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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Visão geral da atuação técnica, social, ética, inclusiva e ambiental dos profissionais de engenharia elétrica. Conteúdos de educação das relações étnico-raciais e diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. Noções de empreendedorismo e de inovação.
JUSTIFICATIVA
A passagem dos estudantes para o Ensino Superior, provenientes do Ensino Médio, cada vez mais jovens, deve ser feita de forma a permitir o seu pleno desenvolvimento na profissão almejada levando em conta os aspectos técnicos, sociais e ambientais. Para tanto, é importante que haja um conhecimento profundo sobre as potencialidades da Instituição de Ensino que os acolhe, da abrangência da área de atuação do profissional e do curso escolhido. Esta disciplina, de caráter informativo, tem a função de preencher esta lacuna imediatamente após o ingresso dos estudantes sendo, portanto, oferecida no primeiro período do Curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, além de demonstrar as atribuições da futura profissão. |
Objetivos Específicos: |
1. Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes); 2. Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos, colegiados); 3. Entender os nichos de atuação de sua futura profissão, seu caráter multidisciplinar e aspectos vinculados à ética profissional e cidadã; 4. Compreender a importância dos modelos abstratos, das simulações, das pesquisas e dos projetos na área da Engenharia Elétrica; 5. Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros; 6. Desenvolver, por conta própria, um pequeno projeto de engenharia, ampliando sua autonomia intelectual. 7. Vivenciar experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais. 8. Conhecer as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. 9. Compreender as técnicas, conceitos e aplicações do Desenho Universal; |
PROGRAMA
1. A graduação em Engenharia Elétrica da UFU
1.1. Princípios e objetivos
1.2. Perfil do egresso
1.3. Estrutura curricular
1.4. Estrutura física
1.5. Regulamento
1.6. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº 13.425 de 30 de março de 2017.
1.7. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo
1.8. Tratamento da questão racial no cotidiano
1.9. Ética e Cidadania
1.10. Culturas afro-brasileira e indígena
1.11. Diversidade Regional e Local
2. Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem
2.1. Conceitos e definições
2.2. Seminários
2.3. Resumo
2.4. Resenha
2.5. Esquema
2.6. Sinopse
2.7. Técnica de sublinhar
2.8. Pesquisa bibliográfica
3. Comunicação profissional
3.1. Comunicação oral
3.2. Elementos observados na comunicação oral
3.3. Inibição e ansiedade
3.4. Presença
3.5. Voz
3.6. Contato com os olhos
3.7. Linguagem do corpo
3.8. Aparência
3.9. Utilização de recursos áudio-visuais
3.10. Redação técnica
3.11. Linguagem técnica
3.12. Auxiliares linguísticos
3.13. Trabalhos escolares
3.14. Provas
3.15. Relatórios técnicos
3.16. Artigos
3.17. Monografias
4. Criatividade e inovação
4.1. O processo criativo
4.2. Barreiras que afetam a criatividade
4.3. Técnicas de estimulação da criatividade
4.4. Inovação
5. Pesquisas tecnológicas
5.1. Caracterização
5.2. Ética
5.3. Tipos
5.4. Métodos
5.5. Organização
6. Técnicas e conceitos de Desenho Universal em projetos de engenharia
6.1. Princípios e fundamentos
6.1.1. Igualitário – uso equiparável
6.1.2. Adaptável – uso flexível
6.1.3. Óbvio – uso simples e intuitivo
6.1.4. Conhecido – Informação de fácil percepção
6.1.5. Seguro – tolerante ao erro
6.1.6. Sem esforço – baixo esforço físico
6.1.7. Abrangente – dimensão e espaço para aproximação e uso
7. Projetos de engenharia
7.1. Seleção do tema e formulação do problema
7.2. Coleta de informações
7.3. Concepção da solução
7.4. Avaliação do projeto
7.5. Especificação da solução final
7.6. Relatório final
8. Modelos e simulação
8.1. A importância dos modelos
8.2. Modelo icônico
8.3. Modelo diagramático
8.4. Modelo matemático
8.5. Modelo físico
8.6. Simulação icônica
8.7. Simulação analógica
8.8. Simulação matemática
9. Otimização
9.1. Modelos de otimização
9.2. Métodos de otimização
10. Projeto orientado
METODOLOGIA
Como complementação à carga horária serão aplicadas outras atividades acadêmicas contempladas como Trabalho Discente Efetivo (TDE), correspondente ao período de 19/06/2023 a 29/06/2023 (10% do semestre letivo), totalizando 4 horas-aula de acordo com os Art 2º e Art 3º da Resolução CONGRAD nº 73 de 17 de Outubro de 2022. Tais atividades contemplam a questionários, leitura de documentos, pesquisa, disponibilizados via Moodle. A assiduidade das atividades extraclasse será verificada de acordo com o envio das tarefas.
Técnicas de Ensino:
Palestras, aulas expositivas com recursos audiovisuais e lousa.
Atividades em grupo para apresentação de seminários e trabalhos
Arquivos disponibilizados no Moodle
Cronograma de desenvolvimento do conteúdo
AULAS n0 |
CONTEÚDO |
01-02 |
Recepção dos ingressantes - FEELT e participação no “trote social” - PET |
03-04 |
Plano de Curso e Sistema de Avaliação |
05-06 |
Apresentação do Curso de Engenharia Elétrica |
07-08 |
Técnicas de apresentação |
09-10 |
Treinamento para o uso do sistema de biblioteca da UFU |
11-12 |
Palestra sobre CREA |
13-14 |
Palestra sobre Prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público |
15-16 |
Palestra sobre prevenção às drogas |
17-18 |
Palestra sobre Educação Éticnico-Racial |
19-20 |
Palestra professores da Engenharia Elétrica |
21-22 |
Palestra professores da Engenharia Elétrica |
23-24 |
Discussão sobre o papel do Engenheiro na sociedade |
25-26 |
Palestra sobre o PET e Palestra sobre a Empresa Júnior |
27-28 |
Desenvolvimento de Projeto |
29-30 |
Desenvolvimento de Projeto |
31-32 |
Apresentação de Seminário |
33-34 |
Apresentação de Seminário |
35-36 |
Prova de Recuperação |
AVALIAÇÃO
Participação das aulas presenciais e palestras: 40 pontos
Seminários: 30 pontos
Projeto: 20 pontos
Questionário: 10 pontos
As atividades avaliativas totalizarão 100 pontos
Avaliação de recuperação: Estudante que não obtiver rendimento mínimo para aprovação e com frequencia mínima de 75% poderá fazer uma prova de todo o conteúdo deste componente curricular. Se a nota obtida for maior que 60 pontos, ficará com nota final de 60 pontos. Caso a nota obtida seja inferior a 60 pontos prevalecerá a maior nota entre a avaliação de recuperação e as avaliações regulares do semestre letivo.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. BAZZO, W. A. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 4. ed. rev Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013. 292 p., il. ISBN 978853286420 (broch.); 2013.
2. BASTOS, L.R. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2003. xii, 222 p., il. + 1 CD-ROM. Inclui bibliografia, índice e glossário. ISBN 8521613563.
3. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2008.
Complementar
1. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico.24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
2. BARROS, A. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
3. MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
4. RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V. A. M.; NASCIMENTO, J. G. (org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012.
5. SILVA, T. T. da. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
6. CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística: segurança integrada a missão organizacional com produtividade, qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2008.
7. REIS, J. S. Segurança em eletricidade. São Paulo: Fundacentro, 1981.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Tavares, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002527/2023-61 | SEI nº 4245580 |