UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Mecânica

Rodovia BR 050, KM 78, Bloco 1D, 2º andar - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 2512-6779/6778 - www.mecanica.ufu.br - femec@mecanica.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Usinagem II

Unidade Ofertante:

FEMEC

Código:

FEMEC41064

Período/Série:

Turma:

U/UA/UB/UC/UD

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

15

Total:

45

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Rosemar Batista da Silva

Ano/Semestre:

 2021/1

Observações:

Quantidade de Vagas Ofertadas: 30

Disciplina ministrada de forma remota em conformidade a RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 7/2020, que "Dispõe sobre a instituição, autorização e recomendação de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, em caráter excepcional e facultativo, em razão da epidemia da COVID-19, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade de Uberlândia

 

EMENTA

Introdução aos Processos Não Tradicionais de Usinagem; Processo de Retificação; Processos por Abrasão e Erosão (USM); Processos por Erosão (WJM e AJM); Processos Térmicos (LBM, PAC, EBM e EDM); Processos Químicos (ECM e CHM); Processos Híbridos

JUSTIFICATIVA

É importante para o engenheiro mecânico familiarizar-se com os processos de fabricação de engrenagens, dentre eles aqueles por usinagem como fresamento com auxílio do aparelho divisor, Renânia, Fellows, Maag, e aqueles por outros processos, como fresamento em máquinas CNC, eletroerosão, fundição, conformação mecânica e manufatura aditiva). É importante ainda o aluno conhecer e estudar os processos de usinagem por abrasão que ocupam posição de destaque por conferirem combinação de tolerâncias geométricas e dimensionais mais estreitas que aquelas pelos processos de usinagem tradicionais com ferramenta de geometria definida, por exemplo, o fresamento. Por último, o engenheiro deve conhecer os processos de usinagem não tradicionais que também possuem grande faixa de aplicação, principalmente por permitirem usinar materiais muito duros, aqueles com geometria complexa ou miniaturizados e, também, atuar em condições que os processos de usinagem tradicionais apresentam limitações.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Explicar os fundamentos dos processos não-tradicionais de usinagem, as suas aplicações, como também, as limitações e capacitar o aluno para escolha correta de processos não tradicionais de usinagem.

Objetivos Específicos:

Explicar a importância dos processos não tradicionais de usinagem. Apresentar os princípios, os principais parâmetros e as principais aplicações dos seguintes processos: Retificação; Usinagem por Descargas Elétricas (EDM); o Usinagem por Ultrassom (USM); Usinagem Eletroquímica (ECM); Usinagem Química (CHM); Usinagem por Jato D`água (WJM); Usinagem por Jato Abrasivos (AJM); Usinagem por Feixe de Laser (LBM); Usinagem por Arco de Plasma (PAC) e Usinagem por Feixe de Elétrons (EBM). Descrever alguns processos híbridos (tradicionais + não tradicionais e não tradicionais + não tradicionais).

PROGRAMA

  1. Introdução aos Processos Não Tradicionais de Usinagem
  2. Fabricação de Engrenagens
  3. Acabamento de Superfícies
  4. Processos por Abrasão e Erosão

4.1. Processo de Retificação

4.2. Processo USM

     5. Processos por Erosão

5.1. Processo WJM

5.2. Processo AJM

6. Processos Térmicos

6.1. Processo LBM

6.2. Processo PAC

6.3. Processo EBM

6.4. Processo EDM

7. Processos Químicos

7.1. Processo CHM

7.2. Processo ECM

8. Processos Híbridos

9. Programação das aulas práticas

9.1. Fabricação de engrenagens

9.1.1. Engrenagens cilíndricas de dentes retos

9.1.2. Engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais

9.2. Usinagem por abrasão

9.2.1. Especificação de rebolos

9.2.2. Balanceamento estático de um rebolo

9.2.3. Afiação de ferramentas de aço rápido

9.2.4. Acabamento de superfícies

9.3. Usinagem por eletroerosão

9.4. Usinagem por ultrassom

9.5. Usinagem eletroquímica

METODOLOGIA

A metodologia ser adotada para entrega do conteúdo contempla atividades síncronas e assíncronas, em conformidade com a Resolução CONGRAD N° 7/2020 e da de forma remota em conformidade com a Resolução No 25/2020 do CONGRAD, que “Aprova o Calendário Acadêmico da Graduação, referente aos períodos letivos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2 para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e de Patos de Minas”, em razão da pandemia (COVID-19).

