UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Fundamentos Teóricos e Metodológicos em Geomorfologia

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

31301

Período/Série:

3º período

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Leda Correia Pedro Miyazaki

Ano/Semestre:

2022/1º

Observações:

 

 

EMENTA

Objeto, natureza e concepções teóricas e epistemológicas na Geomorfologia. Metodologias e Técnicas de análise em Geomorfologia. Influência dos processos endógenos e exógenos no modelado do relevo. Influência dos aspectos estruturais no modelado do relevo e a constituição das morfoesculturas. Influência dos aspectos climáticos no modelado do relevo. Glaciações do Quaternário (pleistocênicas-holocênicas).

JUSTIFICATIVA

Diante da magnitude e especificidades que envolvem a gênese de formação do relevo, é importante abordar a Geomorfologia em uma perspectiva integrada, no qual a história de evolução do pensamento geomorfológico, os principais modelos de evolução do relevo, as principais teorias que embasam a formação do relevo brasileiro, bem como as técnicas de mapeamento geomorfológico, são conteúdos importantes para a formação do licenciado e bacharel em Geografia.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Trabalhar conteúdos teóricos e práticos para que o estudante possa compreender o objeto, os conceitos, os processos e as teorias da Geomorfologia, além da gênese e evolução do relevo por meio de modelos clássicos correlacionando-os com outras áreas do conhecimento (Geologia, Pedologia, Climatologia, etc.).

Objetivos Específicos:

  • Apreender conceitos e as principais teorias geomorfológicas;

  • Compreender a dinâmica morfogenética a partir dos processos operantes;

  • Conhecer a gênese e evolução das principais formas de relevo por meio de modelos;

  • Desenvolver conhecimentos teóricos e técnicos operacionais para análise geomorfológica a partir de diferentes níveis de abordagem;

  • Trabalhar algumas concepções teórico-metodológicas;

  • Compreender a influência do clima no modelado terrestre;

  • Entender a classificação e a espacialização do relevo;

  • Identificar as diferentes paisagens a partir do conhecimento geomorfológico (morfoestruturais e morfoclimáticos);

  • Conhecimento dos Domínios Morfoclimáticos da Terra.

PROGRAMA

1 - OBJETO, NATUREZA E CONCEPÇÕES TEÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS NA GEOMORFOLOGIA

1.1 - A Geomorfologia como ciência: objeto, objetivo, as escalas de tempo e espaço em relação aos estudos dos fatos geomorfológicos (Morfodinâmica e Morfogênese);

1.2 - As bases teóricas e conceituais da Geomorfologia e a evolução do conhecimento geomorfológico;

1.2.1 - As teorias clássicas: Ciclo Geográfico do Relevo (DAVIS, 1899), Teoria do Recuo Paralelo das Vertentes (PENCK, 1924) e Modelo de Pediplanação (KING, 1956).

1.2.2. - As teorias geomorfológicas pós anos 60: Geomorfologia Dinâmica, Climática e da Paisagem.

 

2 - METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE ANÁLISE EM GEOMORFOLOGIA

2.1 - Análises sistêmica, Morfométrica, Cartografia em Geomorfologia e processos em Geomorfologia;

2.2 - Taxonomia das formas;

2.3 - Compartimentação topográfica;

2.4 - Classificação dos meios morfodinâmicos;

 

3 - INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS ENDÓGENOS E EXÓGENOS NO MODELADO DO RELEVO

3.1 - O intemperismo, pedogênese e morfogênese;

3.2 - As morfoestruturas: conceitos, processos e formas;

 

4 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS ESTRUTURAIS NO MODELADO DO RELEVO E A CONSTITUIÇÃO DAS MORFOESCULTURAS

4.1 - A relação entre formas de relevo, topografia, estrutura geológica e processos operantes (denudação, erosão fluvial, erosão diferencial, intemperismo e processos morfogenéticos);

4.2. Relevos tabuliformes e cuestiformes;

4.3 - Relevos esculpidos em domos;

4.4 - Relevos esculpidos em estruturas dobradas e falhadas;

4.5 - Relevo esculpido em rochas carbonáticas;

4.6 - A organização espacial das unidades morfoestruturais do território brasileiro e suas características morfoesculturais: Classificação do Relevo Brasileiro;

 

5 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS CLIMÁTICOS NO MODELADO DO RELEVO

5.1 - Os grandes sistemas morfoclimáticos do globo terrestre;

5.2 - Os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros e suas potencialidades paisagísticas;

5.3 - Paisagens áridas e semiáridas;

5.4 - Paisagens glaciais;

 

6 - GLACIAÇÕES DO QUATERNÁRIO (PLEISTOCÊNICAS-HOLOCÊNICAS)

6.1 - Variações climáticas;

6.2 - Variações glacio-eustáticas;

METODOLOGIA

Este componente curricular será ministrado no formato presencial.

