UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO031 

Período/Série:

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

75

Total:

120

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Maria Angélica de Oliveira Magrini

Ano/Semestre:

2/2020

Observações:

Oferta integral em formato remoto, nos termos do § 1º, Art. 2º da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211)

 

EMENTA

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia dos Anos Finais (5ª a 8ª) do  Ensino Fundamental. O cotidiano escolar nos espaços educativos dos Anos Finais (5ª a  8ª) do Ensino Fundamental. Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de  Geografia.

JUSTIFICATIVA

A disciplina se justifica pela necessidade de articular aspectos teóricos e práticos na formação docente, proporcionando momentos de reflexão acerca dos contextos que perpassam o ensino fundamental. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam o  ensino-aprendizagem de Geografia dos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino Fundamental, bem  como o cotidiano escolar nestas séries, a fim de subsidiar análises e reflexões sobre o  ensino desta disciplina com vistas a proporcionar a formação de um profissional reflexivo  e autônomo.  

Objetivos Específicos:

Analisar as propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia  para os Anos Finais (5ª a 8ª)do Ensino Fundamental, bem como as diretrizes Estaduais  e Municipais para este mesmo nível; 

Analisar a proposta para o ensino de Geografia nos Anos Finais (5ª a 8ª) do Ensino  Fundamental, contemplada no Projeto Pedagógico da(s) escola(s); 

Acompanhar do cotidiano escolar do ensino de Geografia nos Anos Finais (5ª a 8ª) do  Ensino Fundamental; 

Diagnosticar a realidade escolar do ensino de Geografia nos Anos Finais (5ª a 8ª) do  Ensino Fundamental. 

Refletir sobre a prática docente no ensino de Geografia nos Anos Finais (5ª a 8ª) do  Ensino Fundamental e sua importância para a construção da cidadania.

PROGRAMA

1) A questão teórico-metodológica no ensino da geografia dos anos finais (5ª a 8ª) do  ensino fundamental; 

2) O cotidiano escolar nos espaços educativos dos anos finais (5ª a 8ª) do ensino  fundamental; 

3) Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia. 

METODOLOGIA

Diante das necessárias adequações diante do contexto de pandemia, a metodologia da disciplina de Estágio II será organizada em aulas expositivas, diálogos com professores da rede, laboratórios pedagógicos e leituras dirigidas e será oferecida na modalidade remota, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211).

Os textos e demais materiais de apoio à disciplina serão disponibilizados no drive - link: https://drive.google.com/drive/folders/1t5VSZdB_nt0_Y-BNVHrOP4rUgqBphC2d?usp=sharing

Estão previstas aulas expositivas na modalidade síncrona na plataforma Google Meet e também aulas assíncronas, nas quais serão trabalhados os conteúdos teóricos e práticos previstos no programa da disciplina. 

Durante todo o período da disciplina de Estágio II os atendimentos aos estudantes serão realizados de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, através de e-mail (angelicaomagrini@gmail.com) ou em reuniões através da plataforma Google Meet, em horários agendados previamente. 

A organização das cargas horárias síncronas, assíncronas e do conteúdo teórico e prático da disciplina será feita da seguinte maneira:

Data

Atividade

15/07

Aula Síncrona - Apresentação do programa da disciplina - Estabelecimento da dinâmica da disciplina e das formas de avaliação; breve introdução ao conteúdo da disciplina. Link: meet.google.com/hcx-rrje-iki

16/07

Aula Assíncrona - Leitura dirigida - Os fundamentos das relações de ensino 

22/07

Aula Síncrona - Tema BNCC e temas transversais no ensino de Geografia

23/07

Aula Assíncrona -  Leitura dirigida - Principais elementos do ensino de Geografia 

29/07

Aula Síncrona - Conteúdos no ensino de Geografia - O que ensinar? 

30/07

Aula Assíncrona - Leitura dirigida - A aula de Geografia - Planejamento e execução 

05/08

Aula Síncrona - Metodologias no ensino de Geografia - como ensinar? - Giro Decolonial e Geografia

06/08

Aula Assíncrona - Elaboração de ementa de oficina pedagógica

12/08

Aula Síncrona - Ciclo de debates: Formação docente em Geografia - conhecendo o cotidiano escolar do ensino fundamental - conversa com professores da rede

13/08

Aula Assíncrona - Preparação de oficina pedagógica

19/08

Aula Síncrona - Ciclo de debates: Formação docente em Geografia - Conhecendo o cotidiano escolar do ensino fundamental - conversa com professores da rede

20/08

Aula Assíncrona - Preparação de oficina pedagógica

26/08

Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e valorização do cotidiano

27/08

Aula Assíncrona - Preparação de oficina pedagógica/avaliação da oficina

02/09

Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e cartografia social

03/09

Aula Assíncrona - Preparação de oficina pedagógica/avaliação da oficina

09/09

Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e recursos audiovisuais

10/09

Aula Assíncrona -  Preparação de oficina pedagógica/avaliação da oficina

16/09

Feriado

17/09

Aula Assíncrona - Elaboração do Relatório Final de estágio/avaliação da oficina

23/09

Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e tecnologias

24/09

Aula Assíncrona -  Elaboração do Relatório Final de estágio/avaliação da disciplina

30/09

Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e a prática dialógica

01/10

Aula Assíncrona - Elaboração do Relatório Final de estágio/avaliação da oficina

07/10

Geopontal

8/10

Geopontal

14/10

Aula Síncrona - Laboratório Didático - Ensino de Geografia e referências culturais

15/10

Aula Assíncrona -  Elaboração do Relatório final de estágio/avaliação de oficina

21/10

Aula Síncrona - Apresentação dos relatórios finais de estágio

22/10

Aula Assíncrona -  Elaboração/correções do Relatório final de estágio

28/10

Aula Síncrona - Apresentação dos relatórios finais de estágio

29/10

Aula Assíncrona - Correções no relatório final

04/11

Aula Assíncrona - Correções no relatório final

05/11

Entrega de notas e resultados

As aulas síncronas acontecerão nas quintas-feiras, das 8:50 às 10:40, pela plataforma google meet. 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita a partir das seguintes atividades:

1) Elaboração da ementa da oficina pedagógica - 10 pontos

2) Realização do laboratório didático - 35 pontos

3) Realização das avaliações dos laboratórios didáticos - 10 pontos

4) Relatório final de estágio (elaboração e apresentação) - 45 pontos

A assiduidade será computada pela participação on-line nas aulas síncronas e pela entrega das atividades referentes à carga horária assíncrona. 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos  professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 

CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas:  Papirus, 2006. 

DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber  Livros, 2004. 

PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado.  São Paulo: Contexto, 2007. 

SPOSITO, Maria E. B. Livros didáticos de historia e geografia: avaliação e pesquisa.  São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. 

VEIGA, Ilma P. A. et.all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006.

Complementar

BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática  pedagógica. Recife: Massangana, 2006. 

CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. 

CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões.  Porto Alegre: UFGRS, 2003. 

FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, práticas e  proposta. São Paulo: Cortez, 2007. 

NAPOLITANO, Marco. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto,  2008. 

______. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. 

OLIVEIRA, Ariovaldo U.; PONTUCKA, Nídia N. Geografia em perspectiva: ensino e  pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006. 

VEIGA, Ilma P. A. et. all. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção  possível. São Paulo: Papirus, 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/06/2021, às 20:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2848295 e o código CRC F7DEB8B1.




Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2848295