UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

METODOLOGIA DA PESQUISA E ESCRITA CIENTÍFICA

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT39050

Período/Série:

Optativa

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h (72ha)

Prática:

 

Total:

60h (72ha)

Obrigatória:

( )

Optativa:

( X )

Professor(A):

Aniel Silva de Morais

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

 

 

EMENTA

Técnicas de registro de leitura. Ciência e tipos de conhecimento. Métodos e técnicas de elaboração e apresentação de trabalhos cientificos (projetos, relatórios e artigos). Atendimento as normas da ABNT-NBR para apresentação de trabalhos cientificos. Elaboração do projeto de pesquisa. Etapas da Pesquisa Cientifica.

JUSTIFICATIVA

Disciplina fundamental para entendimento de técnicas e tecnologias aplicadas ao acionamento de diversos dispositivos eletrônicos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento cientifico e as técnicas da escrita cientifica.

Objetivos Específicos:

  1. Debater o conceito de ciência e os tipos de conhecimento;
  2. Apresentar os métodos e as técnicas para a realização da pesquisa cientifica;
  3. Indicar ferramentas para realização de pesquisas bibliográficas e busca na internet;
  4. Informar os/as estudantes sobre as etapas de elaboração de projetos de pesquisa;
  5. Apresentar os formatos de exposição final dos trabalhos cientificos em conformidade com a ABNT (artigos, resenhas, monografias);
  6. Indicar técnicas de leituras e registro de conteúdo (esquemas, fichamentos, resumos).

PROGRAMA

  1. Apresentação do Programa e Introdução à Metodologia Cientifica
  2. Importância da leitura e técnicas de registro de leituras (resumo, esquema e resenha). Fichamento
  3. Citações diretas (longas e curtas) e citações indiretas (Paráfrase e condensação)
  4. Referências: Elementos de referência; Transcrição dos elementos; Localização, apresentação, ordenação
  5. Pesquisa bibliografia e ferramentas de busca na internet
  6. Tipos de conhecimento; Ciência e Método Cientifico
  7. Natureza do Conhecimento Cientifico. Pesquisa cientifica
  8. O que é a pesquisa cientifica: etapas da Pesquisa
  9. Exemplos de pesquisa relacionados à engenharia
  10. Etapas da Pesquisa: definição do tema, problema e justificativa
  11. Etapas da Pesquisa: objetivos, hipóteses, referencial teórico
  12. Delineamento da pesquisa; Níveis de pesquisa; Relação Pesquisa-pesquisador: Modelo clássico; pesquisa-ação e Pesquisa-participante
  13. Técnicas de apresentação em público
  14. Apresentação de trabalhos cientificos: três partes lógicas do texto: introdução, corpo e conclusão
  15. Diagramação de trabalhos cientificos (formatos, capa, sumário, referência).

METODOLOGIA

Serão adotadas aulas presenciais expositivas dialogadas sobre os temas estabelecidos no programa com uso de projetor, quadro negro, e demais materiais complementares relacionados aos temas. Também serão desenvolvidas atividades presenciais contemplando a apresentações. Além disso, serão realizadas atividades assíncronas intermediadas pelo Microsoft Teams no intuito de complementar a carga horária total da disciplina.

A interface entre professor e estudantes se dá pelo Microsoft Teams criado para a disciplina: Metodologia da Pesquisa e Escrita Científica.

Pasta do curso de Metodologia da Pesquisa e Escrita Científica no OneDrive => https://ufubr-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/aniel_ufu_br/EpPCCuwAghhIuzFtfJDr39QBhWQ0k5AoOdHQ_v9W9pPoPg?e=7G7DDW

O cronograma de desenvolvimento do conteúdo proposto, com destaque às datas das aulas presenciais, é apresentado no quadro a seguir:

Data

Conteúdo

05/05

Apresentação do Programa e Introdução à Metodologia Cientifica

06/05

Importância da leitura e técnicas de registro de leituras (resumo, esquema e resenha). Fichamento

12/05

Citações diretas (longas e curtas) e citações indiretas (Paráfrase e condensação)

13/05

Referências: Elementos de referência; Transcrição dos elementos; Localização, apresentação, ordenação

19/05

Pesquisa bibliografia e ferramentas de busca na internet

20/05

Desenvolvimento da Revisão bibliográfica com o auxílio do Professor.

