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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental. O cotidiano escolar nos espaços educativos dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental. Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de Geografia.
JUSTIFICATIVA
A disciplina se justifica pela necessidade de articular aspectos teóricos e práticos na formação docente, proporcionando momentos de reflexão acerca dos contextos que perpassam o ensino fundamental.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental, bem como o cotidiano escolar nestas séries, a fim de subsidiar análises e reflexões sobre o ensino desta disciplina com vistas a proporcionar a formação de um profissional reflexivo e autônomo.
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PROGRAMA
1) A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais (5ª a 8ª) do ensino fundamental; 2) O cotidiano escolar nos espaços educativos dos anos finais (5ª a 8ª) do ensino fundamental; 3) Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia. |
METODOLOGIA
Diante das necessárias adequações diante do contexto de pandemia, a metodologia da disciplina de Estágio II será organizada em aulas expositivas, diálogos com professores da rede, laboratórios pedagógicos e leituras dirigidas e será oferecida na modalidade remota, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211).
Os textos e demais materiais de apoio à disciplina serão disponibilizados no drive - link: https://drive.google.com/drive/folders/1t5VSZdB_nt0_Y-BNVHrOP4rUgqBphC2d?usp=sharing
Estão previstas aulas expositivas na modalidade síncrona na plataforma Google Meet e também aulas assíncronas, nas quais serão trabalhados os conteúdos teóricos e práticos previstos no programa da disciplina.
Durante todo o período da disciplina de Estágio II os atendimentos aos estudantes serão realizados de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, através de e-mail (angelicaomagrini@gmail.com) ou em reuniões através da plataforma Google Meet, em horários agendados previamente.
A organização das cargas horárias síncronas, assíncronas e do conteúdo teórico e prático da disciplina será feita da seguinte maneira:
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As aulas síncronas acontecerão nas quintas-feiras, das 8:50 às 10:40, pela plataforma google meet.
AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina será feita a partir das seguintes atividades:
1) Elaboração da ementa da oficina pedagógica - 10 pontos
2) Realização do laboratório didático - 35 pontos
3) Realização das avaliações dos laboratórios didáticos - 10 pontos
4) Relatório final de estágio (elaboração e apresentação) - 45 pontos
A assiduidade será computada pela participação on-line nas aulas síncronas e pela entrega das atividades referentes à carga horária assíncrona.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.
DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros, 2004.
PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
SPOSITO, Maria E. B. Livros didáticos de historia e geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.
VEIGA, Ilma P. A. et.all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006.
Complementar
BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.
CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.
CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.
FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, práticas e proposta. São Paulo: Cortez, 2007.
NAPOLITANO, Marco. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
______. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
OLIVEIRA, Ariovaldo U.; PONTUCKA, Nídia N. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.
VEIGA, Ilma P. A. et. all. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/06/2021, às 20:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 | SEI nº 2848295 |