As atividades síncronas serão desenvolvidas com base em exposição teórica das notas de aula – slides Powerpoint - do conteúdo da disciplina por meio da plataforma Microsoft Teams, a qual UFU já possui licença.  As notas de aulas serão compartilhadas por meio da tela do computador do professor. Elas serão realizadas no horário previsto para a disciplina, segunda-feira, de 13:10h às 14:50h. Já foi criada uma sala virtual para a referida disciplina com o nome Usinagem II na qual os alunos irão se inscrever, sendo que um link será enviado para eles no primeiro dia de aula. A sala permite até 100 pessoas. Em caso de ocorrer algum imprevisto, como falta de sinal de internet, ou na plataforma Microsoft Teams, ou outro que impossibilite a aula síncrona, uma nova aula sobre o tópico da aula síncrona será gravada de forma assíncrona sem prejuízos aos alunos.

Além disso, plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – sistema Moodle UFU – será utilizada como apoio às aulas virtuais, principalmente para comunicação com alunos, detalhamento de tarefas e datas, carregamento e descarregamento de material didático. A carga horária total destas atividades será de 24 horas, sendo cada aula de 50 minutos. Os encontros podem ser gravados e a participação dos alunos registrada. Material complementar, como apostilas, artigos científicos e links para acesso a vídeos de processos de fabricação associado aos conteúdos teóricos previstos na disciplina, também será disponibilizado no Moodle.

Quanto às atividades assíncronas, também serão disponibilizadas para os alunos as apresentações das notas de aula em .pdf no Google Drive, além de videoaulas que serão filmadas e gravadas via a plataforma Zoom.us. Serão disponibilizadas cerca de 15 apresentações em .pdf, também de acordo com o programa da disciplina. As videoaulas terão duração entre 60 e 90 minutos. Tanto os arquivos em .pdf (notas de aula) quanto as videoaulas poderão ser hospedadas e disponibilizadas para os alunos com antecedência mínima de 48h das avaliações. Serão compartilhados outros arquivos pertinentes ao programa da disciplina juntamente com vídeos que possam ilustrar algum tema abordado nos encontros síncronos. As atividades assíncronas corresponderão às horas restantes para completar 30 h/aulas teóricas.

Quanto às aulas práticas da disciplina, itens 9.1 ao 9.5 do programa, elas serão filmadas e gravadas por meio de câmera de smartphone com resolução HD e encaminhadas aos alunos. A execução e filmagem de será de acordo com as seguintes etapas:

  1. Preparação das máquinas, seleção das peças as serem usinadas e dos instrumentos de medição. Preparação também do equipamento para filmagem e de lousa.
  2. Montagem das peças nos equipamentos e ajuste dos parâmetros de usinagem
  3. Execução do experimento e medição de alguma variável de saída, como a rugosidade por exemplo, para os casos aplicáveis
  4. Armazenamento dos vídeos no Google Drive.

Os alunos poderão acessar as fotos e vídeos por meio de Smartphones, Tabletes e/ou computadores.

AVALIAÇÃO

Serão aplicadas duas avaliações com questões discursivas e/ou objetivas, sendo que será incluída pelo menos uma questão referente às aulas práticas. Elas serão elaboradas no programa formato MSWord, convertidas para a extensão .pdf e serão disponibilizadas somente para os alunos que estiverem presentes na aula síncrona na plataforma Microsoft Teams nas datas agendadas. Será realizada chamada de presença virtual e o (a) aluno (a) deverá responder à presença com câmera e microfones ativados/abertos.

