UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Integrado de Prática Educativa IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO023

Período/Série:

Turma:

GM/GN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15h

Prática:

45h

Total:

60h

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Hélio Carlos Miranda de Oliveira

Ano/Semestre:

2020/Período Letivo Especial - Etapa II

Observações:

Pré-requisito: Projeto Integrado de Prática Educativa III.

Número de vagas: 50

 

EMENTA

Problematização da prática educativa. Pesquisa-ação. Imersão no contexto profissional, tendo como ponto de partida a problematização das práticas educativas realizadas na escola. Elaboração de projetos de trabalho com o estudo de referências teóricas que possibilitem a contribuição no espaço escolar. Elaborar material didático dos conteúdos de geografia.

JUSTIFICATIVA

Problematização da prática educativa diante das correntes de pensamentos que influenciaram a construção do conhecimento geográfico. Pesquisa – ação como prática investigativa que estimula a elaboração, o questionamento e, a reflexão dos conteúdos geográficos. Imersão no contexto profissional, tendo como ponto de partida a problematização das práticas educativas realizadas na escola. A elaboração de projetos de material didático como prática reflexiva pretende inserir o educando na sociedade como cidadão autônomo e capaz de interferir na realidade de forma crítica. Desta foram à disciplina se propõe a construir e discutir o material didático como ferramentas que possibilitarão vincular os conceitos mais abstratos à realidade cotidiana e à própria experiência vivida pelos educandos. Isso lhes ajudará a ampliar o conhecimento sobre o espaço geográfico em que está inserido e do qual ele também é partícipe. Favorecer o papel do professor de Geografia como criador do saber e da capacidade de transformar o aluno num ser crítico e capaz de aprender e contribuir na construção do saber.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender a relação entre teoria e prática na elaboração de materiais didáticos para o ensino de Geografia.

Objetivos Específicos:

Articular a teoria com a prática na área de gestão de processos educativos, analisando os variados instrumentos de trabalho e diferenciadas metodologias de planejamento da práxis pedagógica.
Identificar como os conteúdos são organizados e propostos no contexto escolar, com a finalidade de pensar estratégias de ensino adequadas ao contexto do educando e da escola.
Possibilitar a construção de material didático que reflita a capacidade de estudar o espaço produzido pela sociedade, analisando suas desigualdades e contradições, as relações de produção e as formas de apropriação da natureza.

PROGRAMA

5.1. Pesquisa-ação: concepção e forma;

5.2. Problematização da prática educativa;

5.3. Elaboração de projetos de trabalho;

5.4. Elaborar material didático em geografia.

METODOLOGIA

Este componente curricular será ministrado no formato remoto, no período letivo especial (2ª etapa), no âmbito das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, regulamentadas pela Resolução CONGRAD nº 7/2020 (2136575).

Serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes plataformas/mídias:

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, tanto na modalidade síncrona quanto assíncrona, por meio da plataforma Microsoft Teams ou e-mail institucional do docente (heliocarlos@ufu.br) O atendimento na modalidade síncrona deverá ser agendado, via e-mail, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, de acordo com a demanda e disponibilidade dos discentes e do docente.

A carga horária prática da disciplina será ofertada de forma remota, através de de atividades que permitam a prática na elaboração dos metariais didáticos, utilizando meios digitais, tais como: mapas interativos, imagens de satélite, através do softwares como Google Earth, Google Street View, aplicativos web do IBGE, jogos online, softwares gratúitos, entre outros.

O discente que optar pela matrícula na disciplina deverá realizar seu cadastro na plataforma Microsoft Teams, conforme orientação disponível no link: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/office-365-education-esta-disponivel-para-comunidade-ufu. O acesso ao ambiente virtual da disciplina, que está disponível na plataforma Microsoft Teams, será realizado pelo docente, através do e-mail institucional (@ufu.br) do discente utilizado para cadastro na plataforma. Não será aceito outro e-mail para cadastro.

A carga horária da disciplina na modalidade síncrona totalizará 36 horas-aula, que está disposta da seguinte forma:

 

Data

Horário

Programação

Plataforma

24/10

08h as 11h30

Apresentação da disciplina, dos critérios de avaliação e da plataforma Microsoft Teams.

Conteúdo: Projeto Integrado de Prática Educativa IV

Microsoft Teams

31/10

08h as 11h30

Conteúdo: Elaboração de material didático: Biogeografia

Microsoft Teams

07/11

08h as 11h30

Conteúdo: Elaboração de material didático: Geomorfologia II

Microsoft Teams

14/11

08h as 11h30

Conteúdo: Elaboração de material didático: Geografia da População

Microsoft Teams

21/11

08h as 11h30

Conteúdo: Elaboração de material didático: Geografia da Indústria

Microsoft Teams

28/11

08h as 11h30

Apresentação de trabalhos

Microsoft Teams

05/12

08h as 11h30

Apresentação de trabalhos

Microsoft Teams

12/12

08h as 11h30

Apresentação de trabalhos

Microsoft Teams

19/12

08h as 11h30

Apresentação de trabalhos

Microsoft Teams

 

O discente que tiver sua matrícula aprovada deve enviar o seu nome completo e e-mail institucional (@ufu.br) para o docente (heliocarlos@ufu.br) até as 18h do dia 22 de outubro de 2020, para que seja realizado o cadastro no ambiente virtual da disciplina na plataforma Microsoft Teams. Para as aulas síncrona (on-line) é necessário que a(o) discente matriculada(o) possua câmera e microfone.

