|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: PROGRAMAÇÃO SCRIPT |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA |
SIGLA: FEELT |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Objetivo Geral: Desenvolver as habilidades dos discentes em programação de computadores para resolução de problemas em suas rotinas pessoais e profissionais através do emprego de linguagens de script.
Objetivos Específicos:
1. Desenvolver a compreensão de conceitos fundamentais de programação e de computação;
2. Desenvolver as habilidades dos discentes tanto em trabalhar em grupo, gerenciar projetos e documentá-los quanto em produzir códigos de qualidade através da adoção de boas práticas de programação e de Test-Driven Development (TDD);
3. Desenvolver a consciência, a autonomia e a responsabilidade dos discentes;
4. Tornar prazerosa para os discentes a atividade de programar computadores.
Ementa
Desenvolvimento de aplicações práticas em linguagens de script, com abordagem algorítmica e conceitos de avaliação de valores e de expressões; constantes, variáveis, strings, arrayse objetos; controle de fluxo de execução de código (sequência, instruções condicionais, laços, funções, encapsulamento). Noções de estrutura de dados, interpretadores, análise de algoritmos, computabilidade e complexidade. Conceitos de computação nas nuvens. Noções de empreendedorismo e de inovação.
PROGRAMA
1. Introdução
1.1. Programação de computadores
1.2. Linguagens de Script e Interpretadores
1.3. Repositórios (Github) e plataformas de desenvolvimento (servidores e computação nas nuvens)
1.4. Aplicativos e inovação
2. Programação Web
2.1. HTML e CSS
2.2. Primitivas, tipos de dado e estruturas: constantes, variáveis, strings, arrays
2.3. Instruções condicionais, laços, funções
2.4. Estrutura de dados composta: objeto JSON
2.5. Implementação e análise de algoritmos, estudo de complexidade
2.6. Rapid application development(RAD): Node-RED, Django
2.7. Desenvolvimento deaplicações
3. Linguagem Python
3.1. Primitivas, tipos de dado e estruturas: variáveis, strings, arrays
3.2. Instruções condicionais, laços, funções, recursão
3.3. Estruturas de dados compostas: Listas, arquivos, dicionários, classes
3.4. Implementação e análise de algoritmos, estudo de complexidade
3.5. Tópicos avançados, desenvolvimento de aplicações em nuvem
4. Cursos online abertos e massivos
4.1. HTML & CSS:https://www.codecademy.com/learn/learn-html-css
4.2. Javascript:
4.2.1. https://br.udacity.com/course/javascript-basics--ud804/
4.2.2. https://www.codecademy.com/learn/learn-javascript
4.3. Python:
4.3.1. https://br.udacity.com/course/programming-foundations-with-python--ud036/
4.3.2. https://www.codecademy.com/pt-BR/learn/python
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1. FREEMAN, Elisabeth. Use a cabeça!: HTML com CSS e XHTML. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.
2. LUTZ, Mark. Aprendendo Python. Porto Alegre: Bookman, 2007.
3. MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução à programação com Python: algoritmos e lógica de programação para iniciantes. São Paulo: Novatec, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1. DEWDNEY, A. K. The (new) turing omnibus: 66 excursions in computer science. New York: W.H. Freeman, 2001.
2. BRAD Miller; DAVID Ranum, Como pensar como cientista da computação. Aprendendo com Python: Edição interativa (usando Python 3.x) (Tradução do livro “How to Think Like a Computer Scientist: Interactive Version”, de Brad Miller e David Ranum). Versão online disponível em: https://panda.ime.usp.br/pensepy/static/pensepy/. Acesso em: 10 dez. 2018.
3. SWEIGART. Al, Automate the Boring Stuff with Python, No Starch Press, 1ed., 2015, 504 p. Versão online disponível em: https://automatetheboringstuff.com/. Acesso em: 10 dez. 2018.
4. DAWSON, Mike. Python programming for the absolute beginner. 3rd ed. Boston: Course Technology Cengage Learning, c2010. Disponível em: http://www.loc.gov/catdir/enhancements/fy1105/2009933304-b.html. Disponível em: http://www.loc.gov/catdir/enhancements/fy1105/2009933304-d.html. Disponível em: http://www.loc.gov/catdir/enhancements/fy1105/2009933304-t.html. Acesso em: 10 dez. 2018.
5. LINDLEY, Cody. JavaScript Succinctly. Editora Syncfusion, Inc., 2017. Versão online disponível em: https://www.syncfusion.com/ebooks/javascript. Acesso em: 10 dez. 2018.
6. OEHLMAN, Damon. Aplicativos Web pro Android: desenvolvimento Pro Android usando HTML5, CSS3 & JavaScript. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2012.
aprovação
Prof. Dr. Carlos Eduardo Tavares Coordenador do Curso de Graduação em Eng. Elétrica |
Sérgio Ferreira de Paula Silva Diretor da Faculdade de Eng. Elétrica |
| Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Tavares, Coordenador(a), em 04/06/2019, às 13:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Sergio Ferreira de Paula Silva, Diretor(a), em 05/06/2019, às 16:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1126746 e o código CRC 4488DEC6. |
Referência: Processo nº 23117.025407/2019-56 | SEI nº 1126746 |