Todas os protocolos de segurança em vigência e recomendados pelo Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU deverão ser seguidos e respeitados, assim como a Portaria REITO nº287, de 03 de março de 2022, no que se refere à comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19.

As aulas presenciais, os conteúdos previstos no programa da disciplina serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas e dialogadas, envolvendo assim um debates sobre os textos previamente definidos. Também ocorrerão discussões em grupo tanto em sala de aula, quanto em outros locais do campus para estudo para subsidiar os debates em sala de aula e preparação para as provas. 

Em ralação aos recursos didáticos utilizados pelo docente destaco: os textos científicos, lousa e projetor multimídia todos subsidiarão as aulas teóricas. Em relação as aula práticas serão utilizados equipamentos e materiais disponíveis no Laboratório PEDOGEO, como por exemplo maquetes didáticas, esteroscopio de espelho, fotografias aéreas, cartas topográficas e programas específicos como o Google Earth. 

ATENÇÃO: a leitura dos textos obrigatórios é FUNDAMENTAL para a disciplina.

 

O cronograma a seguir apresenta o detalhamento da programação da disciplina.

CRONOGRAMA:

Semana

Data

Horário

Temática/Dinâmica da aula

Local

1

30/09/22

19:00 - 22:30h

- Apresentação do Conteúdo e Formas avaliativas;

1. Aula de introdução a Geomorfologia Ambiental/Dinâmica;

1.1. Conceitos, objeto, objetivos, processos;

Sala de aula 

2

7/10/22

19:00 - 22:30h

1. Objeto, natureza e concepções teóricas e epistemológicas na geomorfologia;

1.1. A Geomorfologia como ciência: objeto, objetivo, as escalas de tempo e espaço em relação aos estudos dos fatos geomorfológicos (Morfodinâmica e Morfogênese);

1.2 - As bases teóricas e conceituais da geomorfologia e a evolução do conhecimento geomorfológico;

1.2.1 - As teorias clássicas: Ciclo Geográfico do Relevo (DAVIS, 1899), Teoria do Recuo Paralelo das Vertentes (PENCK, 1924) e Modelo de Pediplanação (KING, 1956).

 

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

 

3

14/10/22

19:00 - 22:30h

1.2.2. - As teorias geomorfológicas pós anos 60: Geomorfologia Dinâmica, Climática e da Paisagem.

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

 

4

21/10/22

19:00 - 22:30h

2. Metodologias e técnicas de análise em geomorfologia

2.1. Análises sistêmica, Morfométrica, Cartografia em Geomorfologia e processos em Geomorfologia;

2.2. Taxonomia das formas;

2.3. Compartimentação topográfica;

2.4. Classificação dos meios morfodinâmicos;

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

 

28/10/22

19:00 - 22:30h

RECESSO - Dia do Servidor Público

 

5 - PROVA I

04/11/22

19:00 - 22:30h

Todo o conteúdo abordado até a aula anterior

Sala de aula ou Laboratório PEDOGEO

6

11/11/22

19:00 - 22:30h

Atividade prática (Programa Google Earth Pró)

Laboratório de Cartografia/Sensoriamento Remoto ou PEDOGEO

7

18/11/22

19:00 - 22:30h

3. Influência dos processos endógenos e exógenos no modelado do relevo;

3.1 - O intemperismo, pedogênese e morfogênese;

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

8

25/11/22

19:00 - 22:30h

3.2 - As morfoestruturas: conceitos, processos e formas;

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

9

02/12/22

19:00 - 22:30h

4 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS ESTRUTURAIS NO MODELADO DO RELEVO E A CONSTITUIÇÃO DAS

MORFOESCULTURAS

4.1 - A relação entre formas de relevo, topografia, estrutura geológica e processos operantes (denudação, erosão fluvial, erosão diferencial, intemperismo e processos morfogenéticos);

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

10

09/12/22

19:00 - 22:30h

4.2. Relevos tabuliformes e cuestiformes;

4.3 - Relevos esculpidos em domos;

4.4 - Relevos esculpidos em estruturas dobradas e falhadas;

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

11

16/02/22

19:00 - 22:30h

4.5 - Relevo esculpido em rochas carbonáticas;

4.6 - A organização espacial das unidades morfoestruturais do território brasileiro e suas características

morfoesculturais: Classificação do Relevo Brasileiro;

 

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

12

6/01/23

19:00 - 22:30h

5 - INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS CLIMÁTICOS

NO MODELADO DO RELEVO

5.1 - Os grandes sistemas morfoclimáticos do globo terrestre;

5.2 - Os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros e suas potencialidades paisagísticas;

5.3 - Paisagens áridas e semiáridas;

5.4 - Paisagens glaciais;

6 - GLACIAÇÕES DO QUATERNÁRIO (PLEISTOCÊNICAS-HOLOCÊNICAS)

6.1 - Variações climáticas;

6.3 - Variações glacio-eustáticas;

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

13

13/01/23

19:00 - 22:30h

 

Apresentação de material didático sobre temas da Geomorfologia

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

14

20/01/23

19:00 - 22:30h

PROVA II - Todo o conteúdo abordado até a aula anterior

 

15

27/01/23

19:00 - 22:30h

Recuperação - A Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o Art. 141 estabelece regras para a Atividade de Recuperação: Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular. § 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem. § 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão. 

