horário das 19h00, para a primeira aula síncrona, assim como, as demais, os discentes devem acessar o link:

meet.google.com/cao-xuve-uyu

 

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas da componente curricular serão subdivididas da seguinte forma:

1) Estudo Dirigido 1: Roteiro de questões e reflexões sobre a abordagem realizada acerca do conhecimento enquanto processo, dos tipos de conhecimento, além das discussões sobre ciência/conhecimento científico e método. Enfim, uma reflexão sobre as propostas teóricas trabalhadas na primeira etapa trabalhada na disciplina. O roteiro será disponibilizado por meio do link de acesso ao material da disciplina para os discentes, contendo as orientações para elaboração. A data limite para entrega é entrega 04/02/2022 (30 pontos).

2) Estudo Dirigido 2: Roteiro de questões e reflexões sobre a formação e constituição da “ciência geográfica”, sua organização e sistematização, além das abordagens sobre a questão do “método” e sua influência enquanto fundamentação para a formação, consolidação das fases nossa ciência geográfica. O roteiro será disponibilizado por meio do link de acesso ao material da disciplina para os discentes, contendo as orientações para elaboração. A data limite para entrega será 04/03/2022 (30 pontos).

3) Realização de Trabalho em Grupos sobre os conceitos básicos da Geografia: A atividade avaliativa estará fundamentada na discussão geral sobre os principais conceitos e/ou categorias analíticas da ciência geográfica. A turma será dividida de acordo com o número total de discentes (no máximo 4 ou 5), de acordo com a seguinte dinâmica e critérios a serem analisados na verificação: a) definição da temática (os grupos terão autonomia para definir com qual conceito irão trabalhar, considerando o interesse e os anseios em abordar o espaço geográfico, a paisagem, a região, o território e o lugar). Caso não haja consenso em uma distribuição dos conceitos, a distribuição se dará por meio de sorteio. b) dossiê sobre a o conceito; c) revisão teórica sobre o conceito; d) sistematização, tratamento e análise das informações levantadas; e) redação do trabalho final, com a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, além de imagens (representações), tabelas e gráficos, caso seja necessário. O trabalho deve conter entre o mínimo de 4 (quatro) e o máximo de 8 (oito) páginas. Os resultados dos trabalhos elaborados serão socializados para todos os colegas e docente em data a ser definida coletivamente ao final do semestre/fase. As orientações serão disponibilizadas e esclarecidas sincronamente (auxilio na definição e desenvolvimento dos conceitos), assim como, por meio do link para os discentes, contendo as informações necessárias para elaboração. A data limite para entrega será 25/03/2022 (40 pontos).

Observação: todas as avaliações deverão ser encaminhadas por e-mail (loboda@ufu.br) no formato em PDF e considerando as datas estipuladas para entrega.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BEZZI, M. L. Região: uma (re)visão historiográfica: da gênese aos novos paradigmas. Santa Maria, RS: Ed. da UFSM, 2004.

MORAES, A. C. R. de. Geografia: pequena história crítica. 17. ed. São Paulo: HUCITEC, 1999.

LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 4. ed. Campinas: Papirus, 1997.

MARCONI, M. A. LAKATOS, E. M. Ciência e Conhecimento Científico. In: MARCONI, M.A. LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

Complementar

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.

LÖWY, M. Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

MORAES, A. C. Robert de. Ideologias geográficas. São Paulo: HUCITEC, 1988.

MOREIRA, R. Conceitos, Categorias e Princípios Lógicos para o método e o ensino da Geografia. In: MOREIRA, RUI. Pensar e ser em Geografia. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

NETTO, J. Paulo. O que é marxismo. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 2.ed. São Paulo: HUCITEC, l997.

SUERTEGARAY, D. M. A. A Geografia no contexto das ciências. IN: Boletim Gaúcho de Geografia. N. 22, Porto Alegre. 1997. p. 7 – 16.

TRIVIÑOS, N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. A pesquisa qualitativa na Educação. O Positivismo, a Fenomenologia, o Marxismo. São Paulo: Atlas, 1987.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Loboda, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/11/2021, às 22:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070712/2021-17 SEI nº 3144848