A carga horária da disciplina na modalidade assíncrona totalizará 36 hora-aula e será relacionado as seguintes atividades:

 

Semana

Programação

Plataforma

1

Atividades de ambientação na plataforma Microsoft Teams.

Microsoft Teams

2

Pesquisa-ação: concepção e forma

Microsoft Teams

3

Pesquisa-ação: concepção e forma

Microsoft Teams

4

Problematização da prática educativa

Microsoft Teams

5

Problematização da prática educativa

Microsoft Teams

6

Elaboração de materiais didáticos.

Microsoft Teams

7

Elaboração de materiais didáticos.

Microsoft Teams

8

Elaboração de materiais didáticos.

Microsoft Teams

9

Elaboração de materiais didáticos.

Microsoft Teams

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será remota, com envio das atividades via ambiente virtual da disciplina na plataforma Microsoft Teams. A distribuição de notas está organizadas da seguinte forma:

 

Avaliação 1 - Elaboração de material didático: Biogeografia

Data de entrega: 28/11/2020.

Valor: 25 pontos.

É necessário que a(o) discente matriculada(o) possua câmera e microfone para apresentação do trabalho.

 

Avaliação 2 - Elaboração de material didático: Geomorfologia

Data de entrega: 05/12/2020.

Valor: 25 pontos.

É necessário que a(o) discente matriculada(o) possua câmera e microfone para apresentação do trabalho.

 

Avaliação 3 - Elaboração de material didático: Geografia da População

Data de entrega: 12/12/2020.

Valor: 25 pontos.

É necessário que a(o) discente matriculada(o) possua câmera e microfone para apresentação do trabalho.

 

Avaliação 4 - Elaboração de material didático: Geografia da Indústria

Data de entrega: 19/12/2020.

Valor: 25 pontos.

É necessário que a(o) discente matriculada(o) possua câmera e microfone para apresentação do trabalho.

 

A validação da assiduidade dos discentes durante as atividades síncronas será realizada pelo preenchimento de formulário eletrônico de presença do Portal Docente. A assiduidade dos discentes nas atividades assíncronas levará em consideração a entrega das atividades avaliativas acima descritas.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BOTELHO, Lúcio Antônio Leite Alvarenga; SILVEIRA, José Silvio; ANDRADE, Soraia Maria. Produção de material didático-pedagógico para o ensino de Geografia e meio ambiente. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jose_Silveira14/publication/325577114_Producao_de_Material_Didatico-Pedagogico_para_o_Ensino_da_Geografia/links/5b16b38d45851547bba2f985/Producao-de-Material-Didatico-Pedagogico-para-o-Ensino-da-Geografia.pdf. Acessos em  05  out.  2020.

DI MAIO, Angelica Carvalho; SETZER, Alberto W.. Educação, Geografia e o desafio de novas tecnologias. Rev. Port. de Educação,  Braga ,  v. 24, n. 2, p. 211-241,    2011 .   Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em  05  out.  2020.

MARTINS SILVA, C.; CRISTINA FERREIRA, G. Produção de material didático: jogo das curvas de nivel. - DOI 10.5216/bgg.v28i2.5736. Boletim Goiano de Geografia, v. 28, n. 2, p. 157-170, 13 mar. 2009. Acessos em  05  out.  2020.

PRETTO, Nelson de Luca. O desafio de educar na era digital: educações. Rev. Port. de Educação,  Braga ,  v. 24, n. 1, p. 95-118,    2011 .   Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100005&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em  05  out.  2020.

VLACH, Vânia. Papel do ensino de geografia na compreensão de problemas do mundo atual.  Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de agosto de 2007, vol. XI, núm. 245 (63). <http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-24563.htm> ISSN: 1138-9788.

 

Complementar

ANDRÉ, Marli. (Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001.

KAERCHER, Nestor André. Desafios e utopias no ensino de Geografia. 3. Ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.

PEREIRA, Fábio Rodrigues; ARRUDA, Guilherme Barros. Material didático no ensino de Geografia para surdos. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p.103-110, Jan./Jun. 2016. Disponível em: http://cp2.gov.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/download/1358/990. Acessos em  05  out.  2020.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/10/2020, às 12:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2301702 e o código CRC 21C0AC56.




Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 SEI nº 2301702