26/05

Tipos de conhecimento; Ciência e Método Cientifico

27/05

Avaliação 1 (20 ptos): Entrega e Discussão da Revisão bibliográfica (parte 1)

02/06

Natureza do Conhecimento Cientifico. Pesquisa cientifica

03/06

Desenvolvimento da Revisão bibliográfica com o auxílio do Professor.

09/06

O que é a pesquisa cientifica: etapas da Pesquisa

10/06

Desenvolvimento da Revisão bibliográfica com o auxílio do Professor.

23/06

Exemplos de pesquisa relacionados à engenharia

24/06

Avaliação 2 (20 ptos): Conclusão e Apresentação da Revisão bibliográfica

30/06

Etapas da Pesquisa: definição do tema, problema e justificativa

01/07

Desenvolvimento do Projeto de TCC com o auxílio do Professor.

07/07

Etapas da Pesquisa: objetivos, hipóteses, referencial teórico

08/07

Desenvolvimento do Projeto de TCC com o auxílio do Professor.

14/07

Delineamento da pesquisa; Níveis de pesquisa; Relação Pesquisa-pesquisador: Modelo clássico; pesquisa-ação e Pesquisa-participante

15/07

Desenvolvimento do Projeto de TCC com o auxílio do Professor.

21/07

Técnicas de apresentação em público

22/07

Avaliação 3 (20 ptos): Entrega e Discussão do Projeto de TCC (parte 1)

28/07

Apresentação de trabalhos cientificos: três partes lógicas do texto: introdução, corpo e conclusão

29/07

Desenvolvimento do Projeto de TCC com o auxílio do Professor.

04/08

Diagramação de trabalhos cientificos (formatos, capa, sumário, referência)

05/08

Desenvolvimento do Projeto de TCC com o auxílio do Professor.

11/08

Avaliação 4 (40 ptos): Conclusão e Apresentação do Projeto de TCC

12/08

Avaliação 4 (40 ptos): Conclusão e Apresentação do Projeto de TCC

18/08

Avaliação 4 (40 ptos): Conclusão e Apresentação do Projeto de TCC

19/08

Prova de Recuperação

 

Serão ministradas 60 horas-aula (4 horas-aula por semana) na modalidade presencial, às quintas-feiras das 14h50min às 16h30min e às sextas-feiras das 16h00min às 17h40min.

Além disso, serão atribuídas 12 horas-aula na modalidade assíncrona compreendendo: videoaulas e resolução de tarefas na plataforma Microsoft Teams.

Horário de Atendimento

Bloco 3N – Sala 3N222. Terça-feira das 15h50 às 16h50 e Quinta-feira: 13:40 às 14:40 horas.

O atendimento também pode ser feito de forma remota por meio de mensagens no Microsoft Teams e pelo e-mail aniel@ufu.br .

AVALIAÇÃO

Serão avaliadas 4 atividades valendo 20, 20, 20 e 40 pontos respectivamente.

1.     Revisão bibliográfica (parte 1). O estudante deverá fazer a revisão bibliografica do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

2.     Revisão bibliográfica (parte 2). Conclusão da Revisão e apresentação.

3.     Escrita do Projeto de TCC (parte 1).

4.     Escrita do Projeto de TCC (parte 2). Apresentação do Projeto de TCC.

Avaliação de recuperação

A atividade de recuperação será aplicada ao estudante que não obteve o aproveitamento mínimo necessário (60 pontos) e que possuir, no mínimo, 75% de presença.

Esta atividade consistirá de uma prova que irá substituir a nota de apenas uma das avaliações semestrais e será cobrado todo o conteúdo ministrado.

O estudante que realizar a atividade de recuperação terá limitada a sua nota final em 60 pontos.

A atividade de recuperação não se aplica aos trabalhos, uma vez que estes são desenvolvidos por um grupo de estudantes.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia cientifica: ciência e conhecimento cientifico; métodos cientificos; teoria, hipóteses e variáveis; metodologia jurídica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
  2. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2006.
  3. SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho cientifico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016

Complementar

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
  2. BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
  3. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 26. ed. São Paulo: PerspecTIva, 2016.
  4. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
  5. SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 13. ed. São Paulo: WMF MarTIns Fontes, 2014.
  6. MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: aTIvidades de retextualização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aniel Silva de Morais, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/04/2022, às 15:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.018223/2022-35 SEI nº 3510637