UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4395 - www.ppghis.inhis.ufu.br - ppghis@inhis.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

SEMINÁRIO DE PESQUISA II

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

MH123

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Gustavo de Souza Oliveira

Alexandre de Sá Avelar

Sérgio Paulo Morais/Antônio de Pádua Bosi

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

 

 

EMENTA

A disciplina pretende ser um espaço de reflexão sobre os métodos, técnicas e processos de elaboração e desenvolvimento de pesquisas na área de História. Propõe discussões programadas de historiografia e especialmente dos projetos individuais de alunos e professores participantes, visando a reformulação e o aprimoramento das investigações em curso no âmbito das linhas “Linguagens, identidades e subjetividades”; “História, territorialidades e diversidades”; “Práticas culturais e relações de poder.”

JUSTIFICATIVA

 A disciplina de Seminário de Pesquisa II visa contribuir na organização e na análise das fontes, na discussão teórico-metodológica e na escrita da dissertação de mestrado.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Discutir sobre a validade e coerência das articulações propostas na estruturação da dissertação em relação à temática, bibliografia, metodologia de pesquisa, fontes e conceitos. Levantar, sistematizar e aprofundar a análise das fontes. Produzir um texto final que corresponda a um dos capítulos propostos ou a parte dele.

Objetivos Específicos

- Contribuir com a análise das fontes;

- Auxiliar na organização e escrita da dissertação.

PROGRAMA

Unidade I - Apresentação e discussão da estrutura da dissertação – leitura crítica

Discussão conjunta da estrutura da dissertação apresentada pelos discentes na disciplina FICHA DE DISCIPLINA OBJETIVOS EMENTA PROGRAMA Seminário de Pesquisa I. A apresentação seguirá um roteiro cujos principais pontos são: a) Capítulos e subitens; b) Levantamento bibliográfico para cada um dos capítulos/subitens propostos; c) Fontes e objeto(s) de análise.

Unidade II – Fontes – um exercício prático de análise

Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes. Nesta Unidade, os discentes trabalharão com o docente da disciplina ligado à linha de pesquisa à qual seu projeto está vinculado.

Unidade III - Escrita da história – produção de texto

Produção individual de texto final que corresponda a um dos capítulos propostos ou a parte dele. Mínimo de 15 páginas. Nesta Unidade, os discentes trabalharão com o docente da disciplina ligado à linha de pesquisa à qual seu projeto está vinculado.

 

METODOLOGIA

A metodologia da disciplina será dividida em atividades síncronas e assíncronas.

Atividades Síncronas:  Leitura crítica da estrutura da dissertação elaborada na disciplina de Seminário I; Discussão teórica sobre análise das fontes; Pesquisa e elaboração de texto.

Atividades Assíncronas: Leitura dos textos indicados; Pesquisa e escrita da dissertação.

AVALIAÇÃO

Avaliação

Pontuação

Critérios de avaliação

Apresentação da estrutura da dissertação.

45 pts

Organização, objetividade, coerência com as discussões realizadas.

Artigo final

55 pts

Escrita, formatação, objetividade, coerência com as discussões realizadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2010.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História, a arte de inventar o passado: Ensaios de teoria da história. Bauru, SP: EDUSC, 2007.

BRAUDEL, Fernand. Reflexões sobre a história. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. Campinas: Papirus, 1995.

DOSSE, François. A História. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 3 ed., Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.

KOSELLECK, R. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol.5, n.10, 1992, pp.134-146.

GAGNEBIN, J.M. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

GAY, Peter. O Estilo na História: Gibbon, Ranke, Macaulay, Burckhardt. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras. 1990.

HOBSBAWN, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5.a ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

VEYNE, P. Como se escreve a história. Lisboa: Edições 70, 1987.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Complementar

ARENDT, Hannah. O que é Política? Trad. Reinaldo Guarany. 3a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHARNEY Leo e SCHWARTZ, Vanessa R. (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

FONTANA, Josep. A História dos Homens , Edusc, S.P., 2004.

GINZBURG, Carlo. A Micro-História e outros ensaios. Lisboa/Rio de Janeiro: DIFEL/B. Brasil, 1991.

LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da Literatura em suas fontes. Volume II. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.

REMOND, René. Por que a história política? Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 7-20, jul. 1994. ISSN 2178-1494. Disponível em: . Acesso em 05/04/2021.

RÉMOND, R. Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/FGV, 1996.

REVEL, Jacques (Org.). Jogos de Escalas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998.

ROJAS, Carlos A. Aguirre. A Micro-História Italiana: modo de uso. Londrina: EDUEL, 2012.

SAID, Edward. Cultura e política. São Paulo: Boitempo, 2003.

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

Atividades Síncronas (mínimo de 50%) : Todas as aulas síncronas serão na plataforma do Google Meet. O link será compartilhado por e-mail.

Atividades Assíncronas (máximo de 50%)

 

Atividades Síncronas

Especificação da Atividade

Plataforma

Data

Horário

C/H

Apresentação da disciplina e ajustes

Google Meet

09/08/21

19h-21h

2h

Leitura crítica da estrutura da dissertação

Google Meet

16/08/21

19h-21h

2h

Leitura crítica da estrutura da dissertação

Google Meet

23/08/21

19h-21h

2h

Leitura crítica da estrutura da dissertação

Google Meet

30/08/21

19h-21h

2h

Leitura crítica da estrutura da dissertação

Google Meet

06/09/21

19h-21h

2h

Substituição de Atividade

Semana de História

13/09/21

-

-

Leitura crítica da estrutura da dissertação

Google Meet

20/09/21

19h-21h

2h

Leitura crítica da estrutura da dissertação

Google Meet

27/09/21

19h-21h

2h

Leitura crítica da estrutura da dissertação

Google Meet

04/10/21

19h-21h

2h

Leitura crítica da estrutura da dissertação

Google Meet

11/10/21

19h-21h

2h

Aula temática: História e Mídia. Professora convidada: Dra. Sônia Meneses (URCA)

Google Meet

18/10/21

19h-21h

2h

Leitura crítica da estrutura da dissertação

Google Meet

25/10/21

19h-21h

2h

Aula temática: História e Literatura. Professor Convidado: Dr. Felipe Charbel (UFRJ)

Google Meet

01/11/21

19h-21h

2h

Aula temática: Religião, Cultura e Política. Professor Convidado: Dr. Carlos André Silva de Moura (UPE)

Google Meet

08/11/21

19h-21h

2h

Pesquisa e produção de texto

Google Meet

22/11/21

19h-21h

2h

Pesquisa e produção de texto

Google Meet

29/11/21

19h-21h

2h

Pesquisa e produção de texto

Google Meet

06/12/21

19h-21h

2h

Total

34h


Atividades Assíncronas

Semanas

Atividades (Google Meet)

C/H

1

Leitura e discussão da estrutura da dissertação

1h

2

Leitura e discussão da estrutura da dissertação

1h

3

Leitura e discussão da estrutura da dissertação

1h

4

Leitura e discussão da estrutura da dissertação

1h

5

Leitura e discussão da estrutura da dissertação

1h

6

Leitura e discussão da estrutura da dissertação

1h

7

Leitura e discussão da estrutura da dissertação

1h

8

Leitura e discussão da estrutura da dissertação

1h

9

Leitura e discussão da estrutura da dissertação

1h

10

Leitura e discussão da estrutura da dissertação

1h

11

Leitura da bibliografia indicada

1h

12

Leitura da bibliografia indicada

1h

13

Leitura da bibliografia indicada

1h

14

Leitura da bibliografia indicada

1h

15

Pesquisa e escrita

4h

16

Pesquisa e escrita

4h

17

Pesquisa e escrita

4h

Total

26h


APROVAÇÃO

 

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Gustavo de Souza Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/11/2021, às 15:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sergio Paulo Morais, Membro de Colegiado, em 06/12/2021, às 14:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alexandre de Sá Avelar, Membro de Comissão, em 06/12/2021, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2797015 e o código CRC 6FCEA04A.




Referência: Processo nº 23117.034131/2021-11 SEI nº 2797015