Sala de aula ou Laboratório PEDOGEO

16

03/02/23

19:00 - 22:30h

Divulgação das notas finais e relação de aprovados na disciplina

Sala de aula e ou Laboratório PEDOGEO

ATENÇÃO!

* Importante ressaltar que este cronograma constitui-se em uma previsão do conteúdo e das datas. Dependendo do andamento de cada turma, este cronograma poderá sobre modificações e, por isso, é fundamental que os alunos acompanhem e se informem sobre o andamento das atividades.

* Os textos da disciplina ficarão disponíveis na Plataforma Microsoft Teams. O discente que realizar a matrícula na disciplina deverá providenciar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando o seu e-mail institucional (@ufu.br), conforme orientação disponível no link: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/office-365-education-esta-disponivel-para-comunidade-ufu. O cadastro do discente no ambiente virtual da disciplina será realizado pelo docente, através do e-mail institucional (@ufu.br) do discente cadastrado na Plataforma. Não será aceito outro e-mail para cadastro.

* O discente que tiver sua matrícula aprovada deve enviar o seu nome completo e e-mail institucional (@ufu.br) para a docente responsável pela disciplina (lecpgeo@ufu.br) até as 14h do dia 26 de setembro de 2022, para que seja processado o cadastro no ambiente virtual da disciplina.

Os materiais necessários para realização das atividades presenciais (textos, tutoriais, vídeos e demais materiais) serão disponibilizados por meio da plataforma Microsoft Teams (link será disponibilizado no primeiro dia de aula). Além disso, os discentes terão que instalar o programa Google Earth Pró em seu computadores pessoais ou utilizar o dos laboratórios de ensino;

A presença do discente será atribuída durante a aula presencial por meio de chamada e lançado no diário.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de forma individual e também em grupo e baseada nas seguintes estratégias:

·       Provas – serão realizadas duas provas na modalidade presencial e sem consulta, podendo conter questões analíticas, dissertativas e/ou múltipla escolha. Serão aplicadas duas provas.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico e trabalhadas durante as aulas dialogadas e práticas. Avaliação individual contemplando todo o conteúdo ministrado.

Valor: 100,0 pontos e terá o peso 4 cada uma das provas (I e II);

 ·       Material Didático – será elaborado um material didático sobre um dos temas abordados na disciplina de Geomorfologia, envolvendo a apresentação teórica do assunto, o plano de aula e o material didático. A apresentação será na modalidade presencial, com a apresentação do conteúdo temático em forma de slides, entrega do plano de aula e o material didático.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias do conteúdo apresentado, além da qualidade, função, objetivos serão analisados também o grau de complexidade/dedicação/habilidade/estética do material didático. 

Valor:  100 pontos e terá o peso 3

·       Trabalho de campo – será realizado um trabalho de campo em local determinado pelo docente e conforme recursos disponíveis para o estudo do relevo e sua relação com a paisagem. Para isso, o discente aprenderá algumas técnicas de campo e como realizar o registro dos dados e informações por meio de fichas ou cadernetas de campo.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas durante o campo. Avaliação poderá ser em grupo ou individual.

Valor: 100,0 pontos e terá o peso 3;

A nota final será calculada a partir do uso da média aritmética ponderada: Nota Final (NF)= Prova I*4; Prova II*4; Material didático*3; Trabalho de campo*3; /14;

ATENÇÃO! Os discentes que não conseguirem obter os 60 pontos de nota final poderão solicitar a recuperação, desde que não tenham menos de 75% de presença. A recuperação será feita a partir da aplicação de uma nova prova, chamada substitutiva que conterá todo o conteúdo programático da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. 2ª edição. Edgard Blucher/Ed.USP. São Paulo, 1980;

CHRISTOPHERSON, R. W. Geossistemas: uma introdução à geografia İsica. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012;

GUERRA, A. T. Novo dicionário geológico-geomorfológico. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005;

LEFF, H. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis: Vozes, 2009;

Complementar

GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. Geomorfologia: exercícios, técnicas e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002;

GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. A questão ambiental: diferentes abordagens. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003;

GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. Geomorfologia do Brasil. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012;

GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 1994;

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2008;

ROSS, J. L. S. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2006;

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Leda Correia Pedro Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/11/2022, às 10:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 SEI nº 4051043