UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA SEGUNDA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA


ATA DA SEGUNDA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos vinte e quatro dias do mês de fevereiro de dois mil e vinte e dois, às 14h00min, teve início a segunda reunião ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-da-silva-negreto, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, Presidente do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Ana Paula Dechen, Ângela Suélem Rocha Veloso, Antonio Marcos Machado de Oliveira, Cláudia de Sousa Rodrigues Cláudio Antonio Di Mauro, Dênis Sebastião Ramos Firmino, Elton da Silva Negreto, Filipe Goulart Lima, Fernando Luiz de Paula Santil, Gabriel do Nascimento Guimarães, Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, João Vitor Meza Bravo, Paulo Cezar Mendes, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, Sérgio Luis Miranda, Vivianne Peixoto da Silva. O Conselheiro Antônio Carlos Freire Sampaio justificou a ausência previamente. O professor Boscolli recepcionou os conselheiros e servidores do IGUFU e, em seguida, deu início à reunião. ORDEM DO DIA: Primeiramente, foram apreciadas as atas de reuniões anteriores. 1.1) Ata da 1ª Ordinária/2022 do Conselho do IGUFU, de 27 de janeiro de 2021. Processo: 23117.004518/2022-24; Protocolo SEI 3333464. O professor Boscolli abriu espaço às considerações e, não havendo, colocou a Ata em votação, sendo aprovada com 15 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção.  1.2) Ata da 3ª Extraordinária/2022 do Conselho do IGUFU, de 17 de fevereiro de 2021. Processo: 23117.008104/2022-74; Protocolo SEI 3388887. O professor Boscolli abriu espaço às considerações e, não havendo, colocou a Ata em votação, sendo aprovada com 10 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 05 abstenções.  2.1) Informes da Direção do IGUFU. Em seguida, foram feitos os seguintes informes pela direção do Instituto de Geografia: QUADRO DE PESSOAL. O Professor Boscolli informou que, conforme previsto no cronograma do Edital IGUFU 132/2022, ocorreram as provas escrita e didáticas do concurso público para provimento de vaga para o curso de Geologia. Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Não houve informes. 2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Não houve informes. 2.5) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.6) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. A professora Gelze lembrou que a aula magna do PPGEO deverá ocorrer em 16/03/2022. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Não houve informes. 2.8) Informes da Coordenação de Extensão. A professora Gláucia informou que a PROAE propôs ao CONSEX que sejam criados, nas Unidades Acadêmicas e Especiais de Ensino, os Núcleos de Assessoria à Assistência Estudantil - NAAES - a fim de mediar a demanda de estudantes entre as unidades e a PROAE. Em seguida, informou que a PROEXC/UFU apresentou ao CONSEX um plano de retorno às atividades de extensão presenciais, que foi referendado pelo CONSEX. Por este plano, a partir de março, caso seja de interesse, as empresas juniores poderão voltar a reunir-se presencialmente, podendo, também, optar pela continuidade no modelo remoto. A partir de abril, poderão ocorrer atividades presenciais com até 35 alunos cursistas e atividades em escolas, caso esta seja a escolha da coordenadoria da ação, que poderá também optar pelo modo remoto. Já a partir de maio, deverão ser retornadas as atividades presenciais em Museus e Centros. Ressalta-se que estes retornos estão condicionados à evolução da pandemia e orientações do Comitê da UFU de monitoramento da COVID-19. 2.9) Informes dos Laboratórios do IG. Não houve informes. 2.10) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.11) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não houve informes.  PONTOS DE PAUTA: 3.1) Processo 23117.007267/2022-30. Solicitação do docente Cláudio Antonio Di Mauro por anuência do Conselho do IGUFU quanto à sua participação na Rede de Pesquisa do CNPq Coordenada pelo Professor Doutor Wagner Ribeiro da Costa (USP). O professor Boscolli fez a leitura da solicitação do docente Cláudio, referente à sua participação na Rede de Pesquisa do CNPq, Coordenada pelo Professor Doutor Wagner Ribeiro da Costa (USP), bem como autorização para incluir o IGUFU como componente da referida Rede. Em seguida, a solicitação foi submetida à apreciação e, não havendo inscritos, foi imediatamente colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade entre os conselheiros, com 17 votos favoráveis. 3.2) Processo 23117.007267/2022-30. Solicitação do docente Rodrigo Gallis por anuência do Conselho do IGUFU para ministrar um módulo de 16 horas denominado 'FOTOGRAMETRIA & ARP E SUAS APLICAÇÕES' de 08/04 a 29/04/2022 na Instituição FAZU, com remuneração de R$1.000,00. O professor Boscolli fez a leitura da solicitação do docente Rodrigo e, em seguida, a solicitação foi submetida à apreciação e, não havendo inscritos, foi imediatamente colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade entre os conselheiros, com 16 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 3.3) Processo 23117.084094/2021-92. Plano de Qualificação do Instituto de Geografia: Lista de Habilitados. O professor Boscolli fez a leitura do Plano de Qualificação da Unidade (3395939), constante nos autos do processo SEI 23117.084094/2021-92, contendo a Lista de Servidores do IGUFU habilitados a desempenharem ações de qualificação, capacitação ou desenvolvimento, com ou sem afastamento. Em seguida, o professor abriu espaço para a apreciação. A Professora Gláucia questionou sobre procedimento para registro do afastamento no Plano de Trabalho Docente. O Professor Boscolli esclareceu que a Portaria de Afastamento deve ser publicada na página institucional, substituindo o PTD no período de vigência do afastamento. Em seguida, o Plano de Qualificação foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade entre os conselheiros, com 16 votos favoráveis. 3.4) Processo 23117.002418/2022-63. Exame de suficiência da discente Mariana Eiko Borba Inoue, matrícula : 31711ECA002, para as disciplinas Geodésia Física e Introdução aos Sistemas de Informação, do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. O professor Fernando fez a leitura do Parecer 3403429, o qual é favorável à aprovação do exame de suficiência da acadêmica Mariana Eiko Borba Inoue na disciplina GAC053-Geodésia Física. Em seguida, o professor Boscolli submeteu o Parecer à apreciação e, não havendo inscritos, foi imediatamente colocado em votação, sendo aprovado entre os conselheiros, com 17 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 3.5) Processo 23117.002258/2022-52. Exame de suficiência do discente Rafael Cordeiro Pereira Mendonça, matrícula 31711ECA004, para a disciplina Geodésia Física, do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. O professor Fernando fez a leitura do Parecer (3400336), o qual é favorável à a aprovação do exame de suficiência do acadêmico Rafael Cordeiro Pereira Mendonça na disciplina GAC053-Geodésia Física. Em seguida, o professor Boscolli submeteu o Parecer à apreciação e, não havendo inscritos, foi imediatamente colocado em votação, sendo aprovado entre os conselheiros, com 17 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 3.6) Processo 23117.056889/2019-96. Apresentação dos critérios para processo de remoção - curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. O professor Fernando fez a leitura da Minuta de Edital (3405202), anexa ao Processo SEI 23117.056889/2019-96, apresentando os critérios de remoção de vaga de docente para o Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Em seguida, o professor Boscolli abriu espaço às considerações e, não havendo, colocou a referida minuta em votação, a qual foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros, com 17 votos favoráveis.

