|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
JUSTIFICATIVA
A importância da área de logística aumentou significativamente no Brasil na última década do século XX em função de fatores macroeconômicos, da economia nacional – estabilização da economia, baixo nível de juros, dos avanços tecnológicos, como por exemplo da Internet e também da função de marketing na mudança de comportamentos de compra.
Assim, esta disciplina aborda i) os conceitos relacionados à logística empresarial, gerenciamento da cadeia de Suprimentos e o nível de serviço; ii) gerenciamento de suprimentos e cadastro de materiais; iii) estratégias táticas e gerenciais para o manuseio e movimentação de materiais, embalagem e interfaces com a função Marketing; iv) sistema de distribuição de materiais; v) tecnologias inerentes ao processo logístico. Adicionalmente, expõe-se sobre a área de suprimentos, sistematizando a passagem de uma abordagem funcional, mecanicista e simplista dos gestores para uma visão sistêmica, identificada pela integração com as outras áreas organizacionais, tais como, produção, finanças e marketing para obter a melhor eficiência. Assim, pode-se afirmar que o processo de suprimentos é de suma relevância para a garantia da competitividade empresarial.
Por fim, as principais tecnologias inerentes à logística empresarial e como esses podem moderar a relação entre as práticas e o desempenho operacional.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Proporcionar ao estudante a compreensão das operações de suprimentos desde o fornecedor até o término da produção do bem ou serviço para atender o cliente. Capacitar o estudante para tomar decisões relacionadas à seleção de fontes fornecedoras, à gestão integrada dos estoques de insumos, de processamento e de produtos e/ou de serviços finais. |
Objetivos Específicos: |
(Copiar da Ficha de Disciplina os objetivos propostos.) |
PROGRAMA
METODOLOGIA
Para as atividades presenciais:
Aulas expositivas utilizando-se de data-show, computador, quadro e giz com os seguintes objetivos: mostrar a importância do tema, apresentá-lo e ilustrar/exercitar sua aplicação. Para temas específicos, serão utilizados recursos adicionais (tais como vídeos) que favoreçam a compreensão dos alunos. Para cada tópico apresentado será ilustrado com exemplos e, posteriormente, serão realizados exercícios que aproveitem o conteúdo exposto e exercitem o senso crítico dos alunos. Será incentivada, ao longo das aulas, a participação dos alunos. O atendimento aos alunos fora da sala de aula ocorrerá por e-mail ou na sala do professor. Será utilizado o Moodle para a disponibilização dos materiais da disciplina, bem como divulgação de notas e faltas.
Para as atividades On-Line, será utilizado o seguinte roteiro: As atividades On-Line serão compostas por questões abertas (apresentação de arguição sobre os módulos específicos) e também questões fechadas, com alternativas Verdadeiras (V) ou falsas (F), conforme o enunciado, para que o aluno apresente a resposta correta.
TDIC: as tecnologias a serem utilizadas pelo professor:
Moodle: para envio de comunicações e material da disciplina, link para acesso aos vídeos e artigos técnicos. Será utilizado o seguinte link no moodle: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=1325.
A Chave de inscrição (método referente a auto inscrição) será padronizada com o código da disciplina: FAGEN31804 (manter caixa alta da forma que está na ficha de disciplina do site do curso e sem espaço).
Microsoft TEAMS: Canal de comunicação com o aluno via MS TEAMS Logística e Cadeia de Suprimentos – Noturno (2023/1sem)” e com o seguinte link:
Formas de apuração da assiduidade das aulas On-Line: Serão avaliados apenas as Atividades On-Line entregues dentro do prazo. Essas deverão ser enviadas exclusivamente via MOODLE, conforme orientação do docente. Não serão aceitos exercícios entregues fora do prazo e/ou enviados por e-mail. Os arquivos enviados para o professor deverão ser obrigatoriamente em PDF, contendo o nome do grupo e também na MS EXCELL para que seja possível a verificação do memorial de cálculo.
