|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
JUSTIFICATIVA
Abordar a história da Geografia Escolar Brasileira, Planejamento Escolar, Pesquisa e Avaliação.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Propiciar uma discussão teórico-metodológica acerca do ensino de Geografia, com ênfase nos aspectos filosóficos, epistemológicos e éticos associados ao processo ensino-aprendizagem, permitindo que os futuros professores se posicionem criticamente frente à realidade e à escola. |
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
(RE)PENSAR O ENSINO DE GEOGRAFIA.
- Qual escola queremos? Da escola disciplinar à escola libertária: experiências e possibilidades.
- Que alunos formaremos? Da educação “bancária” à educação libertadora.
2-(RE)PENSAR A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA.
- Da vivência dos alunos aos conceitos geográficos: conexões e construções.
- Por uma Geografia significativa: articulações entre abordagem geográfica e transformação da realidade.
3-METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA: ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS.
- Metodologias Tradicionais renovadas.
- Metodologias Inclusivas.
- Metodologias no âmbito da escola 2.0.
4. SEMINÁRIOS
METODOLOGIA
A metodologia apresentada será desenvolvida na modalidade presencial:
No quadro Cronograma a seguir, explicitamos os conteúdos da disciplina
|
Datas |
Conteúdo |
1 |
27/09/2022 |
Apresentação da Ementa e Acordos |
2 |
04/10/2022 |
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Capítulo 3 - A dialogicidade – essência da educação como prática da liberdade. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1IvI80Wi0H3X5JN8wYELKjQg6INl0p9_Z/view?usp=sharing
Com quem eu caminho?
|
3 |
11/10/2022 |
hooks bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Cap. 2. Uma revolução de valores: a promessa da mudança cultural. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, [1994] 2017. p. 37-50. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/12thXB0yTrBdo4sDh1r__VzjAAY_2DK-Z/view?usp=sharing
hooks bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Cap. 3. Abraçar a mudança. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, [1994] 2017. p. 51-63. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/12thXB0yTrBdo4sDh1r__VzjAAY_2DK-Z/view?usp=sharing
|
4 |
18/10/2022 |
MORAIS, Eliana Marta Barbosa; CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidade, os sujeitos e suas práticas espaciais cotidianas. In: A cidade e seus sujeitos. (Orgs.)Eliana Marta Barbosa de Morais e Lana de Souza Cavalcanti. Goiânia: Editora Vozes, 2011, p. 13-30. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1vPuubNuNyg_91kh9L9kQHd9Kb5S9n1kK/view?usp=sharing
|
5 |
25/10/2022 |
(RE)PENSAR A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA
I Semana de Arte e Cultura do PET-Geografia Mesa Redonda: Arte, Ensino e Religiões de Matriz Afro-Brasileira
|
6 |
01/11/2022 |
(RE)PENSAR A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA
SANTOS, Renato Emerson dos. O ensino de Geografia do Brasil e as relações raciais: reflexões a partir da Lei 10.639. In Diversidade, espaço e relações sociais: o negro na Geografia do Brasil. (Org.). Renato Emerson dos Santos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 1-40. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/14NdCdG1QPk6PYr8hrOYJumZXmNccLs7u/view?usp=sharing
|
7 |
08/11/2022 |
(RE)PENSAR A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA
SOUZA, Lorena Francisco de; MACHADO, Luiza Helena Barreira. O ensino das relações étnico-raciais a partir de conteúdos geográficos na educação básica. Signos Geográficos. Boletim NEPEG de Ensino de Geografia. Vol. 3, 2021, p. 1-36. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/71517/37970
I Semana de Ciências Humanas do Pontal-UFU |
|
15/11/2022 |
Feriado |
8 |
22/11/2022 |
(RE)PENSAR A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA
XAKRIABÁ, Célia. Amansar o giz. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 14, página 110 - 117, 2020. Disponível em: https://piseagrama.org/amansar-o-giz/
Episódio 1. Quem é parente no Brasil? Disponível em: https://open.spotify.com/episode/0aAV3uMNZfWeyCoXtN9kRe?si=d5eb1aefc39742eb
MUNDURUKU, Daniel. Um dia na Aldeia: uma história Munduruku. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2013. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1xA-ZwzcC5wVRyIjVRMHY1g7Ehv3DzX7U/view?usp=sharing |
