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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GFP031 |
COMPONENTE CURRICULAR: DIDÁTICA GERAL |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
SIGLA: FACED |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60H |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Refletir sobre o papel sócio-político da educação e da escola e suas múltiplas relações.
Analisar as principais concepções referentes à educação e à formação do educador.
Compreender os elementos que constituem a organização do processo de ensino aprendizagem: planejamento, ensino, avaliação, seus significados e práticas.
Ementa
Concepções de educação e teorias pedagógicas. A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos e as implicações no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem e na formação do educador. Relações fundamentais do processo de ensino: sujeito/objeto; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; conhecimento/conhecer; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno. Transmissão e Transposição Didática. Procedimentos, recursos, técnicas de ensino. Avaliação educacional e prática avaliativa no contexto do sistema e da educação escolar. Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade de nosso tempo para a atuação docente. Recursos didáticos, novas tecnologias e suas implicações no ensino.
PROGRAMA
Unidade 1: Formação e identidade do profissional da educação
1.1. Desenvolvimento histórico da profissão docente
1.2. Trajetória da formação docente no Brasil e o debate contemporâneo
Unidade 2: Educação e didática: as diferentes perspectivas de análise sobre a escola, o ensino e a aprendizagem.
2.1 As diferentes concepções de conhecimento, educação e didática e suas implicações na
formação e atuação docente.
2.2 O papel da escola na atualidade.
2.3 Pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da didática, da educação, da escola.
Unidade 3. O processo de ensino e aprendizagem e seus elementos.
3.1. A Sala de Aula: espaço de construção e mobilização de saberes.
3.2. A ação docente no processo de ensino e aprendizagem.
3.3. Relações fundamentais do processo de ensino: sujeito/objeto; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; conhecimento/conhecer; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno; transmissão e transposição Didática.
3.4. Planejamento e avaliação no processo de ensino: modalidades, níveis, limitações e possibilidades
3.5. Estratégias e métodos de ensino: as diferentes técnicas de ensino
3.6. A prática docente frente às novas tecnologias aplicadas no campo da educação: novas tecnologias e ambientes educativos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRÉ, Marli e OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales (orgs.). A Didática em questão. Rio de
Janeiro: vozes, 1996.
FAZENDA, Ivani (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993.
HERNÁNDEZ, F. e VENTURA. M. A organização do Currículo por Projetos de Trabalho. Porto Alegre : ArtMed, 1.998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COMÊNIO, José Amós. Didáctica. Magna. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian,
1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. São Paulo: Cortez/AA. Associados, 1988,
Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, nº 20.
LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
SEVERINO, Antonio Joaquim. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1995. p. 31-46.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Geovana Ferreira Melo Diretora da Faculdade de Educação |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 09/10/2019, às 11:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Geovana Ferreira Melo, Diretor(a), em 11/10/2019, às 10:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.088380/2019-11 | SEI nº 1610398 |