Avaliação de recuperação: Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma atividade de recuperação presencial no dia 28/11/2023 – horário da aula. O conteúdo da avaliação de recuperação será 8 (oito) listas de atividades, os roteiros de estudos apresentados em sala de aula e slides apresentados ao longo do semestre.
e-mail: para tirar dúvidas e questionamentos sobre a disciplina. leonardocaixeta@ufu.br
AVALIAÇÃO
As atividades de avaliação do discente serão realizadas em duas formas:
1) Atividades presenciais (individuais e também em grupo)
2) Atividades On-Line (individuais e também em grupo).
Na Tabela a seguir, a relação das atividades On-Line e presenciais, com data de término e a distribuição dos pontos.
MODALIDADE |
CONCEITOS |
DESCRIÇÃO |
PONTOS |
---|---|---|---|
Atividade On-line 1ª |
Introdução à Logística Empresarial |
Vide o link: https://forms.office.com/r/NescSc80RW até a data: 17/08/2023 – 23h:59 |
3 |
Atividade On-line 2ª |
Supply Chain Management |
Vide o link: https://forms.office.com/r/EMHUYP92uH até a data: 05/09/2023 – 23h:59 |
3 |
Atividade On-line 3ª |
As dimensões do serviço logístico (Service Level Agreement) |
Vide o link: https://forms.office.com/r/Q1fmWSWJrn até a data: 14/09/2023 – 23h:59 |
3 |
Atividade On-line 4ª |
Administração de Materiais |
Vide o link: https://forms.office.com/r/UfeGyg3tmK até a data: 21/09/2023 – 23h:59 |
3 |
Atividade On-line 5ª |
Compras e Avaliação de fornecedores |
Vide o link: https://forms.office.com/r/pbcQjaUcTf até a data: 03/10/2023 – 23h:59 |
3 |
Atividade On-line 6ª |
O papel da embalagem na função logística |
Vide o link: https://forms.office.com/r/DeKnU2ECYD até a data: 17/10/2023 – 23h:59 |
3 |
Atividade On-line 7ª |
Equipamentos de Movimentação e Armazenagem |
Vide o link: https://forms.office.com/r/MzS9ntUEn5 até a data: 27/10/2023 – 23h:59 |
3 |
Atividade On-line 8ª |
Sistemas de Transporte e distribuição física |
Vide o link: https://forms.office.com/r/MjESN1uwJb até a data: 21/11/2023 – 23h:59 |
3 |
Presencial |
Atividade de Grupo sobre cadeias de suprimentos |
Data de realização presencial: 24/08/2023 |
6 |
Presencial |
Apresentação de Trabalho prático |
Data de realização presencial: 14/11/2023 |
20 |
Presencial |
1ª Avaliação |
Data de realização presencial: 03/10/2023 |
25 |
Presencial |
2ª Avaliação |
Data de realização presencial: 21/11/2023 |
25 |
|
|
Total |
100 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BAILY, P. et al. Compras: princípios e administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
BALLOU. Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos /logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman. 2006
CAIXETA-FILHO, J. V.; MARTINS, R.S. Gestão logística de transporte de cargas. São Paulo: Atlas, 2001.
FLEURY, P. F.; WANKE, P; FIGUEIREDO, K. F. Logística Empresarial: a perspectiva brasileira. CEL – Centro de Estudos em Logística. São Paulo: Atlas, 2000.
Complementar
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001.
GONÇALVES, P. S. Administração de materiais: obtendo vantagens competitivas. 3. Ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2009.
KRAJEWSKI, L. J.; RITZMAN, L. P. Administração da produção e operações. 8. Ed. São Paulo: Pearson, 2009.
PIRES, S. R. I.; VIVALDINI, M. Operadores logísticos: integrando operações em cadeia de abastecimento. São Pulo, ATLAS, 2010.
WANKE, P. Gerência de Operações: uma abordagem logística. São Paulo : Atlas, 2010
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Leonardo Caixeta de Castro Maia, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/08/2023, às 22:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4721334 e o código CRC 92773626. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4721334 |