Os alunos que não estiverem presentes não receberão a prova, portanto receberão a nota zero.

A primeira avaliação irá abranger os itens 1 a 4 do programa, enquanto que a segunda avaliação será relativa aos demais itens do programa. As provas serão aplicadas nas seguintes datas:

- Avaliação 1: 24 de Janeiro (valor: 35 pontos)

- Avaliação 2: 14 de Março (valor: 35 pontos)

Atenção: não haverá avaliação substitutiva, com exceção daqueles casos que são previstos pelas Normas Gerais de Graduação da UFU.

O (a) aluno (a) terá até 1h e 40 min + 20 min de tolerância, ou seja, 120 minutos no total, para resolver a avalição e enviar as repostas para o professor. O (a) aluno (a) deverá escanear as folhas com respostas ou fotografá-las de forma legível e anexá-las na área respectiva na plataforma Microsoft Teams.

Todas as folhas das respostas devem conter a mesma assinatura que está no documento como foto. O aluno deverá manter as folhas com respostas de provas (a mesma enviada ao professor) por até 150 dias para casos em que for solicitada alguma verificação pelo professor. Atenção, respostas de provas sem o documento com foto e assinatura, bem como sem a assinatura em todas as folhas não serão aceitas e nem corrigidas. Não serão avaliadas em nenhuma hipótese as atividades que forem enviadas após data e horário agendados.

Lembre-se que o sistema para inserção do documento (resposta da avaliação) será fechado após              120 min, portanto procure finalizá-la e anexá-la com alguns minutos de antecedência.

Em caso de o envio da avaliação ser feito por e-mail (o que deverá ser previamente autorizado pelo professor caso exista algum imprevisto na plataforma Microsoft Teams), o tempo para resolução e envio das respostas por pdf com assinatura será o mesmo (1h e 40 min + 20 min de tolerância =120 minutos). Neste caso a resolução da prova deve ser enviada em formato .pdf  para o e-mail institucional do professor rosemar.silva@ufu.br (com cópia para o email rosemarbsilva@yahoo.com.br). Neste caso também, não serão aceitas respostas enviadas após os 120 min disponibilizados.

Independente da forma que for enviada a resposta da avaliação, a cópia de algum documento com foto e com sua assinatura legível do aluno deverá ser anexada à avaliação.

Ainda em caso de as folhas-respostas da avaliação serem autorizadas por e-mail, o aluno deve colocar em cópia o seu próprio e-mail e certificar-se de que o anexo foi enviado. Mesmo que o aluno replique a mensagem ao professor, mas não anexe as respostas ao e-mail, será considerada a não realização da prova, portanto receberá nota zero.

Caso algum aluno, ao enviar a resposta das provas, coloque em cópia no e-mail qualquer outra pessoa que não seja o professor, tanto o remetente quanto o destinatário (caso este seja um aluno cursando a disciplina) receberão nota zero.

Em função de as avaliações serem individuais por haver questões discursivas, caso seja notada similaridade entre as provas, por exemplo, desenhos, ilustrações e justificativas idênticas, dentre outros, sem justificativas, será aplicada a nota zero entre todas as questões nas quais foram detectadas a similaridade. O professor pode ainda convocar os alunos cujas respostas das provas apresentem similaridade para reunião virtual em data e horários previamente agendados, com envio de link para reunião, para solicitar esclarecimentos. O não comparecimento à reunião ou falta de esclarecimento implicará na não validação da nota da (s) questão (ões) da prova. Esta ação será também válida para a lista de exercícios ou trabalho em grupo final.

A vista de avaliação poderá ser solicitada até 7 dias corridos após a divulgação da nota de cada avaliação.

