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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Experiências de determinação de períodos de oscilação, formação e características e onda mecânicas. Experimentos sobre óptica geométrica e óptica física.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina é ampla em conteúdos diversificados e de suma importância na base de um engenheiro de automação e controle, já que oscilações, ondas e ópticas são confeitos básicos de muitas ferramentas aplicados por este tipo de engenheiro, tais como em trabalhos de sensores e transdutores em processos de automação e controle.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os conceitos de oscilações, ondas e óptica através da experimentação. Verificar a validade dos modelos teóricos, comparando com os resultados experimentais esperados. |
Objetivos Específicos: |
Trabalhar conceitos e experimentos físicos dando ênfase em aplicações na área de engenharia de controle e automação. |
PROGRAMA
1. Pêndulo simples
2. Ressonância
3. Cordas vibrantes
4. Cuba de ondas (reflexão, difração, refração, ondas estacionárias, interferência)
5. Batimentos
6. Reflexão em espelhos
7. Determinação da distância focal de lentes
8. Desvio em prismas
9. Máximos e mínimos de interferência
10. Medida da intensidade da luz na fenda simples
11. Difração por fenda simples
12. Difração por fenda dupla
13. Redes de difração
14. Polarização
15. Difração em orifício circular
16. Interferômetro de Michelson
METODOLOGIA
Serão criados grupos fixos por bancadas do laboratório, podendo haver até 6 grupos.
Os alunos matriculados serão inclusos em uma sala de aula no Microsoft Teams, para isto, o discente terá que ter o e-mail institucional e cadastrado no teams.
Os avisos, entrega dos relatórios, resultados, correções de relatórios, plano de ensino e notas de aulas serão divulgados Via Microsoft Teams.
Horário de Atendimento aos estudantes:
Os horários de atendimento serão das 14:00 as 16:00 horas, das quarta-feira, na sala 1X24 e via Microsoft Teams (poderá sofrer mudanças com a conversa com os discentes da disciplina).
Vídeoaulas complementares serão enviados via Microsoft Stream, anexado com acesso restrito para os discentes inclusos na sala de aula do Microsoft Teams.
A aula será ministrada em quadro branco ou no Datashow. Haverá demonstrações por simulações projetadas por Datashow ou experimento complementar montada na bancada do professor, seguindo a sequência do cronograma previsto para desenvolvimento do conteúdo da tabela 1.
tabela 1: cronograma das atividades a serem realizadas na disciplina de Experimental de Física Básica: Oscilações, Ondas e Óptica.
1 | 06/05/2022 | Apresentação do curso e revisão. |
2 | 13/05/2022 | Experimento 1 - Oscilador Harmônico (sistema massa-mola). |
3 | 20/05/2022 | Experimento 2 - Oscilador Harmônico (pêndulo simples). |
4 | 27/05/2022 | Experimento 3 - Cordas vibrantes e ressonância. |
5 | 03/06/2022 | Revisão e discussões sobre os relatórios |
6 | 10/06/2022 | Experimento 4 - Cuba de ondas (reflexão, difração, refração, ondas estacionárias, interferência) . |
17/06/2022 | feriado | |
7 | 24/06/2022 | Experimento 5 - Figuras de batimentos. |
8 | 01/07/2022 | Experimento 6 - Reflexão em espelhos e Determinação da distância focal de lentes |
9 | 08/07/2022 | Experimento 7 - Desvio em prismas. |
10 | 15/07/2022 | Experimento 8 - Máximos e mínimos de interferência -Interferômetro de Michelson. |
11 | 22/07/2022 | Revisão e discussões sobre os relatórios |
12 | 29/07/2022 | Experimento 9 - Medida da intensidade da luz na fenda simples. |
13 | 05/08/2022 | Experimento 10 - Difração por fenda simples. |
14 | 12/08/2022 | Experimento 11 - Difração por fenda dupla e rede de difração. |
15 | 19/08/2022 | Revisão e discussões sobre os relatórios e vista das notas |
16 | 06/05/2022 | Aula complementar - videoaulas |
17 | 13/05/2022 | Aula complementar - videoaulas |
18 | 20/05/2022 | Aula complementar - videoaulas |
Portanto, durante o calendário acadêmico (RESOLUÇÃO Nº 25/2020, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO, Alterada pela Resolução CONGRAD nº 11/2021), teremos 15 encontros presenciais e 3 aulas complementares para inteirar a carga horária de 36 horas/aula (30 horas).
A metodologia será de aula invertida, enviando videoaula para os discentes antecipadamente para se familiarizarem com os experimentos a serem realizados antecipadamente.
Assim, a aula servirá para efetuar as medidas e retirar as duvidas para realização dos relatórios proposto.
Caso as videoaulas não tenham boa audiência (menos de 50% dos discentes assistirem os vídeos antes das aulas presenciais), será feito a explicação em aula e o experimento em aula e não haverá mais as gravações antecipadas dos vídeos, retornando assim, a metodologia tradicional.
AVALIAÇÃO
Haverá 11 relatórios que valerão 100 pontos cada.
Os discentes irão realizar os experimentos e obter os dados que serão entregues no final da aula.
Em alguns experimentos, serão fornecidos os dados dos experimento realizado pelo professor em uma condição específica, para que os discentes façam o relatório utilizando destes dados.
Caso seja detectado algum plagio (cópia da internet) ou os dados que não corresponderem aos realizados pelo professor ou discente, a nota deste relatório será zero.
A nota final é a média aritmética entre os relatórios, será aprovado o discente que alcançar uma nota superior a 60 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012. 4 v.
2. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: E. Blucher, 2014-2015. 4v.
3. SERWAY, Raymond A. Princípios de física. São Paulo: Cengage Learning, 2004 4 v.
Complementar
1. FEYNMAN, Richard P. Lições de física. Porto Alegre: Artmed; Bookman, 2008. 3 v.
2. HEWITT, Paul G. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2011.
3. TAYLOR, John R. Introdução à análise de erros: o estudo de incertezas em medições físicas. Porto Alegre: Bookman, 2012.
4. TIPLER, Paul Allen. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2009. 3 v.
5. VUOLO, José Henrique. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. ampl São Paulo: E. Blucher, 1996.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Mauricio Foschini, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/04/2022, às 11:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3540128 e o código CRC 184356C5. |
Referência: Processo nº 23117.018223/2022-35 | SEI nº 3540128 |