UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

IGUFU32105

COMPONENTE CURRICULAR:

INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE CAMPO

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

SIGLA:

IGUFU

CH TOTAL TEÓRICA:

15 Horas

CH TOTAL PRÁTICA:

45 Horas

CH TOTAL:

60 Horas

 

OBJETIVOS

Geral: Disciplina obrigatória, introdutória, pertencente ao núcleo de formação básica de bacharel em geologia e ministrada no primeiro período do curso. É uma disciplina essencial à formação do geólogo visto que aborda temas que irão servir de base para toda a vida acadêmica. Apresenta os comportamentos, técnicas e procedimentos que os profissionais em geologia devem desenvolver nas etapas de pré-campo, campo e pós campo. Apresentar as bases gerais da geologia de campo. Técnicas e métodos de levantamentos e representação de dados geológicos em mapas e secções. Planejamento, organização e execução de trabalhos de campo. Formas de apresentação de resultados.

Específicos: Ensino das técnicas e a rotina do trabalho de campo do geólogo. Planejamento das etapas para realização do mapeamento geológico, em escala regional e de detalhe. Inclui normas de segurança, comportamento em campo, utilização do instrumental de trabalho do geólogo, classificação de rochas, reconhecimento de estruturas tectônicas e técnicas de coleta de amostras representativas. Compreende, ainda, a etapa de trabalho em escritório que envolve o levantamento bibliográfico e a elaboração de relatório técnico, conforme normas técnico-científicas.

Ementa

Ementa: Normas de Segurança e Comportamento em Campo. Instrumental de Campo, Laboratório e Escritório. Elaboração de Caderneta de Campo. Utilização de Bússola Geológica. Uso de GPS (Global Positioning System). Descrição de Afloramentos. Medidas de Estruturas Geológicas Planares e Lineares. Descrição de Material Geológico Consolidado e Não Consolidado. Técnicas de Coleta, Identificação e Armazenamento de Amostras Geológicas Representativas. Tipos de Mapas Temáticos. Confecção de Perfis Topográfico, Geológico e Estratigráfico. Elaboração da História Geológica. Elaboração de Relatório Técnico. Disciplina com carga horária total de 60 horas distribuídas em: (i) 15 horas em aulas teóricas em sala de aula; (ii) 15 horas em aulas práticas em sala de aula e laboratório; e (iii) 30 horas em aulas práticas em trabalho de campo.

PROGRAMA

  1. Segurança e Comportamento em Campo: Riscos de Acidentes Físicos e Biológicos; Deslocamentos e Recomendações Gerais.

  2. Instrumental de Campo: Caderneta; Bússola Geológica; GPS; Lupa de Bolso; Martelo e Outros Instrumentos.

  3. Utilização de Bússola Geológica: Tipos de Bússolas; Formas de Utilização; Sistema de Leitura; Correção da Declinação Magnética e Leitura em Clinômetro.

  4. Utilização de GPS (Global Positioning System): Configurações e Operações de Navegação; Precisão; Sistemas de Coordenadas; Coordenadas Geográficas e UTM; Sistema de Referência (Datum) e Exportação dos Dados; Outros Sistemas de Posicionamento Global.

  5. Mapas Temáticos: Cartas e Mapas; Escala Gráfica e Numérica; Articulação das Cartas; Cartas Topográficas; Mapas Geológicos; Mapas Tectônicos, Mapas Geomorfológicos e Pedológicos, e Convenções Cartográficas e Geológicas.

  6. Seções Topográficas, Geológicas e Estratigráficas: Confecção de Perfis Topográfico e Geológico, Seções Estratigráficas e Elaboração da Evolução Geológica.

  7. Elaboração de Caderneta de Campo: Informações Essenciais, Disposição do Texto e Esboços Geológicos.

  8. Medidas Estruturais com Bússola Geológica: Estruturas Tectônicas Planares e Lineares; Atitudes de Acamamento; Foliação; Superfície Axial e Eixo de Dobras e Lineação Mineral.

  9. Descrição e Representação de Estruturas Geológicas: Descrição e Representação em Campo de Estruturas Primárias e Secundárias; Contatos Geológicos e Simbologias para Representação.

  10. Descrição de Afloramentos: Métodos de Investigação; Descrição e Representação em Campo de Afloramentos; Desenhos e Perfis Geológicos e Tomada de Fotografias em Escala.

  11. Descrição e Representação de Material Geológico: Descrição e Representação em Campo de Rochas Ígneas; Sedimentares e Metamórficas; Sedimentos e Solos; Simbologias, Abreviações e e Cores para Representação.

  12. Coleta de Amostras Representativas: Técnicas de Coleta; Identificação e Armazenamento de Minerais; Rochas; Sedimentos; Solos e Água.

  13. Novos Desenvolvimentos Tecnológicos em Técnicas de Campo: Novas Tecnológicas e Técnicas em Aquisição de Dados em Campo, Tratamento, Processamento e Interpretação de Dados Geológicos em Campo; Novos Sistemas, Softwares e Aplicativos; Tendências Futuras da Tecnologia.

  14.  Relatório Técnico: Tópicos Essenciais na Elaboração de Relatório Técnico; Normas de Redação Técnico-Científica e Disposição de Tabelas; Gráficos; Quadros; Fotografias; Fotomicrografias; Perfis, Seções e Mapas.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. JERRAM, D.; PETFORD, N. Descrição de rochas ígneas: guia geológico de campo. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. 280 p.

  2. LISLE, R. J.; BRABHAN, P.; BARNES, J. Mapeamento geológico básico: guia geológico de campo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. 248 p.

  3. NADALIN, R. J. (ed.). Tópicos especiais em cartografia geológica. 2. ed. Curitiba: UFPR, 2016. 404 p

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. COE, A. L (Ed.). Geological field techniques. John Wiley & Sons, 2010. 323 p.

  2. HASUI, Yociteru et al. (org.). Geologia do Brasil. São Paulo: BECA, 2012. 900 p.

  3. MARANHÃO, C. M. L. Introdução à interpretação de mapas geológicos. Fortaleza: UFC, 1995. 131 p.

  4. MENEZES, O. S. Rochas: manual fácil de estudo e classificação. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. 112 p.

  5. TUCKER, M. E. Rochas sedimentares: guia geológico de campo. 4ª ed. 2014. 324 p.

aprovação

 

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia

Roberto Rosa

Diretor do Instituto de Geografia

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Coordenador(a), em 16/04/2021, às 09:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por William Rodrigues Ferreira, Diretor(a) substituto(a), em 30/04/2021, às 10:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2576099 e o código CRC 431EC65D.




Referência: Processo nº 23117.009788/2021-41 SEI nº 2576099