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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
A construção político-social das representações e projetos de emancipação, independência política, Estado e Nação na produção historiográfica e na História social sobre o Império monárquico brasileiro. Os projetos de Identidade/Nação/Estado forjados no interior dos conflitos das elites monárquicas imperiais. Resistências populares, separatismos e conflitos sociais na formação das identidades e do Estado brasileiro no 1º Império, Regência e 2º Império. Cultura e religiosidade no período imperial brasileiro. Escravidão, Guerra do Paraguai, abolicionismo e crise do sistema monárquico brasileiro.
JUSTIFICATIVA
O estudo da constituição do Estado Nacional ao longo do século XIX possibilita ao futuro professor/pesquisador a reflexão sobre os limites da ordem monárquica calcada no liberalismo autoritário. As lutas políticas, sociais e culturais como o abolicionismo e o republicanismo sinalizam para os processos de modernização da sociedade brasileira e a constituição das bases do liberalismo oligárquico excludente que fundaram a ordem republicana no final do século XIX.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender processos históricos do Brasil Independente na perspectiva da História Social. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade 1- A independência na historiografia clássica
1.1. A interiorização da metrópole
1.2. O debate sobre a independência na historiografia clássica e recente
1.3. Representações e projetos de emancipação
Unidade 2- O período joanino e o Império
2.1. O período joanino e as elites coloniais: aproximações e distanciamentos
2.2. Tensões e conflitos na relação metrópole e colônia
2.3. Conflitos em torno da construção dos projetos de emancipação
Unidade 3- Formação do Estado, Nação e cidadania
3.1. Índios, colonização, conflitos e protagonismo indígena
3.2. Participação social, conflitos e repressão: escravos, libertos e indígenas na formação da nação
3.3. Participação, movimentos políticos e noções de cidadania do período monárquico brasileiro.
Unidade 4- Segundo reinado: conflitos e separatismos
4.1. Identidades e crises no interior das elites provinciais brasileiras
4.2. Movimentos separatistas, conflitos e repressão
4.3. Golpe palaciano e a consolidação do Estado monárquico brasileiro
Unidade 5- Crises e o fim do império brasileiro
5.1. Crise política no interior das elites monárquicas
5.2. Rebeliões escravistas, abolicionismo e republicanismo
5.3. Guerra do Paraguai, crise do Estado e fim da monarquia brasileira
METODOLOGIA
As aulas serão ministradas presencialmente a partir de bibliografia básica disponibilizada. Além das aulas expositivas e dialogadas, a disciplina será desenvolvida através de aulas de análise prática de fontes históricas e debates.
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
As atividades avaliativas visam construir a competência na produção de narrativa histórica por meio de prova dissertativa, análise de fontes históricas e produção de fichamentos.
Análise de fonte histórica (40 pontos)
Prova dissertativa: 50 pontos
Fichamentos: 10 pontos
Critérios de avaliação para análise de fontes históricas:
Critérios de avaliação para a prova dissertativa
Critérios de análise para os fichamentos
Atividades de recuperação de aprendizagem
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALENCASTRO, Luiz Felipe de. História da vida privada no Brasil 2. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
COSTA, Emília Viotti da. A abolição. 7. Ed., São Paulo: Global, 2001.
CARVALHO. José Murilo de (Org.). Nação e cidadania no Império: novos horizontes. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira: 2007.
Complementar
ALONSO, Ângela. Ideias em movimento: a geração 1870 na crise do Brasil-Império. São Paulo: 2002.
CARVALHO. José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial : Teatro de sombras : a política imperial / 6. ed. Rio de Janeiro, Editora Relume Dumara, 2011.
COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. 8. ed. rev. e ampl São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2007.
DIAS, Maria Odila Leite da Silva. A interiorização da metrópole e outros estudos. 2. ed. São Paulo: Alameda, 2009.
MATTOS, Hebe Maria. Escravidão e cidadania no Brasil monárquico. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2004.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Angela Aparecida Teles, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/02/2023, às 18:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 | SEI nº 4241082 |