UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

                              FACED39601

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                           Política e Gestão da Educação 

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                                        Faculdade de Educação

SIGLA:

                                  FACED

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

---

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

 

Analisar criticamente o processo de constituição e reformulação da organização da educação brasileira à luz
de seu aparato legal. Compreender a especificidade das políticas educacionais, elaboradas ao longo do
processo histórico brasileiro. Conhecer e analisar a legislação educacional, considerando seu conteúdo e seu
significado, como uma constituição sócio econômico histórica.

 

Ementa

 

Política educacional como política social pública; liberalismo; reforma do Estado brasileiro; financiamento da
educação; organização da educação brasileira; organização e gestão da escola.

 

PROGRAMA

1. Sociedade, educação e política educacional


1.1. Sociedade e educação


1.2. A problemática do direito a educação


1.3. Educação como política social pública e política educacional


1.4. Políticas e programas de governo no campo da educação


2. A política neoliberal e seus reflexos na educação


2.1.A crise do capitalismo a partir da segunda metade do século XX; reforma do estado e o projeto educacional


2.2. A atuação dos organismos internacionais, globalização e a educação

 

3. Sobre a organização da educação brasileira


3.1. A educação na Constituição Brasileira de 1988


3.2. A LDB 9.394, de 1996 e a organização da educação brasileira


3.3. Federalismo, regime de colaboração e sistema nacional de educação


3.4. Níveis: educação básica e educação superior


3.5. Etapas e modalidades da educação básica


3.6. Os Pianos de Educação: Plano Decenal de Educação Para Todos; Plano de Desenvolvimento da Educação
e Plano Nacional de Educação


3.7. Políticas de financiamento da educação no Brasil


3.8. Movimentos sociais e a educação


4. Sobre a organização da escola


4.1. Fundamentos da organização e gestão do trabalho na escola


4.2. Gestão democrática da escola e seus mecanismos de implementação


4.3. O desafio da construção da gestão democrática frente aos novos paradigmas/modelos de gestão

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5
de outubro de 1988. 52. ed. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2015.


BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e base da educação
nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em:
<www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm.>. Acesso em: 04 maio 2018.


VIEIRA, Maria Vieira; MARQUES, Mara Rubia Alves (Org.). LDB: balanços e perspectivas para
a educação brasileira. Campinas: Alinea, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ARENDT, Hannah. O que é política?: fragmentos das obras póstumas compiladas por Úrsula Ludz. 11. ed.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.


SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. 8.
ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Org.). Pós-neoliberalismo II: que Estado para que democracia? Petrópolis;
Vozes; Buenos Aires: Clacso, 2004.


SAVIANI, Demerval. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por uma outra política
educacional. 5. ed. Campinas: Autores Associados. 2004.


VIEIRA. Evaldo. Os direitos e a política social. São Paulo: Cortez, 2009.

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva  

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1824546 e o código CRC 497A879C.




Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 1824546