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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI004 |
COMPONENTE CURRICULAR: ESTUDOS HISTÓRICOS I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60H |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Problematizar noções fundamentais presentes no historicismo, positivismo e na sociologia compreensiva, enfocando as noções de explicação e compreensão, as temporalidades históricas, a noção de evolucionismo e questões relativas a objetividade e subjetividade.
Propiciar abordagens sobre o historicismo filosófico de tradição alemã, como base da crítica e desenvolvimento dos fundamentos da historiografia do século XX, englobando questões atuais da compreensão e da narrativa.
Ementa
Questões relevantes para a compreensão da historiografia moderna e de teorias diversas da história. As bases filosóficas do historicismo no século XIX e sua importância para os conceitos de narrativa, método e compreensão. Os conceitos característicos do positivismo e da sociologia compreensiva de Max Weber como críticas e herança da tradição do historicismo.
PROGRAMA
I – A autonomia do conhecimento histórico: Herder e Wilhelm von Humboldt.
II - História Universal e método compreensivo na história: Ranke e Burckhardt.
III – O positivismo e a sociologia
IV - A crítica ao historicismo e o problema da objetividade no conhecimento histórico
V - O método compreensivo na sociologia: herança e superação do historicismo.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARON, Raymond. As Etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé. As escolas Históricas. Portugal: publicações Europa-América, 1983.
WEBER, Max. A Ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: UnB, 1994, 3ªed.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico [1895]. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
HERDER, Johann Gottfried. Também uma filosofia da história para a formação da humanidade. Lisboa: Antígona, 1995.
HOLLANDA, Sérgio Buarque de. (org). Ranke. São Paulo: Ática, 1979. Coleção Grandes Cientistas Sociais.
WEBER, Max. Metodologia das ciências sociais. 2 partes. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 | SEI nº 1587508 |