Quanto aos 30 pontos restantes, eles serão distribuídos por meio de uma lista de exercícios que será encaminhada aos alunos (as respostas podem ser na forma individual ou em grupo de até 5 estudantes). Eles terão até 14 dias corridos para a entrega desta atividade a partir da data de envio do arquivo pelo professor (em horário data a serem estipulados pelo professor de preferência no Microsoft Teams). Esta atividade deverá ser feita de forma manuscrita, com exceção de alguma figura ou desenho complexo que auxilie na resposta da questão, e as respostas serão encaminhadas de volta ao professor. Para esta tarefa são apresentadas as seguintes observações:

- Ao grupo compete apresentar evidências de que todos os seus integrantes participaram da sua elaboração/resolução. Um aluno de cada grupo ficará responsável por reunir as partes da lista de exercício ou trabalho final realizado pelos demais colegas do grupo, organizar as partes e encaminhar em um único documento em pdf para o professor ou disponibilizar no Microsoft Teams em horário agendado pelo professor (não serão aceitas partes do trabalho enviadas separadamente por diferentes alunos). Será considerada a primeira versão encaminhada.

As respostas da lista de exercícios ou trabalho final devem conter a assinatura de todos os alunos em suas respectivas partes (a mesma do documento de identidade ou CNH) e ao final do mesmo serem apresentados os documentos de identidade (apenas a frente com foto e sua assinatura apenas). Lembre-se que o gerenciamento do grupo é de responsabilidade dos alunos do grupo e que não serão aceitos nem avaliadas as listas/trabalhos enviados após a data e horário estipulados para a entrega.

- O nome do aluno que constar em mais de um grupo receberá nota zero, como também todos os alunos dos grupos.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

Benedict, G.F., "Nontraditional Manufacturing Processes (Manufacturing Engineering and Materials Processing), Editora Marcel Dekker Inc., New York e Basel, USA, 1987.

Cruz, C., Malaquias, E. e Fernandes, L.A.; "Introdução aos Processos Não Tradicionais de Usinagem - Um Texto para Cursos de Graduação em Engenharia”, Apostila, FEMEC-UFU, Uberlândia, Brasil, 1999.

Machado, A.R., Abrão, A.M., Coelho, R. T., Silva, Márcio Bacci Da, “Teoria da usinagem dos Materiais”. 1ª. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher ltda, 2009.

Malkin, S. Grinding technology: theory and applications of machining with abrasives. England: Ellis Horwood Limited, 1989. 275p.

METAL’S HANDBOOK, "Nontraditional Machining Processes", Vol. 16, USA, 1989.

Porto, A.J.V, “Usinagem de Ultraprecisão”, 1ª. Ed., São Carlos – SP: Editora Rima, 2004

Complementar

Diniz, A.E., Marcondes, F.C., Coppini, N.L. “Tecnologia da Usinagem dos Materiais”, 6ª. Ed. São Paulo: Editora Artliber, 2006.

Lesko, J., “Design Industrial: materiais e processos de fabricação”, tradução de Wilson Kindlein Júnior, Clovis Belbute Peres, 1ª. Ed, São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda, 2004. Marinescu, I.D., Hitchiner, M., Uhlmann, E., Rowe, W.B., Inasaki, I., 2007, ”Handbook of Machining with Grinding Wheels” Manufacturing Engineering and Materials Processing, CRC Press, Taylor & Francis Group, London, UK, 596 p.

McGeough, J.A., "Advanced Methods of Machining", Chapman and Hall, Nova York, USA, 1988.

Santos, S. C. e Sales, W.F., “Aspectos Tribológicos da Usinagem dos Metais”, 1ª. Ed.. São Paulo: Editora Artliber, 2007.

Waters, F., “Fundamentals of Manufacturing for Engineers, 1a. Ed, Londres – Reino Unido: Editora UCL Ltda, 2000.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rosemar Batista da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/11/2021, às 11:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3154303 e o código CRC 5583EF6C.




Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 SEI nº 3154303