|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
A disciplina pretende ser um espaço de reflexão sobre os métodos, técnicas e processos de elaboração e desenvolvimento de pesquisas na área de História. Propõe discussões programadas de historiografia e especialmente dos projetos individuais de alunos e professores participantes, visando a reformulação e o aprimoramento das investigações em curso no âmbito das linhas “Linguagens, identidades e subjetividades”; “História, territorialidades e diversidades”; “Práticas culturais e relações de poder.”
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Seminário de Pesquisa II visa contribuir na organização e na análise das fontes, na discussão teórico-metodológica e na escrita da dissertação de mestrado.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Discutir sobre a validade e coerência das articulações propostas na estruturação da dissertação em relação à temática, bibliografia, metodologia de pesquisa, fontes e conceitos. Levantar, sistematizar e aprofundar a análise das fontes. Produzir um texto final que corresponda a um dos capítulos propostos ou a parte dele. |
Objetivos Específicos |
- Contribuir com a análise das fontes; - Auxiliar na organização e escrita da dissertação. |
PROGRAMA
Unidade I - Apresentação e discussão da estrutura da dissertação – leitura crítica
Discussão conjunta da estrutura da dissertação apresentada pelos discentes na disciplina FICHA DE DISCIPLINA OBJETIVOS EMENTA PROGRAMA Seminário de Pesquisa I. A apresentação seguirá um roteiro cujos principais pontos são: a) Capítulos e subitens; b) Levantamento bibliográfico para cada um dos capítulos/subitens propostos; c) Fontes e objeto(s) de análise.
Unidade II – Fontes – um exercício prático de análise
Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes. Nesta Unidade, os discentes trabalharão com o docente da disciplina ligado à linha de pesquisa à qual seu projeto está vinculado.
Unidade III - Escrita da história – produção de texto
Produção individual de texto final que corresponda a um dos capítulos propostos ou a parte dele. Mínimo de 15 páginas. Nesta Unidade, os discentes trabalharão com o docente da disciplina ligado à linha de pesquisa à qual seu projeto está vinculado.
METODOLOGIA
A metodologia da disciplina será dividida em atividades síncronas e assíncronas.
Atividades Síncronas: Leitura crítica da estrutura da dissertação elaborada na disciplina de Seminário I; Discussão teórica sobre análise das fontes; Pesquisa e elaboração de texto.
Atividades Assíncronas: Leitura dos textos indicados; Pesquisa e escrita da dissertação.
AVALIAÇÃO
Avaliação |
Pontuação |
Critérios de avaliação |
Apresentação da estrutura da dissertação. |
45 pts |
Organização, objetividade, coerência com as discussões realizadas. |
Artigo final |
55 pts |
Escrita, formatação, objetividade, coerência com as discussões realizadas. |
BIBLIOGRAFIA
Básica
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2010.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História, a arte de inventar o passado: Ensaios de teoria da história. Bauru, SP: EDUSC, 2007.
BRAUDEL, Fernand. Reflexões sobre a história. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. Campinas: Papirus, 1995.
DOSSE, François. A História. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 3 ed., Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.
KOSELLECK, R. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol.5, n.10, 1992, pp.134-146.
GAGNEBIN, J.M. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
GAY, Peter. O Estilo na História: Gibbon, Ranke, Macaulay, Burckhardt. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras. 1990.
HOBSBAWN, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5.a ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
VEYNE, P. Como se escreve a história. Lisboa: Edições 70, 1987.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Complementar
ARENDT, Hannah. O que é Política? Trad. Reinaldo Guarany. 3a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHARNEY Leo e SCHWARTZ, Vanessa R. (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
FONTANA, Josep. A História dos Homens , Edusc, S.P., 2004.
GINZBURG, Carlo. A Micro-História e outros ensaios. Lisboa/Rio de Janeiro: DIFEL/B. Brasil, 1991.
LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da Literatura em suas fontes. Volume II. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.