9 |
29/11/2022 |
(RE)PENSAR A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. Texto 1 - Ideias para adiar o fim do mundo. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1QijfDmGLOtpfou6of2hEPla29I-t8qV4/view?usp=sharing
Documentário - Ailton Krenak: o sonho da pedra Indiana produções cinematográficas - Canal Curta
Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=xm7geCZDxwM Parte 2 - https://www.youtube.com/watch?v=gd1467rd9J4 Parte 3 - https://www.youtube.com/watch?v=vmnIUpvxHBE Parte 4 - https://www.youtube.com/watch?v=CmcLihBACco
Mesa 19 - FLIP - Cartografias para adiar o fim do mundo, com Ailton Krenak e Muniz Sodré. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=78ikR_oxrtg
|
10 |
06/12/2022 |
METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA: ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS Linguagens |
11 |
13/12/2022 |
METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA: ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS Linguagens |
12 |
20/12/2022 |
METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA: ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS Linguagens |
13 |
10/01/2023 |
METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA: ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS Linguagens |
14 |
17/01/2023 |
Apresentação de Seminário Temático Entrega do Trabalho Final |
15 |
24/01/2023 |
Apresentação de Seminário Temático Entrega do Trabalho Final |
16 |
31/01/2023 |
Atividade de recuperação; Vista de nota; Encerramento da disciplina. |
AVALIAÇÃO
Serão utilizados 3 instrumentos de Avaliação baseados nas:
Referências básica e complementar;
Aulas; e,
Material complementar disponibilizado no drive da disciplina e no site: https://sites.google.com/view/aprendendo-a-transgredir/in%C3%ADcio/20222-metodologia-do-ensino-de-geografia
Os trabalhos serão recebidos em material impresso, manual e/ou via e-mail: (josy.souza@ufu.br e/ou geografajosysouza@gmail.com). Sempre inserir o nome, disciplina, turno e número de matrícula no trabalho.
Atenção: Os Trabalhos Acadêmicos, individualmente e/ou em grupo deverão ser entregues nas seguintes datas:
Fase |
Data limite de entrega |
Pontuação |
Trabalho |
1 |
11/10/2022 |
15 |
Escrito |
2 |
04/11/2022 |
15 |
Escrito |
3 |
06-13-20- 12/2022; 10/01/2023 |
30 |
Produção de material didático |
Final |
17/01/2023 e 24/01/2023 |
10 |
Apresentação de Plano de Aula |
10 |
Com quem eu caminho? |
||
20 |
Portifólio |
||
Pontuação total |
100 |
Atividade de Recuperação
A Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o Art. 141 estabelece regras para a Atividade de Recuperação:
"Seção III”
Da avaliação de recuperação
Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.
§ 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem.
§ 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão.
Na disciplina Metodologia do Ensino de Geografia a Atividade de Recuperação:
será realizada individualmente;
cada estudante poderá realizar apenas uma Atividade de Recuperação; e,
será realizada presencialmente, no dia 31/01/2023, no horário de aula.
BIBLIOGRAFIA
Básica
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2005.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
MORAIS, Eliana Marta Barbosa de; CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidade e seus sujeitos. Eliana Marta Barbosa de Morais e Lana de Souza Cavalcanti. Goiânia: Editora Viana, 2011.
PONTUSCHKA, Nidia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelindo de. (Org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2022.
SANTOS, Renato Emerson dos. Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na Geografia do Brasil. Renato Emerson dos Santos (Org.). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
STRFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2º ed. São Paulo: Annablume, 2008.
Complementar
CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2020.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
XAKRIABÁ, Célia. Amansar o giz. PISEAGRAMA. Belo Horizonte, número 14, p. 110 - 117, 2020.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Josy Dayanny Alves Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/10/2022, às 12:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4012048 e o código CRC 5E7F773E. |
Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 | SEI nº 4012048 |