UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

PROGRAMAÇÃO SCRIPT

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

SIGLA:

FEELT

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Desenvolver as habilidades dos discentes em programação de computadores para resolução de problemas em suas rotinas pessoais e profissionais através do emprego de linguagens de script.

Objetivos Específicos:

        1. Desenvolver a compreensão de conceitos fundamentais de programação e de computação;

        2. Desenvolver as habilidades dos discentes tanto em trabalhar em grupo, gerenciar projetos e documentá-los quanto em produzir códigos de qualidade através da adoção de boas práticas de programação e de Test-Driven Development (TDD);

        3. Desenvolver a consciência, a autonomia e a responsabilidade dos discentes;

        4. Tornar prazerosa para os discentes a atividade de programar computadores.

Ementa

Desenvolvimento de aplicações práticas em linguagens de script, com abordagem algorítmica e conceitos de avaliação de valores e de expressões; constantes, variáveis, strings, arrayse objetos; controle de fluxo de execução de código (sequência, instruções condicionais, laços, funções, encapsulamento). Noções de estrutura de dados, interpretadores, análise de algoritmos, computabilidade e complexidade. Conceitos de computação nas nuvens. Noções de empreendedorismo e de inovação.

 

PROGRAMA

1.  Introdução

         1.1. Programação de computadores

         1.2. Linguagens de Script e Interpretadores

         1.3. Repositórios (Github) e plataformas de desenvolvimento (servidores e computação nas nuvens)

         1.4. Aplicativos e inovação

2.  Programação Web

        2.1. HTML e CSS

        2.2. Primitivas, tipos de dado e estruturas: constantes, variáveis, strings, arrays

        2.3. Instruções condicionais, laços, funções

        2.4. Estrutura de dados composta: objeto JSON

        2.5. Implementação e análise de algoritmos, estudo de complexidade

        2.6. Rapid application development(RAD): Node-RED, Django

        2.7. Desenvolvimento deaplicações

3.  Linguagem Python

        3.1. Primitivas, tipos de dado e estruturas: variáveis, strings, arrays

        3.2. Instruções condicionais, laços, funções, recursão

        3.3. Estruturas de dados compostas: Listas, arquivos, dicionários, classes

        3.4. Implementação e análise de algoritmos, estudo de complexidade

        3.5. Tópicos avançados, desenvolvimento de aplicações em nuvem

4.  Cursos online abertos e massivos

        4.1. HTML & CSS:https://www.codecademy.com/learn/learn-html-css

        4.2. Javascript:

                4.2.1. https://br.udacity.com/course/javascript-basics--ud804/

                4.2.2. https://www.codecademy.com/learn/learn-javascript

        4.3. Python:

                4.3.1. https://br.udacity.com/course/programming-foundations-with-python--ud036/

                4.3.2. https://www.codecademy.com/pt-BR/learn/python

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. FREEMAN, Elisabeth. Use a cabeça!: HTML com CSS e XHTML. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.

2. LUTZ, Mark. Aprendendo Python. Porto Alegre: Bookman, 2007.

3. MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução à programação com Python: algoritmos e lógica de programação para iniciantes. São Paulo: Novatec, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. DEWDNEY, A. K. The (new) turing omnibus: 66 excursions in computer science. New York: W.H. Freeman, 2001.

2. BRAD Miller; DAVID Ranum, Como pensar como cientista da computação. Aprendendo com Python: Edição interativa (usando Python 3.x) (Tradução do livro “How to Think Like a Computer Scientist: Interactive Version”, de Brad Miller e David Ranum). Versão online disponível em: https://panda.ime.usp.br/pensepy/static/pensepy/. Acesso em: 10 dez. 2018.

3. SWEIGART. Al, Automate the Boring Stuff with Python, No Starch Press, 1ed., 2015, 504 p. Versão online disponível em: https://automatetheboringstuff.com/. Acesso em: 10 dez. 2018.

4. DAWSON, Mike. Python programming for the absolute beginner. 3rd ed. Boston: Course Technology Cengage Learning, c2010. Disponível em: http://www.loc.gov/catdir/enhancements/fy1105/2009933304-b.html. Disponível em: http://www.loc.gov/catdir/enhancements/fy1105/2009933304-d.html. Disponível em: http://www.loc.gov/catdir/enhancements/fy1105/2009933304-t.html. Acesso em: 10 dez. 2018.

5. LINDLEY, Cody. JavaScript Succinctly. Editora Syncfusion, Inc., 2017. Versão online disponível em: https://www.syncfusion.com/ebooks/javascript. Acesso em: 10 dez. 2018.

6. OEHLMAN, Damon. Aplicativos Web pro Android: desenvolvimento Pro Android usando HTML5, CSS3 & JavaScript. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2012.

 

aprovação

 

Prof. Dr. Carlos Eduardo  Tavares

Coordenador do Curso de Graduação em Eng. Elétrica

Sérgio Ferreira de Paula Silva

Diretor da Faculdade de Eng. Elétrica

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Tavares, Coordenador(a), em 04/06/2019, às 13:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sergio Ferreira de Paula Silva, Diretor(a), em 05/06/2019, às 16:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1126746 e o código CRC 4488DEC6.




Referência: Processo nº 23117.025407/2019-56 SEI nº 1126746