REMOND, René. Por que a história política? Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 7-20, jul. 1994. ISSN 2178-1494. Disponível em: . Acesso em 05/04/2021.
RÉMOND, R. Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/FGV, 1996.
REVEL, Jacques (Org.). Jogos de Escalas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998.
ROJAS, Carlos A. Aguirre. A Micro-História Italiana: modo de uso. Londrina: EDUEL, 2012.
SAID, Edward. Cultura e política. São Paulo: Boitempo, 2003.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Atividades Síncronas (mínimo de 50%) : Todas as aulas síncronas serão na plataforma do Google Meet. O link será compartilhado por e-mail.
Atividades Assíncronas (máximo de 50%)
Atividades Síncronas
Especificação da Atividade |
Plataforma |
Data |
Horário |
C/H |
Apresentação da disciplina e ajustes |
Google Meet |
09/08/21 |
19h-21h |
2h |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
Google Meet |
16/08/21 |
19h-21h |
2h |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
Google Meet |
23/08/21 |
19h-21h |
2h |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
Google Meet |
30/08/21 |
19h-21h |
2h |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
Google Meet |
06/09/21 |
19h-21h |
2h |
Substituição de Atividade |
Semana de História |
13/09/21 |
- |
- |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
Google Meet |
20/09/21 |
19h-21h |
2h |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
Google Meet |
27/09/21 |
19h-21h |
2h |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
Google Meet |
04/10/21 |
19h-21h |
2h |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
Google Meet |
11/10/21 |
19h-21h |
2h |
Aula temática: História e Mídia. Professora convidada: Dra. Sônia Meneses (URCA) |
Google Meet |
18/10/21 |
19h-21h |
2h |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
Google Meet |
25/10/21 |
19h-21h |
2h |
Aula temática: História e Literatura. Professor Convidado: Dr. Felipe Charbel (UFRJ) |
Google Meet |
01/11/21 |
19h-21h |
2h |
Aula temática: Religião, Cultura e Política. Professor Convidado: Dr. Carlos André Silva de Moura (UPE) |
Google Meet |
08/11/21 |
19h-21h |
2h |
Pesquisa e produção de texto |
Google Meet |
22/11/21 |
19h-21h |
2h |
Pesquisa e produção de texto |
Google Meet |
29/11/21 |
19h-21h |
2h |
Pesquisa e produção de texto |
Google Meet |
06/12/21 |
19h-21h |
2h |
Total |
34h |
Atividades Assíncronas
Semanas |
Atividades (Google Meet) |
C/H |
1 |
Leitura e discussão da estrutura da dissertação |
1h |
2 |
Leitura e discussão da estrutura da dissertação |
1h |
3 |
Leitura e discussão da estrutura da dissertação |
1h |
4 |
Leitura e discussão da estrutura da dissertação |
1h |
5 |
Leitura e discussão da estrutura da dissertação |
1h |
6 |
Leitura e discussão da estrutura da dissertação |
1h |
7 |
Leitura e discussão da estrutura da dissertação |
1h |
8 |
Leitura e discussão da estrutura da dissertação |
1h |
9 |
Leitura e discussão da estrutura da dissertação |
1h |
10 |
Leitura e discussão da estrutura da dissertação |
1h |
11 |
Leitura da bibliografia indicada |
1h |
12 |
Leitura da bibliografia indicada |
1h |
13 |
Leitura da bibliografia indicada |
1h |
14 |
Leitura da bibliografia indicada |
1h |
15 |
Pesquisa e escrita |
4h |
16 |
Pesquisa e escrita |
4h |
17 |
Pesquisa e escrita |
4h |
Total |
26h |
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Documento assinado eletronicamente por Gustavo de Souza Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/11/2021, às 15:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Sergio Paulo Morais, Membro de Colegiado, em 06/12/2021, às 14:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Alexandre de Sá Avelar, Membro de Comissão, em 06/12/2021, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2797015 e o código CRC 6FCEA04A. |
Referência: Processo nº 23117.034131/2021-11 | SEI nº 2797015 |