3.8) Assuntos Gerais.

Nada mais havendo a  tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a sessão e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 27 de janeiro de 2022.

 

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Presente

2.

Ana Paula Dechen

Representante dos Discentes da Graduação - Início em 11/08/2021

Presente

3.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Docentes - Reeleita em 11/06/2021

Presente

4.

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Graduação em Geografia - Reeleito em 06/07/2021

Presente

5.

Antônio Carlos Freire Sampaio

Representante dos Docentes - Eleito em 11/06/2021

Presente

6.

Cláudia de Sousa Rodrigues

Representante dos Discentes da Pós-Graduação

Ausente

7.

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante dos Docentes - Reeleito em 11/06/2021

Presente

8.

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

9

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

10.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2019

Presente

11.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Reeleito em 11/06/2021

Presente

12.

Gabriel do Nascimento Guimarães

Representante dos Docentes - Eleito em 27/09/2019

Presente

13.

Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 19/06/2021

Presente

14.

João Vitor Meza Bravo 

Representante dos Docentes - Reeleito em  11/06/2021

Presente

15.

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Eleito em 11/06/2021

Presente

16.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Laboratórios - Eleito em 27/06/2021

Presente

17.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante dos Docentes -Reeleito em  11/06/2021

Ausência Justificada

18.

Sérgio Luís Miranda

Representante dos Docentes - Eleito em 27/06/2021

Presente

19.

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Eleita em 12/07/2021

Presente

 


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Documento assinado eletronicamente por Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Suelem Rocha Veloso, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Marcos Machado de Oliveira, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel do Nascimento Guimarães, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vivianne Peixoto da Silva, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por João Vitor Meza Bravo, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Luiz Miranda, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Claudio Antonio de Mauro, Conselheiro(a), em 24/03/2022, às 14:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Elton da Silva Negreto, Secretário(a), em 24/03/2022, às 19:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.007267/2022-30 SEI nº 3451539